M940 Oostende

Em 29 de março de 2023, o primeiro dos doze navios de contramedida de minas do programa belga-holandês rMCM, o M940 Oostende destinado à Marinha belga, foi lançado em Concarneau. A cerimónia de lançamento decorreu na presença de Ludivine Dedonder, Ministra da Defesa da Bélgica, Kajsa Ollongren, Ministra da Defesa da Holanda, e Patricia Mirallès, Secretária de Estado dos Veteranos e da Memória da França. Durante este dia, o Naval Group também bateu a quilha do terceiro dos doze navios, o M941 Tournai, destinado à Marinha Belga.

Este programa foi atribuído em 2019 à Belgium Naval & Robotics, o consórcio formado pelo Naval Group e Exail, na sequência de uma competição internacional. Prevê o fornecimento à Marinha Belga e à Marinha Real Holandesa de doze navios de contramedidas de minas e cerca de uma centena de drones integrados dentro de uma caixa de ferramentas que equipará os navios.

A primeira entrega está prevista para o final de 2024 em Zeebrugge, na Bélgica. As entregas serão escalonadas até 2030.

Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group disse: “Estou muito satisfeito por estar presente aqui em Concarneau, em nosso estaleiro parceiro Piriou, ao lado da Exail, para celebrar o progresso deste programa único que é a história de uma visão compartilhada para o futuro da guerra de minas e defesa naval europeia. Estamos trabalhando juntos para desenvolver esta solução de defesa revolucionária que servirá à soberania belga e holandesa e preparará o futuro das contramedidas de minas no domínio naval.”

Ludivine Dedonder, Ministra da Defesa belga, declarou: “Em um mundo em pleno andamento devido a convulsões geopolíticas, nossa cooperação é ainda mais estratégica. O conceito operacional desenvolvido pelas marinhas belga e holandesa é inédito no mundo e revolucionário em vários aspectos. Este projeto, cujo primeiro navio é lançado hoje, mostra que a cooperação, a solidariedade e a inovação são valores fundamentais para a nossa segurança comum. Com este programa de renovação de nossas capacidades de contramedidas de minas, podemos nos orgulhar de nossa contribuição para a inovação de defesa, para enfrentar os desafios de segurança de nosso tempo juntos.

Uma parceria industrial e europeia única

O Naval Group, como arquiteto geral e contratado principal, é responsável pelo projeto dos navios, pela integração geral e pelo teste e comissionamento do sistema de missão (sistema de combate e sistema de contramedidas de minas). A Kership, uma joint venture entre o Naval Group e a Piriou, é responsável pela produção dos doze navios montados em Concarneau e Lanester. A Exail Robotics, como co-contratada, é responsável pelo sistema de drones não tripulados. A maioria desses drones será produzida na Exailfactory (Ostend, Bélgica). A manutenção dos navios será realizada na Bélgica em estreita colaboração entre a Marinha Belga e o Naval Group Belgium, com a assistência de seu parceiro Flanders Ship Repair.

O programa rMCM é também um elemento importante da Defesa Europeia. Este programa demonstra que os países europeus podem trabalhar juntos para definir suas necessidades e compartilhar uma solução destinada a se tornar uma referência no campo de contramedidas de minas, não apenas para as marinhas belga e holandesa, mas também para outras marinhas da Europa e do mundo.

O Tenente Comandante (1LV) Renauld Hock, chefe do programa binacional: “Hoje, comemoramos o lançamento do M940 Oostende, primeiro navio da Classe City, e o batimento de quilha do M941 Tournai, terceiro da classe city e segundo embarcação belga. Estes foram dois marcos importantes em nosso programa binacional de rMCM.
A partir de agora, é uma abordagem com todas as mãos no convés, um novo navio será lançado aproximadamente a cada seis meses, sendo que o primeiro navio holandês está programado para este outono. A construção das plataformas número 3 e 4 também já começou.

Além disso, este ano planejamos a colocação em operação da primeira embarcação e os testes da caixa de ferramentas, sendo a caixa de ferramentas essencial para esta nova capacidade da rMCM.

A Bélgica e a Holanda estão convencidas de que a City Class é o melhor caminho a seguir na moderna Guerra de Minas: verdadeiro sistema de sistemas não tripulados que abrirá o caminho para todas as marinhas modernas.”

Bélgica, um centro industrial de excelência para Naval Group e Exail em contramedidas de minas

No âmbito desta parceria estratégica, o Naval Group e o Exail estão a desenvolver a sua presença na Bélgica através de estruturas dedicadas, o Naval Group Belgium e o Exail Belgium. O valor acrescentado da indústria belga é maximizado através do programa rMCM, desde as fases de concepção, desenvolvimento e suporte operacional, nomeadamente através de operações de aquisição e subcontratação com empresas belgas em equipamentos críticos de navios. Como exemplo, a Exail Belgium desenvolverá, produzirá, montará e qualificará a caixa de ferramentas na Bélgica.

O envolvimento da indústria belga no programa também diz respeito a projetos de P&D realizados na Bélgica para preparar o futuro das contramedidas de minas. Em 28 de abril de 2022, o Naval Group inaugurou o MCM Lab e o Cyber Lab, dois laboratórios colaborativos de P&D criados em sua subsidiária Naval Group Belgium. Os Labs reúnem parceiros institucionais, industriais e acadêmicos belgas para desenvolver as inovações de amanhã no campo de contramedidas de minas e segurança cibernética.

Uma embarcação resiliente e uma caixa de ferramentas de última geração

Essas embarcações especializadas e com segurança cibernética por projeto de contramedidas de minas (MCM) são as primeiras a ter a capacidade de embarcar e lançar uma combinação de drones de superfície (eles próprios navios de 12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os navios de contramedidas de minas usarão um sistema principalmente autônomo para detecção, classificação e neutralização de minas. Podem resistir a explosões subaquáticas e possuem assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, de acordo com as missões a serem realizadas.

A solução adquirida pelas marinhas belga e holandesa é uma mudança completa de paradigma na forma como as minas são combatidas, adotando uma posição remota (stand-off) que reduz o risco para o pessoal e à nave-mãe e permite um aumento substancial na velocidade de cobertura de áreas minadas.

Essas embarcações de contramedidas de minas têm as seguintes características:

  • Comprimento: 82,6m
  • Largura: 17m
  • Deslocamento: 2.800t
  • Velocidade máxima: 15,3 nós
  • Alcance: >3500 milhas náuticas
  • Tripulação: 63 pessoas (equipe base 33 pessoas)
  • Sistema de combate: sistema Naval Group Polaris
  •  Capacidades de drones: Sistema Exail UMISOFT, 2 veículos de superfície não tripulados (Exail Inspector 125), 3 veículos subaquáticos autônomos (A-18 equipado com sonar Exail UMISAS 120), 2 sonares rebocados (T-18 equipado com sonar Exail UMISAS 240), 2 Sistemas de identificação e eliminação de minas (MIDS) (Exail Seascan e K-Ster C), 1 embarcação aérea não tripulada (UMS Skeldar’s V200), 1 sistema de varredura de minas de influência Exail integrando 5 módulos magnéticos CTM e 1 módulo acústico PATRIA.
  • Capacidade de embarque: 2 botes infláveis de casco rígido SOLAS de 7m.
  • Manuseio: 2 sistemas laterais de lançamento e recuperação para drones de superfície ou barcos de comando, um guindaste traseiro dedicado de 15 t e um guindaste suspenso de 3 t.

DIVULGAÇÃO: Belgium Naval & Robotics

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Nós precisamos e muito !

Angelo

Alexandre Galante , tentei enviar um link de uma matéria para você mas está dando erro de spam.

Angelo

Muito bom o projeto , e nós temos vários lugares onde um inimigo poderia tentar bloquear o movimento da frota da marinha , baia da guanabara , a base de submarinos a a saída dos grandes rios da amazônia para o mar , etc..

Willber Rodrigues

Meia dúzia de minas na frente da Guanabara e Itaguaí, e 95% da MB não sai do porto. Não temos força de caça-minas mesmo…

Nonato

O correto é retirar a marinha de lá.
Não ficar tudo num único lugar.

Rafael

A continuação do modelo da Classe Tripartite, que serve maravilhosamente à Bélgica, país do maior desmonte militar autoimposto já visto.

A cooperação holandesa e francesa facilita a cessão do casco no futuro, seja para os parceiros ou para revenda, o que sempre acontece. E também acontecerá na futura fragata ASW.

Ps: curiosidade histórica, a Bélgica organizou sua marinha em 1917, após tê-la extinguido na metade do século XIX. Depois, encerrou nos anos vinte, para, finalmente, retomar em 1939…

Rui Mendes

Nada a ver com a class Tripartite, este é mesmo o melhor MCM do mundo, dá um enorme salto qualitativo.

Gabriel BR

A Bélgica tem forças armadas bem equipadas e em constante modernização…dão um banho em qualquer país latino americano.

Alex Barreto Cypriano

Dos paravanes rebocados de emprego direto que equipavam quase todos os navios da 2ªGM aos paravanes sensorizados de emprego mediado por USVs: a cibernética faz a guerra contra minas mais segura pros homens. Será mesmo?

Nonato

Uai.
Qual é mais seguro?
O homem ir inspecionar e detonar a mina ou mandar um drone?

Alex Barreto Cypriano

Mestre Nonato, o mother ship se transforma num alvo de alto valor. Basta colocar umas minas inteligentes ‘cacadoras’ entre as muitas minas burras pra caçar a nave mãe que não estaria muito distante, algumas milhas náuticas, se não contar com link satelital ou drone relay de comunicação. Mas é só uma opinião minha baseado no eterno aviamento de anticontramedidas às contramedidas.

Nonato

Se a holanda está comprando por que Naval Group e não Damen?