Marinha do Brasil celebra os 158 anos da Batalha Naval do Riachuelo com desfile na orla do Rio de janeiro

36

Para celebrar o Dia da Marinha, neste 11 de junho, a Força realizou um desfile naval e aeronaval que cruzou toda a orla do Rio de Janeiro (RJ). O desfile começou na manhã de domingo, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e terminou no Forte do Leme, na Zona Sul da cidade. O público, que estava na região, pôde ver os 12 navios e as oito aeronaves, incluindo a aeronave “Super Cougar” (UH-15), que transportou a bandeira alusiva à data pelo céu carioca.

As pessoas que estavam pela região foram surpreendidas ao assistir de perto o desfile, como foi o caso do aposentado Paulo Abranches, que estava na praia de Copacabana com sua esposa. “Fiquei muito surpreso com essa parada magnífica, muito bacana mesmo, ficamos muito satisfeitos em ver tudo de perto. Parabéns especial à Marinha brasileira”.

O Dia da Marinha representa um momento singular no calendário da Força Naval Brasileira, quando se comemoram os feitos heroicos daqueles que, há 158 anos, lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, decisiva para definir os rumos do maior conflito armado da história da América do Sul.

A Parada Naval acontece há décadas e tem o propósito de mostrar à população os navios e as aeronaves da MB, que protegem o território brasileiro e as riquezas da Amazônia Azul. Além disso, o dia 11 de junho rememora o legado de nossos antecessores e a importância de se possuir uma Marinha preparada e capacitada para defender a soberania e proteger os interesses do nosso País.

De acordo com o Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e Comandante do Grupo-Tarefa da Parada Naval, Contra-Almirante André Luiz Andrade Felix, um dos principais intuitos do evento nesta data “é mostrar a nossa Marinha à sociedade, e a importância de se proteger nossos mares e rios, verdadeiras estradas marítimas e fluviais que abrem o país para o mundo, além de conterem incontáveis riquezas, cobiçadas por muitos. Os exemplos deixados por nossos heróis, na Batalha Naval do Riachuelo, nos fazem lembrar da importância de se ter uma Marinha sempre pronta para defender nossos interesses, onde for necessário”.

Aeronaves e navios participantesO desfile contou com duas aeronaves UH-12 “Esquilo”, dois UH-15 “Super Cougar”, um SH-16 “Seahawk”, um AH-11B “Wild Lynx” e duas aeronaves de asa fixa AF-1 “Skyhawk”. Os navios participantes foram: Fragata “Defensora”, Fragata “Constituição”, Fragata “Liberal”, Fragata “União”, Fragata “Rademaker”, Corveta “Júlio de Noronha”, Navio-Patrulha “Gurupá”, Navio-Patrulha “Macaé”, Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel” e Navio-Hidroceanográfico “Taurus”.

As fotos dos navios, submarinos e aeronaves da Marinha do Brasil que participaram da parada e os demais, que integram a Força, podem ser acessados em: https://www.flickr.com/photos/mboficial/

Ao final do desfile, os navios permaneceram e poderão ser vistos nas proximidades da enseada de Copacabana, Flamengo, Icaraí e Piratininga, até a manhã do dia 12 de junho.
Visitação pública ao Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”Até o dia 13 de junho, um dos navios mais representativos da MB, o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”, estará aberto para visitação pública, de forma gratuita, no Museu do Amanhã, no horário das 11h às 17h.

A partir do dia 15 de junho, o navio se deslocará até o Espaço Cultural da Marinha, que fica na Orla Conde (Boulevard Olímpico), na Praça XV, e estará aberto à visitação, no período de 16 a 18 de junho, no horário das 11h às 17h. Nesse local, será cobrado o acesso (R$ 20 – inteira e R$ 10 – meia-entrada), onde o visitante poderá conhecer outras atrações.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto José de Souza

Só faltou a fragata independência (F-44) para completar as fragatas da classe Niterói no desfile,deve estar em patrulhamento na elevação do Rio Grande ou em qualquer lugar do litoral.

Esteves

Isso.

Se não Estiver em um local, Estará em outro.

Jagdverband#44

Ou em outro ainda.

Augusto José de Souza

Estão certos. Corveta Barroso sumiu também onde ele está? É o navio mais novo em idade da marinha.

Fernando "Nunão" De Martini

Está no AMRJ em manutenção.

Augusto José de Souza

Junto com o Bahia no caso. Espero que consigam fazer atualização nele e como ele é uma corveta nacional da para construir outros da sua classe. Quanto mais meios novos melhor.

Fernando "Nunão" De Martini

Novas corvetas classe Barroso não estão nos planos atuais da Marinha.

O que ela colocou no planejamento foi uma classe de NPaOc de 1800t derivada do projeto da Tamandaré original CPN / VARD (que era derivada da Barroso).

J R

que medo, ultimamente tudo o que vai pra lá fica esquecido e depois dá baixa…

Augusto José de Souza

Tá estranho isso,eles ficam fazendo manutenção e dão baixa depois. Os últimos navios que foram para manutenção e voltaram foi a corveta Júlio de Noronha e a fragata defensora. Espero que o Bahia,Gastão Motta e a Barroso retornem. Alguma sindicância precisa ser feito para apurar o que está acontecendo com o pessoal da manutenção.

Fernando "Nunão" De Martini

Cada caso é um caso…

A Barroso foi bastante utilizada por anos seguidos, incluindo várias missões ao Mediterrâneo (Unifil), e chegou a hora de uma manutenção mais longa, por enquanto é apenas isso.

Augusto José de Souza

Que falta eles faz principalmente com a redução atual dos navios. Espero que a marinha aumente a quantidade de fragatas novas porque só 4 não resolve nada e ainda as Niterói provavelmente já vão para reserva.

GFC_RJ

Eu tirei uma fotinha maneira do Astros com a estátua do Senna à frente, mas não estou vendo onde anexar aqui no post.

Bruno

Marinha do Rio de Janeiro!

Allan Lemos

Guarda Costeira do Rio de Janeiro!

F-39 Gripen

O Riachuelo estava em patrulha?

Dalton

Encontra-se em manutenção pós incorporação em Itaguaí, coisa normal para unidades
recém incorporadas e na sequência uma série de testes e certificações seguirão.

Augusto José de Souza

Tem que aumentar o lote deles pois logo os demais submarinos da classe Tupi darão baixa. A mesma coisa da classe Tamandaré.

adriano Madureira

não há muito oque celebrar…

Jagdverband#44

A mais poderosa marinha de águas azuis do hemisfério sul.

RSmith

Serio?

Pablo

Se fosse a Marinha do Brasil, ate poderia acreditar, mas como e a Marinha do RJ…

adriano Madureira

não há muito oque celebrar… E nesse 158º aniversário da MB, poderíamos estar celebrando a incorporação de algum meio naval, mas só vemos a encolher com o descomissionamento do NDCC Mattoso Maia. por quê nesse tempo que o G-28 estava em serviço, sabendo-se que em algum momento ele iria dar baixa, por que não pensaram em algum plano para quando chegasse esse dia ,haver recursos para adquirir um meio similar e não deixar a “esquadra” desfalcada?! O problema não é só falta de recursos para a defesa, não é um orçamento menor, o problema é mal uso cerebral também. Para quê… Read more »

Last edited 10 meses atrás by adriano Madureira
Santamariense

Não são 158 anos da Marinha. São 158 anos da Batalha do Riachuelo. A MB foi fundada em 1822, portanto há 201 anos.

Mauro Jr

eu estava na escola naval, mergulhando, triste ver uma esquadra tão rica e ao mesmo tempo tão pobre!

Augusto José de Souza

Precisamos aumentar a classe Tamandaré em pelo menos oito fragatas e 10 submarinos Riachuelo além novas corvetas da classe Barroso. Compras de oportunidade vão ser necessários pela situação dos meios navais atuais.

Adriano madureira

De que adianta pensar em fragatas se nem pensam nos meios complementares🤔⁉️

Um país do tamanho do Brasil e temos somente um navio tanque para toda uma “esquadra”…

Nossa marinha é risivel, e não é só culpa de orçamento, é de mal planejamento.

Augusto José de Souza

Por isso tem que pegar pelo menos um dos navios tanques da classe Wave disponíveis da Royal Navy ou melhor com esse orçamento da para pegar os dois e ainda algumas fragatas usadas como tampão. O almirante quando deu aquela declaração no senado já deveria tomar providências e fazer corte de pessoal para investir nos meios navais.

Santamariense

Os Wave não vão ser disponibilizados, pelo menos por enquanto. A RN vai mantê-los na reserva.

Willber Rodrigues

Nessas fotos devem ter…o que? 70% de toda MB?

Dalton

Pelas minhas contas, 45% da Esquadra e 5% dos Meios Distritais.

Pablo

100%…
Da MRJ

soldado imperial

Conseguiram por pra” rodar” 6 belonaves entre as corvetas e as fragatas. Pergunto: o sea wolf tá só de enfeite? o que mais ali de armas tá só pra enfeitar? grato de antemão

Dalton

Para um “desfile” não chega a ser tão impressionante mobilizar 6 dos 8 principais combatentes de superfície, 75%, assim como não seria mobilizar 75% de todos os
Arleigh Burkes baseados em Norfolk, já a porcentagem de unidades devidamente certificadas para missão é outra coisa bem diferente.
.
Além do Sea Wolf, único apenas na “Rademaker” acredito que os morteiros lançadores de foguetes anti submarino nas Niteróis não estejam operacionais e na “Defensora” ele nem mesmo aparece, retirado em seu longo período de revitalização.

Willber Rodrigues

Ou seja, melhor nem falar do poder de fogo e do que REALMENTE ainda funciona nessas fotos…

soldado imperial

agradeço pela resposta e ajuda!

Inhotep

A marinha do Brasil inteira no desfile. 🙄🤷‍♂️