Comandante da Marinha, Almirante Marcos Sampaio Olsen

Pequim vê Atlântico Sul como área de exploração prioritária; encontro ocorre em meio a atritos entre Itamaraty e militares

Cézar Feitoza (Folha de São Paulo)

Autoridades da Marinha do Brasil pretendem aproveitar a visita de uma comitiva de alto nível da Força Naval da China a partir desta quinta-feira (15) para fazer apelos contra a pesca ilegal na costa brasileira e discutir o avanço da potência sobre o Atlântico Sul.

Chineses são acusados de impulsionar pesca ilegal no oceano que separa a América do Sul e a África, utilizando embarcações que saem especialmente da costa africana sem rastreio.

Segundo almirantes ouvidos pela Folha, o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, pretende demonstrar a preocupação que o Brasil tem com os crimes cometidos no Atlântico Sul e deverá pedir apoio das autoridades chinesas para combater os ilícitos.

Além da pauta sobre a pesca ilegal, a Marinha brasileira irá apresentar à chinesa um plano de estudo sobre a presença de países na região marítima. O objetivo, segundo relatos, é avaliar os impactos das potências navais no Atlântico Sul e discutir estratégias de segurança marítima e cooperação regional.

O principal receio das autoridades brasileiras é que o crescente interesse de potências globais no Atlântico Sul possa trazer riscos à segurança marítima, como um possível aumento de crimes no oceano e o vazamento de dados repassados por cabos submarinos.

Integrantes da cúpula da Marinha avaliam que, considerando conversas prévias às reuniões, Pequim está disposta a dialogar sobre a região marítima e atuar em parceria com os países da América do Sul. Essa aproximação tem se intensificado desde a última década, quando a Marinha chinesa passou a considerar o Atlântico Sul uma área de exploração prioritária.

Pequim tem estreitado laços com países da costa ocidental da África por meio de visitas e exercícios militares. Mais recentemente, autoridades chinesas demonstraram interesse em construir uma base naval em Ushuaia, na Argentina, para consolidar sua atuação tanto no Atlântico Sul quanto no Ártico.

No início do mês, representantes das três Forças Armadas brasileiras participaram de um simpósio na China com altos oficiais regionais. O evento tinha como objetivo “aumentar os intercâmbios e a cooperação militar bilateral e multilateral e o conhecimento mútuo entre a China e os países da América Latina e Caribe, com a finalidade de construir uma comunidade com destino comum entre esses países”, segundo o comunicado interno do Ministério da Defesa ao qual a Folha teve acesso.

A comitiva chinesa será comandada pelo secretário da Marinha, Yuan Huazhi. Integram ainda o grupo o vice-chefe do Estado-Maior da Marinha chinesa, contra-almirante Li Pengcheng, e o adido de Defesa da China no Brasil, general de brigada Zhang Linhong, além de outros cinco oficiais. Os chineses serão recebidos em Brasília pelo comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e pelo chefe do Estado-Maior da Força, almirante José Augusto Cunha. O grupo ainda visitará a Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, e encerrará o périplo em Manaus (AM), onde conhecerá o Comando do 9º Distrito Naval.

Segundo a Marinha, trata-se de uma “visita de cortesia” das autoridades da Força chinesa, sem expectativa sobre o fechamento de acordos bilaterais. “A vinda da comitiva é resultado de iniciativa para a retomada de visitas a nível da Defesa, iniciada em 2019. Ocorre somente agora por ter sido adiada durante a pandemia”, diz a nota.

A Folha apurou, no entanto, que o encontro foi viabilizado após pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A confirmação da agenda foi feita em data próxima à visita, e a organização foi mais rápida que o usual, o que denota uma aproximação com Pequim —em abril, Lula visitou o líder chinês, Xi Jinping.

O encontro das Marinhas também ocorre em meio à insatisfação de alas do Palácio do Planalto e do Itamaraty contra a participação dos militares na diplomacia brasileira. Em audiência no Senado em maio, Olsen também fez alertas para a presença da China e de outros países no Atlântico Sul e disse que “algumas instâncias decisórias” do Brasil “parecem ignorar essas questões, que são muito atuais”.

A suposta pesca ilegal cometida por chineses também tem sido alvo de denúncias dos Estados Unidos, em mais um capítulo da disputa entre as duas superpotências.

A comitiva chinesa chega ao Brasil três semanas após a general americana Laura Richardson, do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, participar de uma série de reuniões com autoridades brasileiras —entre elas, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes Olsen, Tomás Paiva (Exército) e Marcelo Damasceno (Aeronáutica).

Richardson fez uma rodada de visitas aos países da América Latina meses após discursar sobre o que considera a “ameaça chinesa” sobre a região, com o aumento da cooperação e comércio entre os países.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo curisco

Pesqueiros chineses: “Que meda!!!” Aos fatos: Nossa Marinha tem meios para afugentar ilícitos? aviões, navios? Pelo menos para achá-los? O Ocidente largou metade do mundo de fora e a China tá abraçando todo mundo: África, países latinos, países da Ásia, micro nações do ìndico e pacífico e em vez de só mandar base e navio de guerra, tá montando indústria, infra e tudo o mais.Estão pegando 1/3 do mundo que ninguém tá nem aí.em vez de gastar 8 trilhões de dólares e ter de sair chutado de lugares como Afeganistão, pegam 1/30 disso e saem investindo em todo canto e… Read more »

Ed Silva

Definiu perfeitamente, um dos comentários mais lúcidos

ednardo curisco

Galera ‘xatiada’. Antes de mais nada, nem de longe acho China um país lindo e maravilhoso. É um regime bem fechado, que restringe muitas liberdades em sua população. Mas analisando friamente, o maior poderio da China é seu comércio. Nenhum país do mundo hoje, nem mesmo os EUA, podem abrir mão da China. Dados da web: a) Nos últimos 13 anos, a China é a maior parceira comercial do Brasil – em 2022, o volume de transações entre os dois países atingiu o recorde de US$150 bilhões. b) EUA com a China totalizou cerca de US$ 615,2 bilhões em 2020 c) Nos… Read more »

ednardo curisco

A China me espanta porque é ao mesmo tempo o maior país comunista do mundo mas também um dos mais capitalistas do mundo.

E temos de lembrar que a China tem uns 4.000 anos de história. Comércio internacional está no sangue deles a séculos. vendem qualquer coisa a qualquer um.

Hcosta

A guerra do ópio foi para abrir os portos ao comércio internacional. A China durante séculos se fechou em si mesma por vários motivos e alguns bem compreensíveis.
Mas ser uma figura de destaque no comércio internacional, isso é algo bem mais recente.

ednardo curisco

Rota da seda?

ednardo curisco

leu o que escrevi sobre o que penso da China e morar lá? Não né?

A análise é simples sobre poderio econômico x militar.

E… EUA ou Europa apoiam ditaduras no mundo inteiro a anos e até onde saiba não fazem favor.

MAGN

ednardo curisco… amigo, aqui não adianta, os caras não respondem os comentários com argumentos e sim com baboseira ideológica do tipo 5 série. Igual vc pode ver, logo depois do seu comentário, vem a choradeira de sempre: “vai morar na China, a China é comunista,,, blá,,, blá,,, blá,,,” … TODO MUNDO sabe disso. Ninguém esta falando que a China é o melhor lugar do mundo para se viver, os E.U.A. tbm não são (prefiro o Canadá ou Australia), o seu argumento foi sobre a estratégia econômica e militar chinesa. Eles acertaram onde a União Soviética errou, e estão acertando onde… Read more »

ednardo curisco

A China entendeu que gente morrendo lá do outro lado do mundo não comove quem tem poder. Mas dinheiro sim. E enquanto a galera fica achando que está jogando Battlefield os chineses entenderam que o jogo mesmo é banco imobilário.

MAGN

Exatamente isso. Enquanto a Uniao Sovietica se fechou e nao conseguia sequer produzir uma geladeira com qualidade, a China aprendeu, manteve o sistema politico fechado, abriu a economia ao capitalismo, ganhou dinheiro, enviou seus cidadaos para estudarem nas melhores universidades do mundo, e depois de tudo isso feito, ela passou de vendedora de bugigangas que soltam pecinhas, a competidora no mercado de tecnologia. A China no lugar de enviar tropas, gastar dinheiro e trilhoes em armamento promovendo guerras inuteis, preferiu investir em lugares onde os EUA e Europa nao querem, e claro, TODO MUNDO tambem sabe que isso não é… Read more »

ednardo curisco

O tik tok (que nunca tive) é um exemplo de que em menos de 10 anos os caras estão no topo das redes sociais. o 5G deles é altamente competitivo.

Quero morar lá? de jeito nenhum.

MAs só porque sou torcedor do Brasil não vou ser louco de deixar de analisar como a Argentina joga.

E a diplomacia dos EUA é de médio prazo e baseada em tacape.

carvalho2008

A China passo de c o m u n i s m o para capitalismo de estado…..

Ta cheia de mercedes onde 20 anos atras havia bicicletas…

Rsmith

infelizmente… é Verdade Verdadeira…. o Tio Sam esta dando tiro no pé e depois fica reclamando…

ednardo curisco

Galera esquece que hoje o que mais assusta o mundo quanto à China é a ideia de parar de vender e comprar deles.

China hoje está quase em pé de igualdade com EUA e Europa em poder econômico.

Pergunta aos nossos exportadores se eles estão a fim de parar de vender para os comunistas chineses, se nossos importadores estão a fim de arrumar outros fornecedores que não os vermelhos?

Willber Rodrigues

Só existe pesca ilegal, porque existe um vácuo de policiamento BR na região.
O n° de aviões patrulha é pífio, pro tamanho de nossa costa ( e nem vou entrar na discussão que deveria ser a MB que deveria operar esses aviões, pra não estender a discussão… ) , e nem vou falar do n° ainda mais pífio de navios patrulha oceânicos e de corvetas…
E o fato da própria MB barrar qualquer conversa sobre a criação de uma GC.

Qual a solução pra isso?

Dalton

Mais verba para criar uma GC, transferindo todos os meios de patrulha e pessoal para ela sem diminuir o orçamento da marinha – o que ela não concorda – que poderia continuar efetuando o patrulhamento de rios, balizamento marítimo, assistência a populações ribeirinhas e pesquisa, ou em último caso criar órgãos responsáveis para algumas dessas
outras tarefas, mas, novamente sem mexer no orçamento, então isso, permitiria investir mais em meios aéreos e navais, mas, depois de décadas lendo sobre “intenções” acho que não viverei para ver isso acontecer.

Willber Rodrigues

“Mais verba para criar uma GC”

Não existe verba sobrando pra criar mais nada. Pelo menos, sem tirar de outro lugar, ou aumentar impostos.
Ninguem quer isso.
Além do mais…quem garante que uma GC não será apenas mais outro órgão público inchado e que gasta 80% do que recebe com soldo e pensão, igual as 3 FA’s?

Dalton

Sei que não existe Wilber, mas, se tivesse, seria a solução, daí a ideia de criar uma autarquia, com orçamento próprio sem diminuir o orçamento da marinha, daí minha conclusão que não viverei para ver isso.

Esteves

Enquanto a CF não for reformada, todo órgão público tem e terá autonomia política, administrativa e financeira.

Logo, com a mesma estrutura o resultado será o mesmo.

E não é 80%. Subiu. É 88%.

Gilberto

Não é bem assim Esteves, segundo a lei de responsabilidade fiscal, o limite de gasto com servidores é 50% para união e 60% para estados e municípios (6% lesgis + 54% exec.).
O que deveria ser aplicado nas FFAA por sinal…

A propósito, nada de NPa 500BR?

Esteves

Então prendam os Almirantes. Na MB é 88%.

O governo do DF arrecada 30 e gasta 28 com salários.

93%!

Gilberto

Pois é. Por isso acho que nas forças armadas deveria haver um limite máximo para gasto com pessoal.

Allan Lemos

Os caras aumentam salários do alto escalão do funcionalismo público com uma canetada, a cada eleição o fundo partidário aumenta.

Verba existe, o que não existe é seriedade, projeto de estado, comprometimento, preocupação com a soberania nacional e etc.

Esteves

O governador aumentou o próprio salário em 300%…no primeiro dia de trabalho.

José Luiz

Olhando de fora, o melhor para o Brasil, seria recortar a marinha, passando todas as forças distritais, capitanias etc, para uma guarda costeira, indo junto todos os navios de patrulha incluindo os Amazonas, os auxiliares tipo faroleiro etc. Deixa a guarda costeira com tudo isso, incluindo os faróis, sinalização naútica etc. A marinha, vai ser uma Armada, esquadra e meios dissuatórios. Do mesmo modo tira a Polícia Federal e os postos de fronteira do Exército, criando a guarda de fronteiras, ao meu ver mais necessária que a costeira, os meios e os efetivos retira do Exército. Mas isso nunca vai… Read more »

AMX

Criar uma GC, com certeza, não é.
Já existe uma força com atribuição pra isso.

De onde se tanto tira a idéia de “criar uma GC vai resolver”?
Uma GC também precisará de verba infinita pra se equipar, treinar e operar.
“ah, cria uma outra força porque a atual não dá conta”. Se se acabasse com a MB, vá lá. Mas óbvio que isso não tem sentido.

Rodrigo

Ra louco cria um GC para ter mais 12 banda de música, mais 80 mil em terra e duas lanchas…tá louco..tira os inútil da marinha e manda trabalhar lá. Chega de queima dinheiro..

Salomon

Só 12? E ainda tem os dentistas, garçons, cozinheiros, taifeiros, pintores de parede..e das duas lanchas uma estaria eternamente em reforma.

Gabriel BR

Policia Hidroviária Federal já!

ednardo curisco

kkkkkkkkkkkkkk

Gabriel BR

Forças Armadas não devem exercer poder de policia em tempos de paz

ednardo curisco

Eu tou rindo pq nem a pau vão largar o osso.

737-800RJ

Ah, agora sim!
Pensei que fossem encomendar uns 10 ou 15 OPVs bacanas e distribuir pelos distritos navais, mas um bate papo bem batido com os chineses vai resolver.
Se eles insistirem, uma nota de repúdio deve amendrontá-los, com certeza!

AMX

Basta acionar o infalível arsenal brasileiro de “sófiti páuer”: Levá-los pra resolver num bar tomando cerveja, numa escola de samba e/ou assistindo a uma partida vasco e flamengo.

Fernando Botelho

“(…) partida Vasco e (…)”

Como você pode insinuar em torturarmos eles de modo tão brutal? Vai querer roubar o fígado deles também?

AMX

kkkkkkkk

Willber Rodrigues

Aliás, seria bacana alguem perguntar pro Almirante acima porque os almirantes anteriores a ele não fizeram isso…

Alex Barreto Cypriano

Picuínha associada a treta que demanda da mais alta catilogência: a América do Sul como ponto fraco pra penetração maligna chinesa no Novo Continente. Não me lembro de ter visto aqui algo sobre o que Laurinha (Richardson) pontificou, nem sobre como a América está administrando a 4ª Frota (se é que está preocupada com algo…). Mas uma coisa salta aos olhos: beltrano pedir auxílio pra deter ilícito pro cicrano que subvenciona o ilícito. Chamem o ladrão? Bem, é o mundo hipócrita da diplomacia, onde o pescoço quer acordar (no sentido de fazer acordo, não de despertar, tá?) com a corda.… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
AMX

“…insatisfação de alas do Palácio do Planalto e do Itamaraty contra a participação dos militares na diplomacia brasileira.”

Brasil se auto-sabotando, com o próprio governo (eqto Administração Pública) se esforçando pra isso.
Igual ao ministério da agricultura querer exportar sem, por exemplo, ter alguma ligação com o da fazenda.


Esteves
Vitor

Espero só rindo mesmo… os yanques deita e rola nas costas brasileira com sondagem e espionagem.

Alex prado

Duvido os chineses, aceitarem alguma regra sobre a pesca nas proximidades da costa brasileira, e duvido ainda mais se a MB vai ser enérgica se caso ocorrer uma incursão desses pesqueiros em nossas águas territoriais e ZEE.

Dagor Dagorath

O Atlântico Sul sempre foi uma terra de ninguém. Britânicos, franceses, americanos, japoneses e agora os chineses andam à vontade por estas bandas sem qualquer intervenção das nações da área.

Silveira

Faz beicinho e chora baixinho.

Last edited 10 meses atrás by Silveira
mendonça

se o Brasil tivesse uma marinha de verdade , não precisava se queixar…

Rodrigo

Não fala assim teremos várias banda de música tocando música para chinês…eles iram comer tanto e bebe tanto que ficaram felizes, mostramos o tamanho da nossa marinha com seus 80 comandante e aí meteremos o medo, iremos dizer cada um comanda uma frota….só não precisa dizer que é frota de navio de papel.

Silveira

Se o Brasil fosse um país de verdade……….

Machado

Se o Brasil é frouxo para EUA e Europa também tem que ser frouxo com a China. Rs

Alex Barreto Cypriano

A coisa mais verdadeira que li hoje. Parabéns, Machado.

Esteves

Se a moda pega…

ednardo curisco

Questão de equidade! 🙂

Ronaldo Rangel Pires

Onde tiver proteína,eles vão e pegam. Eles estão morrendo de rir dessas reclamações aí. Vão continuar e salve- se quem puder.

Adriano madureira

“o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, pretende demonstrar a preocupação que o Brasil tem com os crimes cometidos no Atlântico Sul e deverá pedir apoio das autoridades chinesas para combater os ilícitos”.

Vergonhoso 🤔‼️ É o mesmo que dizer: Caro china, estamos preocupados com a atitude predatória chinesa em nossas águas territoriais , mas como somos incapazes de comprar ou adquirir míseros navios patrulhas para o policiamento de nosso mar, será que você pode dar um alô para o pessoal lá se compadecer de nossa situação vexatória 🤔⁉️ Valeu, obrigado, irei confiar heim…

ted

A marinha chinesa poderá deter em breve cerca de 400 meios navais. Esta comitiva da alta cúpula chinesa não veio falar de pesca ilegal.

Rodrigo

Veio para comer e bebe a custa da nossa marinha…que nisso somos a melhor força do mundo, em fazer evento e festa. Ou quem sabe nossa doutrina em passar cal em árvore ou pintar meio fio.

Heinz

Que lástima, vergonhoso, inacreditável o papel da MB. Deveriam ter vergonha de manter uma guarda costeira velha, inchada de pessoal e com pouquíssimos meios. Isso ai é pra quem diz que a China é “gente boa” só quer comércio, na verdade a China é mais predatória que os próprios americanos, quem viver verá, quando a China chegar por estas bandas, e já está chegando, NIGUÉM, absolutamente NENHUM país da América do Sul tem força suficiente para bater no peito e expulsar navios da sua ZEE. E quando isto acontecer, e vai acontecer, não sentirei o mínimo de pena desse país.… Read more »

Bueno

Noticia 1: A Alemanha pede que a China para de contratar ex-pilotos militares da Força Aérea Alemã.

Noticia 2: Brasil pede que a China para de pescar nas águas…

Não e´piada kkkk

adriano Madureira

Ué?! Eles não apreciam e idolatram tanto o livre mercado?!

a produtora de pneus Pirelli, tem 37% de suas ações na mão do conglomerado estatal chinês Sinochem, enquanto a Camfin, de Tronchetti Provera, detém 14%.

Está em cima da mesa a possibilidade de limitar a partilha de informação tecnológica relevante com os membros do conselho de administração representantes da Sinochem, ou limitar os seus direitos de voto.

Então não botem suas ações na bolsa de valores…

 

carvalho2008
carvalho2008
Orivaldo

Os pescadores chineses voltaram com tudo esse ano pq será

Mirão

Um enxame de navios pesqueiros ilegais chineses em águas brasileiras: “Não se preocupem senhores, são apenas amigos”

Um navio universitário alemão perdido no meio do oceano: “COMO VOCÊ OUSA?!”

Uns querem o Brasil nos braços do Ocidente, outros querem ele no braço do Oriente, mas nenhum deles tem capacidade cerebral para falar de geopolítica.

Last edited 10 meses atrás by Mirão
Grifon Eagle

Game Over. Infelizmente a nossa gloriosa MB não conseguirá impedir a China de explorar os nossos mares…