Um especialista em resgate diz que os destroços encontrados na busca pelo submersível Titan eram “uma estrutura de pouso e uma tampa traseira do submersível”.

David Mearns, que é amigo de dois dos passageiros a bordo do Titan, diz que faz parte de um grupo de WhatsApp envolvendo o The Explorers Club.

Mearns disse à Sky News que o presidente do clube, que está “diretamente conectado” aos navios no local, disse ao grupo: “Era uma estrutura de pouso e uma tampa traseira do submersível”.

Mearns diz: “Novamente, este é um submarino não convencional, aquela tampa traseira é a ponta pontiaguda dele e a estrutura de pouso é a pequena estrutura na qual parece se apoiar.”

Ele diz que isso confirma que é o submersível.

Mearns diz que conhece o bilionário britânico Hamish Harding e o piloto francês Paul-Henri Nargeolet.

“Isso significa que o casco ainda não foi encontrado, mas duas partes muito importantes de todo o sistema foram descobertas e que não seriam encontradas a menos que estivessem fragmentadas”, acrescentou.

Mearns também falou sobre a carenagem do submarino – em forma de rabo de peixe – e disse: “Se a carenagem e a estrutura estão separadas – então algo muito ruim aconteceu com toda a estrutura”.

“Pelas notícias que temos até agora, eles não encontraram o casco em que os homens estão dentro.”

FONTE: Sky News

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno

Pela “qualidade” do submersível já estava claro que a visita aos destroços do Titanic contemplava também ir conhecer a tripulação e os passageiros do navio…

Allan Lemos

Deve ter implodido, se foi esse o caso, pelo menos não sofreram já que teriam sido esmagados em menos de um milésimo de segundo.

ednardo curisco

Se morreram, espero que tenha sido assim mesmo fulminante

Alex Barreto Cypriano

Tenho uma curiosidade: a compressão instantânea esmaga ou destroça o corpo?

Alex Barreto Cypriano

Assustador…

Dr. Mundico

Na verdade ocorre o fenômeno da liquefação, ou seja, o “desmanche” súbito de estruturas e orgãos provocado pela mudança abrupta da pressão.

Macgaren

Essa startup perdeu em pericia até para os traficantes que fazem aquele submarinos amadores para atravessar oceanos.

De resto que morte estupida, espero que não tenham sofrido.

Mario José

É amigo eu penso da mesma forma e ainda pagaram caro pelo “passeio”

André Macedo

Os “narcosubs” são mais semissubmersíveis que submarinos propriamente ditos, nas raras ocasiões em que eles realmente afundam é por poucos metros.

Se souber inglês tem um vídeo interessante sobre isso:

Last edited 10 meses atrás by André Macedo
Underground

Segue vídeo de esmagamento de tanque por vácuo, que dá mesma….
https://youtu.be/Zz95_VvTxZM

bit_lascado

Absurdo fazerem um submergível de fibra de carbono reutilizável, na Fórmula 1 com muito menos cargas envolvidas as equipes utilizam dois chassis por piloto numa mesma temporada.
Controle Bluetooth é só a ponta do iceberg das gambiarras que deveria ser esse submergível.

Last edited 10 meses atrás by bit_lascado
Valdir Barbosa

É como diz: “o mundo está cheio de tolos educados” tem que ser muito sem noção para fazer um passeio com direito a visita aos passageiros do Titanic

Marcos

Assim como os donos e alguns passageiros do titanic desafio Deus e foi destruído assim também foi eles , descansem em paz malucos loucos, muitas vezes por achar que tem dinheiro acha que e melhor que todo mundo so que tem que lembra que ninguém e melhor que Deus,e ta ai .

ednardo curisco

Quer deixar Amyr Klink furioso? chama ele de aventureiro.

Ele detesta ser chamado assim porque ‘aventureiro’, para ele, está ligado a ideia de ser temerário, se arriscar de forma desleixada, irresponsável.

Ele sempre diz que suas viagens têm sim muitos perigos mesmo. Mas como fizeram todos os bons exploradores, procuraram sempre se cercar do melhor de informação, tecnologia, materiais e técnicas disponíveis. Perigos e mortes eram possíveis, mas devido ao natural risco inerente, não por enfrentar de forma tola s perigos.

Dito isto, esta empresa, pelo que li, correu vários riscos de forma temerária. Arriscava as pessoas de forma irresponsável.

Jefferson Ferreira

Provavelmente eles eram bem relapso na manutenção, a estrutura já devia está com bastante fadiga, visto que, parece que essa era a 14º viagem…

Fawcett

Este submarino possuía 3 pontos fracos no casco. As emendas das cúpulas de titânio ao cilindro de material composto e janelinha. Provavelmente a água entrou por alguma dessas emendas. Há também a questão do estresse estrutural que o sub sofre a cada descida. Nesta imagem podemos ver como era a estrutura dele.

https://www.seattletimes.com/nation-world/whats-the-difference-between-a-submersible-and-a-submarine/?amp=1

Alex Barreto Cypriano

É incrivelmente fácil calcular as solicitações e as tensões no casco e tampos do Titan (bastam as dimensões e a profundidade) e comparar com tensões admissíveis encontráveis na literatura especializada para o titânio e a fibra de carbono (embora fibra de carbono seja um material que passou a ser usado já na época do cálculo baseado em ruptura). Mais difícil é avaliar como a anisotropia da fibra de carbono contribuiu pro desastre. Ora, fibra de carbono dilata conforme esfria, ao contrário do titânio, e apresenta resistência perpendicular à fibra muito menor que a longitudinal. Eu apostaria que houve falha/ruptura por… Read more »