Navios das marinhas do Japão, França e Canadá se juntaram a dois grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA para operar como uma força unificada no Mar das Filipinas, em 9 de junho.

Os porta-aviões USS Nimitz (CVN 68) e USS Ronald Reagan (CVN 76) encontraram o destróier de helicópteros JS Izumo (DDH 183) da Força Marítima de Autodefesa do Japão e unidades de superfície do Canadá e da França.

O exercício integrado no mar reuniu mais de 12.000 marinheiros de todas as quatro nações marítimas e apóia o Large Scale Global Exercise (LSGE) 23 do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Indo-Pacífico aberto.

“A credibilidade de uma força de ataque de porta-aviões integrada é o maior impedimento da Marinha dos EUA para aqueles que ameaçam a ordem baseada em regras internacionais”, disse a contra-almirante Jennifer Couture, comandante do CSG 11, a bordo do USS Nimitz. “Juntamente com nossos aliados e parceiros, estamos demonstrando nossa capacidade de integrar perfeitamente em todos os domínios, nossa prontidão para responder a qualquer contingência e nosso compromisso de defender a liberdade de navegação e sobrevoo na região do Indo-Pacífico.”

O contra-almirante da JMSDF, Takahiro Nishiyama, comandante da Flotilha de Escolta 1, disse: “A Primeira Unidade de Superfície do Desdobramento Indo-Pacífico 2023, JS Izumo e JS Samidare, partiu de seus portos-mãe em 1º de junho para iniciar seus três meses e meio de desdobramento. Como o primeiro exercício multinacional, fiquei muito animado e tranquilo por ter a oportunidade de fortalecer a cooperação com nossos importantes países afins, a Marinha Real Canadense e a Marinha Francesa, além da Marinha dos EUA, com a qual temos fortes laços de cooperação. Também acredito que este exercício incorporou a disposição e a capacidade do Japão e de nossos aliados e camaradas de continuar nosso engajamento na região do Indo-Pacífico em direção à realização de um Indo-Pacífico livre e aberto.”

A força combinada realizou operações de voo e cenários de exercícios de defesa aérea, bem como ataques simulados contra alvos marítimos. Outros navios da parceria incluíam o USS Antietam (CG 54), o FS Lorraine (D 657) da Marinha Francesa (Marine Nationale) e a fragata HMCS Montreal (FFH 336) da Royal Canadian Navy.

O treinamento e os eventos proporcionaram aos comandantes a chance de praticar capacidades em todo o domínio marítimo como forças participantes focadas em táticas e procedimentos de guerra antiaérea, antisuperfície e antissubmarino. Além disso, os engajamentos marítimos cooperativos com essas parcerias duradouras ajudam a fortalecer os relacionamentos existentes e aumentar a prontidão coletiva para o combate, a superioridade marítima e a projeção de poder.

Nimitz do CSG 11 está operando com Ronald Reagan do CSG 5 pela primeira vez desde junho de 2020.

“As operações combinadas do CSG 5 e do CSG 11 — exercitando-se com nossos aliados canadenses, franceses e japoneses — demonstram nossa interoperabilidade, capacidade combinada e compromisso comum com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o contra-almirante Michael “Buzz” Donnelly, comandante, CSG 5/Comandante, Força-Tarefa 70. “Como nação do Pacífico, nossa presença nos permite coordenar todos os domínios e manter uma força marítima responsiva capaz de apoiar a estabilidade e a segurança na região estando pronta em todo o espectro de capacidades navais”.

A 7ª Frota dos EUA é a maior frota numerada avançada da Marinha dos EUA e interage e opera rotineiramente com aliados e parceiros na preservação de uma região indo-pacífica livre e aberta.

FONTE: 7th Fleet Public Affairs

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Glasquis7

.Um Off!!!

A possível venta de navios abastecedores britânicos pro Chile e pro Brasil não vai mais.

A Royal Navy decidiu manter eles na reserva.

JBS

Glasquis7

Que pena, seriam bons meios a serem adquiridos pelo Chile e Brasil.

Abs

Glasquis7

Sem dúvidas mas, com o que o Chile tem atualmente, está bem servido.

Dalton

Terceira e última vez que “Nimitz” e Ronald Reagan” se encontram.

Franz A. Neeracher

Provavelmente….mas tudo depende de quanto tempo a USN ainda vai manter o CVN 68 em serviço….
Com a ida do CVN 73 para Yokosuka e a vinda do CVN 76 de volta para os EUA, existe uma possibilidade remota de que eles se encontrem em Bremerton onde o CVN 68 é baseado….já que está previsto do CVN 76 fazer uma manutenção lá.

Dalton

Pensei mais no sentido de ambos estarem certificados e em missão no Pacífico Oriental como agora, porque em Bremerton o que se verá será o “Ronald Reagan” no dique 6 passando por revitalização e o “Nimitz” atracado ao lado no cais Delta passando por uma manutenção menos extensa. . O “Nimitz” a princípio seria inativado até maio de 2025 quando provavelmente o “Ronald Reagan” estará ainda sendo revitalizado, considerando um período mínimo de 18 meses, mais ou menos de janeiro de 2024 a junho de 2025, devendo estar novamente certificado para missão em 2026 quando então o “Nimitz” deverá estar… Read more »