Navios de guerra da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) vigiaram de perto os navios da Marinha dos EUA, Japão, Austrália e Canadá em operação recente no Mar da China Meridional.

Os EUA têm acordos de defesa e alianças com países como Japão, Coreia do Sul, Filipinas e Austrália, que têm interesses em comum na região do Mar da China. Através de operações navais conjuntas e exercícios militares, os EUA demonstram solidariedade com seus aliados e parceiros, fortalecem a cooperação regional e melhoram a capacidade de defesa coletiva.

Do ponto de vista legal, a China reivindica a soberania sobre a maior parte do Mar da China Meridional com base na chamada “Linha de Nove Traços” (em verde no mapa abaixo). Essa linha é uma demarcação irregular que engloba várias ilhas, recifes e águas disputadas. No entanto, muitos países vizinhos, como Filipinas, Vietnã, Malásia e Taiwan, também têm reivindicações sobre partes do Mar da China Meridional, o que tem gerado tensões e disputas territoriais na região.

Para muitos chineses, a defesa da soberania e integridade territorial é uma questão de orgulho nacional e patriotismo. Eles veem as reivindicações marítimas da China como legítimas e consideram qualquer desafio ou intervenção estrangeira como uma violação da soberania chinesa. Essa visão é reforçada pelo governo chinês, que frequentemente enfatiza a importância do Mar da China para a segurança e os interesses nacionais do país.

mar do sul da China.png

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4|4v1t4

Já passou da hora da US Navy organizar um exercício de guerra no Estreito de Formosa.

Last edited 10 meses atrás by M4|4v1t4
André Macedo

Passou mesmo, agora eles não tem peito pra isso kkkkkkk finalmente vc acertou

deadeye

Apenas dizendo, que a soma da Frota do Pacífico da Marinha dos EUA, Marinha Australiana, Marinha Canadense e a Marinha do Japão, dá quase o dobro de navios que a Marinha Chinesa e muito mais tonelagem.

André Macedo

Isso é óbvio, mas no que isso muda o cenário? Se quer falar de guerra, o Japão seria um dos primeiros a tomar uma ogiva na cara.

deadeye

Bela teoria. Só esqueceu do fato que o Japão tem um sistema de defesa de mísseis avançados, e btw. A China iria arriscar de cara um conflito nuclear?

Ciclope

Sistema de defesas quentão são 100% efetivos, nenhum é e se chegar a isso e porqur foi para o tudo ou nada e eles topam sim.

M4|4v1t4

Ogiva do que? Nuclear? lol rsss … Você já viu como funciona a economia chinesa? Você já se deu o trabalho de olhar como está a disposição das industriais e portos chineses? Vou dar uma desenhada: não há país no mundo mais vulnerável a uma guerra nuclear do que a China. É mais fácil o Japão repetir o que fez na Segunda Guerra na Malásia e ocupar o litoral chinês, protegendo seu exército ao mesmo tempo em que anula a economia chinesa, que está toda baseada na exportação e na base industrial litorânea e portuária. Do que a China conseguir… Read more »

Ciclope

Nenhum país e invulneravel a uma guerra nuclear global. Mesmo os EUA do outro lado do oceano são vulneráveis. Ambas as costas americanas podem ser destruídas mesmo quê o núcleo do país não o seja o que com mísseis intercontinentais o serão.
A questão é sempre a mesma, os EUA vai arriscar uma guerra nuclear por causa de uma ilha que?
Pelo que estamos vendo na Ucrânia, não.

M4|4v1t4

Ciclope. Nenhum outro país do mundo possui defesas antiaérea multicamadas contra ICBM, só o EUA.
A vantagem que o EUA tem em um conflito nuclear é gigantesca. Não dá nem para se cogitar um ataque massivo na crocodilagem achando que poderá destruir aquele país, porque não dá.

Basta 1 bomba explodindo para centena de milhares de pessoas morrerem. Mas isso já seria um feito para o atacante. Já a resposta, seria descomunal.
Não vamos nem colocar a força de SSBN, que ai a covardia aumenta ainda mais.

André Macedo

Em nenhum momento eu falei em ataque preventivo espertão, eu disse claramente que estava falando em caso de GUERRA.

Fora que achar que o Japão iria repetir a ocupação da China hoje é extremamente ingênuo, mas vc é um sonhador mesmo, já viu o tamanho do Japão pra falar sobre disposição de indústria na China? Nem espaço pra espalhar a malha industrial eles tem 😂

Excelente análise, como sempre.

Alison

Mostrou que é mais um torcedor apenas… patetico…

Ten Murphy

“Apenas dizendo, que a soma da Frota do Pacífico da Marinha dos EUA, Marinha Australiana, Marinha Canadense e a Marinha do Japão, dá quase o dobro de navios que a Marinha Chinesa e muito mais tonelagem.” Dá não. Em tonelagem, sim. Em quantidade, não. Se juntar a marinha australiana, japonesa e canadense não chega ultrapassar a chinesa. Só adicionando a marinha americana para ultrapassar, mas nem assim chega ao dobro. Conta de padaria sem pesquisar, de memória, dos submarinos, navios de guerra anfíbia e combatentes, sem contar os auxiliares e barcos-patrulha: Australiana: 6 submarinos, 2 anfíbios, 8 fragatas e 3… Read more »

Felipe

Manda todos pro estreito então que a China não precisaria nem usar navios pra afundar todos de uma vez…só com misseis e aviação baseadas em terra mesmo.

Manus Ferrum

Suspeito que consideravelmente mais que doze.

Marcelo

Vá te _________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mauro Cambuquira

M4? Qual o interesse do Brasil nisso? Para um brasileiro apontar isso, certamente algum interesse o seu país dever ter em tal procedimento. Nós pagamos a eles para fazer esse exercício? É para a nossa segurança?

Emmanuel

Alguém nervoso ali…aperta um botão errado.

Diego

O ” lixo ” que você diz faz metade do mundo correr atrás de armas e se reequipar e o mais importante, se atualizar.

Pablo

Ta fazendo os outros se atualizar e manda T55 pra guerra. Kkkk

Diego

E importante ler e compreender pra depois responder rsrsrsr
Esta claro o que escrevi, ” faz metade do mundo”

Felipe

Mandou T55 porque é o suficiente…e deu certo

Felipe

pois…graças a esse “lixo” que existe a Otan…

Ciclope

O problema da Rússia não é seu equipamento e sim a sua doutrina de emprego, no caso, do exército. A marinha Rússa e muito temida, não a julgue pelo erro tático causado pela arrogância de um comandante de um cruzador oceânico operando sozinho perto da Costa.
Quanto a falta de Russos na matéria, alo e questão pessoal da China e desde a união soviética as forças navais sempre foram concentradas nos submarinos. Não me espantaria se ali por perto não ter um SNA de olho.

Dalton

Quanto a ser “concentrada nos submarinos” isso foi mudando com o tempo o divisor de águas sendo o gigantesco exercício que cobriu todo o mundo em 1975 então a marinha soviética era maior que a US Navy e no fim desse mesmo ano incorporou o primeiro NAe ou a versão soviética de um, o “Kiev”. . A crise dos mísseis de 1962 mostrou aos soviéticos que o projeto de dominação mundial seria impossível sem uma poderosa marinha para apoiar as decisões da política externa, daí a grande profusão de meios de superfície. . Quanto ao “cruzador oceânico” o “Moskva”, ele… Read more »

Glasquis7

O Armamento faz parte da diplomacia de um país.

Quando os aliados iniciaram este exercício nessa região, o fizeram com a intenção de dar uma mensagem de dissuasão “olha, estamos aqui e somos poderosos”.

E a China respondeu “nos também estamos aqui e não estamos nem aí pra seu poderio pois temos o nosso também.

Diego

Por esse motivo aí e sempre bom cuidar das forças armadas pra não passar vergonha na hora de defender o seu território, o inimigo pode ser mais poderoso, mas tem que fazer ele calcular a ação e reação.
Não precisa ter poder pra destruir, tento o suficiente pra um belo estrago, qualquer um pensaria duas vezes

Ciclope

Verdade, se o mesmo ocorre aqui no nosso litoral, nem corveta teríamos como mandar acompanhar a distância uma frota estrangeira. Simplesmente iríamos protestar na ONU.

Glasquis7

Essa é a chamada “mensagem dissuasória”.

Mostrar pro seu oponente que os benefícios de uma invasão são menores que os prejuízos que ela provocaria.

Sblogniev

Tenho dó dos chineses… Eles contra todos e mais ou menos como a Rússia contra todos na Ucrânia… Os chinas estão pensando que Índia, EUA, Japão, Corria, Itália, França, Inglaterra e Austrália vão deixar eles tomarem conta de qualquer mar??? A Frota de submarinos dos americanos deve estar apenas a esperar o dia que esse mundaréu de alvos chineses será colocado a pique. Segue o jogo.

BrM

O “mar do sul da China” é uma das coisas mais escrotas que existem. Eu olho para o Vietnã, Filipinas e Malásia, e só consigo ficar impressionado com a cara de pau dos chineses hahahaha