Guarda Costeira dos EUA diz que campo de detritos foi descoberto dentro da área de busca do submersível desaparecido

18

Concepção do submersível Titan explorando os destroços do Titanic

A Guarda Costeira dos EUA diz que um campo de destroços foi descoberto por um veículo operado remotamente perto da área de busca submersa do Titanic, e as autoridades estão “avaliando as informações”, twittaram as autoridades na quinta-feira.

Não está claro se este campo de detritos está conectado ao submersível desaparecido. A Guarda Costeira dos EUA também anunciou uma coletiva de imprensa às 15h. E.T.

Como se espera que as reservas de oxigênio a bordo do submersível Titan se esgotem, o navio oceanográfico francês L’Atalante chegou ao local do naufrágio trazendo o que muitos acreditam ser a única esperança de ser resgatado – um robô subaquático chamado Victor 6000.

O Victor 6000, descrito pelo capitão Jamie Frederick da USCG como “estado da arte”, pode mergulhar mais fundo do que outros equipamentos agora no local no Atlântico Norte e possui braços que podem ser controlados remotamente para cortar cabos ou realizar outras manobras para liberar um equipamento preso, disse o operador.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato de Mello Machado

Se for assim tomara que parem com esses passeios.Absurdo o aparato que é reservado para alguma contingência séria ser usado em aventura de rico.

Samuel Toledo

Não sei a qual aparato se refere, mas se você se refere ao submarino usado para o passeio, ele foi projetado e construído pela própria empresa OceanGate para este fim, obviamente que o projeto tinha muita experimentação e incertezas, mas foi projetado e construído por eles para esta finalidade. Se você se refere ao aparato de busca e resgate sendo utilizado nas buscas, essa é literalmente a missão delas, independente do que possa ter causado tal acidente / incidente. Os únicos irresponsáveis na história toda são o CEO e executivos da OceanGate, que escolheram esta forma de fazer este tipo… Read more »

BraZil

Samuel, por aparato creio que o colega referia-se aos meios navais em uso na busca e resgate.

Renato de Mello Machado

 aparato de busca e resgate 

Renato de Mello Machado

 Aparato de busca e resgate. 

Samuel Toledo

Então se fosse um submarino de pesquisa científica, ou de turismo mesmo mas levando pessoas de menor ‘poder financeiro’, aí sim justifica o aparato de busca e resgate ser usado? Desculpa mas uma coisa que eu sei que se aprende com equipes de SAR é que a vítima é apenas isso, uma vítima, não importa se é rico, pobre, direita, esquerda, cor da pele, nada disso. É uma VIDA, e vale tudo pra salvar uma vida, o gasto é pequeno comparado ao alívio da família, 99% dos casos PELO MENOS. É o fim dos tempos se a gente começar a… Read more »

Rudney

Paga quem pode e está disposto a assumir o risco…

Fábio CDC

Foi isso o que eu disse e quase me mataram a tiros…

Joao

Penso mais além.
Os recursos para resgate desses ricos foram desenvolvidos para resgate de trabalhadores e militares que exercem suas funções nas profundezas.
Salvando ricos, além de salvar vidas, q são preciosas como a dos pobres, treinam pra quem “merece”ser salvo.

Alex Barreto Cypriano

O miseri, quae insania tanta, cives? Não salvaram os ricos, talvez não salvem trabalhadores ou militares (que praticamente não valem o que valem os ricos, nunca – basta ver a diferença de recursos e de tratamento) nas profundezas, apesar do ‘treino’, que não era treino era pra valer. 🙁

Willber Rodrigues

A “melhor” ( mais piedosa, eu diria ) coisa que pode ter acontecido com eles é o submergível ter tido colapso estrutural e eles terem morrido instantaneamente com a pressão. Pois ficar dias presos numa lata de sardinha no escuro, sabendo que seu oxigênio está com as horas contadas, e que a chance de socorro é paticamente zero, é um negócio horroroso….

bitten

A melhor coisa que poderia ter acontecido a essa gente seria não ter entrado naquela coisa. Se tiver havido o colapso da estrutura por implosão, naquela profundidade, a morte terá se dado antes que o aparato cognitivo dos vitimados tivesse tempo para registrar a cadeia de eventos. Segundo o depoimento de especialistas sobre o naufrágio do USN “Thresher”, em 1963, a implosão da nave a reduziu a pedaços e matou todos os 129 homens a bordo em décimos de segundo, nema profundidade de uns 400 m. Nas horas seguintes choveram destroços até uma profundidade de 2940 m, sobre uma área… Read more »

Willber Rodrigues

Bom, a única coisa “boa” nessa história é que eles, assim como os tripulantes do San Juan, morreram instantaneamente. Melhor do que sufocar aos poucos de hipoxia ou hipotermia.

Alex Barreto Cypriano

A 4 quilômetros de profundidade a pressão é de 400 quilogramas força por centímetro quadrado e um adulto mediano seria premido por 4.900 toneladas.

Alex Barreto Cypriano

Esclarecendo:4.900 toneladas-força. É uma unidade técnica de medida de força (e não de massa) que, segundo Newton, corresponde à massa de um navio patrulha (490 toneladas) acelerada pela gravidade terrestre (g~10 m/s²). É um número enorme – e pra contextualizar, aquele mesmo adulto mediano é premido por mais de 12 toneladas-força aqui na superfície apenas pela atmosfera. Já o melhor mergulhador, sem equipamento e em apnéia, não desce além de 130 metros, onde ele está premido por umas 160 toneladas-força (sem contar com a força advinda da pressão da atmosfera).

Alex Barreto Cypriano

Nossa, deixa eu corrigir de novo: corresponde à massa de uma fragata (4.900 toneladas) acelerada pela gravidade terrestre (g~10m/s², totalizando 49 MegaNewtons). Ficou esquisita essa mistura de sistema técnico de unidades com unidades do SI, mas é isso.

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

‘BOWL’… Ai, ai, ‘estado da arte’. Triste, muito triste tudo isso: imensos esforços despendidos num resgate desesperado que, apenas as profundezas sabiam (?), seria uma recuperação.

ChinEs

Esse navio virou obsessão , um dia vou querer mergulhar para visitar o NAE São Paulo…