INS Vikramaditya e INS Vikrant

Oceano Índico – A Marinha da Índia exibiu no dia 10 de junho suas formidáveis capacidades marítimas com uma exibição espetacular de operações com seus porta-aviões e o desdobramento coordenado de mais de 35 aeronaves no Mar da Arábia. Esta demonstração de proeza naval ressalta o compromisso da Índia em proteger seus interesses nacionais, manter a estabilidade regional e promover parcerias cooperativas no domínio marítimo.

Também atinge um marco significativo na busca da Marinha da Índia de aumentar a segurança marítima e a projeção de poder no Oceano Índico e além. O exercício envolveu a integração perfeita dos dois porta-aviões INS Vikramaditya e o INS Vikrant de construção local, juntamente com uma frota diversificada de navios, submarinos e aeronaves, mostrando a experiência tecnológica da Índia no domínio marítimo.

INS Vikramaditya e INS Vikrant, peças centrais do exercício, servem como ‘aeródromos soberanos flutuantes’, fornecendo uma plataforma de lançamento para uma ampla gama de aeronaves, incluindo caças MiG-29K, helicópteros MH60R, Kamov, Sea King, Chetak e ALH. Essas bases móveis podem ser posicionadas em qualquer lugar, permitindo maior flexibilidade de missão, resposta oportuna a ameaças emergentes e operações aéreas sustentadas para proteger nossos interesses nacionais em todo o mundo. Além disso, eles fornecem aos nossos amigos a garantia de que a Marinha da Índia é capaz e está pronta para atender às nossas necessidades de segurança ‘coletiva’ na região.

A demonstração bem-sucedida de operações de grupo de batalha de dois porta-aviões serve como um poderoso testemunho do papel central do poder aéreo baseado no mar em manter a superioridade marítima. À medida que a Índia continua a fortalecer seu aparato de segurança, a importância dos porta-aviões permanecerá primordial na formação da estratégia de defesa do país e na promoção da estabilidade regional.

VÍDEO: INS ‘Vikramaditya’ e INS ‘Vikrant’ operando juntos

FONTE: Marinha Indiana

VEJA TAMBÉM:

Caças Sukhoi Su-30MKI da Índia realizam missão antinavio de longa duração no Oceano Índico

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piassarollo

‘ Proteger seus interesses regionais…’ um país sério leva a sério sua defesa.

Esteves

Eles não tem outra opção.

Jefferson Ferreira

E existe outra opção ? Ou você defende os interesses de nação ou não…

Fernando "Nunão" De Martini

Circuito de pouso é pela esquerda.

Esteves

Boreste.

Dalton

Pois é, quando comecei a comentar aqui tinha o “vício” de estibordo desde meus tempos de garoto, até por conta do termo em inglês “starboard” e o “MO” muito educadamente, diferente de outros, orientou-me a usar boreste e desde então é o que tenho feito, mas, ainda levo uns 2 segundos até meu velho cérebro conectar-se.

Esteves

Guardei da prova.

Coração bate…bom, bom, bom. Bombordo. O outro lado, o direito, é boreste.

Piassarollo

Kkkk, exatamente

Jadson Cabral

Esse segundo porta-aviões da Índia não estava em construção até outro dia?

Esteves

“O trabalho no projeto do navio começou em 1999. A quilha foi colocada em 2009. O navio deixou a doca seca em dezembro de 2011 sendo lançado em agosto de 2013. Os testes da bacia foram concluídos em dezembro de 2020 e os testes marítimos começaram em agosto de 2021. Sua cerimônia de comissionamento foi realizada em 2 de setembro de 2022. Os testes de voo de aeronaves serão concluídos em 2023. O custo total do projeto é de aproximadamente ₹23.000 crore (US$ 2,9 bilhões) no momento dos primeiros testes marítimos.”

https://en.wikipedia.org/wiki/INS_Vikrant_(2013)

Jagdverband#44

Ótimo.
Mais dois porta aviões para combater o imperialismo ocidental no indo-pacífico.

teno

ah..!!! vc esqueceu amiguinho do comunismo e o islamismo também…!

Piassarollo

Na verdade o grande ‘inimigo’ da Índia é o Paquistão, que vêm igualmente se armando e se preparando.

teno

chupa … BR NAVY.

Gilmar Leal

Interessante observar no convés de vôo a variedade de helicópteros de várias origens, alguns de projeto mais antigo, outros bem mais modernos…

Last edited 10 meses atrás by Gilmar Leal
Augusto

Belíssimas fotos!!!!

Se inveja matasse, kkkkkk

Esteves

Essa conta precisa de 20 mil marinheiros. Ou mais.

Augusto

Nossa marinha tem quase 60mil militares, pelo menos eles teriam trabalho de verdade, melhor que ficar servindo de mordomo para oficial general.

Pedro

para fazer bater, teria que cortar várias pensões ai…

Dalton

O “Vikrant” após essa importante demonstração está retornando ao estaleiro para alguns meses de ajustes conforme prática normal para toda unidade recém incorporada, para durante o próximo ano passar por uma série de exercícios que o deixarão devidamente
certificado como encontra-se o “Vikramaditya”.
.
Normalmente se terá um certificado e outro em manutenção ou treinamento pós manutenção, mas, planeja-se um terceiro NAe cujo nome já foi ventilado como “Vishal”
para entrada em serviço na próxima década.

Piassarollo

Provavelmente, e pelas informações repassadas pelas mídias especializadas, deve chegar aos 300m e 60 mil toneladas.

Dalton

O deslocamento de 60.000 toneladas, “leve”, pois totalmente carregado ainda mais com 300 m, poderá ultrapassar facilmente 70.000 toneladas.

Dalton

O problema é que não sendo nuclear, até 45.000 toneladas, será necessário dispor de espaço para armazenar combustível para o próprio navio, diminuindo a reserva para às aeronaves.
.
Para nós brasileiros, tudo bem, mas para países com um grau de percepção de ameaça muito maior, tamanho é fundamental daí os
franceses buscarem agora um substituto para o “CDG” igualmente nuclear mas de dimensões bem maiores.

Franz A. Neeracher

Uma informação para as suas listas:

CVN 78 entrou hoje no MED 🙂

Dalton

Lista é para gente sofisticada como você Franz, ainda não perdi a mania de fazer anotações em caderno, que com o tempo se tornam mais complicadas de encontrar 🙁
.
O USS Roosevelt baseado na Espanha entrou junto, acho que pelo fato do resto dos Arleigh Burkes estar “esparramado”, mas o fiel escudeiro o Ticonderoga USS Normandy está presente.

Franz A. Neeracher

Eu “sofisticado”?? Está rindo de mim…….rsrsrs.

O Ramage entrou antes no MED e hoje atracou em Rota.

O Thomas Hudner visitou Tromso de 7 a 10 de junho e está indo para o MED tb.

O McFaul é que que se separou antes do CSG e em vêz de ir para o norte da Europa, foi direto via o MED para o Golfo Pérsico e no meio tempo já visitou Jebel Ali duas vêzes.

Dalton

“ROTA” fica do lado de fora do MED, então o “Ramage” ainda não entrou, mas, é questão de dias.
.
E de fato acho você “sofisticado” sim a começar por onde mora os idiomas que fala e os lugares que visitou !

Franz A. Neeracher

Exato, erro meu….Rota fica muito perto da entrada do MED!!
Sempre considerei como sendo parte deste!! 👍😊

sub urbano

Os nomes de navios indianos, junto com os britanicos, são os mais legais. INS-Vikrant (o corajoso), INS-Vikramanditya (valente como o sol – ou coisa assim), os britanicos HMS-Ambush, HMS Invincible.

Já os navios brasileiros: V55-Caraguatatuba, P37-Pindamunhangaba. Americanos nunca ficam atrás na feiura tbm USS-Texas, USS-nome de bairro.

Last edited 10 meses atrás by sub urbano
Dalton

Americanos preferem batizar seus principais navios inclusive muitos auxiliares com nomes de personalidades de destaque seja da própria história ou da própria marinha inclusive muitos que se destacaram em combate. . Nomes de Estados estão reservados para SSBNs, inclusive o segundo da nova classe será batizado “Wisconsin” e também para os SSNs classe Virginia, mas, faltando nomes de Estados o jeito foi voltar a batiza-los com nomes de criaturas marinhas ao mesmo tempo que homenageiam submarinos que se destacaram durante a guerra e mesmo algumas personalidades com nomes muito bonitos como John Dalton, futuro SSN 808. . Sobra pouca coisa… Read more »

Pedro

Nomes indígenas, acho nomes fortes, talvez pela sonoridade e a nossa falta de conhecimento da nossa cultura e claro o softpower gigantesco da cultura americana, ficamos aficionados pelos termos hollywoodianos.

Alex Barreto Cypriano

Por falar em nomes, Ward Carroll mostra como nomes são dados aos vasos da USN (inclusive mostrando como alguns nomes, na trilha de substituir nomes “desalinhados” como os que homenageiam confederados ou mesmo segregacionistas, podem ser trocados – os dos CVNs John C Stennis e Carl Vinson estão na mira). Aqui:
https://youtu.be/KumJe4yapVU

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Henrique A

Outra coisa ruim é que parece não haver critério; por exemplo, a MB deu nome de estado de encouraçado a contra-torpedeiro.

Já teve encouraçado Minas Gerais, já teve Nae Minas Gerais, CT Perbambuco, NDM Bahia… não é intencional mas fica parecendo que cada estado tem importância diferente; pelo menos no período do império eram mais constantes e costumavam dar nomes de rios para fragatas e corvetas e os navios maiores recebiam nomes de batalhas importantes.

Jefferson Ferreira

A Índia caminha a passos largos para ser uma potência mundial, já está no caminho nas áreas econômicas e militar. Conseguindo aumentar sua influencia cultural a tríade está feita.

Manus Ferrum

Quanto é o orçamento anual de defesa da Índia em rupias e dólares?

Carlos Crispim

Muuuuuito legal, bacana de ver, parabéns á Índia!!!!

Pablo

acredito que a MB possui algumas deficiências graves e emergênciais que de longe são mais importantes que porta aviões que não poderá proteger contra subs e misseis poderosos nós ate hoje não possuímos misseis anti navio lançados por asas fixa ate hoje , que vergonha

Marcelo Soares

Belíssimas fotos! Parabéns à Índia!