Comitiva visita diversas instalações da Força no Rio de Janeiro, em Brasília e em Manaus

Entre os dias 14 a 18 de junho, a Marinha do Brasil recebeu o comissário político da Marinha da China, Almirante de Esquadra Yuan Huazhi, acompanhado de sua comitiva, para uma visita de cortesia e para tratar de temas relacionados à Defesa. Nesta sexta-feira (16), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, receberam a comitiva, em Brasília-DF.

A agenda representou a retomada de visitas de alto nível entre as autoridades dos Ministérios da Defesa dos dois países e dos Comandos de Força, com ênfase à possibilidade de cooperação na área acadêmica e intercâmbio em cursos.

O Almirante Yuan e sua comitiva visitaram, na última quinta-feira (15), o Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh), o Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), a Fragata Liberal e a Escola de Guerra Naval (EGN), todos localizados no Rio de Janeiro (RJ). Já no sábado (17), a comitiva conheceu, em Manaus (AM), o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), o Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro”, o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) e o Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO).

Relação entre Brasil e China

Desde 2009, a China é o principal parceiro comercial do Brasil e tem sido uma das principais fontes de investimento externo no País. O relacionamento ocorre também em mecanismos como o Grupo dos 20 (G20) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Em 1974, foram estabelecidas as Embaixadas do Brasil em Pequim e da China em Brasília. Desde 2004, há uma Adidância Naval do Brasil na China.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Uma boa noticia!

Gerson Carvalho

Já estou vendo 6 Type 054 A/P na MB

Esteves

Esteves em um momento sábio proferiu palavras que ainda ecoam.

— Se Jesus não vai ao monte, o monte vem até Jesus.

Bora recuperar 50 anos de atraso.

Aéreo

Falaram alguma coisa sobre a pesca ilegal que a China faz no litoral do Brasil ou foi só conversa pra boi dormir?

Jagdverband#44

China não pesca ilegalmente me nenhum lugar do mundo.
Informe-se melhor.

Sensato

Oi? Fale mais sobre isso

Esteves

— Se aquela gente, se aqueles parentes da tua mãe aparecerem aqui…você vai ver o que vou dizer, vou falar muito, esses anos todos deles vindo aqui…você verá com quantos paus eu faço uma canoa, boto tudo que tá entalado pra fora.

Allan Lemos

Dificilmente, dado o alinhamento político anti-ocidental que a diplomacia atual parece tomar.

Rafael

A China terá a oportunidade de aprender muito sobre o que não fazer com sua força naval.

Jagdverband#44

Temos um comissário político em nossa marinha?

sub urbano

Não. O comissário político é do Partido Comunista. Na China as FAs são subordinadas ao partido. Objetivo: proteger o povo da opressão capitalista.

Sensato

Ah sim. Proteger o povo. Claro.

Up The Irons

Difícil é saber o que não existe dentre os quase 80 mil homens da MB! Deve ter de tudo: veterinários, corretores imobiliários, otorrinolaringologistas, confeiteiros, laterais direitos, técnicos de refrigeração, pintores, escritores, advogados criminalistas, auxiliares de escritório, datilógrafos, laterais esquerdos…

Bruno

Se tem laterais direitos e esquerdos, manda para o Santos. Qualquer um é melhor do que os que estão lá…

Aéreo

Comissário politico não, mas um monte de pelegos de políticos, isto tem de sobra.

Camargoer.

A MB tem o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha que também é exercido por um almirante.

Willber Rodrigues

Tem que botar até almirante pra ser juiz e outro pra ser técnico do time de futebol da MB, pra “justificar” tanto almirante alí….

Camargoer.

Tem almirante na Nuclep e tinha outro no ministério das minas e energia.

Alex Barreto Cypriano

Uma nota do editor com algumas palavras sobre o quê é isso, um comissário político numa força armada, seria cortesia apreciada. Na falta, nos viramos: https://www.jstor.org/stable/resrep25318.9?seq=4

Esteves

O Brasil semeia, vai semeando e o deserto não dá nada. Ainda assim, atraídos por Mahan, os peregrinos vão peregrinar na esperança dos ossos do Barão indicar-lhes o caminho. Qualquer caminho.

Estudo realizado em academia militar norte americana mostra que entre 2001 e 2011 o Brasil enviou 171 militares para realizar cursos nos Estados Unidos e apenas 7 para a China. Nos últimos anos o Exército tem enviado alguns militares para cursos em inglês realizados em academias chinesas, mas em número ainda bem menor do que os que são enviados para os Estados Unidos.”

No one

O quê há de estranho ? Onde você acha que os oficiais chineses foram buscar compreensão sobre o poder marítimo? Nos textos de Mahan. Você aprende com o que há de melhor, não com quem teve só fracassos nesse aspecto, nós como eles fomos buscar os mestres…simples. Britânicos, franceses, americanos…

Nós não aprendemos muito ou pelo menos não soubemos pôr em prática, eles parecem que duas ou três coisas entenderam. As últimas grandes derrotas e ameaças vieram do mar, se não querem que esses fracassos se repitam precisam desenterrar cabeça e olhar para o mundo.

Esteves

O estranho é que existe o período do aprendizado. Superado, vem o período do fazimento.

Ja Teve matéria aqui sobre a expansão naval chinesa.

https://marsemfim.com.br/china-potencia-maritima-do-seculo-xv/

No one

Eu acho intrigante como toda vez alguém colocar esse breve episódio da história chinesa como prova cabal de que eles em algum momento da história já foram uma potência marítima. Até parece os surtos desenvolvimentistas brasileiros que depois acabam no baratro. Roma tinha bases militares e comerciais avançandas no oriente médio e na África, com rotas marítimas consolidadas para comerciar com a Índia . Fenícios e gregos singravam os mares estabelecendo colônias pelo mediterraneo, séculos antes. Venezia e Genova ? Dominavam essas rotas . Mas evidentemente um breve periodo da história chinesa ( com muito romances e mitos) é suficiente… Read more »

Esteves

Não foi breve.

Para o Ocidente o mar foi tudo isso + uma grande necessidade de manter hegemonias. Sem o ouro das Américas e África teria sido possível sustentar as guerras europeias?

Vamos relembrar os saques e as pilhagens feitas por franceses e holandeses no Brasil embaixo dos bigodes lusitanos e espanhóis. Cada momento da História Teve seu declínio.

Superioridade definitiva no mar é recente. Veio com o ferro e com o aço nos navios e até isso está sendo contestado nos dias de hoje.

Quem será o próximo dono dos mares?

Jagdverband#44

Comissário político?
Se fosse um oficial técnico tudo bem!
Se continuar assim, sabe quando a RN vai vender um navio para nós?

Camargoer.

Caro Jag. Uma pesquisa rápida na internet descobri que o “Comissário Político da Marinha da China” é um militar que também faz parte do Partido Comunista da Chine e é o Segundo em Comando na marinha chinesa. Ou seja, é um visita de alto escalão. Ele seria o equivalente ao “Second Sea Lord” da Royal Navy, com a diferença que na China altos membros do governo são todos do partido comunista, já que o país é organizado em torno de um partido único. Inclusive, é interessante que ambos exercem a mesma função de “relações públicas”. A MB possui uma estrutura diferente… Read more »

Fernando XO

Prezado Camargo, há um equívoco aí… o Diretor do CCSM exerce um cargo de assessoria ao CM na questão da comunicação da Força nos campos interno e externo… e em termos de antiguidade, o 02 seria o CEMA… cordial abraço.

Camargoer.

Obrigado XO. Pelo que entendi do papel do Comissário da marinha chinesa, ele é tanto o segundo em comando quando o responsável pela questão da comunicação, o que me parece ser a função do diretor da CCSM. Ainda assim, você está certo ao observar que não existe uma equivalência recíproca de funções entre as duas matinhas. Curioso é que parece existir uma equivalência entre a marinha chinesa e a inglesa, lembrando que o papel político na Maringá inglesa é do Primeiro Lorde, cargo que já foi exercido por Chuchill

Pedro

O Chinês mostrando no mapa onde vai pescar ilegalmente, onde a MB não tem navios…

Alex Barreto Cypriano

Excelente humor. Só acrescentaria que ele deve tê-lo feito com a mais polida cortesia, como seria natural entre distintos oficiais que se passam pito…

Rafael

Eu espero que ninguém diga ao visitante que estamos pensando em ter um submarino nuclear.
Dá muita vergonha não saber responder quando ficará pronto.
Se é que um dia ficará pronto.

Sensato

Não foi fácil pra ninguém.

Rinaldo Nery

Comissário político? Veio introduzir o comunismo na MB, junto com o Flávio Dino? Impressionante. O poço tem tampa no fundo. ____________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

Vade retro. Nesse uniforme branco não.

Camargoer.

Olá RInado. Acho que vocẽ está misturando as coisas. Os cargos de ministro são essencialmente políticos e de livre nomeação do presidente. Obviamente, um presidente irá nomear ministros que tenham sua confiança ou resultam de um arranjo político entre os partidos da base do governo. Isso acontece aqui, no Japão, na França e até o Irâ. Agora, se você realmente acredita que a visita do segundo em comando da marinha da China seria o suficiente para introduzir o comunismo na MB, então terá que admitir que a visita de oficiais do Irã serviriam para introduzir o islamismo na MB, a… Read more »

Moisés

Exatamente. Você definiu bem. Essa é a diferença entre alguém que detém um senso crítico e outro que só repete frases de efeito.

Gabriel Ferraz

_____

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ATACAR OUTROS COMENTARISTAS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

Eu acho que foi provocação.

Ainda que um militar brasileiro tenha recebido treinamento e doutrinas ocidentais (afinal somos) e isso está evidente na quantidade de cursos e de exercícios que fazemos com e nos EUA, acredito que o multilateralismo é uma realidade sem retorno aos tempos cesaristas.

Maior que isso é imaginar se será possível existir sem Estar subordinado. Ocidente ou Oriente?

Esteves

Acho que ainda Tem esses sentimentos monarquistas…saudades.

O que vale de lá pra cá também vale de cá pra lá. Imaginando o temor dos países que recebem nossas visitas.

— Lá vem aquela gente tentar introduzir a preguiça.

Camargoer.

Esta semana, o Canal Brasil está com uma programação especial. São 125 filmes selecionados. Assisti (de novo) “Macunaíma”. Hoje de manhã, passou “Prá frente Brasil”. Um dos modos para se entender o Brasil é viver por alguns uns anos no exterior. Outro é assistir os bons filmes brasileiros. “O pagador de promessas” continua sensacional.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

O Pagador de Promessas é ótimo. Telecine e HBO também estão exibindo filmes nacionais desses anos e dos anos atuais. No Cult tem Luchino Visconti (Belíssima), Fellini (Os Boas Vidas é ótimo too) e bang bang com o excelente John Wayne no início da carreira. Não passam filmes do Oriente nem Kurosawa…passam alguns iranianos (Gosto de Cereja). Ainda que Kurosawa tenha copiado alguns e quem não…Dersu Uzala comoveu esse coração que Esteves leva no peito. A eterna luta do homem contra sua natureza. AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da… Read more »

Esteves

Mestre,

Tá no robot. Tem moderador não. Fim de semana com Sol. Tranquilão.

Quiser escrever sobre a vida, UFSCAR, nacional, internacional, tarot, bruxarias e até…até sobre a MB, tá seguro.

AVISO DOS EDITORES (NÃO É UM AVISO DE “ROBOT”): LEIA AS REGRAS DO BLOG:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Lcc

Não demora e veremos os “Zampolit” assumindo seus postos nas OM e apontando o dedo para aqueles que não se enquadrem à ideologia nefasta que está sendo imposta à nação.

Esteves

Ideologia imposta.

Quem é o impostor?

Alison

____

COMENTÁRIO APAGADO POR DESRESPEITO A OUTRO COMENTARISTA.

SEGUNDO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alison

____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA.

PRIMEIRO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

André

Comissário Político me fez lembrar história contada pelo meu pai, à época capitão tenente e em plena guerra fria, que ao visitar um navio de “pesquisas” da extinta União Soviética, foi apresentado a um tripulante que era do Partido Comunista. Penso que a função dele seria a de “vigiar” e “cuidar” da moral comunista dos tripulantes da Marinha Soviética. E meu pai ainda disse que os marinheiros soviéticos só baixavam terra sem um tostão furado no bolso, certamente para evitar que se encantassem pelas “belezas” do capitalismo… 

Esteves

Outros tempos…

Esteves

Será necessário retribuir. Qual político nosso poderia ter com eles?

Camargoer.

Olá. A MB tem uma diretoria de Comunicação Social, cujo titular é diretamente subordinado ao comandante da MB. Acima do comandante, só o ministro da Defesa

Esteves

Tem que ser político. Formado no Centro de Estudos do Povo…da Marinha.

Camargoer.

Olá Esteves. A ESG tem cursos para civis, geralmente servidores públicos. Sei que muitos políticos passaram pela ESG, como por exemplo Tancredo Neves.

Esteves

Salve Mestre,

Bom lê-lo. Aqui perto tem um dentista da ESG.

Mestre,

ESG…ESG hoje, negócio ESG precisa fazer 1 mil pontos. Negócio corretamente gerenciado, voltado ao senso prático, socialmente integrado.

Caso a MB fosse um negócio ESG, quantos pontos a MB faria?

Camargoer.

ESG – Escola Superior de Guerra. Não confundir com “Environmental, social, and corporate governance (ESG)”.

Esteves

Putz…foi sem querer.

Lcc

Renan, Gazela, Dino, Xandão… Vixe, a lista é longa.

Esteves

Esses que tombaram ante o Dino…sobrou alguém?

carvalho2008

Sob este estrito ponto, acho que o Brasil está fazendo correto…..um no cravo e outro na ferradura….. Tem de ficar no meio e apresentando-se apto a aliança a ambos os lados. Somente isto é o que fará com que possamos ficar neutros. Quem encher o saco fará com que pendamos mais para o outro lado, então, nos tratarão a pão de ló….temos peso para desequilibrar a balança. Ainda vai demorar 1 ano e meio a dois…..mas confiem em mim, como tudo o que ja disse ocorreu e está ocorrendo, seremos disputados a peso de ouro, lógico que não será uma… Read more »

Esteves

Entre o Ocidente e o Oriente existe a Europa. Tem uma cidade com esse nome: Nova Europa.

Podemos ter 3 ofertas.

carvalho2008

A europa esta dividida mais uma vez entre ocidental e oriental….uma aos EUA e outra a China….dá no mesmo….ou EUA ou China….

Esteves

Olha…Europa Oriental não dá bola pra China não. Pode jogar na conveniência. E Zé fini.

Esteves

Conversa vai, inversa vem. Bolinhos, porções, cerveja da boa, pinga na caipirinha.

— Quanto custam 4 navios de 6 mil toneladas?

Camargoer.

Olá Esteves. Isso depende um pouco do tipo de armamento e sofisticação dos sensores. Assumindo como referência as FCT, que deslocam cerca de 3,5 mil ton e custam cerca de US$ 450 milhões, podemos estimar que um navios de 6 mil ton custe algo em torno de US$ 800 milhões.

Esteves

Humm…essa conversinha vai render.

Cesar Santos

hahahah saquei… o assunto ta forte ne Esteves…E tão falando do françuas tbem…. em Brasilia… abraços… além do lote adicional de Gripen….

Esteves

Houve um sábio…do tempo de Confúcio…dizia que quando o não já existe é mais fácil ir buscar o sim.

Willber Rodrigues

Pergunta pra eles quanto custa uns 10 navios patrulha oceânico e uns 2 navio tanque e de apoio lohístico, pra entrega até o final do ano….

“Tamo” precisando, já que daqui não sai nada…

Esteves

Esteves pode ir. Houve comentarista que sugeriu pagarem ao Esteves para ir saber dessas cousas.

Não cobro balato.

Camargoer.

Olá W. A maior parte dos custos de um navio de combate está relacionada com os armamentos, sistemas e sensores. Então, fazer um navio na Europa, no Brasil ou na China afeta pouco o custo se ele usar os mesmos sensores e sistemas de armas. Um navio de patrulha de 500 ton de deve levar entre 1~1,5 ano e custar algo entre US$ 30 ~40 milhões. Um NaPaOc de 1500~2000 ton deve levar uns 2~2,5 anos e custa entre US$ 70~100 milhões. Um navio tanque de 30~50 mil ton deve levar 1,5~2,5 anos e custar entre US$ 50~100 milhões. Um… Read more »

AMX

Bem poderia acontecer como no filme Caçada ao Outubro Vermelho, em que a tripulação elimina o comissário político pra poder desertar.

Esteves

Você…você acredita que nossos Almirantes…que nossa tripulação marinheira faria isso?

Gerson Carvalho

Uma delegação do Exército Brasileiro, liderada pelo chefe do Escritório de Projetos do Exército, o general de brigada Marcelo Rocha Lima, entre 19 a 22 de junho, iniciou uma série de atividades na República Popular da China, tendo como objetivo identificar oportunidades de cooperação na área de projetos estratégicos. Um dos eventos foi demonstração de tiro do sistema de defesa antiaérea Sky Dragon 50 GAS2, que emprega mísseis de médio alcance DK10A.

Rodrigo Maçolla

Vi um molusco na parede 🙂