Ministério da Defesa do Reino Unido concede contrato de 10 anos no valor de £270 milhões à BAE Systems para apoiar sistemas de radar da Marinha Real

Londres, junho de 2023 — O Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD) anunciou hoje que concedeu à BAE Systems um contrato de 10 anos no valor de £270 milhões para fornecer suporte aos três principais sistemas de radar da Marinha Real: Artisan, Sampson e Long Range Radar (LRR).

Os sistemas de radar da BAE Systems são amplamente utilizados em todos os principais navios da Marinha Real, desde os porta-aviões da Classe Queen Elizabeth até os contra-torpedeiros Type 45. Esses sistemas são projetados e construídos pela BAE Systems, uma das principais empresas de defesa do mundo.

O novo contrato de suporte substituirá vários contratos existentes, proporcionando uma melhor relação custo-benefício e permitindo maior investimento no desenvolvimento de tecnologias futuras. Sob esse contrato, os engenheiros da BAE Systems fornecerão manutenção e atualização para os radares existentes, incluindo a implementação de atualizações tecnológicas para sistemas já em uso, bem como para os que estão sendo instalados nas novas fragatas Type 26 da Marinha Real, que a empresa está construindo atualmente em Glasgow.

Além do contrato de suporte, o MOD e a BAE Systems estão investindo conjuntamente mais £50 milhões para desenvolver a próxima geração de tecnologia de radar, necessária para enfrentar ameaças emergentes, como mísseis balísticos e drones. O MOD contribuirá com £37,5 milhões e a BAE Systems investirá £12,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Esse compromisso tem como objetivo garantir que a tecnologia de radar naval britânica continue sendo líder no mercado global.

O Ministro de Aquisição de Defesa, James Cartlidge, destacou a importância de equipar as Forças Armadas com a tecnologia mais recente para enfrentar ameaças emergentes, afirmando: “Ao garantir centenas de empregos em todo o Reino Unido, esse contrato é um impulso para a cadeia de suprimentos do país e permite que nossos adversários saibam que estamos equipados, preparados e prontos”.

Scott Jamieson, Diretor Administrativo de Serviços Marítimos da BAE Systems, expressou a importância desse contrato para o desenvolvimento da tecnologia de radar do Reino Unido, afirmando: “Este contrato assegura uma década de investimento em uma capacidade crítica para as forças armadas do Reino Unido. Ele também nos permite desenvolver a futura tecnologia de radar com o MOD para manter o domínio aéreo marítimo e as habilidades e experiência vitais de desenvolvimento de controle aéreo no Reino Unido”.

O contrato de suporte e o investimento conjunto asseguram cerca de 400 empregos britânicos altamente qualificados e sustentam os negócios de radar da BAE Systems em Cowes, na Ilha de Wight; Portsmouth, em Hampshire; Great Baddow, em Essex; e Hillend, perto de Edimburgo. Além disso, o acordo criará funções e cargos de suporte em engenharia e gerenciamento de projetos, bem como investimentos adicionais na cadeia de suprimento britânica de pequenas e médias empresas (PMEs) e de fornecedores de alta tecnologia.

Sobre os radares

Sampson

O Sampson é o principal sensor de vigilância e rastreamento dedicado dos contratorpedeiros Type 45 da Royal Navy. Ele é totalmente configurável por software e apresenta técnicas de formação de feixe digital adaptável para combater a interferência gerada por sistemas de contramedidas eletrônicas.

Radar Artisan 3D
Artisan 3D

O Artisan é um radar acionado por software que está em serviço na Marinha Real em navios como os porta-aviões da classe Queen Elizabeth. Capaz de detectar objetos tão pequenos quanto uma bola de tênis e que viajam a três vezes a velocidade do som a mais de 25 km de distância, o Artisan pode monitorar mais de 900 objetos simultaneamente, de 200 a 200.000 metros, e cortar interferências de rádio equivalentes a 10.000 sinais de telefone celular.

S1850M

O S1850M é o componente de Radar de Longo Alcance (LRR) do Sistema Principal de Mísseis Antiaéreos usado nos contratorpedeiros Type 45 e nos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth da Marinha Real.

DIVULGAÇÃO: BAE Systems / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

“contrato de 10 anos no valor de £270 milhões para fornecer suporte aos três principais sistemas de radar da Marinha Real: Artisan, Sampson e Long Range Radar (LRR).” “Além do contrato de suporte, o MOD e a BAE Systems estão investindo conjuntamente mais £50 milhões para desenvolver a próxima geração de tecnologia de radar, necessária para enfrentar ameaças emergentes, como mísseis balísticos e drones. O MOD contribuirá com £37,5 milhões e a BAE Systems investirá £12,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento.” Gente grande faz negócio grande. Assina um contrato de 270. Investem conjuntamente 50 milhões para mais adiante. Ao estado… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Ainda estou de luto pelas type 45: naves lindas, não mereciam o infortúnio, tão jovens e promissoras que eram. Sniff, sniff.

IvanF

“cortar interferências de rádio equivalentes a 10.000 sinais de telefone celular”.

Então temos um número! kkkkkk

Imagino se utilizar radares ou outros equipamentos de guerra eletrônica perto de uma grande cidade deva trazer um desafio adicional aos operadores. Alguém aí sabe/pode comentar algo sobre?