O vice-almirante Armando Amorim Ferreira Vidigal, membro do Centro de Estudos de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval – CEPE/EGN, deu uma excelente entrevista ao Programa Debate Brasil da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras), em 2008.

Na entrevista, o almirante Vidigal presta excelentes esclarecimentos sobre a importância da “Amazônia Azul” e seu significado estratégico para o Brasil no século XXI. Vidigal discorre sobre o Direito do Mar, o Pré-Sal, a recriação da 4ª Frota da US Navy, as futuras crises energéticas e ambientais que colocarão o Brasil em evidência.

O almirante Vidigal veio a falecer no ano seguinte, em 14/12/2009. Ele serviu à Marinha por 39 anos e exerceu diversos cargos, dos quais destacam-se o de Comandante da Força de Apoio Logístico, Diretor da Escola de Guerra Naval e Comandante do 3° Distrito Naval.

Conhecido por suas reflexões a respeito do poder marítimo brasileiro, o almirante Armando Vidigal se notabilizou tanto pela carreira dentro da Marinha, quanto pelas atividades acadêmicas, no âmbito do Núcleo de Estudos Estratégicos da USP e do Centro de Estudos de Política e Estratégia da EGN.

É de sua autoria as obras “A evolução do pensamento estratégico naval brasileiro” (1985), “Conflito no Atlântico Sul”(1985), “Amazônia Azul: o mar que nos pertence” (2006) e “Guerra no mar” (2009).

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

2008.

A visão da potência do pré-sal. Exportação de derivados, refinarias, bio combustíveis (bio diesel), superprodução e excesso de produção no pré-sal. Nada disso aconteceu porque construíram uma realidade petrobrasiana. Ultra realidade esquizofrênica.

A Petrobras deveria ter sido responsabilizada.

carvalho2008

Os 10 principais países produtores de petróleo e suas respectivas produções (mil barris por dia) são:
Estados Unidos – 16. 476Arábia Saudita – 11.039Rússia – 10.667Canadá – 5135Iraque – 4114China – 3901Emirados Árabes Unidos – 3657Irã – 3084Brasil – 3026Kwait – 2686
https://investidorsardinha.r7.com/aprender/principais-paises-produtores-de-petroleo/

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

Atenção a linha de Produção versus a Linha de Consumo.

Brasil já começõu a produzir mais do que consome.

Superavit de barrris começa a se tornar item de exportação, diferente de EUA e China.

A expectativa é que a produção cresça mais 70% com a Bacia do Amapá.

Isto colocará o Brasil dentro dos maiores exportadores da OPEP.

Esteves

Pode parar. Pode mesmo. Isso é óleo do pré-sal. Isso não é óleo do OM ou do Golfo. Isso é betume.

Agora…nesse momento é que tentaremos (futuro) utilizar o óleo do pré-sal internamente apesar da ausência de refinarias para esse óleo.

O que temos feito com a produção é a compensação do óleo do pré-sal por gasolina e óleos leves.

Que mane OPEP.

carvalho2008

Em termos de produção, o amigo nega que a produção Brasileira já esteja entre as 10 maiores?

Ciente tambem que a produção dos EUA foi alavancada da produção da rocha do Xisto?

Não estou perguntando se o Brasil refina….estou perguntando a produção diaria de barris.

Verifique Link de 2019/2020

https://funcex.org.br/info/rbce-148-julho-agosto-setembro-2021/afinal-por-que-o-brasil-exporta-e-importa-tanto-petroleo-e-derivados-de-petroleo

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

Confira a Lista completa para quais países o Brasil exportou Petróleo em 2021:
 País de destinoValor FOB US$China14,3 bilhões
Estados Unidos3,1 bilhões
Índia2,2 bilhões
Chile1,96 bilhão
Portugal1,63 bilhão
Coreia do Sul1,46 bilhão
Países Baixos1,21 bilhão
Espanha1,08 bilhão
Cingapura1,01 bilhão
10ºMalásia795 milhões

carvalho2008
Camargoer.

Olá Esteves. Segundo o boletim da ANP, o grau API médio do petróleo produzido no Brasil é 27,9, sendo 2% de petróleo leve (acima de 31) 90% médio (em torno de 27 graus) e 8% pesado. Considerando que o pré-sal corresponde a 75% do petróleo produzido no Brasil. a conclusão é que o tipo produzido lá é médio. Segundo um artigo da agência EPBR, as 11 refinarias da Petrobras estão em seu limite de produção, portanto o aumento da produção de petróleo deve ser necessariamente exportado como óleo bruto. A Petrobraś produz 62% do diesel consumido e 43% da gasolina,… Read more »

Esteves

Negativo.

carvalho2008

rzrzrz….defenda sua tese….rzrzrz….kkkk….o Brasil não está entre os 10 maiores produtores de barris de petroleo no mundo? já está em 9o….e o vies é de exponenciar com a novo pre sal do Amapá….e não tem nada demais….obvio, não é aquela região grande produtora? o Viés é de aumentar 70% a produção….detalhe….oleo leve….o do pré sal que permitiu a guinada tambem é mais leve…..as bacias mais antigas exploradas é que são de oleo mais pesado…detalhe o oleo pesado tambem é aproveitado em parte internamente pois é realizado um Blend de mistura para a refinaria daqui…. O amigo nega que hoje somos… Read more »

Camargoer.

Olá Carvalho. O Brasil atingiu sua capacidade de refino. que é inferior á demanda por combustível e por nafta. Como o pré-sal corresponde a 75% da produção de petróleo, significa que até o seu anúncio, em 2009, o Brasil tinha uma capacidade de refino superior à extração de petróleo, ainda que a maior parte do combustível usado no país era a partir de petróleo importado ou de derivados. Portanto, é preciso uma ampliação da capacidade de refino, com a construção de mais refinarias ou ampliação das atuais. Simplesmente vender as atuais refinarias não muda o cenário. Ou empresas estrangeiras virão… Read more »

Carvalho2008

Sim, a descoberta é exploração das reservas de petróleo foram muito mais rápidas do que o investimento em refinarias. Estão a 100% e necessitando ampliação para a produção de derivados que não estamos dando conta.

Camargoer.

Pois é. Este é um dos aspectos iniciais para entender o atual cenário em torno da Petrobras. Uma das críticas, na minha opinião corretas, ás administrações da Petrobrás durantes os períodos Temer e Bolsonaro, foi a interrupção dos investimentos na capacidade de refino da empresa e pela venda de refinarias. Perceba que vender uma refinaria, como aconteceu na Bahia, não resulta em aumento da capacidade de refino. Isso teria acontecido, por exemplo, se a Petrobras se associasse a um grupo estrangeiro para a ampliação de uma determinada refinaria.

Carvalho2008

Mas a refinaria vendida fechou ou continua refinando?

Carvalho2008

Mestre Camargoer, segue plano de investimentos d Petrobras aprovado por seu conselho em novembro/22.
https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/novo-plano-estrategico-2023-2027-preve-investimentos-de-us-78-bilhoes-nos-proximos-cinco-anos.htm

Carvalho2008

são U$ 78 Bilhões de dólares para os próximos 5 anos, aumento de 15% sobre plano do ano anterior.

Chega a 100 bilhões com o afretamento de cerca de 20 bilhões de dólares para novas plataformas.

destaque especial ial para 8 novas unidades de processamento de refino e mais 6 adaptações em refinarias existentes que ampliará o refino e produção em mais 300 mil barris diários de diesel.

Agressor's

As forças armadas dos eua são tão somente jagunços das grandes corporações estadunidenses. Quem de fato comanda os eua não é o congresso ou muito menos o “presidente”, e sim um grupelho que compõem as elites econômicas de lá. Em 2013 os serviços de inteligência dos eua promoveram espionagem econômica contra o nosso país durante o governo Dilma, e no mesmo período sumiu o a HD da Petrobras que tinha informação sigilosa provavelmente relacionado ao pré-sal. Agora entenderam a jogada que aconteceu no país? O que esta em jogo é o domínio do poder econômico global, e os eua não… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Esteves

Don’t look up!

Diego Tarses Cardoso

A Petrobras foi vítima dos governos do PT, os quais roubaram todos os recursos do pré-sal em dinheiro e quase faliram a empresa.
Fomos nós, cidadãos comuns, que pagamos o prejuízo deixado por Lula e Dilma.

cerberosph

Fonte: vozes da minha cabeça e tirei do c¥ do WhatsApp.
A Petrobras valia 15,4 bilhões de dólares antes do governo do PT wm 2002 e em 2014 valia 214 bilhões de dólares.. isso é que é quebrar uma empresa.

Esteves

A estatal que derruba presidentes. Presidentes da República.

Esteves

“Os projetos das FA são os projetos que deveriam gerar tecnologia.”

Um Almirante à frente do seu tempo.

As apresentações e cerimônias, os programas e projetos falam em criar empregos. É bacana criarem empregos. Os contratos anunciam TOTs de gerenciamento como se fosse possível valorar o intangível e a mente. As doutrinas querem independência.

O Almirante Armando Vidigal queria tecnologia. Deveria ter vivido 200 anos.

Willber Rodrigues

“Os projetos das FA são os projetos que deveriam gerar tecnologia”

Certo. Ok. Beleza.

Mas como fazer isso sem continuidade?
As FCT’s terão quantos componentes tecnológicos BR? Já sabemos que o que realmente importa ( sensores, radares, sonar, etc ) serão alemães.
E isso, após não termos dado continuidade a Niterói e Tupi, que poderíamos estar hoje lançando suas evoluções, ao invés de jogar tudo fora, pra comprar ToT de Scoepene e Tamandaré.

Como se gera tecnologia nacional sem continuidade e com as FA’s BR comprando produto nacional a conta-gotas?

Esteves

A tecnologia está antes da continuidade. A tecnologia é anterior aos projetos. Não deveriam abrir um programa sem dominar a tecnologia que irão empregar.

Tecnologia é educação. Não continuamos as Niterói porque não fomos educados para pensar em uma solução. Aprendemos a montar navio.

Os IKL…Nunão está certo. Houve TOT. Mas um TOT construtivo que chegou após os processos educacionais que deveriam ter gerado aprendizado renovável.

O que temos feito é imitação. Robotização.

Pessoas envelhecem. ChatGPT. Estamos nos anos da IA. O que fazer com isso?

Camargoer.

Olá Esteves. O advento da IA nos moldes do ChatGPT talvez seja apenas mais um passo, nem tão revolucionário assim, nesta espiral tecnológica. Há muito tempo, temos usado a IA de modo indireto. Agora, ela estará disponível como ferramenta para o usuário final. Creio que a AI é apenas um incremento da revolução que é a internet. O desenvolvimento da impressão por Gutenberg na Europa foi uma revolução, assim como o foi o rádio (o telégrafo e o rádio fazem parte da mesma revolução tecnológica do rádio). Estamos vivenciado uma nova revolução que é a internet e os seus desdobramentos… Read more »

Alex Barreto Cypriano

‘Deveriam’. Futuro do Pretérito. Faltou levar em conta todo o presente que se desenvolveu entre 1980 e 2008, os anos da desindustrialização local e rearranjo das cadeias produtivas globais; lembremos dos anos finais da ditadura, quando os militares pisaram na jaca econômica em que se melaram (já haviam notícias de militares traficando e escândalos econômicos como Coroa-Brastel apesar de, e justamente por causa de, todo o apoio do setor financista). Tecnologia é o estudo sistemático da técnica, que é o uso de meios materiais (naturais ou artificiais) pra alcançar algum objetivo, e cujo precipitado é o desenvolvimento da própria técnica;… Read more »

Esteves

Não sei. Sei que o processo esse que vimos repetindo é lobotomatico. Aprende a montar, aprende a juntar, aprende a operar e manter. Mas passa longe de aprender conhecendo-se. Perguntaram aqui o que o porta-aviões italiano vai fazer no Japão. Putz. Somos tontos em aceitar contratos com TOT que não são valorados. Sem dimensão. Sem objetivo financeiro. Quanto vale? Quanto pesa? Esse atraso tecnológico no qual vivemos…não é possível não haver modo de escapar dessas burrices como repetir construções a cada 40 anos ou assinar contratos sem que a parte comprometida a transferir conhecimento mensurável não assine junto. Esse Brasil… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Alex Barreto Cypriano

Pois é Esteves: alguém já escreveu que o Brasil sofre da síndrome das atualizações interrompidas, daí estar condenado a voltar pro início, sempre. E isso não apenas pelo influxo externo do imperialismo, que dá com uma mão o que tira com a outra, mas principalmente pela depredação nacional proposital de elites locais associadas sem ilusões àquele imperialismo. E quem diria, o arcabouço fiscal do governo progressista inventou um novo teto de gastos mas manteve intocado (e mesmo ainda mais privilegiado) o mecanismo da dívida. Acredite que a China vai financiar o pequeno milagre Haddadiano aceitando que suas empresas depredadoras paguem… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
M4|4v1t4
  1. MANSUP
  2. Submarino nuclear
  3. Torpedo pesado (produção nacional, de preferência de um projeto nacional)
  4. Patrulha oceânica (OPV/Fragata)

Esses quatro itens formam o caminho mais curto para termos uma Marinha capaz de dissuadir tudo.

GRAXAIN
  1. MANSUP – quantos serão adquiridos e quantas plataformas para lançamento?
  2. Submarino nuclear – quanto? 2034? Não tem combustível, tão pouco reator!
  3. Torpedo pesado (produção nacional, de preferência de um projeto nacional) Xiiii
  4. Patrulha oceânica (OPV/Fragata) – OPV de quantas toneladas? As 4 Corvetas Tamandaré levarão muuuuiiiitooos anos para serem entregues..NEm NaPa tem!
Rafael

Eu sinto vergonha só de ouvir a expressão “Amazônia Azul”. É tão patética e pobre intelectualmente, uma estultícia completa. Só o militarismo e nacionalismo brasileiros poderiam parir um conceito tão ridículo.

M4|4v1t4

A Marinha tem síndrome de inferioridade. Ela acha que o orçamento dela tem que ser igual ao do Exército.
Daí nascem essas pérolas

JS666

O orçamento da marinha deveria ser maior do que o do exército, porque navios e submarinos sãos mais caros que tanques e carros de combate.

M4l4v|t4

Jamais. Um país; ainda mais um país continente; e ainda mais um país continente com fronteira terrestre enorme; e ainda mais um país com fronteira terrestre enorme com diversos países, precisa ter um exército minimamente capaz. A partir de um exército suficientemente grande e bem equipado é que se começa a pensar as demais forças. Qualquer idiotice diferente disso não faz o menor sentido. Bases aéreas e portos não existem sem um exército capaz de defender aquele território. Portanto um exército tem prioridade absoluta sobre todo o orçamento de defesa (o quanto ele desejar) até que se atinja um poder… Read more »

Last edited 1 ano atrás by M4l4v|t4
M4l4v|t4

Em todos os países do mundo o orçamento do exército será maior do que o da Marinha, com exceção de exércitos que já estão muito bem equipados. 400 carros de combate custam mais do que 5 submarinos convencionais. Sem falar nos demais tipos de veículos que um exército precisa ter. Existem países que abrem mão de ter uma Marinha e uma Força Aérea para manter um Exército. Alias, a maior parte dos países latinoamericanos deveriam abrir mão de ter uma Marinha e uma Força Aérea para ter um exército bem equipado e uma guarda costeira ou força naval de exército… Read more »

Esteves

Na Itália é 55%. A França está determinada em aumentar seus exércitos. A Alemanha também e, deseja ocupar o lugar de maior potência militar na Europa. Com seus exércitos.

Não encontrei estatísticas…mas nas notícias não vi despesas com exércitos menores que 50%.

“A apresentação do orçamento do presidente dos EUA para o Departamento da Marinha (DoN) do ano fiscal de 2022 (FY22) (PB22) de US$ 211,7 bilhões é um aumento de US$ 3,8 bilhões (1,8%) do orçamento aprovado para o FY21.” Poder Naval.

O orçamento de Defesa dos EUA é 860 bilhões…em torno…A Marinha norte-americana fica com 25%…em torno.

Camargoer.

Caro JS. Eu não sei dizer se a MB deveria ter um orçamento maior que do EB, mas concordo com você que a FAB e a MB são subfinanciadas. As duas representam a primeira linha de defesa. A FAB é responsável pela superioridade aérea e a MB pela negação do mar. Quando o EB for acionado para a defesa do país é porque a FAB e a MB caíram. Também concordo que um sistema eficiente e dissuasivo de poder aéreo e naval são muito caros e demandam recursos excepcionais. Os três maiores programas militares hoje são o ProSub, o FX2,… Read more »

Willber Rodrigues

É até engraçado a MB vir com papo de “Amazonia Azul”, quando a mesma MB não tem capacidade de fazer o basico, tendo navios patrulha em boa quantidade, ou operando os Orions pra patrulha, e gasta o que não tem com o charuto atômico…

Esteves

Pra vender o cavalo, tem que falar bem dele. Falar das qualidades.

Não à toa, os norte-americanos não embarcaram nessa.

ADM

Excelente mestre, contribui para formação de muitos que passaram pela EGN. Tinha visões objetivas e pés no chão.

Esteves

Esteves não nega. A realidade que o Almirante Vidigal trouxe em 2008 foi debatida aqui e chamada de Brasil Potência. Estudos da Petrobras corroborados com estudos da MB concluíram que uma nova versatilidade tomaria conta do Brasil à partir do final dos anos 2000. Foram anos de expansão do crédito, de renúncia fiscal (zero IPI na linha branca e nos eletroeletrônicos), de juros favoráveis. A mesma receita dos anos militares com a diferença que os governos pós 64 tomaram dívida externa enquanto os governos dos anos 2000 fizeram dívida interna. Herdamos a desoneração da folha de pagamento sem entender até… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, só um adendo. Não que ele necessariamente explique sem complicar mais, porque o assunto não é fácil de simplificar. O petróleo do pré-sal ganhou uma vantagem competitiva nos últimos anos por causa das novas regulamentações do óleo (genericamente chamado de bunker) usado nos grandes motores ciclo diesel na propulsão de navios mercantes. O teor de enxofre agora aceito é muito menor, o que exige refino mais caro no caso de boa parte do petróleo de paises produtores. Mas o óleo de novos poços do pré-sal se mostrou naturalmente com baixo teor, com custos menores de refino e lucro maior,… Read more »

Esteves

Olha, Nunão, isso pra mim é tão difícil de entender que só observo.

Esteves

“a simplificação do raciocínio “exporar óleo cru barato e importar gasolina cara” não explica mais a contento essa questão. Já não explicava direito antes, e hoje menos ainda.” Isso nunca explicou. Isso ainda é usado para espichar as conversinhas. Para publicarem notas em sites de economia. O fato é exportamos commodity. E o que vem é rótulo. No dia que a OPEP consultar se vamos aumentar ou reduzir a produção… O motivo de não fazer nenhuma diferença para nós que pagamos as contas está naquilo que a Petrobras diz que faz X o que a Petrobras faz. O etanol só… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Até o anúncio do pré-sal em 2009, a produção de petróleo no Brasil era cerca de apenas uma fração do que é hoje. A capacidade de refino da Petrobras era muito maior que a sua produção de petróleo. A empresa refinava todo o petróleo produzido e ainda importava petróleo para produzir combustível e nafta. Ainda assim, a demanda interna por combustível e derivados era maior que a capacidade de refino. Hoje, cerca de 75% do petroleio extraído é do pré-sal, principalmente petróleo médio para a produção de combustível. Ao contrário do passado, agora ha um excedente de produção… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ O Almirante Vidigal alertava sobre a necessidade de investimentos estrangeiros porque nosso capital e nossa moeda X mundo são insignificantes. E?”

Este sempre foi um dos principais nós a desatar, e uma das razões fundamentais para a falta de continuidade dos programas, pois o financiamento interno não cobre as necessidades. E aí acontecem os “surtos” de construção naval militar / reequipamento.

Esteves

Se a China Tivesse tentado expandir a economia 40/50 anos atrás com moeda nativa, a China teria tido sucesso? Todos sabem da corrupção no futebol. Jogos arranjados, juízes combinados, apostas. Quem está dentro trata com seriedade. Vez ou outra pegam uns manes na segunda divisão. Sentou na mesa de poker é pra jogar. Com os bolsos cheios de dólares, com custos baixos, com incentivos e subsídios (ok, um dia isso acaba), com demandas e ofertas, a China pode oferecer uma alternativa ao dólar. E desafiar. Tenho mais certezas que dúvidas que não seremos capazes de fazer negócios compensatórios na AS.… Read more »

Carvalho2008

O BRASIL acabou de fazer acordo com a China,pulando a Câmara de pagto em Dolar

Poucos deram atenção midiatica….mas super importante….

No passado, governos nacionais caíram por esta audácia….précisamos acompqnhar a reação americana

Falei que o Brasil tem tudo para ser a bola da vez para desequilibrar o jogo…o preço tem de ser alto

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Camargoer.

Ola Carvalho. Você tem razão. Creio que existem negociações com a Russia neste sentido. Talvez os Brics organizem uma câmara de compensação para uma cesta de moedas. Perceba que as sanções decididas pelos EUA e a legislação que estende a alçada do Departamento de Justiça ás empresas que usam o dolar, além do confisco das reservas de ouro da Venezuela e da Russia, desencadearam uma fuga planejada do dolar.

Carvalho2008

Discordo Mestre Nunao…. Apenas houve um momento pós guerra e guerra fria, em que o parque mundial bélico parecia falsamente auto sustentável economicamente. Na realidade, o que vimos foi as indústrias nacionais sendo engolidas pelas maiores ja estabelecidas e mesmo assim, passando sufoco. Num paralelo brasileiro, idem, pois o mercado em paz não é suficiente para absorver a oferta. Em especial o Brasil, nunca teve quantitativos de encomendas que possibilitem matriz financeira sustentável. Outras indústrias medianas assim perceberam, tal como a Sueca por exemplo, e enveredaram por linhas civis. O desenho Brasileiro nunca passou por um base de sustentacao civil… Read more »

Esteves

E qual? Quem? Com quem existiria compartilhamento civil e militar? A Engesa produzindo veículos civis…bem que tentaram. Mas tentaram usando o que já existia. A Avibras fabricando…algo que sustentasse, que Tivesse receita garantida, faturamento: geladeiras duplex? Embraer, Embraer, teu nome é solidão. O mundo ainda está assim…maiores engolindo menores e não vai parar. Almirante Vidigal disse em 2008 que seria uma oportunidade para a indústria elétrica nacional: motores, geradores, baterias, cabos…nem cabos. Na hora de fechar o pacote, nem cabos. Muitos disseram: — Claro que a WEG fornecerá. A WEG é gigante. Quando viram o tamanho do MEP…quando viram a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Oi Carvalho, o que eu mencionei nem foi a questão estrutural que afeta os fabricantes nacionais especificamente, e sobre a qual vc está certo. Falei mesmo foi de verba para pagar a compra em si, seja de produto fabricado aqui ou lá fora, independentemente da capacidade do fabricante sobreviver (por exemplo, a Embraer sobrevive sem depender apenas de encomendas brasileiras) Para o produto de fora, ou mesmo para mesclar parte fora e parte aqui, com ToT etc, o financiamento por banco externo é solução desde pelo menos a Esquadra de 1910. Já para produto projetado, feito e financiado aqui mesmo,… Read more »

carvalho2008

https://blog.clubpetro.com/brasil-e-autossuficiente-em-petroleo/ O que tenho a dizer? Mestre Esteves? É que não podemos deixar a indignação nular o que é fato do que acabe analise separada. DA PRODUÇÂO DE PETROLEO “Os campos de petróleo descobertos nas décadas de 1970 e 1980 eram majoritariamente de óleos pesados. As gigantes reservas de Marlim, Albacora e Roncador, por exemplo, eram de óleos considerados pesados. As descobertas dos últimos 20 anos, porém, inverteu essa tendência. Os campos de Lula e Sapinhoá no pré-sal brasileiro, por exemplo, maiores produtores da atualidade, oferecem óleos médios-leves. O petróleo de Búzios, que deve se tornar nosso maior campo produtor… Read more »

carvalho2008

comment image

comment image

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
carvalho2008

Notar o aumento de produção após Pré Sal no Grafico 1

Atenção ao novo Pre Sal do Amapá. Estima-se que ao nivel de investimentos atuais, a nova bacia de oleo fino, possibilitará aumentar a produção atual em 70% em 5 anos.

Isto eleverá o superavit atual e colocação no Brasil no ranking mundial entre 5a colocação de produtor mundial (hoje estamos entre 9o a 10o)

carvalho2008

https://www.spacemoney.com.br/geral/opep-estima-aumento-da-producao-de-liquidos-pelo-brasil/189007/

De acordo com o cartel, o Brasil está entre os principais impulsionadores do crescimento da oferta de líquidos em 2022, junto com EUA, Rússia, Canadá, Guiana, China.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Carvalho, onde está o cruzamento da produção com o desenvolvimento nacional? Arábia Saudita e Estados Unidos não se comparam com o Brasil em desenvolvimento tecnico-economico-social. Como o descalabro do regime de paridade de preços de importação, voluntariamente praticado na Petrobrás, atravanca a capacidade nacional de desenvolver-se por alavancar com combustível barato? O Brasil minguando até a condição de colônia extrativa impossibilita qualquer veleidade de avanço.

carvalho2008

Mestre Alex, apesar de compreender seu sentimento, porque deveria haver o cruzamento?

O Petroleo americano está diretamente relacionado em desenvolvimento economico social para aquele país?

O mesmo para a Arabia Saudita, para estes, podemos responder afirmativamente sem pestanejar. Mas quem é o dono do petroleo saudita? Lá é iniciativa privada?

carvalho2008

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-07/petrobras-pagara-r-878-bi-em-dividendos-do-segundo-trimestre No primeiro trimestre, a Petrobras havia repassado R$ 48,5 bilhões em dividendos aos acionistas. Com o volume recorde distribuído no segundo trimestre, o montante distribuído em 2022 chega a R$ 136,3 bilhões. O volume do primeiro semestre supera o total de dividendos distribuídos ao longo de todo o ano passado. Em 2021, a petroleira pagou R$ 101,4 bilhões em dividendos, dos quais a União recebeu R$ 37,3 bilhões. Tradicionalmente, as empresas têm duas opções para o lucro: reinvestir na própria companhia ou distribuir dividendos aos acionistas. Em nota, a Petrobras informou que optou por pagar um volume recorde de… Read more »

carvalho2008

comment image

carvalho2008

O Tesouro nacional recbe acima de 40% dos dividendos totais….

Alex Barreto Cypriano

Por suposto, mestre Carvalho,sendo a Petrobrás empresa de economia mista. Fosse estatal e o tesouro receberia 100%. Mas lembremos que a arrecadação é um caixa único, não faz distinções e tem suas regras de retorno pra sociedade. Dentre elas, reservar intocado o pagamento dos juros da dívida (atualmente na casa de 40-50% da arrecadação federal ou, alternativamente, 16-20% do PIB) e o Teto de gastos, seja o Temerense (EC-95) ou o sofisticado Haddadiano, ambos estrangulando a capacidade de investimento estatal, e isso sem levar em contra a propensão recessiva da política monetária do BCB que está impedindo o reinvestimento e… Read more »

Carvalho2008

Mestre, se a Petrobras fosse 100 % estatal já teria virado um PDVSA. De economia mista, o Governo pode sacar os 51% de dividendos….eu posso aplicar na bolsa na Petrobras, como aplico e meu e seu fundo de previdência se assim o tiver, também. Mas não entendo porque estamos mudando de assunto…o assunto é as reservas que temos e como está riqueza necessita ser protegida. Questionaram que as metas de produção não existem e demonstrei que já estamos em 9o lugar com viés de chegar a 5o lugar em 5 anos….depois falaram que o petróleo nosso era betume, onde me… Read more »

carvalho2008

comment image

Alex Barreto Cypriano

Então, mestre Carvalho, a relação elevadíssima entre lucro e receita (que não é caixa) da Petrobrás já demonstra que há algo de estranho. Não se trata apenas do princípio do neoliberalismo sob a égide financeira que diz que se deve privilegiar (o lucro) (d) os investidores e não a produção (pelo reinvestimento) mas a magnitude excepcional da aplicação deste princípio autoexplorador, no limite depauperando a própria empresa. Dizem que o Brasil é a Petrobrás, a gigante; mas mesmo gigante tomba frente a funda de um pequeno abusado. Os resultados animadores da Petrobrás só são animadores se servissem ao desiderato de… Read more »

Carvalho2008

O amigo consultou o plano de investimentos dela? Uma boa abordagem é entender o plano para o Amapá que delinea o dito aumento de 70% de produção em 5 anos. E aceitável discutir níveis de investimentos, inclusive os sustentáveis ou insustentáveis. Considerando os recordes de lucros em todas as estatais, sim, é possível que o último governo tenha decidido em meio às crises, segurar para utilizar os dividendos como caixa do tesouro. E bem provável sim, mas considerando os ciclos, compreensível, embora tenhamos de realmente analisar se houve quebra tão significativa de investimentos ou cortes de custos contratuais injustificáveis que… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Perdoe minha insistência, mestre Carvalho, mas penso que a produção industrial deva ter como subproduto o desenvolvimento material e social da nação e não apenas enriquecer acionistas por distribuição de lucros (nem sempre advindos da venda mas de investimentos especulativos no mercado de capitais). O keynesianismo foi isso: colocar travas no capitalismo industrial pra evitar a anomia autodestrutiva e integrar as classes antagônicas num acordo de paz relativa pelo bem estar social. Isso acabou em 1970 com o advento do capitalismo liderado pelas finanças, neoliberal. Tanto o centro quanto a periferia se assemelham no desmonte social/economico conseguinte e apontam pra… Read more »

Carvalho2008

se o amigo tiver qualquer fundo de previdência privada…acredite que também é beneficiário dos dividendos da Petrobras….se o amigo tiver, por menor que seja uma aplicação bancária fora poupança, acredite que direta ou indiretamente, tem algum lastro de blueships do banco nisto creditando a você. Neste aspecto específico e desde o início, estamos apenas falando de dividendos. SE tais afirmativas ainda perturbam o senso, podemos enveredar pelo tributário recolhido pelo petróleo extraído extraído comercializado e lógico, os enormes royalties estaduais e municipais….apenas não vale atacar a indústria se existiriam corruptos e mal versarão do dinheiro arrecadado, pois ele existe e… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Alex Barreto Cypriano

Mas, caro Carvalho, quem ataca a indústria, e de modo insidioso, são as regras das finanças capitalistas. O capitalismo financeiro tem todas as ferramentas pra drenar as riquezas geradas na indústria sem se tornar responsável pela manutenção sustentável da própria indústria… no limite, o objetivo do ginete é fazer o cavalo galopar em disparada pra vencer a distância mesmo que o animal morra no processo (o ginete não liga pro cavalo – ele o considera mera metáfora e não ser vivo). Quem admira o cavalo, não apenas pela sua utilidade, não o usaria de tal maneira grosseira.

Carvalho2008

De um lado, o lucro….o amigo poderia imaginar ar…estão torrando as gorduras da empresa até as costelas, mas veja que na sequência, vou e fui agora para o lado produtivo e tributário que é razão direta….o volume de tributos gerados pela exploração (não coloquei o refino) aumentou, royalties dos municípios aumentaram….então, no momento, não aparenta haver o risco abordado pelo amigo. A produção aumentou. A exportação é superavit aumentaram O lucro é dividendos aumentaram A arrecadação, razão direta da produção e royalties aumentaram… Um dos indicadores deveria diminuir ou zerar, mas não houve isto e nem existe viés para tal… Read more »

Carvalho2008

Agora que falamos sobre reservas, produção, uso 8nterno e superavit, podemos falar sobre arrecadação tributária da exploração e royalties do petróleo, independente se é estatal , Petrobras ou estrangeira.

Em 2022, de acordo com dados da ANP, 1.009 municípios receberam um total de R$ 19,9 bilhões oriundos dos royalties pela exploração do petróleo.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://oglobo.globo.com/google/amp/blogs/lauro-jardim/post/2023/03/os-royalties-do-petroleo-os-municipios-que-recebem-bilhoes-e-os-que-ganham-uma-merreca.ghtml&ved=2ahUKEwi8h9C4k4z-AhXiu5UCHbyiBTwQFnoECA4QBQ&usg=AOvVaw21I3fyFRc9ruZLZ_4Uo01p

Carvalho2008

Petrobras recolhe R$ 279 bilhões e bate recorde de arrecadação em 2022

Valor corresponde a tributos e participações governamentais e foi 37,5% superior em comparação ao ano anterior

https://www.google.com/amp/s/veja.abril.com.br/coluna/radar/petrobras-recolhe-r-279-bilhoes-e-bate-recorde-de-arrecadacao-em-2022/amp/