O Gerald R. Ford Carrier Strike Group deixou a Estação Naval de Norfolk na tarde de terça-feira para sua primeira missão global, informou o USNI News.

O primeiro da classe USS Gerald R. Ford (CVN-78) navegou pelo rio James no Atlântico por volta das 15h30, de acordo com observadores de navios.

A desdobramento do Ford CSG operacionalizará uma nova série de tecnologias a bordo do porta-aviões, disse o comandante Capitão Rick Burgess em um comunicado.

“Este navio e tripulação estão remodelando ativamente as capacidades de nossa Marinha e fortalecendo o futuro da aviação naval”, disse ele.

A Marinha dos EUA não especificou as áreas operacionais exatas do Ford CSG durante sua missão atual. Oficiais de defesa disseram ao USNI News que o Ford continuará a presença consistente de porta-aviões no Mar Mediterrâneo, que os EUA começaram em dezembro de 2021, antes da invasão russa da Ucrânia no início de 2022.

“Nossa presença no mar durante todo o desdobramento garantirá aos nossos aliados e parceiros que as rotas marítimas permanecerão abertas, e nossas operações conjuntas demonstrarão nosso compromisso com a interoperabilidade e a estabilidade marítima”, disse o contra-almirante Greg Huffman, comandante do Carrier Strike Group 12, em um comunicado de imprensa da Marinha.

 

A desdobramento do Ford, de seus acompanhantes e da Carrier Air Wing (CVW) 8, prestes a ser embarcada, ocorre quase seis anos após o comissionamento do porta-aviões.

Burgess destacou o treinamento antes dessa missão. No mês passado, o Ford CSG concluiu seu exercício de unidade de treinamento composto (COMPTUEX), que preparou o porta-aviões, seus escoltas e a ala aérea para o desdobramento. O USNI News visitou a Ford durante o COMPTUEX de um mês que certificou o grupo de ataque para tarefas nacionais.

Pessoal e unidades do CSG 12, CVW 8 e Destroyer Squadron (DESRON) 2 compõem o Gerald R. Ford CSG.

Quatro navios – o cruzador de mísseis guiados USS Normandy (CG-60) e os destróieres de mísseis guiados USS Ramage (DDG-61), USS McFaul (DDG-74) e USS Thomas Hudner (DDG-116) – escoltarão o Ford. Esses navios partirão da Estação Naval de Norfolk, Virgínia, ou da Estação Naval de Mayport, Flórida.

Muitos dos escoltas e esquadrões do Ford CSG estavam a bordo do porta-aviões durante um cruzeiro de treinamento operacional no final do ano passado. O CSG integrou-se aos parceiros da OTAN no Exercício Silent Wolverine como parte do cruzeiro.

Carrier Strike Group 12

Porta-aviões

USS Gerald R. Ford (CVN-78), baseado em Norfolk, Virgínia

Carrier Air Wing 8

O Carrier Air Wing 8 (CVW 8), estacionada na Naval Air Station Oceana, Virgínia, embarcará a bordo do Ford para o desdobramento e inclui um total de nove esquadrões:

  • “Ragin’ Bulls” do Strike Fighter Squadron (VFA) 37 – F/A-18E – da Naval Air Station Oceana
  • “Blacklions” do VFA 213 – F/A-18F – da Naval Air Station Oceana
  • “Golden Warriors” do VFA 87 – F/A-18E – da Base Aérea Naval Oceana
  • “Tomcatters” do VFA 31 – F/A-18E – da Naval Air Station Oceana
  • “Gray Wolves” do Electronic Attack Squadron (VAQ) 142 – EA-18G – da Estação Aérea Naval de Whidbey Island
  • “Bear Aces” do Airborne Command and Control Squadron (VAW) 124 – E-2D – da Estação Aérea Naval de Norfolk
  • “Rawhides” do Fleet Logistics Support Squadron (VRC) 40 – C-2A – da Naval Air Station Norfolk
  • “Spartans” do Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 70 – MH-60R – da Base Aérea Naval de Jacksonville
  • “Tridents” do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 9 – MH-60S – da Estação Aérea Naval de Norfolk

Cruzador

USS Normandy (CG-60), baseado em Norfolk, Virgínia.

Destroyer Squadron (DESRON) 2

USS Ramage (DDG-61), baseado em Norfolk, Virgínia.
USS McFaul (DDG-74), baseado em Norfolk, Virgínia.
USS Thomas Hudner (DDG-116), baseado em Mayport, Flórida.

FONTE: USNI News

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Fernando MM

Nenhum F-35 embarcado ????

Dalton

O F-35 da versão “C” e consequentemente um destacamento de 3 CMV-22B substituindo os 2 C-2A é apenas para NAes da Frota do Pacífico por enquanto.
.
O “Gerald Ford” foi comissionado incompleto em 2017 com muita coisa ainda por se fazer ainda sem a existência de esquadrões de F-35Cs que de qualquer forma iriam primeiro para os NAes da Frota do Pacífico então as melhorias para opera-los ainda não foram implementadas o que se fará em um dos próximas períodos de manutenção.

Henrique

meteram muita inovação nesse navio… só faltava fazer o mesmo erro com os aviões tb, mas pelo jeito aprenderam

Dalton

Penso que são coisas diferentes Henrique. Já havia passado do tempo de se tentar inovar significativamente no campo de NAes, o USS Nimitz começou a ser construído no fim da década de 1960 e não trouxe muita inovação já que catapultas, maquinário de retenção de aviões, configuração do convés de voo elevadores de armas, sensores, etc, já estavam sendo usados. . Em revistas antigas que tenho com ilustrações o último da classe Nimitz, o USS George H W Bush, comissionado em 2009, já deveria ter sido diferente, mas acabou sendo uma repetição do anterior o USS Ronald Reagan ambos formando… Read more »

Fernando MM

Obrigado pela resposta.

Santamariense

No texto consta que os 4 esquadrões de caça e ataque estariam equipados apenas com F-18F, mas na última imagem da matéria consta que somente o VFA-213 está equipado com o modelo F e os outros 3 esquadrões estão equipados com o F-18E.

helbfell

creio que foi erro de digitação

helbfell

conforme a arte, são 3 esuadroes de F18 E e um de F 18F

Emmanuel

Seis anos para se tornar, realmente, operacional.
Porta aviões é equipamento de guerra para países com governos muito comprometidos com sua defesa.
O Brasil já deixou claro que não é um deles.

Dr. Mundico

O Brasil não precisa de porta aviões.

Esteves

Um país com um litoral tão extenso como o nosso precisa de todos os meios navais.

O problema é mantê-los.

IvanF

Se não conseguimos manter, então não precisamos =)

E mais, quem usa porta aviões pra guardar o litoral? rsrsrs

Macal

Mas porta aviões são embarcações de ataque e projeção de poder! Como nossa meta é principalmente defesa creio que para nossa dissuasão deveríamos ter uma frota considerável e no estado da arte de submarinos de defesa/ataque convencionais e com propulsão nuclear!

Marcelo Mariano

Concordo contigo.
Só acho que o aumento no número de novas fragatas e do navios de patrulha oceânica bem armados também é fundamental, devido à enorme extensão da Amazônia Azul.

Roberto Marinho Rondino

Não temos nem corvetas quanto mais fragatas…

Bardini

Olha, esse comentário não é direcinado a você. É questão de conteúdo do comentário… . Eu acho engraçado como existe uma grande quantidade de pessoas que acredita cegamente (ou simplesmente só repete) neste absurdo, de que porta aviões são meros instrumentos de “ataque e projeção de poder”, como se porta aviões não tivessem grande valor dentro de um sistema defensivo ou de que em uma estratégia defensiva, não viesse a existir a necessidade de desempenhar ações ofensivas, com o uso de aeronaves embarcadas, contra forças inimigas, no mar ou mesmo na terra. . As vezes leio de quem tem muito,… Read more »

Esteves

Se você está se referindo à nossa abordagem “defensiva” do SSN e, à abordagem mostrada pelo AUKUS na Austrália para os mesmos meios que não levarão armas nucleares, penso ser uma questão política e de opinião pública…não fomentar entre a população civil o uso de “armas ofensivas nucleares”. Submarino movido por motor nuclear que não leva armas nucleares. E passa o recibo. Essa história de submarino lobo solitário é coisa de cinema. Mostraram, incluindo em Greyhound de 2020, “lobos solitários” caçando mercantes. Fixou-se. Quanto ao porta-aviões como doutrina defensiva acho que isso tem com o custo de construção desses navios.… Read more »

Dalton

Só acrescentando ao comentário do Bardini que o Almirante Monteiro que costumava comentar aqui escreveu ao menos uma vez que quando participando de exercícios, a presença de um NAe – deduzi que estivesse referindo-se ao “Minas Gerais” – trazia vantagens. . Como o “São Paulo” nunca chegou a operar a contento e por apenas 5 anos deduzo também que o Almirante estivesse contando simuladamente com o que se pretendia ter a bordo, um número maior de A-4s modernizados e os aviões “Traders” para reabastecimento aéreo e transporte, além dos helicópteros. . O NAe tem sim outras funções além do “projetar… Read more »

Esteves

Não se trata de falta de comprometimento. Enquanto foi possível sustentar a despesa de um porta-aviões (A11 Minas Gerais).

Enquanto foi possível.

Esteves

Por enquanto. “Apesar dos avanços realizados pelo Ford, ele ainda não está totalmente equipado para o caça furtivo F-35C Lightning II. “Não é que o convés de voo não possa lidar com eles; nós podemos fazer isso”, Cdr. Homer Hensy, o engenheiro-chefe a bordo do Ford, disse à CBS em outubro. “Mas se você quiser trazer toda a letalidade de um F-35 e sua asa aérea e o que ele traz para um grupo de batalha de porta-aviões, você tem que instalar outras certas estações e sistemas operacionais.” O segundo Gerald R. O porta-aviões da classe Ford, o futuro USS… Read more »

M4l4v1t4

USS Gerald R. Ford, também conhecido como Dragon Slayer.
Será que na próxima década a China terá reais capacidades para vencer uma guerra contra um grupo de batalha da US Navy como Carrier Air Wing 8? Ou continuará depositando todas as suas esperanças em misseis balísticos antinavio que só funcionarão na cabeça de quem faz de conta que a indústria de defesa do EUA não existe?

Alexandre Galante
Last edited 11 meses atrás by Alexandre Galante
Marcos R

Alvo estático é fácil, o problema é acertar alvo em movimento, isso é a mesma coisa quite atirar em alvo de papel no estande que não se move nem revida.

Last edited 11 meses atrás by Marcos R
Alexandre Galante

Já testaram contra alvos móveis. Aqui no Poder Naval fizemos simulações no Command Modern Operations e os mísseis conseguem acertar os porta-aviões. A vida não está fácil para os porta-aviões agora.

Anton

Alvos que se conhece a posição ou que se possa calcular onde estarão são mais fáceis de acertar, mas contra isso temos uma enorme panóplia de estratégias de defesa. Desde deslocar as esquadras em meteorologias favoráveis, até os misseis interceptores de todo tipo de alcances.
É por e para isso que se torna indispensável toda uma esquadra equipada para esse efeito!

Anton

E ainda muito haveria a dizer sobre as medidas defensivas, mas pela relevância temos as deceptivas fazendo simular a presença dessas grandes unidades navais em pontos onde não existem ou simplesmentes estará lá a decoy rebocado ou não, drone ou outro meio que simula as assinaturas electronicas e outras, aos misseis enviados.

Alex Barreto Cypriano

Off-Topic: isso aqui, o novx embaixadxr digital da USNavy, é piada ou é sério?
https://www.dailymail.co.uk/news/article-12044917/Drag-queen-featured-Navys-digital-ambassador-says-doesnt-f-k-haters.html
Parece que tá na moda: viram a Chelsea Manning
dando entrevista à Globo no Web Summit Rio 2023?
:p

Last edited 11 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Marcelo Andrade

A China um dia poderá atingir esta capacidade operacional. Um dia……hoje não!!

Rodrigo

Ainda querem comparar com a China. Kkk
A china pode ter a marinha mais numerosa, mas a maior força é de longe a dos EUA.
Enquanto os EUA tem 11 porta aviões de propulsão nuclear(e 1 em construção)… A China tem apenas 2 de propulsão convencional. Os dois da china não dá um dos EUA.