De acordo com notícia no italiano Libero Quotidiano, a Marina Militare italiana enviará um grupo-tarefa, incluindo o porta-aviões Cavour, um destróier, uma fragata e um navio de abastecimento para a região do Indo-Pacífico.

Espera-se que esta missão ocorra entre o final de 2023 e o início de 2024, e será precedida por um cruzeiro de treinamento de 4 meses do navio patrulha Morosini. O momento exato dependerá dos arranjos logísticos.

O almirante Giuseppe Berutti Bergotto, vice-chefe do Estado-Maior da Marinha italiana, confirmou isso durante uma conferência realizada na Universidade Católica de Milão em 14 de março. “Ele navegará para o Japão e depois fará a rota de volta”, disse Bergotto como dizendo.

Durante este período em que Cavour está em operação na Ásia, a Marinha Italiana usará o LHD Trieste para tarefas no Mediterrâneo.

O Cavour embarca os novos caças F-35 e sua missão está ligada à contenção da China, que expande suas forças navais e ocupa ilhas-chave como Spratly e Paracel, além de possuir uma base em Djibuti, na foz do Mar Vermelho , adjacente a uma base americana e italiana.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
gordo

“O Cavour embarca os novos caças F-35 e sua missão está ligada à contenção da China”.

Qual seria o comércio da Itália ou da UE com a China? Vão ficar mandando navio pra lá, a China pública uma nota aqui e a Itália outra ali e o comércio continua como está. A China avança via marinha mercante e o dito Ocidente ainda achando que está no século 19.

Carvalho2008

pois é….

M4l4v|t4

A julgar pelos comentários Robinianos F., há quem ache que o contribuinte italiano vai assistir a China atropelar seu país, a Europa e até o EUA, pedalando na base da pirataria e da fraude, enquanto ele gasta bilhões de euros todos os anos para ter uma marinha que nunca será utilizada contra a China.

Não anda no sapatinho não pra você vê china …
… não anda
Vai pisando na casquinho do ovo .. tic tac …

Esteves

A Itália tem sérios problemas de desemprego, falta de mão de obra qualificada, pirataria e roubo de propriedade industrial.

Os chineses invadiram Milão. Copiam tudo. Armam tendas para trabalho escravo que levam da Ásia. Quando o MP italiano se dá conta…desmontam e montam em outro lugar.

Não é somente porque a Itália é OTAN. Tem coisa muito mais séria…domesticamente.

Segatto

Falta de mão de obra qualificada eles não têm, o problema deles é a fuga de cérebros para outros países ocidentais devido aos melhores salários e maior investimento; embora o problema tenha se amenizado. Mesmo assim tem engenharia e tecnologia invejável, também passaram a França e Japão no número de artigos científicos. A hora que o governo italiano se tocar e investir mais, além de dar aquele suporte ao setor privado como foi na Coreia do Sul, a Itália desamarra de vez. Mas considerando o histórico de disfuncionalidade do governo, fica difícil.

M4|4v1t4

Toda as marcas italianas são pirateadas pelos chineses, até a Ferrari.
Isso acontece a pelo menos 3 décadas e as perdas estão na casa dos trilhões ao ano. É um absurdo.
A China suga o sangue dos italianos com canudinho e constrói com este sangue marcas que no futuro irão concorrer com as marcas italianas. Ou seja, é tortura.

Last edited 1 ano atrás by M4|4v1t4
Luis Carlos

Dívida pública da Itália é a maior da zona do euroAlexandre Schossler – DW
31/05/2018

Endividamento do país alcança 2,3 trilhões de euros e é maior do que o da Alemanha ou da França. Na comparação com o PIB chega a 132%. Se a Itália quebrar, um resgate como o da Grécia seria impossível.

Isso foi em 2018.
De lá para cá, piorou muitíssimo, principalmente por causa da pandemia.
Garanto para vc que os problemas italianos são muito mais graves que pirataria de artigos de luxo.

M4|4v1t4

E a tendência é só piorar. Um dos culpados é a China.
A 30, 20 ou até mesmo 19 anos atrás, o quadro da Itália não era esse.

Não aditanta passar pano pra China. É país de ladrão

João Batista de Macedo

Quem gosta de escravizar é nosso país.
Lembre-se da escravidão do povo africano, mão de obra muito utilizada no Brasil colônia.

Bacchi

Tu fala como se os países da Ásia sempre foram bonzinhos né, na china mesmo a abolição da escravatura so foi abolida por lei em 1909, inclusive o que ocorre nas fabricas chinesas atualmente não pode ser chamado de outra coisa se não escravidão.

Jefferson Ferreira

Correção quem gosta de escravizar é Portugal… que importou milhares de escravos para o brasil

samuel

KKKKKKKKKKKKKKKKK o que vc ta falando cara?
sabe que o Brasil era uma colonia de Portugal, que foi quem escravizou na BR colonia, inclusive escravizou indigenas que moravam aqui antes deles chegarem. AAlgum tempo após a independencia foi assinada a lei Aurea que aboliu a escravidão .

Miguel

É agora por aí é unm paraiso, não há escravatura, os indígenas que o digam

João Batista de Macedo

China é potencialmente superior a Europa juntas.
China é um país comunista de capital-aberto.
Vai fazer turismo na China, assim você muda de ideia daquele gigante.
Eu, fiquei assombrado com inúmeras tecnologias aplicadas no dia a dia.

M4l4v|t4

Cite 2 invenções chinesas que são itens de consumo global?

Paulo A. Ferreira

Macarrão e polvora.

M4|4v1t4

Serio mesmo que você citou Macarrão e pólvora? É sério mesmo?

Mas a pólvora não é aquela que é usada nas armas de fogo por que s Bizantino deram um uso prático para ela?
O macarrão não seria aquela massa usada em todo o oriente asiático que ganhou o interesse no ocidente quando cidadãos da peninsula itálica tiveram a ideia de juntar aquela massa descrita pelo Marco Polo com a nova fruta que estava chegando da América e criar o Spaghetti?

Cite dois produtos modernos, algum eletrônico, máquina, fármaco etc criado pelos chineses

Luis Carlos

A Itália possui a maior dívida da Europa.
Maior que a grega.
Considere um País falido.

Agressor's

Pra vcs verem como a China deu errado mesmo, né. Deveria ter seguindo o Consenso de Washington como fez o braziu. Hoje seria a maior potência econômica do mundo e peso pesado da geopolítica. Ninguém faz ideia do que é a China hoje, o problema é que o ocidente não deixa ninguém ficar sabendo disso porque querem que vc acredite que ela seja apenas uma Coreia do Norte de porte maior e que assim vc gaste o seu dindin somente na Disney. Na região de Henan na China onde pagam os menores salários, a média é equivalente a US 819,5… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
gordo

Não vai demorar para que a China tenha um mercado interno invejável. Essa choradeira dos EUA é causada pelo temor de uma moeda chinesa com peso de dólar. As pessoas adoram uma torcida, acham que isso muda um quadro geopolítico, não conseguem fazer um exercício simples e pesquisar o que era Ela lá em 1980, 1990, 2000 e hoje. Como se Eu ou Você fossemos chineses e um comentário desses que você fez fosse derrubar o Ocidente. O pessoal quer tapar o Sol com a peneira e daqui uns anos vão ver filhos e netos aprendendo mandarin em escola de… Read more »

Agressor's

A China hoje é o máximo da evolução e obediência as regras, por isso nela tudo funciona com essa eficiência de outro patamar. Não é milagre, é planejamento estatal forte e de qualidade. Um estado forte leva ao progresso!

Quem está certo: Brasil ou China? – 1997:

https://www.youtube.com/watch?v=SgMpMb-Kk5Y

A bomba de Hiroshima fez menos estrago que nossa política….

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Agressor's

“E viva o consenso de Washington que levou muita prosperidade” Para a gente dos eua e as demais potências dominantes com certeza…O grande problema é o injusto e desleal sistema comercial e financeiro internacional. E nossa economia dá muito lucro para os fundos de pensão e fundos de investimentos internacionais. Assim, quando o PIB sobe, enriquece ainda mais os maiores ricaços internacionais, e o povo brasileiro continua na sua insignificância econômica. E a “esquerda” financiada pelos ricaços internacionais querem que a classe média brasileira divida suas rendas e seus patrimônios com os pobres! O braziu a muito tempo não é… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rui Mendes

Navios mercantes, em que as 3 maiores empresas de navios porta-contentores do mundo, são Europeias, agora VCS dizem, quando a China tiver um mercado interno fortíssimo e isto e aquilo, mas que eu saiba, ninguém discorda disso e que já são a 2 super-potência do mundo, mas qual é o drama????
Agora os outros países, ou blocos, têm o direito de navegar em águas internacionais, voar em espaço aéreo internacional e de exigir que as fronteiras e águas de cada país sejam respeitadas e não anexadas.

Santamariense

A china só cresceu nas últimas poucas décadas. Até então, era um país pobre e muito atrasado. E por que ela cresceu tanto? Atraindo com mão de obra farta e muito barata, as empresas ocidentais. Por mais que um chinês ganhe bem, ainda é muito mais barato do que um empregado norte-americano ou europeu. Assim, as empresas do ocidente transferiram para lá a maioria da sua produção. O capitalismo ocidental barateou muito seu custo e aumentou muito seu lucro, ao passo que o comunismo de capital chinês ganhou muito com a empregabilidade da sua população, exportações para todo o mundo… Read more »

Nemo

A Itália é o único país do G7 que aderiu ao One Belt One Road.

Luis Carlos

Mas, de qualquer maneira, o transporte ferroviário de mercadorias chinesas para a Europa já chega à Alemanha, Espanha e até o Reino Unido.

Willber Rodrigues

Não deixa o pessoal da MB ver essa matéria, pelo amor de Deus….vai ressucitar neles a vontade de jogar tudo pro alto pra ter um NaE

FERNANDO

HEHEHEHEHEH

M4l4v|t4

Mas não dá muito pra culpar eles, como militares, de pensar assim.
Navio sem cobertura aérea em uma guerra não passa de um cone.
Pode ser a fragata AEGIS mais avançada do mundo. Um esquadrão de A-4 tem uma chance boa de colocá-la a pique.

Willber Rodrigues

O fato das futuras FCT serem sub-armadas pra defesa AA tambem não ajuda muito…

M4|4v1t4

Sem dúvida. Nem tanto na questão da quantidade de disparo simultâneo de misseis ar-ar e da quantidade total, que é quase ridícula. Mas principalmente na capacidade de engajar misseis sea-skimming em todos os quadrantes usando CIWS e míssil de curto alcance com grande capacidade para a função. As FCT (Fragatas Classe Tamandaré) são cones altamente dependentes de um NAe. Mas servem para serem alugadas para a ONU São bem a cara de países de terceiro mundo onde a população vê na sua Marinha, assim como demais forças, uma instituição que gasta uma grande quantidade de dinheiro que poderia ser rateado… Read more »

Willber Rodrigues

Vamos falar a verdade aqui:

As FCT não servem pra combate num T.O moderno. Não foram pensadas pra isso. Não foram feitas pra isso.

Servem pra fazer missão de paz da ONU e patrulhar nossas ZEE. E só.

IvanF

E só? Isso é o principal!
Brasil não tem condições, nem ambições, de invadir ninguém, nem entrar nessas empreitadas furadas que os EUA arrumam.
Também somos grande demais para sermos invadidos por um país qualquer, além de termos alguns dentinhos afiados pra deixa-los longe, seja lá quem for.
Então sobram as potências militares como “real” ameaça, e ter uma força pra ser páreo para elas é simplesmente inviável.

Willber Rodrigues

Se é pra continuar nesse papinho, cancela os Gripens, o Centauro e os Riachuelos.
Pra “realidade BR” e da AL, Cascavel, F-5M, ST e Niterói já dá conta do recado…pelo menos para de onerar o bolso do contribuinte com FA’s de faz de conta.

Marcos Silva

Pra realidade do brasil,basta uma guarda nacional ,uma guarda costeira e um serviço aéreo basicamente equipado com aviões de transporte e helicópteros….

IvanF

Não é papinho, são prioridades.
O que mais afeta o Brasil hoje, contrabando de armas, drogas e sei lá mais o que, ou a ameaça de guerra/invasão?
Sim, temos que olhar pra realidade brasileira, é o mínimo que deveria ser feito com nosso dinheiro.

E se for pra investir, que invista na indústria nacional, gerando empregos, desenvolvimentos tecnológicos e melhorias na sociedade! Esse tipo de investimento vale a pena, e deve ser divulgado da forma mais transparente possível

Willber Rodrigues

Então explica isso pra MB, que acha natural gastar-mos o que não temos no charuto atômico, ao mesmo tempo em que não temos navios de patrulha, caça-minas, e nem conseguimos manter operante IKL….

IvanF

Com todo prazer eu explicaria isso!
Prioridades mais adequadas ao nosso país e ao orçamento.

PS: Charuto atômico… hehehehe 😀

rui mendes

Servem para em conjunto com outras fragatas, se defenderem de ataques aéreos e fazer ataques a submarinos (muito esquecida por muitos, mas da mais importantes missões), a outros navios e a costa terrestre, poiis tem bons equipamentos e sensores, também muito importante, por serem navios modernos, o conforto dado ao seu pessoal.

Santamariense

Depende do A-4. Se fossem os nossos, que só tem bomba burra, não teriam a menor chance.

Elias E. Vargas

Acredito até que a MB hoje caminha com passos firmes e consistentes no sentido de firmarmos nossa tecnologia naval, seguindo os passos da Aeronáutica que hoje é modelo para todo o mundo, primeiro no espaço submarino onde o PROUB vem se consolidando e adora no PROSUPER com as fragatas leves que nos capacitarão para daqui a alguns anos passarmos para fragatas pesadas e destróiers e futuramente nossos navios multipropósitos e porta-avioes, a exemplo do que a China faz hoje, O que não pode acontecer é o desmonte da indústria de defesa no governo FHC. E é certo que para cada… Read more »

Willber Rodrigues

Aham…confia…

Irineu Gonçalves

E ai você acorda…

Allan Lemos

que nos capacitarão para daqui a alguns anos passarmos para fragatas pesadas e destróiers Ai você acorda desse lindo sonho. Desde a década de 70 a MB só diminuiu em capacidade e meios. O próprio Prosuper atual não passa de um rabisco do que a MB havia inicialmente planejado. O Atlântico foi um grande acerto, mas os méritos da marinha são mínimos, foi só uma compra de oportunidade, tivemos sorte porque a Royal Navy queria abrir espaço no orçamento para poder bancar o HMS Prince of Wales. Comparar o que o Brasil, que não consegue terminar nem mesmo 2 barquinho… Read more »

Shiryu

As Niterói iriam fazer o mesmo… Os IKL tb….

Carlos Gallani

Quem tem PA projeta poder, é isso!
Quanto ao posicionamento da Italia referente a aquela bisonhice da “linha dos nove traços” é absolutamente normal, país grande se posiciona sem ninguem precisar pedir, sabem que é um dever pq sabem da sua grandeza!

André Macedo

Os italianos tem boas forças pra sua defesa, mas achar que os chineses realmente se preocupam com um PA deles (ou de qualquer país europeu) é demais, é até engraçado ver os europeus tentando se afirmar dessa forma depois que escolheram ser coadjuvantes das aventuras americanas desde 1956.

Vinicius

Sério? Já viu o IDH desses países? Indústria? Economia?

Azor

Nosso orçamento de Defesa é maior do que o da Italia…..e não temos PA e tampouco F35…..

Allan Lemos

Por outro, lado, temos 80k “marinheiros” que defenderão os nossos mares com canoas, trirremes ou a nado mesmo.

Jefferson Ferreira

Na cara não para não estragar o velório…

Diógenes

Mas temos pensão para filhas de oficiais

Nemo

É apenas um barquinho de menos de 30 mil T que deve carregar uns 10 F35. Não vai assustar

Santamariense

Barquinho que qualquer marinha gostaria de ter.

Nilo

…..pois é….
60 mil filhas solteiras de ex-servidores, de acordo com dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos compilados pelo Estadão publicado hoje.

FERNANDO

maldade, só 60 mil.
Tem muito mais.

WILIAM wiliam

realmente isso é uma vergonha… MP tinha que entrar nessa sabe… começar a PF investigar e mostrar que a maioria tem uma vida de união estável, sob o pretexto de não perder a pensão… entrar na justiça… vejo o MP, AGU perdendo tempo com tanta coisa … poderiam fazer uma força tarefa pra investigar isso

Willber Rodrigues

Imagine se REALMENTE fizessem um pente-fino nisso…

Brasilistão deve ser o único país do Universo que não entra em guerra a quase 90 anos, mas paga(va) pensão pra filha de milico, como se todos eles tivessem tombado heróicamente defendendo a pátria de invasores….

Allan Lemos

Acho que saiu em algum lugar que ainda pagam algumas pensões da Guerra do Paraguai, não sei se é verdade.

Santamariense

Até uns 20, 30 anos atrás ainda existiam algumas. Hoje, pelo tempo passado, nenhuma mais vive.

Esteves

Na mesma notícia assumem 4 mil fraudes. Por que seguem pagando? União estável é casamento. União estável é feita e reconhecida em cartório. Não é porque vive junto que estabeleceu união estável. Tem que haver constituição familiar, alteração no regime de bens e dependência econômica. Havendo essa conjunção não há mais porque seguir pagando pensão. As fraudes acontecem em todos os níveis do funcionalismo estatutário e no regime misto. A pensionista viúva recebe de outras fontes de renda, casa-se novamente e pior…adota filha para seguir recebendo. A sucessão da pensão acabou. Mas vários níveis estatutários seguem pagando como em alguns… Read more »

Privatiza tudo

Meu ver passou de 18 cortar pensão vai trabalhar…se estuda até 24 anos..chega dessa palhaçada e direito adquirido é uma palhaçada jurídica que existe só no Brasil.

Esteves

Existe direito na data da lei. Existe direito na data que a lei vigia.

Direito adquirido é lenda.

Allan Lemos

O problema não é o direito adquirido, que contribui para que haja segurança jurídica, mas sim o corporativismo que permeia todos os setores da Administração Pública, principalmente nos níveis mais elevados.

Por exemplo, como pode o governo ter permitido que os militares fizessem a própria “reforma” da previdência? Isso seria papel do Legislativo/Executivo, não dos militares.

Velho Alfredo

Os militares nunca fizeram a própria previdência. Assessoram no planejamento. De forma bem simplista, os críticos “batem” na previdência militar sem analisar o porquê. E é simples. É muito, mas muito, mais caro gastar com a ativa, dando direitos que os militares não tem, dando o teto do INSS pra eles no final, do que deixar como está. Hj, com o tempo, a redução será grande com inativos e pensionistas. Não haverá mais filhas, não haverá mais inativos e pensionistas de ex-combatentes e o efetivo que anualmente vai pra reserva remunerada está diminuindo. Saliento que ex-combatente não é só quem… Read more »

FRITZ PILSEN

Essas filhas de militares brasileiras devem ter algum problema que deveria ser estudado pela OMS, Nasa, Globo Rural, etc. Trata-se do maior percentual de mulheres (do sexo feminino; diga-se) solteiras do mundo.

Será que são solteiras pq os sogros são muito chatos?

Richard Stallman

São solteiras porque o casamento está falindo tanto para homens quanto para mulheres.

Inhotep

A malandragem e o “jeitinho” estão no sangue do brasileiro, se esse furor pelas facilidades, mamatas e malandragens não forem coibidas desde a infância todo brasileiro se torna um cidadão que vive de má fé. Não poderia ser diferente com relação as forças armadas, rigor e disciplina que não valem de nada.

Mengao

Digamos um conflito mundial convencional… Sem armas nucleares… Índia fica neutra, não ganha nada em entrar em conflito com a vizinha China Rússia indo em guerra total com a China fornecendo armas pra cima da Europa, só vão parar na França devido está ter armas nucleares China, maior marinha de guerra do mundo, terceira maior força aérea, forças de mísseis, ilhas militarizadas no mar do Sul da China, a probabilidade é grande de varrer os EUA e aliados do seu entorno no pacífico. A matemática acredito está a favor de China e Rússia, tem muito país sendo usado e jogado… Read more »

Dalton

Itália, Japão e Reino Unido já anunciaram que planejam construir um avião de sexta geração em conjunto, então, independente da mensagem à China quanto à liberdade de navegação, já que o comércio entre nações não significa concordar em tudo, há outros interesses, como a base italiana de apoio no Djibuti e visita à outras nações como a Índia.
.
Com tão poucos F-35Bs disponíveis entregues, de uma encomenda de 30, divididos entre a marinha e força aérea a solução será embarcar também alguns AV-8Bs.

No one

Exatamente, Mestre Dalton . Essa missão tem a ver com a crescente aproximação entre os 2 países na área de defesa. O GCAP é muito amplo e suas ramificações irão favorecer ainda mais a cooperação em vários outros programas. Só para citar 2 exemplos, os japoneses querem substituir seus treinadores T-4 enquanto os italianos precisam de uma nova aeronave MPA. Ambos estão sondando a possibilidade de cooperar nessas áreas e tantas outras onde existem afinidades, e são muitas. Ambos os países são grandes exportadores de manufatura( o Japão é o 4° e a Itália o 8° exportador mundial) totalmente dependentes… Read more »

Dalton

Excelente comentário ao qual acrescento minha subversão do antigo ditado: Os cães ladrarão e o “Cavour” passará ! 🙂
.
abraços !

Nilo

Interessante comentário, “Sujeitos que não entendem nada da complexa realidade que eles vivem . comercio é um fator secundário, existem vários outros fatores na equação”.
Me faz lembrar: A compra por aqui foi por influência de UM oficial que participou UNIFIL.

Rafael

Dalton, a Itália planeja retomar o plano original de cerca de 130 F-35, até a próxima década. O esforço orçamentário será enorme, principalmente para alcançar o sonho de dominância naval no Mediterrâneo.

Dalton

Sim Rafael é uma possibilidade real .

Andrey

Só não enxerga os que não querem ver o que está sendo desenhado no horizonte.
O que se acha dono do mundo manda agora seus poodles amestrados,conseguiram com o urso, provocarem o Dragão( que não é santo).

Burgos

Sei !!!🤔
De boas intenções o inferno já tá cheio !!!
Isso daí não tá cheirando bem 👀
Ainda mais em uma região que já se encontra conturbada (China x Taiwan) entre outras mais. 🤦‍♂️

WILIAM wiliam

Não sou um especialista mas gosto da forma que a Marinha Italiana cumpre sua missão.. Compacta, eficiente e ao mesmo tempo com um ótimo poder de dissuasão

737-800RJ

Um país menor que Goiás ter 4 destróieres, 10 FREMM (maiores que as francesas), 7 fragatas Classe Thaon Di Revel (sendo entregues), 2 porta-aviões e 8 submarinos é o contrário de compacto.
Também gosto muito da Marina Militare! Tudo feito em casa e no estado da arte.

Willber Rodrigues

Pra não falar dos F-35B embarcados…
Agora vai ver quantidade de pessoal da Marinha deles, pra operar tudo isso….

Nilo

Tem mais um diferencial, na forma: o oficial da Marinha italiana se da o direito de cuidar dos afazeres da Marinha italiana, no Brasil o oficial da MB se da o direito de cuidar dos afazeres de alfândega de aeroporto.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Esteves

Desde o Império.

Nilo

“O amor vem por princípio, a
ordem por base/O progresso é
que deve vir por fim/Desprezaste
esta lei de Augusto Comte/E foste
ser feliz longe de mim
Noel Rosa – final da letra da música Positivismo.
Quem diria em mestre Camargoer no samba de Noel a República das Forças Armadas rsrsrsr

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Rafael Oliveira

E também de ficar emitindo “carteira de piloto de jet-ski”.

IvanF

Tem mesmo?
Pesquisei rapidamente aqui e parece que a estrutura da marinha lá é semelhante à nossa, com o “Corpo delle capitanerie di porto – Guardia costiera”
sendo um braço da marinha.
Acho que os problemas são outros.
Favor me corrijam se estiver errado.

Augusto José de Souza

Poderíamos aproveitar essa parceria com eles para construir destróiers,corvetas e porta aviões baseados nos meios navais deles com transferência de tecnologia.

Luis H

talvez se a mb sondar, a itália poderia vender o garibaldi para o mb. compacto e relativamente moderno, teria q avaliar o desgaste e situação da manutenção mas creio q talvez de um caldo de mais 10 a 15 anos sem gastar demais em reformas. com isso a mb teria a tão sonhada skyjump e possivelmente acesso a av-8b desativados americanos, com alguma habilidade até av8bIII com radar. que seria uma solução tampão com mesmo prazo de validade do garibaldi. se acontecesse, o br poderia até aproveitar o nome, rs, mas como a economia vai pro lixo e a única… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Luis H

só para constar, não sou spam. apenas reformulei algumas vezes. obrigado

Luis H

o comentário tinha sido pra admin, mas já q tantos negativaram, está bem, está bem, sou um spam kkkk

Luis H

vassalagem é uma palavra interessante. me ocorre com frequência qdo leio a maioria dos comentários ultimamente. está associada a impotência, dependência, bajulação, submissão. quem se coloca desta forma em relação a terceiros parece gostar muito de xingar os outros do q é e acusar os outros do q faz, vai q cola.

PauloOsk

Vamos ser sinceros.. um pais como a Italia nao tem condicoes de projetar força nem contra uma Honduras da vida. Sao no maximo a guarda municipal dos americanos.

Luis H

não concordo com seu ponto de vista, mas a itália depois dos fiascos da primeira e segunda guerra não deve mais encabeçar qualquer guerra, a itália está com população nativa decrescente e a grande substituição em andamento, as ffaa italianas estão profundamente moldadas para atuação conjunta com otan, o q é um pouco menos verdadeiro para frança e reino unido mas mesmo para estes teria q ser uma situação grave provocada por terceiros, como as falklands, para irem à guerra sozinhos. mas, seguindo sua linha de raciocínio, o br, seria o q? escoteiro-mirim?

Last edited 1 ano atrás by Luis H
PauloOsk

De verdade mesmo?…acho que nem isso.

mario

comment image

Santamariense

Melhor ler isto do que ser cego….

Célio Araujo

Pelo que eu vejo os europeus e Américanos já esqueceram que fizeram isso com América do Sul,índia e África fizeram muito pior agora estão perdendo espaso pra china em todos os mercados e estão se passando por bonzinhos
Quando e do interesse dos americanos europeu
Invento até guerra se for contra um paizinho fraco

Bardini

O Japão vem alterando sua postura no tocante a defesa e consequentemente, elevará os gastos que realizará neste sentido. A Itália está simplesmente aprofundando suas relações com o Japão, mirando outra consequência: vendas. Enquanto isto, os ferrenhos simpatizantes da China procuram formas de descrever o interesse italiano, como um simples ato de vassalagem. Coisa sofrível…
.
Na época em que o Brasil enrolou meio mundo (e a si mesmo), bradando aos quatro ventos que iria comprar trocentos navios, caças e etc, vários países tentaram uma aproximação de certa forma, semelhante.

Esteves
Rafael

O novo superorçamemto japonês é mais plataforma política do que planejamento sério. Não se deve esperar um nível de aquisições exacerbado.

Parte considerável do dinheiro irá para projetos extremamente vagos e generalistas: nos planos estão inclusos aumento da Guarda Costeira, investimento em infraestrutura e até defesa civil.

O que sobra é para financiar a indústria local e honrar as importações de aeronaves e mísseis dos EUA.

Vovozao

27.03.23 – segunda-feira, btarde, GALANTE e NUNAO, fora do contexto; A marinha Inglesa, colocou as 2 wave’s em naftalina; não seria a hora do Brasil, através do MD/MB fazer uma oferta; ao meu ver esse navio é essencial para a nossa marinha; a poucos dias deslocamos o Atlântico para o atendimento aos necessitados com as fortes chuvas no litoral paulista; alguns dias após o Atlântico teve que voltar a Santos para fazer um reabastecimento; tanto de combustivel como de gêneros alimentícios, caso TIVÉSSEMOS um navio reabastecedor, não teriamos a necessidade de deslocarmos o Atlântico. Desde 2018 fala-se do interesse da… Read more »

Esteves

Parece que o Esteves Está na China. Santa torcida do Xi.

Bardini

Necessidades apresentadas pela Marina Militare para a próxima década:
https://pbs.twimg.com/media/E-8E6d8XEAMQykE?format=jpg&name=4096×4096

Vitor

Eu sei que terá um submarino apoiando…😂😂😂 Nem citaram kkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Gladius,

Pra operar Rafale o navio precisa, no mínimo, de aparelho de parada e convoo em ângulo. Na configuração do Cavour o Rafale não opera.

Mas embarcar ele embarca. De guindaste.

Fernando "Nunão" De Martini

Isso não é regra aqui, mas é desejável quando se faz uma citação entre aspas, para os demais saberem de onde você está está citando o trecho.

No caso do meu comentário, que você respondeu agora, eu não fiz citação.

Dalton

O próprio link corrobora o comentário do Nunão, o Rafale M poderia operar apenas do “Almirante Kuznetsov” russo, dos dois NAes chineses e dos dois
NAes indianos, pois estes possuem pista em ângulo caso o jato precise arremeter com segurança e maquinário e cabos de retenção de aviões para pouso, coisa que os 2 NAes britânicos não possuem.

Esteves

Exato. Aliás, Nunão Está presente no comentário como Esteve no link.

Formidável Dalton, grato.

Esteves

https://www.industriaitaliana.it/ Eu não sei de onde sai essa tontice sobre a Itália e as indústrias italianas que estão sofrendo do mesmo mal que as outras dos outros países europeus. Desemprego elevado para os padrões europeus, falta de mão de obra qualificada, custos em elevação, preços da energia, preços da matéria prima, competição com a China. Esteves ficou muito triste quando os chineses destruíram a indústria de bicis italiana. Coisa fina é bici italiana…tik, tik. Câmbio eletrônico. No Brasil bicicleta ainda usa ferrolho. As similaridades com o Japão são evidentes. Os dois países (Itália/Japão) dependem de petróleo e de commodities. A… Read more »

AMX

“…Itália…”; “…à contenção da China…”?

Que piada…

Dalton

Uma vez li não lembro onde, um ditado mais ou menos assim: ” A maior das serpentes pode ser vencida por um exército de formigas” e o ditado parecia ser chinês.
.
Seja como for ninguém espera que a Itália sozinha irá conter a China e sim que ela venha a fazer parte de um grupo de nações que são contrários à certas atitudes chinesas e isso necessariamente não precisa ser demonstrado apenas no Pacífico mas sim em todo lugar onde a China tenha ou venha a ter interesses.

Esteves

Incluindo dentro da própria Itália.

AMX

Ok colega, porém, não precisa se levar tão a sério a ponto de fingir que não entendeu meu comentário: o quê um – e somente um – PA, daquele tipo, de um país quase que inexpressivo em termos de projeção de poder (ao menos de poder aeronaval a tão grande distância assim) pode contra um colosso do porte da China, que, por sua vez, tem uma frota gigantesca?

Last edited 1 ano atrás by AMX
Esteves

Eu não tenho nada com isso, mas a resposta está dentro de um contexto e de uma realidade na qual a Itália está inserida.

A Itália não irá agredir a China. Mas a Itália fará parte de um esforço militar do Ocidente para conter as ações da China.

A Itália está indo fazer negócios buscando soluções tecnológicas no país da tecnologia. A China come frango. O Japão inventou a granja.

AMX

“Mas a Itália fará parte de um esforço militar do Ocidente para conter as ações da China”.
O frango, a busca por soluções tecnológicas e a invenção da granja não precisam de um envio de um PA.
Dá igual: piada.

Last edited 1 ano atrás by AMX
mario

A Marinha Italiana sempre treinou com marinhas de outros países europeus, membros da OTAN e países amigos, como o Japão, dentro de uma parceria estratégica.Pilotos japoneses estão treinando na Escola Internacional de Voo na Itália com o M346, há pilotos alemães austríacos espanhóis também dos Estados Unidos, Cingapura Argentina Qatar etc

AMX

Legal.
Mas, uma vez mais: nada tem a ver com o que comentei.

Santamariense

E tu acha que o Cavour vai ir lá para guerrear com a china? Está no texto: ele vai ao Japão. Negócios entre italianos e japoneses. E a china não é dona do mar daquela região.

AMX

E foi isso que eu disse?

mario

comment image
italian destroyer in new york last summer

carvalho2008

Mestre Gladius, O Cavour é um Nae STOVL STOVL é um acronimo do ingles Short Take off and Vertical Landing (Decolagem Curta e Pouso Vertical), aeronaves com esta capacidade na atualidade Harrier e F35B e em desenvolvimento FC35 Chines O Rafale naval opera CTOL e foi homologao para STOBAR STOBAR – Short Take Off But Arrested Recovery ( Decolagem Curta e Pouso Enganchado por Cabos) Aeronaves capazes deste tipo de operação FA-18, F18SH, MIG29K, SU33, J15, FC31, Rafale M, Tejas M. Em desenvolvimento ou desenvolvimento parado, F39 Gripen M, JL-9/FTC 2000. Em capacidade provavel, S2T Turbo Tracker, pois decolava ate… Read more »

Luiz Trindade

Ae chega a hora do AV-8B dizer para o F-35… F-35, Eu sou seu pai… kkkkkkkkkkkkk

Salomon

Ele fará a rota por Suez?