Não se enganem. A maior ameaça à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan nunca vem da China, mas da interferência e provocação de uma superpotência a milhares de quilômetros de distância. A questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China. A tentativa de internacionalizá-lo é um cálculo astuto repugnante

Por Xin Ping

A ilha de Taiwan está mais uma vez sob os holofotes internacionais nos últimos meses. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que a questão de Taiwan não é apenas um assunto “interno” da China. Logo depois, políticos da Grã-Bretanha, Coreia do Sul e alguns outros aliados dos EUA seguiram o exemplo, propagando a ideia de que a questão de Taiwan diz respeito ao mundo inteiro. Até a Suíça, um país com tradição de neutralidade, sugeriu que essa questão é “deixada ao livre arbítrio de cada Estado”.

Internacionalizar a questão de Taiwan pode parecer persuasivo para quem não está familiarizado com o assunto. No entanto, dificilmente poderia suportar o escrutínio da história e da realidade.

Em primeiro lugar, o status de Taiwan como parte da China há muito é afirmado pelo direito internacional e não está em debate. A Declaração do Cairo, um documento histórico emitido em novembro de 1943 pelo presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, primeiro-ministro britânico Winston Churchill e Chiang Kai-shek do Kuomintang chinês (KMT), afirmava claramente que todos os territórios que o Japão havia roubado da China, como Taiwan e as Ilhas Penghu, devem ser devolvidas à China. Esses termos foram reafirmados posteriormente na Proclamação de Potsdam de 1945. O status de Taiwan como parte integrante da China também se reflete na Resolução 2758 da Assembleia Geral da ONU e em documentos bilaterais que a China assinou com 182 países, que marcaram o estabelecimento de suas relações diplomáticas.

Na verdade, mesmo após a derrota do KMT na Guerra Civil Chinesa e a retirada para a ilha de Taiwan no final da década de 1940, seu generalíssimo Chiang Kai-shek nunca apoiou a ideia de “duas Chinas”.

Hoje, o Estreito de Taiwan é uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Uma grande quantidade de tráfego comercial passa pelo Estreito todos os dias, como Blinken observou certa vez. Mas o que ele não mencionou, intencionalmente ou não, é que não houve reclamação de nenhum capitão de qualquer navio comercial por não poder navegar pelo Estreito de Taiwan. A verdade é que não tem havido nenhum problema para navios e aeronaves passarem pelo Estreito de Taiwan, desde que observem a lei internacional e respeitem a soberania da China.

Tráfego Marítimo ao redor de Taiwan em 15/6/2023, via marinetraffic.com

Então, por que os Estados Unidos estão tão obcecados em desviar a atenção internacional para esta ilha? Por que os Estados Unidos continuam alimentando a tensão entre a ilha e o continente? A resposta é bem simples: buscar ganhos egoístas.

Vender armas para a ilha é um negócio muito lucrativo para os Estados Unidos. Desde 2015, o governo dos EUA vendeu mais de US$ 23,6 bilhões em armas, em mais de 40 lotes, para Taiwan. Em menos de dois anos desde que assumiu o cargo, o governo Biden aprovou nove vendas de armas para Taiwan. O dinheiro dos contribuintes da ilha inundou os bolsos dos traficantes de armas dos EUA.

Embora os Estados Unidos tenham prometido em 17 de agosto de 1982, em um comunicado conjunto com a China, que “não buscam realizar uma política de longo prazo de vendas de armas para Taiwan” e “pretendem reduzir gradualmente suas vendas de armas para Taiwan”, os traficantes de armas dos EUA nunca se afastaram desse negócio lucrativo. Sem surpresa, quanto mais tensa a situação no Estreito de Taiwan é retratada pelos Estados Unidos, mais as autoridades de Taiwan estão dispostas a desembolsar o dinheiro dos contribuintes em armas dos EUA e mais lucros os traficantes de armas dos EUA podem obter.

No contexto da atual crise na Ucrânia, os Estados Unidos pretendem explorar os temores das pessoas de mais chamas de guerra com sua última narrativa sobre Taiwan e deixar a OTAN entrar furtivamente na região da Ásia-Pacífico. “A guerra não é inevitável… No entanto, não temos o luxo do tempo”, afirmou o almirante John Aquilino, comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA, em seus comentários recentes sobre um potencial conflito EUA-China sobre Taiwan. Em fevereiro deste ano, os militares dos EUA obtiveram acesso a mais quatro bases filipinas perto de Taiwan e do Mar da China Meridional, amplamente visto como um movimento calculado para cercar a China na Ásia-Pacífico.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos derramam lágrimas de crocodilo por “a pequena ilha de Taiwan enfrentando bravamente as ameaças do continente” e tentam retratar a China como “aquela criança agressiva da classe”, para que pudesse turvar as águas em o Estreito de Taiwan e usam a chamada “defesa de Taiwan” como pretexto para formar grupos que visam a China e promovem o desengajamento global da China. Seu objetivo final é conter o desenvolvimento da China e perpetuar a hegemonia dos EUA.

Não se enganem. A maior ameaça à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan nunca vem da China, mas da interferência e provocação de uma superpotência a milhares de quilômetros de distância. A questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China. A tentativa de internacionalizá-lo é um cálculo astuto repugnante.


O autor é um comentarista de assuntos internacionais, escrevendo regularmente para o Global Times, China Daily, notícias Xinhua, CGTN, etc. Ele pode ser contatado em xinping604@gmail.com.


As opiniões expressas neste artigo são do autor e não refletem necessariamente as posições do Poder Naval.

FONTE: english.news.cn

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Macedo

Porque o status quo é extremamente confortável para todos, menos para Taiwan (o que é dispensável, nesse caso). Uma invasão à ilha é extremamente improvável, já que a resposta seria à altura da China como maior opositora do Ocidente atualmente, a Rússia é uma sombra da URSS em uma tentativa de manter uma esfera de influência. O fato é que Taiwan pertence à RPC, e é perfeitamente compreensível que a China cerceie a ilha dessa forma. Diferente de uns e outros que embargam covardemente uma ilha menor que o Pernambuco, depois de tentar desestabilizar o país e derrubar seu governo… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Nonato

Os Estados Unidos já deveriam ter dado um jeito na turma que escraviza essa ilha que você falou.
Teria sido simples resolver há 60 anos.
Uns barbudinhos fumadores de charuto que matou muita gente no paredão…

André Macedo

“A maioria dos cubanos apoia Castro. Não há oposição política eficaz […] o único modo possível de aniquilar o apoio interno é provocar o desencanto e o desalento provocados pela insatisfação econômica e a penúria […]. Devem ser empregados, rapidamente, todos os meios possíveis para debilitar a vida econômica de Cuba […]. Uma medida que poderia ter um forte impacto seria negar todo financiamento ou envio a Cuba, o que reduziria os ingressos monetários e os salários reais e provocaria a fome, o desespero e a queda do governo.” Lester D. Mallory – Secretário de Estado dos EUA Realmente, os… Read more »

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
João

Pertence?
Ou a RPC q pertence a Taiwan?

André Macedo

A Taiwan? Os caras saíram fugidos pra ilha, derrotados e comandados por um General sanguinário, que inclusive desviou recursos recebidos dos Aliados para a luta contra o Japão e que disse que preferia matar 100 inocentes a deixar um comunista escapar. Que piada kkkkkkk

Osvaldo serigy

Taiwan é uma potência econômica acho que explica muito! Haiti alguém houve falar em soberania ou alguma potência defendendo de fato aquela nação?

Comte. Nogueira

Essa questão começou quando a ilha era totalmente deserta e desabitada.

Matheus Maciel

Nem o Haiti era desabitado e nem Taiwan!!! Ambos foram invadidos por potências estrangeiras!!! A Espanha e a França invadiram o Haiti. A China, a Espanha, a Holanda e o Japão invadiram a olha de Taiwan e exterminaram diversos povos originários que viviam na ilha!!!! Taiwan pertence aos taiwaneses nativos e aos seus descendentes!!!!!

Diogo

dessa forma, vamos todos pegar nossas malas, inclusive voce, e vamos sair do Brasil, pq aqui pertence aos povos originarios. Assim como os decedentes europeus de todos os paises da América. Tambem que todos os imigrantes saiam da europa e deixe apenas para os europeus.

FERNANDO

Putz, nunca imaginei que fosse tão perto assim.
E como é raso, consigo ver o fundo, fácil, fácil.
Nem é preciso fragatas, corvetas ou super navios.
Um bote eu consigo cruzar a região.

Thiago Santos

Me surpreendi com a distancia também, achei que o fosse mais distante.

carvalho2008

Mestre Fernando, mas é iso que a gente repete e o pessoal não entende…percebe agora o poreuq da China ter tanto SubNuke mas manter tambem os submarinos diesel….????

Não dá para usar e é improdutivo um subnuke para guerra litoranea…..um ssk peforma a missão de forma bem melhor e com melhor custo beneficio…

Jean

Têm razão ao falarem que só existem uma China. E ela chama-se “república da China” a outra foi imposição dos bolchevique sobre continente. Assim como todos os regimes que bolcheviques imporam sobre alguns países europeus e hoje não existe mais. A República da China é a legítima representante do povo chinês que é herdeira do império chinês.

Last edited 10 meses atrás by Jean
Matheus Maciel

Exatamente!!! A República da China vive até hoje e sua sede está em Taipei!!!!! O Estado nacional da República da China nunca foi totalmente tomado pelo Partido Comunista Chinês (PCC). A República da China sob o governo de Chiang Kai-shek fundou a ONU!!!

Ciclope

Amigo, ninguém impõem um movimento popular sem o apoio da maioria do povo. A verdade é que se você não quer que movimentos socialistas e comunistas tenham voz junto ao povo e só não dar motivos que justifiquem o seu discurso junto às massas. Exemplo, que apego um trabalhador norueguês tem ao discurso socialista de emprego mal remunerado, sistema de saúde precário, falta de segurança pública, saneamento básico, asfalto e a diferença de poder aquisitivo de um trabalhador ganhando salário só para sobreviver em quanto um minoria ganha fortunas as custas da exploração do trabalho. Te respondo, nenhum. Ele vai… Read more »

Pedro

Então pq todos os regimes comunistas são ditatoriais?

Esteves

“Washington é especialista em focar nos seus próprios interesses impondo sanções contra outras nações, muitas vezes sob desculpas esfarrapadas. Com certeza pode ser chamado de “rei das sanções”. De acordo com um relatório do The Washington Post, o Departamento do Tesouro dos EUA estimou no final de 2021 que havia sanções contra 9.421 organizações e indivíduos, um aumento de aproximadamente 900% nos últimos 20 anos. Em 2022, o Departamento do Tesouro incluiu mais 2.549 designações.” A interferência de Washington tem sido salutar contribuindo positivamente para a melhora nas relações de trabalho entre agricultores, produtores e os estados ou essas mais… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Rsmith

Comentário encomendado pelo PCC é verdade… mais isso não quer dizer que esta de todo errado… o único detalhe que me incomoda nessa narrativa é a China afirmar que tem “soberania” irrestrita sobre a navegação no Estreito entre Taiwan e o continente, que são “aguas territoriais” idem com a afirmação e pior, a imposição de que o Mar da China é composto de aguas territoriais da China… mesmo quando avança em aguas “reconhecidamente” pela Lei e comunidade internacional como de outros países, tipo Vietnam, Coréia, Japão, Filipinas etc… … a Lei Internacional, de que tanto falam quando lhes é favorável,… Read more »

Ciclope

Então amigo, tecnicamente falando, as águas nesse estreito só e considerado internacional, por causa da existência de Taiwan como nação, pois se for levar em conta a distância entre eles não o é. Exemplo, as ilhas japonesas, a Indonésia, entre outras, tem distâncias entre si até maiores que as de Taiwan da China.
Só para contesto, abrolhos e Fernando né Noronha estão mais longe que Taiwan da China, entao o mar entre elas e o Brasil e internacional?

Pedro

Se Fernando de Noronha fosse outro país sim.

ednardo curisco

Não tem ‘moça’ na ‘zona’. Todos têm interesses e China, nem de longe, é santa.

Mas que os EUA amam uma guerrinha isso é fato. E metade das zonas quentes do mundo tiveram o dele deles.

Allan Lemos

Os EUA não amam guerras, eles fazem o que todas as potências que vieram antes fizeram, defender seus interesses, se para isso for necessária uma guerra, que seja. Não é nada pessoal, são apenas negócios, como diria o Don Corleone.

É incrível como tem gente que ainda não entendeu isso.

Bueno

Não existe Santo do Lado Chines e nem do lado Americano e de qualquer outra nação poderosa Como França, Inglaterra, Rússia etc… Porem a Ilha é Chinesa, a menor distancia entre a Costa Chinesa e Taiwan são134km. Legalmente e Historicamente Taiwan é parte do território Chines, goste ou não , tenha birra ou não dos Chineses e do sistema politico deles , que eu tenho o direito de discordar .. A potência dominante até então criou e nutriu suas narrativas junto aos seus parceiros, narrativas estas que são parte da guerra de inteligência disseminada no ocidente.   A questão é… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bueno
ednardo curisco

Taiwan era China até o fim da 2GG quando os nacionalistas foram derrotados pelos comunistas. aí com esta derrota galera foi se refugiar na China.

Historicamente é China. A milênios.

Mas… e a autonomia daqueles que moram lá? tem uns 80 anos que Taiwan se considera uma nação independente e seus habitantes também.

Então pode separar?

Vários países do mundo não querem se meter nestas tretas porque têm seus próprios problemas como a Espanha, Rússia, Império britânico… até aqui pela América do Sul tem contenciosos assim.

Esteves

Taiwan nunca declarou sua independência.

M4|4v1t4

semântica

carvalho2008

Semantico ou não mestre M4, é que espanha não quer a Separação dos bascos, Reino Unida das irlandas e Escocia, e dezenas de outros países que sofrem riscos de separatismo….todos eles neste quesito, não apoiam pois justamente ossue este mapa de risco interno e não desejam fomentar isto para ninguem…

M4|4v1t4

A China como nação não é mais antiga do que o Brasil.
Ali sempre foi um território dividido.

Esteves

A China foi dividida.

Vitor

Garoto você não teve uma boa formação escolar .

Esteves

As vezes Teve. Mas repetiu todas. E não aprendeu.

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Matheus Maciel

A questão de Tauwan é extremamente complexa, pois ficaram sob Dominus chinês durante menos de 300 anos!! Não estão há “milênios”. A China chegou em Taiwan no século XVII, mas no século XIX teve que ceder ao Japão e no século XIX recuperou. Mas… No século XIX mesma a grande China se dividiu em duas Chinas. O fato é: existem duas China, a China Continental (República Popular da China) e a China Insular (República da China que se localiza na ilha de Tauwan). Existe duas nações e dois Estados nacionais diferentes dos dois lados do estreito de Tauwan!!!!

ednardo curisco

Corrigiram um erro meu quanto a ‘milênios’. Seria uns 3 séculos ‘apenas’. Mas fica de fato uma questão histórica x determinação da população.

Ciclope

Claro, suponha que por um milagre de Deus, de hoje para amanhã a China deixe se ser uma ditadura, e deixe de ser comunista e permaneça o segundo indo para o país mais poderoso do mundo.
Alguém aqui dúvida que o povo de Taiwan não vai querer se reunificar E dizer que sempre foram uma só.
Obs. Lembrar que até uns 20/30 anos atrás, Taiwan era governado por uma ditadura.

Last edited 10 meses atrás by Ciclope
carvalho2008

População de Taiwan é de 22 Milhões de bebes a idosos… 10% da força de trabalho de Taiwan trabalha na China 1 Milhão de empresarios taiwaneses mora na China…….. A resposta já está dada pela prorio comportamento deles na hora da verdade…. mais de 40% da população vive exclusivamente de fonte de renda e produção da china Continental…. Lógico que todo mundo quer gozar do melhor dos dois mundos, mas na verdade verdadeira, o numero é este…. O resto é politica defendendo seu posto de trabalho e midia, logico, que passaria a ter cabresto…..é por isto que a China sempre… Read more »

M4|4v1t4

Por Xin Ping Precisa dizer mais alguma coisa? Estou cansado. Não vou ficar repetindo a história do surgimento de Taiwan, quem não conhece que se informe em fontes confiáveis. Quem não quer se informar e ter uma opinião pró-China só porque é do-contra (antiamericano) que seja! Milhões de chineses sofreram a tortura socialista de ser roubado pelo estado, de ter seus sonhos roubados; sofreram a horrível tortura de entrar em depressão por não ter mais vontade de produzir porque o seu talento e seu esforço será roubado para o favorecimento de outros (leia-se ladrões!). Socialista é ladrão! Ponto! Taiwan é… Read more »

Last edited 10 meses atrás by M4|4v1t4
Esteves

Menino…acalma-se. Desse jeito você não passa dos 17.

Last edited 10 meses atrás by Esteves
carvalho2008

Sim, é verdade mestre M4, verdedeiro isto, mas depois de tomar o cafe da manhã, os taiwaneses vão trabalhar lá na China Continental…..que dilema não?? 10% da população economicamente ativa……e cerca de 1 milhão de empresarios Taiwaneses….de um lado o discurso , mas noves fora, parece que o discurso não é suficiente para a hora do trabalho e tocar suas vidas de forma independente como pregam…..e veja…estes numeros certamente impactam algo como 40% da população total…..discurso de um lado, mas na hora da verdade não rejeitam a relação com a China continental, daí fica dificil, pois a coisa acaba se… Read more »

M4|4v1t4

Taiwan era um potência quando tinha 0% de relações comerciais com a China.
Não é porque agora eles possuem relações comerciais e negócios na China continental a razão de qualquer coisa positiva na economia Taiwanesa, muito pelo contrário. É uma relação perigosa.

Então, como fica provado que Tawain era uma potÊncia global ainda mais relavante do que é agora no período quando não tinha relações comerciais com a China, fica provado que o que disse não se sustenta nos fatos.

M4|4v1t4

E antes que me questione o porque não respondi ao Esteves, visto que ele me chamou de moleque, a razão é simples. Meu comentário foi agressivo e beirando à xenofobia, foi ofensivo aos chineses, visto que entendo que o socialismo é um defeito de caráter da humanidade.
Portanto, quem sabe bater tem que saber apanhar também.

Luiz Trindade

Mesmo assim eu escrevo… Essa reportagem passou longe de ser isenta! Desculpa a franqueza do comentário! Se fosse um japonês, um alemão ou canadense escrevendo, eu respeitaria, mas um chinês é claro vai defender a China.

Fernando "Nunão" De Martini

Não é reportagem. É opinião. Está no título. E com observação no final também.

Alexandre Galante

Na mídia ocidental você vai ler 99,99% de opiniões pró-EUA, trouxemos um artigo de um chinês para o pessoal poder entender um pouco o outro lado.

Vitor

Aproveitando o gancho seria interessante mais matéria vindo da China e Índia em como esses países estão se posicionando atualmente e a longo prazo, sair um pouco da bolha ocidental pois os manos acredita que só existe essa crença.

Matheus Maciel

A República da China vive até hoje Sua sede é em Taipei E seu território nacional atual são as ilhas de Tauwan, Pengu, Queimoi, Matsu e outras ilhas menores. Seu Estado existe desde 1912! Existem 2 Chinas! Taiwan e a China precisam achar a coexistência. A questão de Taiwan é extremamente complexa, pois ficaram sob Dominus chinês durante menos de 300 anos!! Não estão há “milênios”. A China chegou em Taiwan no século XVII, mas no século XIX teve que ceder ao Japão e no século XIX recuperou. Mas… No século XIX mesma a grande China se dividiu em duas… Read more »

Zorann

É só uma província chinesa rebelde. Isso é assunto interno

NOstra

Por Xin Ping”

Esteves

You are enemies. Don’t count.

TJLopes

Do mesmo jeito que o Partido Comunista Chinês (PCC) teve o direito de se rebelar e iniciar uma Guerra Civil com o Kuomintang chinês (KMT), Taiwan tem todo o direito de resistir a uma incorporação pelo PCC.

Não cabe o PCC chorar sobre os aliados que Taiwan arranjou para apoiá-la na resistência em perder de vez a guerra civil.

Esteves

“OPINIÃO: Por que a questão de Taiwan…”
Opinião. Maneira, jeito de ver e julgar. Convencimento. Não é redigido pelo Poder Naval. Quando é redigido pelo PN mostram “Da Redação”.

Certo?

Fernando "Nunão" De Martini

Certo.
Ou então é assinado por um dos editores.

soldado imperial

Parei de ler quando falou traficantes de armas americanos. Pode ter todos os defeitos do mundo( coisa que discordo em grande parte) mas classificar como sendo traficantes de armas, aí ja é demais.

Fabricio Lustosa

Moçada pró-OTAN adora um “direito internacional” quando o assunto é a guerra civil ucraniana desde 2014. Pulam alto com “Rússia criminosa invadiu território ucraniano”. Interessante as semelhanças bem irônicas: a Ucrânia mudou de governo depois de um golpe que envolveu muita violência e os opositores tomaram o poder na marra. Uma região da Ucrânia rebelou-se com esse golpe e pegou em armas, guerra civil. E então os ucranianos tem o “direito” de tomar de volta os territórios “reconhecidos”. Pois bem, na China a guerra civil conduziu os derrotados a se retirarem para esse território que bem pontuou o artigo acima:… Read more »

H.Saito

O problema é que os _______ diziam que entraríamos no século de paz, diziam que a participação chinesa no livre mercado faria com que o país se tornasse uma democracia e se reunificasse pacificamente com Taiwan, assim como diziam esses mesmos __________ que se Fidel morresse Cuba se tornaria outro país democrático, que bastava esperar.
E nada disso aconteceu.
Agora até a Coreia do Norte está aumentando seu poderio nuclear usando invasão de sites e roubo de criptomoedas.
E para piorar, a Rússia foi engolida pelo autoritarismo Putinista.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luis H

artigo nojento e repugnante. vergonha alguém se prestar a _______
_____________
_____________

COMENTÁRIO EDITADO POR XINGAR E ATACAR OS EDITORES DO SITE. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

carvalho2008

Taiwan

  • População 23 Milhões
  • 10% da população Economicamene ativa trabalha na China Continental
  • 1 milhão de empresarios Taiwaneses moram na China Continental
  • 50 mil empresas taiwanesas estão instaladas na China Continental

Aproximadamente 40% da população vive e respira a China Continental com estes numeros….exceto politicos nacionais e a midia que por óbvio seria estatizada, mas com esta evolução ai…a coisa ja parece definida…..por eles mesmos….

Mirão

Por que o Poder Naval parece saber escrever conteúdo dotado de 10 vezes mais inteligência que o Forças Terrestres mesmo eles fazendo parte do mesmo grupo?