Caça-minas francês ‘Croix du Sud’ neutraliza várias minas históricas no Canal da Mancha

2

De 2 a 26 de maio de 2023, o Caça-Minas Tripartite (CMT) Croix du Sud, na operação SURMINES no Canal da Mancha, descobriu e neutralizou diversas minas da Segunda Guerra Mundial, destruindo mais de cinco toneladas de TNT equivalente.

Em 4 de maio, após buscar em frente aos acessos a Cherbourg, uma TMC (mina-torpedo alemã com peso de carga TNT equivalente a 1.122kg) foi descoberta pelos operadores da operação central. Essa munição foi neutralizada em 12 de maio por veículos autopropulsados (o PAP – robô subaquático pilotado remotamente do CMT), a uma profundidade de 60 metros.

PAP MK6 – ROV autopropulsado dedicado à guerra de minas com alta capacidade de carga (NATO Mine Disposal Charge, Cutter)

Em 13 de maio, enquanto a Croix du Sud procurava uma mina encontrada por um pescador na Baía de Sena, os operadores do sonar no centro de operações avistaram o que parecia ser uma LMB (mina alemã – equivalente a 840 kg TNT), que foi rapidamente confirmada por identificação por um mergulhador. Foi destruída no local no mesmo dia, por mergulhadores de remoção, a uma profundidade de 26 metros.

Luftmine B (LMB), mina alemã de lançamento aéreo

Em 16 de maio, após monitorar as aproximações de Antifer, quatro novas LMBs foram descobertas em frente à cidade de Saint-Valéry-en-Caux. Como estas munições se encontram muito próximas da costa e das infraestruturas portuárias, a sua destruição requer o lançamento e levantamento graças a uma “vaca” (um paraquedas insuflado a ar que permite elevar a munição), antes de ser efetuado um reboque offshore para destruí-las sob barris.

Uma delas foi processada a 17 de maio, permitindo assim mecanizar a operação, que se reproduziu para as três restantes munições a 24 de maio, num único dia, aproveitando os percursos de slot onde a corrente permite efetuar mergulhos. Graças à sólida preparação, boa gestão do potencial do mergulhador e excelente espírito de tripulação, os marinheiros do Croix du Sud realizaram uma operação particularmente empolgante para um CMT.

Caça-Minas Tripartite ‘Croix du Sud”, da Marinha Francesa

FONTE: SeaWaves Magazine

NOTA DA REDAÇÃO: Os mares europeus, especialmente o Mar do Norte e o Canal da Mancha, foram palco de várias campanhas de minagem naval durante a Segunda Guerra Mundial. A Marinha Real Britânica, por exemplo, implantou uma extensa rede de minas para proteger suas águas territoriais e impedir o acesso de navios inimigos. Além disso, as minas também foram utilizadas para proteger portos estratégicos, como o porto de Dover, na Inglaterra.

Após o fim da guerra, muitas minas navais permaneceram nos mares europeus, e algumas delas ainda são descobertas ocasionalmente até os dias de hoje. Essas descobertas podem ocorrer devido a dragagens, obras de construção civil ou acidentalmente por pescadores. A presença contínua dessas minas representa um risco significativo para a navegação, e as autoridades marítimas realizam regularmente operações de desativação e remoção para garantir a segurança dos navios e tripulações.

A remoção das minas navais antigas pode ser uma tarefa complexa e perigosa, exigindo especialistas em explosivos e equipamentos adequados. Essas operações geralmente envolvem a localização precisa das minas, seguida pela desativação controlada ou explosão das mesmas, a fim de neutralizar o perigo que representam.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

O passado ainda manda o seu recado… Infelizmente essa é uma das heranças da WWII e ainda não se sabe o quanto delas estão por lá…

Esteves

Pois é.

Na França, na Bélgica, na Alemanha…encontram “heranças” da primeira guerra. A Batalha de Liege, Verdun…agricultores ainda desenterram bombas da época.

O PN publicou o mapa dos afundamentos. O Mar do Norte parece Estar com sarampo.