A Marinha da Índia, no domingo (14/5), disparou com sucesso um míssil de cruzeiro supersônico BrahMos do seu destróier de mísseis guiados INS Mormugao.

Notavelmente, foi o primeiro disparo do BrahMos feito pelo navio e conseguiu acertar o alvo (‘Bulls Eye’). O teste marca outro símbolo de ‘Aatmanibharta’ (autoconfiança e autossuficiência) e o poder de fogo da Marinha indiana no mar.

“O INS Mormugao, o mais novo destróier de mísseis guiados, atingiu com sucesso o ‘Bulls Eye’ durante seu primeiro disparo de míssil de cruzeiro supersônico BrahMos. O navio e sua potente arma, ambos autóctones, marcam outro símbolo brilhante de Aatmanirbharta e do poder de fogo da Marinha indiana no mar”, disse o Serviço em um comunicado.

Com o nome da histórica cidade portuária de Goa, na costa oeste, o INS Mormugao coincidentemente empreendeu sua primeira missão marítima em 19 de dezembro de 2021, quando Goa comemorou 60 anos de libertação do domínio português.

O majestoso navio do Projeto 15B mede 163m de comprimento e 17m de largura com um deslocamento de 7.400 toneladas e pode ser considerado um dos navios de guerra mais potentes construídos na Índia. É propulsionado por quatro potentes turbinas a gás, em configuração Combined Gas and Gas (COGAG), capazes de atingir velocidades superiores a 30 nós. A belonave possui recursos furtivos aprimorados, resultando em uma Seção Reta Radar (RCS) reduzida.

O Mormugao está repleto de armas e sensores sofisticados no ‘estado da arte’, como mísseis superfície-superfície e mísseis superfície-ar. O navio está equipado com um moderno sistema radar de vigilância que fornece dados de alvos para os sistemas de armas do navio.

As capacidades de guerra antissubmarino são fornecidas pelos lançadores de foguetes, lançadores de torpedos e helicópteros ASW desenvolvidos localmente. O navio está equipado para lutar em condições de guerra Nuclear, Biológica e Química (NBC)”, diz um comunicado oficial do Ministério da Defesa.

INS Mormugao, segundo destróier Project 15B

FONTE: ANI

NOTA DA REDAÇÃO: O BrahMos (também designado como PJ-10) é um míssil de cruzeiro supersônico ramjet de médio alcance que pode ser lançado de submarinos, navios, aviões ou terra. Ele é notavelmente o míssil de cruzeiro supersônico mais rápido do mundo (Mach 3+), com alcance de cerca de 500 km (270 milhas náuticas). O míssil é resultado de uma joint-venture entre a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) e a NPO Mashinostroyeniya da Federação Russa, que juntas formaram a BrahMos Aerospace. O nome BrahMos é um fusão dos nomes de dois rios, o Brahmaputra da Índia e o Moskva da Rússia.

Desde o final de 2004, o míssil passou por vários testes de uma variedade de plataformas, incluindo um teste terrestre da faixa de Pokhran no deserto, no qual a manobra evasiva ‘S’ em Mach 2.8 foi demonstrada para o Exército Indiano e um lançamento em que a capacidade de ataque terrestre a partir do mar foi demonstrada.

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sincero Brasileiro da Silva

BrahMos… Bra de Brasil… Submarino Nuclear Brasileiro… Estão deixando agente sonhar!

Last edited 11 meses atrás by Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva

Só ara lembrar: É “a gente”! E não “agente” de agentina… kkk

Bruno Vinícius

Acredito que ele seja muito grande para os tubos de 53cm dos nossos submarinos…

Last edited 11 meses atrás by Bruno Vinícius
Eduardo Angelo Pasin

Até onde eu sei tem duas versões, talvez a menos possa ser utilizada, vale lembrar a Índia também usa submarinos scorpene.

Diogo de Araujo

Só tem um pequeno detalhe, a Índia DESENVOLVEU este míssil juntamente com a Rússia, ela não comprou de prateleira. Será que alguém aqui consegue me entender? Alô? alô? terra chamando, terra chamando!

Nonato

Sim.
E dai?
Muitos paises compram de prateleira (normal), outros desenvolvem em cooperação ou sozinhos.
Nada do outro mundo.
Claro que seria ótimo se o Brasil desenvolvesse e fabricasse todas as armas de que precisa
Mas se até os Estados Unidos acabam comprando armas da Saab, navios da Ficantieri…
Nem sempre é possível ou ideal desenvolver tudo.

Kommander

E o Brasil só olhando, como sempre. 😆

Nonato

Vai dormir feliz repetindo esse bordão?
Mais uma mania de rede social.
Falar mal do Brasil e se sentir satisfeito, ganhar likes
Sem se preocupar com o Brasil ou com a realidade
O importante é seguir a moda.
Muita gente falando mal, vou fazer isso também e ficar de bem com a galera…

Camargoer.

Talvez o Brasil possa seguir o exemplo da India e desenvolver um míssil supersônico também, quem sabe dar o nome de “Antarticus” ou “Skolus”.

Jagderband#44

Ou “Mensalanus”.

Camargoer.

Desconheço esta cerveja. Vai ter que explicar a piada.

Lewandowski

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Jagderband#44

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

will Bill

acho que ele quis citar quem bebe a cerveja…mas com dinheiro dos outros (kkk)

Carlos Campos

Triplexus

Carlos Gallani

Essa foi tão jóia que nem vou comentar!

Lcc

Pedalinicus

Guizmo

Podia chamar de Millenium, mil anos de desenvolvimento….pena que o KC ja pegou

IvanF

Considerando a moda atual, seria o “Heinekos”.

Camargoer.

Boa. Stellatus também seria minha favorita.

Wellington R. Soares

Arcabouços Fiscalatieres kkkk

Camargoer.

Caro. Isso se parece mais latim do que indu.

Carlos Campos

vamos desenvolver com os EAU, já foi assinado, espero que dê certo, lembrar que esse míssil é de uma parceria com a Rússia.

ADM

O “PROSUPER” do Indiano avançou de vento em popa…1 NAE, 03 DDG 15A e 04 DDG 15B, com índice de nacionalização crescente.

Allan Lemos

Sim, com a China, Paquistão e Rússia ali do lado, eles não tiveram escolha a não ser investir pesado na defesa.

Sempre falei aqui que o principal problema no Brasil é estar localizado em uma vizinhança onde só há cachorro morto. Isso se fez criar uma cultura pacifista na população e consequentemente na classe política e militar. Um país nunca será militarmente forte sem ameaças externas.

Jagderband#44

“cachorro morto” – muito boa!!!!

TJLopes

Concordo, porém apesar da falta de ameaças ser ruim para nossas forças armadas, temos que agradecer por estar em uma vizinhança tão tranquila, o Brasil é um país muito sortudo geograficamente falando, não temos ameaças militares, nem terremotos, nem vulcões, porém temos a corrupção que causa muito mais danos que todos os problemas anteriormente citados.

will Bill

verdade… a ameaça é interna…e é mais poderosa do que qualquer outra…

Rinaldo Nery

Será que lá eles têm um PSOL pra entrar com ação no STF deles pra barrar esses projetos?

Boitatá

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Jagderband#44

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Boitatá

Pensando em orçamento para investir em meios, as Forças Armadas não precisam que partidos puxem o tapete, elas mesmas fazem isso com maestria.

Allan Lemos

Acho que ele se refere ao caso do Centauro. Tentaram lacrar para cima da compra.

Boitatá

Sim, e não conseguiram. E não tenho conhecimento de partido político que tenha conseguido em algum momento melar compras das Forças. É tentar terceirizar a culpa, quando na verdade os culpados estão fardados e são maus gestores do dinheiro público.

will Bill

não conseguiram… mas tentaram… e a mídia marrom, se aproveitou dizendo: “nossa é caríssimo e em momento de crise” e blá blá blá sem o mínimo de conhecimento do asssunto (tanto quanto o partido em questão) e sem credibilidade alguma…

Pedro

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

TJLopes

Caro Rinaldo, não acho que o problema seja esse, no final os políticos usam da tática “dividir para conquistar”. Enquanto o povo briga pela esquerda ou pela direita, nada muda e seguimos cavando o fundo do poço a procura de um alçapão.

Jagderband#44

EDITADO NOVAMENTE:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Mars

‘estar localizado em uma vizinhança onde só há cachorro morto’ Não é bem assim, se parar para pensar fazemos fronteira com uma potência nuclear. rs

No One

Nos próximos anos é possível que a marinha indiana deslanche de vez, os indianos estão absorvendo tecnologias e conhecimentos dos quatros cantos do mundo, desde Israel ( um dos seus mais importantes e confiáveis fornecedores de armas que forneceu um dos principais sistemas desse destroyer) até a Itália, com a Fincantieri fornecendo assistência e consultoria no sistema de propulsão do Vikrant e a parceria com Mazagon Dock, visando a otimização de projetos e a aceleração do ritmo de produção através da construção modular para as fragatas de próxima geração Nilgiri que -diga-se de passagem- é um projeto muito interessante e… Read more »

M4l4v|t4

Tudo indica que misseis subsônico sea skimming continuam e continuarão por muito tempo sendo mais eficientes para vencer defesas antiaéreas.

Se o Khinzal, que era tido como imparável, vem sendo humilhado na Ucrânia por um sistema dos anos 80 onde o criador (EUA) não divulgava ser capaz de derrubá-lo, imagina o Brahmos.

Lembrando que ontem o Patriot derrubou 6 Khinzal numa tacada só. Detalhe: a Rússia usou o Khinzal em um ataque de saturação contra uma bateria de Patriot. Ou seja, ou destrói o Patriot, ou esquece o Khinzal.

Bruno Vinícius

Para ser justo, o Patriot, apesar de estar longe de ser o SAM mais avançado dos EUA, passou por diversas atualizações desde os anos 80 (e apareceram algumas fotos sugerindo que os Ucranianos tem acesso ao PAC-3, um míssil desenvolvido bem mais recentemente). Outrossim, o Brahmos também é um míssil sea skimming e, enquanto que contra um CSG sendo coberto por aeronaves AEW a vantagem obtida pela sua grande velocidade seria severamente comprometida (pois a detecção se daria a centenas de km), contra navios sem cobertura aérea o míssil seria capaz de atingir o alvo poucos segundos após a detecção… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Bruno Vinícius
M4l4v|t4

O Bhramos se denuncia antes da fase sea skimming por conta da velocidade supersônica que ele se faz valer desprotegido da sombra radar, ou seja, ele não voa supersônico ao nível do mar.

É uma arma interessante, sobretudo contra marinhas intermediarias.
Mas achar que você pode destruir um NAe da US Navy porque você tem Brahmos no arsenal, é de dar pena. Mais fácil um exocet de primeira geração sobreviver ao CIWS do que o Brahmos ao SM-2 ou Sea Ceptor

Maurício.

Equipamento velho também funciona, em 2017 um velho S-200 danificou um F-35 de Israel, né? 🤔 Já vou adiantando, se tu pedir provas, eu só mostro depois que você provar que o kinzhal foi abatido…

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
M4l4v|t4

Você realmente acredita nisso?

Maurício.

É claro que eu não acredito, pois não existem provas, mas se você alega que a Ucrânia de fato abateu 6 kinzhal mas não apresenta provas concretas, tu acaba no mesmo nível de quem alega que o S-200 danificou um F-35, entendeu? É simples, prove os tais abates.

Jagdverband#44

Onde está esta informação relativa a 6 Khinzal (ais) abatidos?

Felipe

Só falta mostrar os destroços do Kinzhal, pq até agora nada (e o Patriot foi destruido)

Macgaren

Num pareceu supersonico no video

Allan Lemos

Não rolou um burburinho desse na LAAD?

Andrey

Quando vejo esses navios dá um misto de inveja e tristeza,mas quem sabe um dia tenhamos uma marinha poderosa e imponente.
Parabéns aos indianos bela nave.

Daniel Ricardo Alves

Pessoal, que fim deu aquela história de que o Brasil iria comprar uma versão atualizada do Brahmos? Foi só boato mesmo?

Esteves

Conversinha.

“Atul Dinkar Ranem, diretor geral da BrahMos e cientista chefe do DRDO, confirmou que vários países da região buscaram mais informações sobre o míssil indo-russo BrahMos e o Brasil parece estar interessado no BrahMos-NG que a DRDO planeja iniciar testes de desenvolvimento a partir de 2024 em diante.”

Daniel Ricardo Alves

Sim, já tinha lido algo a respeito. Parece que o Brahmos atual é muito grande para os meios que Brasil dispõe.

F-39 Gripen

Precisamos é do MTC-300 naval. Investir na nossa industria.

Daniel Ricardo Alves

Pra que? Para investir milhões de reais e anos de pesquisa para comprar 3 mísseis por ano? Acha que a AVIBRAS estaria falida se o governo fizesse encomendas suficientes?

Tomcat4,4

O missil é grande hein ,nuuuuu !!!

F-39 Gripen

Se a MB tem interesse em míssil de cruzeiro naval como o Bramos, por que não encomendar um MTC-300 naval? Já daríamos algo para a AVIBRAS fazer.

Daniel Ricardo Alves

O problema não é a AVIBRAS ter algo para fazer. O problema é o governo fazer compras em quantidade suficiente para que a empresa continue produzindo sem depender do mercado externo. E sinceramente, não temos um bom retrospecto nesse assunto . . .