La Spezia, 06/06/2023 – Leonardo lançou duas novas torres para defesa naval e terrestre, exibindo-as pela primeira vez no Seafuture (La Spezia, 5-8 de junho). As torres, LIONFISH® 30 e HITFIST® 30 UL, trazem novos recursos avançados e desempenho para suas respectivas famílias de produtos. Ambas as torres de controle remoto integram o novo X-GUN de 30 mm, um sistema de arma elétrica sem ITAR desenvolvido internamente pela Leonardo, que incorpora tecnologias inovadoras e patenteadas.

A torre naval LIONFISH® 30 junta-se à gama de produtos LIONFISH® de pequeno calibre da Leonardo, que inclui os modelos Ultralight, Inner Reloading e Top de 12,7 mm, bem como uma versão de 20 mm. O design compacto e leve do 30 permite a instalação em pequenas plataformas, permitindo proteção contra todos os tipos de ameaças assimétricas, incluindo drones e helicópteros, em cenários complexos com múltiplos alvos, ou multi-alvos.

Essa capacidade é impulsionada por algoritmos sofisticados de Inteligência Artificial (IA) que realizam análises contextuais e otimizam o engajamento contra várias ameaças simultâneas. Outras características distintivas incluem uma taxa de tiro rápida, longo alcance operacional e a capacidade de usar munição de explosão aérea de alta eficiência e novo conceito (Air Burst Ammunition with Preformed Fragmentation), projetada para ser mais eficaz contra ameaças aéreas, como mini e drones de tamanho micro.

O sistema compartilha vários recursos com outros modelos da família LIONFISH, incluindo arquitetura, capacidade de ser controlado remotamente por meio de um console local de alta resolução, facilidade de uso e manutenção. A nova torre também é equipada com um conjunto eletro-óptico que permite vigilância e rastreamento em 360°.

Para o domínio terrestre, Leonardo está apresentando a torre de controle remoto HITFIST® 30 UL (Unmanned Light). Mais compacto e mais leve do que outras variantes da família HITFIST, o sistema pode ser instalado em veículos com restrições de peso rigorosas, como modelos anfíbios. É eficaz contra todos os tipos de ameaças assimétricas através do uso de munição de rajada de ar.

A Leonardo projetou esses novos sistemas de defesa para uso em cenários operacionais modernos e em constante evolução, onde as ameaças, especialmente as aéreas, estão se tornando cada vez mais complexas. Os novos modelos se juntam a um portfólio que inclui os canhões 76/62 Super Rapido e 127/64 Light Weight Vulcano para o domínio naval e as torres 105/120 HITFACT® e 25/30 HITFIST® para o domínio terrestre, que são em serviço com dezenas de países em todo o mundo.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizada em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia, EUA e Israel, onde também opera por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa) e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais alavancando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Soluções Cibernéticas e de Segurança e Espaço). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2022, a Leonardo registrou receita consolidada de € 14,7 bilhões e investiu € 2 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e foi confirmada entre as líderes globais em sustentabilidade em 2022. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Ação e Reação.

Surgem os drones, aparece IA com armas autômatas de fogo rápido identificando as ameaças e decidindo as ações.

Logo, surgirão veículos pesados sem tripulação. Grandes navios e sistemas de armas tomando decisões. Robots nas funções humanas é coisa antiga.

A Embraer quer lançar aviões elétricos não tripulados.

O futuro da humanidade será a substituição. Lulus de metal líquido. Fofinhas de todos os jeitos. O homem voltará ao tempo das cavernas onde comia e comia. Nada mais haverá por fazer, exceto abandonar o planeta começando tudo do zero.

Como Deuses.

Macgaren

Esteves, sugiro vc ler o livro “i have no mouth but i must scream” para entender onde tudo pode parar.

De resto sobre a matéria, é uma solução bem interessante.

Alex Barreto Cypriano

Antes era a magia que produzia o ameaçador Golem (jagunço que eventualmente se rebela contra seus senhores) de Wegener, depois a wacky science que produziu a falsa Maria (a dissimulada que desencaminha à perdição) de Lang. Magia é ciência, ciência é magia: o mago é substituído pelo técnico, a invocação é substituída pela fórmula. Isso lá nos anos 20 do XX. O tempo passou e estamos na terceira ou quarta geração do pavor tecnológico e tecnocrático. Hoje, não há resistência, todo mundo quer o transhumanismo, a mistura do barro com o ferro. Mas já houve resistência, hoje esquecida. Pense-se em… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Willber Rodrigues

Artilharia de tubo pra AA voltando com tudo.

Ary

Custo benefício, com drones cada vez mais baratos, usar mísseis caros para abater drones de U$ 10000,00 gastando U$100000,00 por míssel, não há finanças que suportem 1 mês de guerra. vida longa ao Gepard!

Willber Rodrigues

Pessoal da KMW tá vacilando em não ter feito um “Guepard 2”, com chassi do Leo2, unindo artilharia de tudo e MANPADS, tipo Pantsir.
Essa guerra da Ucrânia era o empurrão que faltava pra AA laser pra curto alcance.

DanielSA

Ele estão fazendo os SKYRANGER 35mm e 30mm

Régis

Então pode ser usada em veículos terrestres também? Poderíamos equipar um veículo ASTROS II com essa torre para utilizar como defesa anti-aérea contra drones e helicópteros voando baixo. Outro uso seria em uma corveta moderna, o projeto Super Barroso.

EricWolff

Super Barroso???🤣🤣🤣🤣

Esteves

Opa. Super Barroso…esse navio vem de onde?

DanielJr

Se essa super barroso for projetada e construída na mesma velocidade que barroso normal, estaremos instalando essas torres na mesma semana em que as outras marinhas estarão instalando torres com canhões laser em navios autônomos.

Henrique

Super Barroso é a Corveta voadora Osório lá do Caiafa? kkkkkk

Régis

Eu tava sendo irônico, claro! Já quanto a plataforma ASTROS II com canhões anti-aéreos precisaria apenas de recursos e vontade política.

José Luiz

Amigo quando eu era bem jovem começaram a divulgar nas revistas de defesa um tal de míssil anti carro em cooperação com a Itália quase 40 anos depois ainda estamos no desenvolvimento do tal míssil. Os motivos devem ser vários que cada um use sua imaginação.