VÍDEO: Navio de guerra chinês cruza a proa de destróier americano no Estreito de Taiwan

45

Incidente ocorre quase uma semana depois que um caça chinês voou diretamente na frente do nariz de uma aeronave de reconhecimento da Força Aérea dos EUA.

Os militares dos EUA divulgaram um vídeo na segunda-feira de um encontro entre um navio da Marinha Chinesa e um destróier americano no Estreito de Taiwan no fim de semana.

O Comando Indo-Pacífico dos EUA (USINDOPACOM) relatou a “manobra insegura” da China no sábado, mas não divulgou o vídeo até o início da manhã de segunda-feira, no qual um navio da Marinha Chinesa pode ser visto cortando bruscamente o caminho do USS Chung-Hoon. O destróier teve que desacelerar para 10 nós a fim de evitar uma colisão.

O USS Chung-Hoon e a fragata canadense HMCS Montreal estavam conduzindo um trânsito de “liberdade de navegação” no estreito entre Taiwan e a China continental – águas consideradas internacionais para os EUA e seus aliados, mas uma “zona econômica exclusiva” para a China.

O USINDOPACOM disse que as “ações da China violaram as ‘Regras da Via’ marítima de passagem segura em águas internacionais”.

“O trânsito do Chung-Hoon e Montreal pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso combinado dos EUA e do Canadá com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o USINDOPACOM. “Os militares dos EUA voam, navegam e operam com segurança e responsabilidade em qualquer lugar permitido pela lei internacional.”

No sábado, o destróier chinês de mísseis guiados ultrapassou o Chung-Hoon por bombordo e passou pela sua proa a uma distância de aproximadamente 150 metros, de acordo com o USINDOPACOM. O navio chinês então manobrou e começou a navegar em uma direção paralela.

O comandante do HMCS Montreal, Paul Mountford, descreveu o movimento como “não profissional”, acrescentando que foi “claramente instigado pelos chineses”, segundo o Global News.

“O fato de isso ter sido anunciado no rádio antes de fazê-lo indica claramente que isso foi intencional”, disse ele. “Espero que seja um incidente isolado que não aconteça novamente conosco, porque temos o direito internacional do nosso lado. Estas são águas internacionais.”

Uma manobra semelhante não foi tentada contra o navio de guerra canadense, que navegava atrás de Chung-Hoon.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, defendeu a medida, dizendo que foi realizada “de acordo com a lei”.

“As ações militares da China são completamente justificadas, legais, seguras e profissionais”, disse ele a repórteres em Pequim. “São os EUA que devem refletir profundamente sobre si mesmos e corrigir os erros.”

O incidente de sábado marcou a segunda vez que os EUA acusaram a China de ser “desnecessariamente agressiva” na semana passada, depois que um caça chinês J-16 voou diretamente na frente do nariz de uma aeronave de reconhecimento da Força Aérea dos EUA sobre o Mar da China Meridional na terça-feira.

VÍDEO: Interceptação de RC-135 por caça J-16

Em um momento em que as tensões na região são altas, as ameaças suscitaram preocupações de que um possível acidente possa levar a uma escalada entre os dois países.

Os chineses também desconsideraram a zona econômica exclusiva do Vietnã ao enviar um navio de pesquisa junto com cinco navios de escolta no mês passado para uma área onde uma empresa estatal russa opera em conjunto um bloco de gás com Hanói no rico mar da China Meridional.

O quase acidente no Estreito de Taiwan ocorreu no mesmo dia de uma conferência anual de defesa em Singapura com a presença do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e do ministro da Defesa chinês, general Li Shangfu.

Li sugeriu que os EUA e seus aliados criaram o perigo com as patrulhas, acusando-os de terem a intenção de provocar a China.

“A melhor maneira é que os países, especialmente as embarcações de guerra e os caças dos países, não façam ações próximas em torno dos territórios de outros países”, disse ele por meio de um intérprete. “Qual é o sentido de ir para lá? Na China, sempre dizemos: ‘Cuide da sua vida’.”

Austin convidou Li para falar nos bastidores da conferência, de acordo com a Associated Press, mas Li recusou.

VÍDEOS: A manobra abrupta do navio de guerra chinês cortando a proa do destróier americano em alta velocidade

FONTE: Fox News

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
cerberosph

Vão chorar até quando? Chega de mi-mi-mi…

Felipe

Queria ver se fosse um destroyer chinês navegando nas aguas internacionais do Estreito da Floria, como seria a choradeira dos americanos…

Gabriel

Águas internacionais?
Ué, a China ou qualquer outro país não mandam navios porque não querem (ou não podem).
Simples assim.

Miguel

Navios chineses fora da China? Tá brincando, aquilo não funciona 24 horas seguidas

Allan Lemos

Eles já estão treinando operações perto da segunda cadeia de ilhas.

Maurício.

Se um navio chinês funciona 24 horas seguidas eu não sei, mas que esse navio chinês tem um bom motor, ninguém pode negar, cruzou na frente do navio americano com confiança e rapidez…rsrsrs.

Fernando "Nunão" De Martini

Ambos os navios são capazes de velocidades máximas de cerca de 30 nós, quando necessário, com acelerações rápidas a partir da velocidade de cruzeiro (que costuma ficar entre 15 e 20 nós, dependendo do navio e da rota).

O difícil é desacelerar rapidamente.

Aí que está a gravidade do ocorrido, segundo o relato americano: o navio da USN precisou reduzir bastante a velocidade (para cerca de 10 nós) para reduzir o risco de colisão.

Quanto a navio chinês não funcionar 24 horas seguidas, acredito que o outro comentarista foi irônico. Porque se escreveu isso a sério, errou feio.

Maurício.

Nunão, pelo vídeo parece que os navios estão mais próximos, mas por essa primeira imagem da matéria da para ter uma noção melhor, eles não estavam tão próximos como dá a entender no vídeo. Quanto ao meu comentário, eu fiquei até surpreso com a velocidade do navio e a confiança dos chineses no mesmo, não sei a qualidade do navio como um todo, mas para esses “tiros rápidos”, parece que funciona.

M4|4v1t4

Seria afundado sem dó nem piedade.

EUA não é China. Existe muita diferença entre o país do liberalismo econômico, dos inventores e do empreendedorismo para o país da pirataria.

Allan Lemos

Só a título de informação, a China já superou os EUA em números de patentes.

Allan Lemos

Certo, antes a desculpa era “ah mas a China não cria nada, só copia”, agora a narrativa já mudou para “ah mas a qualidade ainda é inferior”.

Essa ginástica mental toda é só para não dar o braço a torcer e reconhecer os méritos da China?

Mcruel

Embora o helicóptero Z-20 seja um cópia do UH-60 Blackhawk, as modificações estruturais já são suficientes para emissão de uma nova patente. Uma patente não necessariamente significa uma criação nova, assim, sua afirmação não é valida para dizer que não são copiadores.
comment image

bruno

É verdade os chineses não são copiadores não, são verdadeiros mestres em fazer IGUAL.

bruno

Na verdade os chineses são verdadeiros admiradores apaixonados pelos armamentos e modo de vida americanos, por isso fazem sempre igual.

Dalton

Não há nenhuma contestação no Estreito da Flórida então o único motivo de se enviar um “destroyer” acompanhado por um navio tanque para lá seria uma visita à Cuba.
.

Camargoer.

Olá Dalton. Pois é. O estreito da Flórida também permite entrar no Golfo do México, inclusive para quem estiver indo para Nova Orleans. Eventualmente, algum navio por passar por ali fugindo de algum furacão.

Luiz Trindade

Iam era bloquear sua passagem e um incidente na proporção dos misseis cubanos ia começar… De novo!

Dalton

Quem mencionou Cuba fui eu, mas, não haveria nenhum motivo para bloquear a passagem de navios chineses até Cuba que foi visitada em 2019 por navios russos, as 3 nações compartilhando alguns interesses em comum.
.
O que aconteceu em 1962 foi muito diferente !!

bruno

Não seria choradeira, ali o caldo ia entornar.

RPiletti

Segue o jogo…

Maurício.

Os EUA desejando respeito? Eles poderiam dar o exemplo, começando com a retirada de todas as tropas da Síria, e devolvendo os campos de petróleo que estão ocupados para os verdadeiros donos! Os EUA falando da China é como o sujo falando do mal lavado…

No one

Não é por nada , mas você só está repercutindo material das mídias chinesas e iranianas, cuja credibilidade é igual ou inferior as palavras escritas rotineiramente aqui por certos indivíduos. O governo de Bashar al-Assad não tem controle sobre a região nordeste do país, ocupada pela coalizão antigovernamental conhecida como SDF. Você pode não concordar, mas esses são os fatos. A mídia americana e internacional ( que certamente para você não tem credibilidade) informou que uma empresa americana havia fechado um acordo de petróleo na área, mas o fez com a aprovação da SDF, além do fato que se não… Read more »

Last edited 10 meses atrás by No one
Maurício.

Nossa, que passada de panos…🤦🏻‍♂️ Os EUA na Síria são uma força invasora, ninguém chamou eles lá, diferente da Rússia, que o Assad chamou, os EUA na Síria são invasores, simples assim. Os EUA estão controlando campos de petróleo com a ajuda dos curdos e dos terroristas que os EUA chamam de “moderados”. Os EUA na Síria não devem apitar nada, depois levam foguetes do Irã e se fazem de vítimas. Quanto ao navio chinês, os americanos estão muito longe de casa, sabem dos riscos, se querem conforto, que fiquem em casa, se não querem riscos, não desçam para o… Read more »

No one

Claro, a RPC foi convidada a ocupar águas e pilhar recursos naturais alheios… Mas relaxa, as FONOPs irão continuar como sempre e por muito tempo ainda …até o PCC desligar a “PlayStation” e parar de ladrar, convenhamos é algo improvável…

André Macedo

Ah, vai se informar e deixa de propagandinha cara, essa região é uma bagunça total que vem desde a descolonização e desde antes do PRC, não são “reconhecidos” como você afirma. Existem muitas áreas onde 3,4 países diferentes reivindicam, Filipinas, Tailândia, China, Taiwan, Vietnã…

A marinha das Filipinas vez ou outra mata pescadores de algum desses países, inclusive de Taiwan já mataram quando abriram fogo contra um pesqueiro deles.

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Maurício.

Os chineses estão errados nessas manobras perigosas, assim como os EUA estão errados na Síria, embora alguns acreditem que os únicos errados são os chineses. Quanto a China ladrar e os EUA a chorar, essa ladainha vai ser eterna, já que grandes não se atacam diretamente…

Maurício.

Tu falou em hipocrisia, na minha opinião, se os EUA querem respeito, eles também tem que dar respeito, simples assim.

Burgos

Atos provocativos, não é assim que se chama? 😏

Miguel

A. China é como cachorro que ladra muito, longa vida aos EUA que nos garante liberdade e bem estar.

André Macedo

Kkkkkkkkkkk larga seu emprego (se é que vc tem idade pra trabalhar), pra ver o que os EUA vão fazer pela sua liberdade e bem estar.

André Macedo

“Se é que” indica hipótese ou condição, ou seja: No caso de você não ter idade pra trabalhar, eu admiti as duas hipóteses no meu comentário.
Etarismo é o preconceito contra uma faixa etária, não há preconceito nenhum no que eu falei, quem estabelece a idade mínima para trabalhar é a Lei.

Allan Lemos

Mas e a liberdade dos cidadãos da Arábia Saudita(cujo governo é apoiado pelos EUA)?

André Macedo

Todo comentário desse aí é editado ou advertido kkkkkkk e eu achando que o Nunão era mais impaciente.

Fernando "Nunão" De Martini

André,

Só pra constar (e isso não é crítica a seu comentário, só estou aproveitando a deixa), peço que não “fulanizem” a moderação, pois há outros editores e moderadores.

Apenas uma parcela dos comentários são editados, advertidos ou apagados por mim, conforme desrespeitem as regras do blog.

São várias pessoas trabalhando nisso, e gastando mais tempo do que gostariam para cumprir o ingrato papel de babá de marmanjo, pra que o nível do debate não caia.

Camargoer.

Olá Nunão. São comentários que “cruzam” a frente dos outros de maneira proposital e pouco profissional… riso.

No one

Alguém conseguiu identificar o navio chinês? Não consigo ver o indicativo visual .

Alexandre Galante

É um Type 052C, do mesmo tipo que visitou o Brasil em 2013:

comment image

Last edited 10 meses atrás by Alexandre Galante
No one

Grato, Alexandre!

Camargoer.

Olá Colegas. Esta é uma técnica conhecida como “Fênggôu”, ou “maddog”, muio empregada nas avenidas e cruzamentos de São Paulo por profissionais envolvidos com entrega expressa e que também é empregada por alguns nas rodovias em ultrapassagens pela direita, principalmente na Rodovia dos Bandeirantes entre Campinas e São Paulo.

Equilibrium

Interessante que no segundo vídeo do navio, aos 23 segundos dá pra ouvir o sonar. Essas coisas são muito poderosas.

Fernando

Acho que o barulho não é o sonar, mas sim o motor do navio voltando a trabalhar com força.

Equilibrium

O padrão e a frequência levam a crer que é do sonar sim. Dá pra ouvir o de modulação de frequência (o inicial alto) e omnidirecional (o último, mais baixo).

Equilibrium

Esquece chefe, parece que são realmente as turbinas. Erro meu.

Luiz Trindade

Na hora que um navio for para o fundo do estreito, a Terceira Guerra Mundial, a Guerra Nuclear, começa!

Vitor

Penso que esse navio americano deveria estar patrulhando as águas territoriais do Estados Unidos e proximidades ao invés de estar do outro lado do mundo incomodando.