• As melhorias do sistema reveladas hoje no SEAFUTURE 2023 refletem a mudança do projeto básico para a configuração focada em CONOPS (Conceito de Operações), particularmente para operações no domínio naval.
  • Novos desenvolvimentos incluem motor de combustível pesado, modificação da fuselagem, modularidade avançada do sensor, entre outros; o AWHero também se baseia em configuração básica comprovada, incluindo sistema de rotor e transmissões, sistema aviônico central, arquitetura de link de dados e estação de controle.
  • O AWHero faz parte de um roteiro voltado para o futuro que a Leonardo está implementando para manter sua liderança em voos verticais e aplicações UAS no quadro das evoluções tecnológicas atuais e futuras.

Roma, 05/06/2023 – A Leonardo revelou hoje os mais recentes desenvolvimentos para seu AWHero RUAS (Sistema Aéreo Rotativo Desenroscado) da classe de 200 kg durante uma cerimônia oficial realizada no SEAFUTURE 2023 (La Spezia – Itália) a bordo do PPA Paolo Thaon di Revel da Marinha Italiana (Pattugliatore Polivalente d’Altura – Multipurpose Offshore Patrol Vessel). A inauguração foi realizada na presença de representantes de instituições e de toda a indústria.

O AWHero aproveita a combinação única de Leonardo de capacidades extensas e de longa data no desenvolvimento de sistemas de asas rotativas e na integração para dar suporte aos sistemas aéreos não tripulados e aos setores de aplicações navais. Primeiro e único RUAS de sua categoria com certificação militar, obtido na Itália no final de 2021, e baseado em padrões mundialmente reconhecidos, que já comprovam a robustez do sistema, o AWHero agora apresenta novidades decorrentes de atividades previamente planejadas e previstas com base em uma série de melhorias.

Os novos desenvolvimentos incluem, em particular: um motor de combustível pesado baseado em uma solução única de dois motores, aumentando a eficiência, a segurança e o tempo entre as revisões; modificações na estrutura da aeronave que oferecem vantagens operacionais e de suporte significativas (integração do motor, capacidade do compartimento de carga útil, integração do sistema/sensor e campo de visão, facilidade de manutenção, estabilidade no convés); modularidade avançada do sensor; o radar marítimo ultraleve Leonardo Gabbiano TS para cobertura de área ampla incomparável para qualquer clima; capacidade de sobrevivência aprimorada e resiliência cibernética. No entanto, o sistema se baseia na configuração básica certificada e comprovada com a qual compartilha o sistema de rotor, transmissões, um sistema aviônico central, arquitetura de link de dados e uma estação de controle.

Gian Piero Cutillo, MD da Leonardo Helicopters, disse: “O AWHero faz parte de um roteiro voltado para o futuro que a Leonardo está implementando para manter sua liderança em aplicações de voo vertical no quadro das evoluções tecnológicas atuais e futuras, que remodelarão extensivamente esta indústria . Dentro deste roteiro, sistemas não tripulados e tecnologias habilitantes relevantes (ou seja, automação/autonomia, comunicações, integração e fusão de sensores) são elementos-chave nos quais a empresa tem investido significativamente, ao mesmo tempo em que alavanca uma colaboração frutífera com as autoridades militares italianas. Os aprimoramentos do sistema revelados hoje refletem a mudança incremental, porém firme, do projeto básico para a configuração focada no CONOPS (Conceito de Operações). Isso é particularmente verdadeiro para as aplicações navais relevantes, que continuam sendo um mercado prioritário para esse tipo de sistema, capaz de atender às capacidades de extensão de inteligência e consciência situacional com um uso otimizado de recursos.”

O AWHero é otimizado para oferecer suporte a uma variedade de ativos envolvidos em uma variedade de operações navais e de vários domínios, como ISTAR (Aquisição e reconhecimento de alvos de vigilância de inteligência), ASW (Guerra anti-submarino), Guerra eletrônica, Retransmissão de comunicação, Proteção de fronteira, Combate suporte e proteção da força, e pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de combate naval.

Os recursos integrados da Leonardo em plataformas de asa rotativa, integração de sistemas, sistemas UAS e serviços de suporte/treinamento, bem como tecnologia proprietária, oferecem aos operadores da AWHero um crescimento incomparável do sistema e potencial de personalização e benefícios de suporte ao longo do ciclo de vida.

Desde 2019, o AWHero realiza demonstrações de capacidade de vigilância marítima em navios no âmbito da iniciativa OCEAN2020, o programa de pesquisa estratégica do Fundo Europeu de Defesa para tecnologia de vigilância naval e segurança marítima, incluindo 43 organizações em toda a Europa e lideradas por Leonardo. Beneficiou-se de uma série de iniciativas de demonstração de capacidade no domínio RUAS na Itália, Reino Unido e Europa.

A Leonardo é a única empresa na Europa capaz de fornecer soluções completas, projetando e desenvolvendo todos os elementos de sistemas não tripulados: plataformas, sensores, sistemas de missão, estações de controle e oferecendo aos clientes uma capacidade certificada de baixo risco, altamente eficaz e totalmente integrada. Leonardo é um parceiro chave e colaborador de importantes programas europeus de sistemas não tripulados e a experiência e capacidades de Leonardo no setor foram extensivamente demonstradas durante exercícios internacionais. A Leonardo desenvolveu sistemas e tecnologias proprietárias não tripuladas, incluindo recursos anti-drone e sistemas de gerenciamento de tráfego não tripulado (UTM). O desenvolvimento contínuo e a integração de soluções de ponta em todos os domínios de sistemas e tecnologias pilotados remotamente e autônomos/semi-autônomos é um elemento-chave do Plano Estratégico “Be Tomorrow 2030” de Leonardo.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizada em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia, EUA e Israel, onde também opera por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa) e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais alavancando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Soluções Cibernéticas e de Segurança e Espaço). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2022, a Leonardo registrou receita consolidada de € 14,7 bilhões e investiu € 2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e foi confirmada entre as líderes globais em sustentabilidade em 2022. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo

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Willber Rodrigues

Quais os meios ASW dele?
Seria interessante pras FCT’s?

Esteves

“O AWHero é otimizado para oferecer suporte a uma variedade de ativos envolvidos em uma variedade de operações navais e de vários domínios, como ISTAR (Aquisição e reconhecimento de alvos de vigilância de inteligência), ASW (Guerra anti-submarino), Guerra eletrônica, Retransmissão de comunicação, Proteção de fronteira, Combate suporte e proteção da força, e pode ser integrado ao sistema de gerenciamento de combate naval.”

Múltiplas missões. Multiplicação. Padrão Leonardo.

Alex Barreto Cypriano

Acrônimos são brabos, eu me enrolo com alguns. Mas ISTAR significa Intelligence, Surveillance, Target Acquisition, and Reconnaissance. Devia ser ISRTA mas aí não batia com um nome (Ishtar ou mesmo I-star…) 😉

Esteves

DeixaStar.

Esteves

ScanEagle…XMOBOTS…o fim está próximo. E vocês nem começaram a operar.

Augusto José de Souza

Essa empresa Leonardo poderia virar uma grande parceira militar do Brasil com meios navais aproveitando o contrato de manutenção e modernização da classe Niterói e a aquisição do Centauro 2 para construir navios de guerra como destróiers e corvetas e até fragatas Fremm como segunda classe.

Esteves

As Niterói acabaram. Com a chegada das Tamandarés até 2030 não restará nenhuma Niterói.

A Leonardo é muito mais do que imaginamos.

https://www.leonardo.com/en/home

Augusto José de Souza

Sim ela é uma empresa de defesa completa,ela poderia abrir uma sede no Brasil junto com fábricas e estaleiros onde podemos adquirir os caças M-346 deles para substituir os AMX-A1 como caças de treinamento e bombardeios para a FAB,destróiers e fragatas Fremm para a marinha além dos Centauros 2 do exército podendo vir para mais blindados.

Augusto José de Souza

A marinha deveria primeiro receber todas as quatro primeiras Tamandaré e adquirir as outras duas previstas no contrato antes de dar baixa nas Niterói para pelo menos igualar na quantidade de fragatas que possuímos atualmente. As Niterói podem virar navios de patrulha para distritos navais regionais no Norte,Nordeste,Sul e Sul-Sudeste.

Esteves

A MB comprou esse. Dispara com arco e flecha e recolhe com varal.

Desconfio que o preço é próximo.

https://www.naval.com.br/blog/2022/04/07/nucleo-de-implantacao-do-1-esquadrao-de-aeronaves-remotamente-pilotadas-recebe-conteineres-do-sistema-scaneagle/

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra relembrar, O Scan Eagle foi selecionado numa disputa (demorada pra caramba) com um VANT semelhante ao da Leonardo, o camcopter Schiebel S-100: https://www.naval.com.br/blog/2014/06/05/schiebel-demonstra-o-camcopter-s-100-para-a-marinha-do-brasil/ Pelo que fiquei sabendo, apesar do sistema um tanto complexo de lançamento e recolhimento (comparado a um Camcopter), um dos fatores determinantes para a escolha pela MB foi a autonomia: https://www.boeing.com/defense/autonomous-systems/scaneagle/index.page#/uav-class https://www.insitu.com/products/scaneagle O Scan Eagle é capaz de ficar perto de 20 horas no ar enquanto a autonomia normal do S-100 é de 6 horas (podendo ser ampliada para 10 horas com um tanque externo, o qual, imagino, deva restringir a carga útil de sensores).… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
mario

AWHero é o único em sua categoria a ter uma certificação militar, e compará-lo com Scan Eagle e como comparar um helicóptero com um aeronave ,eles realizam missões obviamente diferentes: scan eagle pesa 20 quilos !! AWHero 200 quilos uma diferença gigantesca com uma carga de sensores que não é comparável.

Fernando "Nunão" De Martini

Mario, só pra esclarecer: eu, pessoalmente, não estou fazendo nenhuma comparação direta. Quem fez comparação do Scan Eagle com um VANT semelhante (camcopter) ao da Leonardo foi a MB e eu estou apenas relembrando isso. Entre alguns VANTs que mandaram propostas, isso mais de dez anos atrás se não estou enganado, houve uma seleção que deixou o Schiebel S-100 e o Scan Eagle numa espécie de short list. É possível que a MB tenha selecionado dois VANTs conceitualmente muito diferentes para aproveitar a oportunidade e testar / pesar as justamente as diferenças de ambos, para então decidir o tipo que… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Esteves

Vamos ver o desempenho no mar. As missões. As histórias que contam.

Acho que o ScanEagle para uso terrestre segue na linha de dezenas de outros. No mar…quero ver disparar. Pior, quero ver apanharem.

Esse Nauru debatemos. Nunão garantiu que é VTOL. Esteves tem certeza que não. Cortam o motor e cai.

Mas até o Esteves pode errar.

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Fernando "Nunão" De Martini

“No mar…quero ver disparar. Pior, quer ver apanharem.”

A MB já fez isso na fase de avaliação, antes de comprar.

Para combinar com a novela que foi a compra, provavelmente será demorado até operarem no mar de forma habitual, mas foi comprado pra isso mesmo.

Já faz tempo, também, que foi empregado com sucesso a partir de navios da USN e da USCG.

Enfim, algum dia você vai ver numa MB perto de você.

Esteves

O sertão vai virar mar…

Fernando "Nunão" De Martini

USN e USCG não navegam no sertão.

Esteves

Tudo é comparável. Sem comparação talvez o Esteves.

Precisa ver os parâmetros. Os dois cumprem missões obviamente semelhantes. As diferenças de payloads, tamanho do radar, rotor de 2 tempos, sensores e tecnologia a favor do Leonardo significam autonomia menor como o Nunão explicou.

O ScanEagle foi comprado após a novela O Direito de Nascer com 666 capítulos.

Em missão, não sei quantas horas de autonomia precisa. Tem que ver os históricos.

Um é um produto moderno. O outro é uma herança que ficou pra Boeing após missões no deserto. Um é um heli. O outro é uma mamona.

mario

um helicóptero de 5 toneladas equivale a um de 16??? Obviamente eles não terão capacidades diferentes para diferentes missões.com esses drones não só muda o modo de lançamento, o problema é precisamente este que se deve perguntar-se quais são as prioridades e necessidades o que eu preciso para o quê!isso e o problema subjacente.por exemplo, há UAS que podem ser lançados de um carro: https://www.skyeyesystems.it/products/rapier-x-25/

Esteves

E todos eles tem, basicamente, as mesmas missões.

Como os aviões. Uns são grandões outros pequeninos.

Basicamente, prestam pra voar.

No one

Simplificação excessiva. Um A-29 não faz o que um Gripen faz e vice-versa. Nenhum desses drones, por exemplo, substituirá um helicóptero embarcado e dedicado a operações ASW e ASUW. Podem complementar e ampliar a consciência situacional da aeronave tripulada, mas continuarão gregários. Lembro de comentários fantasiando sobre armar os Nauru, mas para que e com que ninguém falou. Radar, sonar, sistemas eletro-ópticos, sonoboias … toda uma parafernália que nenhum deles pode carregar simultaneamente…Um míssil antinavio ou torpedo leve(MU90) supera fácil os 300kg ( Marte, Penguin, NSM…) , o pobre do VANT não sairia nem do deck com essa carga. MANSUP/MANAER?… Read more »

Esteves

Bem lembrado.

Rinaldo Nery

Alguém me explique como um troço desse tamanho (pequeno) fará guerra antissubmarina. Com que armamento e sensor.

Alexandre Galante

Ele não vai atacar submarinos, só detectar mastros acima d’água e indicar o alvo para a plataforma mãe.