A Marinha dos EUA detectou sons “consistentes com uma implosão” logo após o submersível Titan da OceanGate perder contato, disse um oficial da marinha.

Cinco pessoas estavam a bordo do navio quando ele desapareceu durante um mergulho nos destroços do Titanic no domingo. A perda do submarino foi confirmada após uma grande missão de busca.

O oficial disse à CBS News que suas informações sobre a “anomalia acústica” foram usadas pela Guarda Costeira dos EUA para restringir a área de busca.

Segundo a CNN, foi considerado “não definitivo” e, portanto, a missão de busca e salvamento continuou.

Mais cedo na quinta-feira, o contra-almirante Mauger, da Guarda Costeira, confirmou que todas as cinco pessoas a bordo do Titan morreram após o que provavelmente foi uma “implosão catastrófica”, com base nos padrões de detritos descobertos.

No entanto, ele disse que nenhum som foi detectado durante a missão de busca que fosse consistente com isso. “Tivemos boias de sonar na água quase continuamente e não detectamos nenhum evento catastrófico quando essas boias de sonar estiveram na água”.

Na quarta-feira, a Guarda Costeira dos EUA confirmou que uma aeronave canadense P-3 detectou “ruídos subaquáticos” em uma área de busca pela embarcação desaparecida.

Isso trouxe uma nova esperança de que a tripulação do Titan pudesse ser encontrada viva e fez com que a Guarda Costeira realocasse as operações.

De acordo com a CBS, acredita-se que esses ruídos venham de outros navios na área.

Paul Hankin, um especialista submarino, disse que a primeira indicação de que o submarino poderia ter implodido veio depois que um grande campo de destroços foi encontrado na quinta-feira.

“Essencialmente, encontramos cinco pedaços principais diferentes de detritos que nos disseram que eram os restos do Titan“, disse ele.

Os esforços continuam para mapear o campo de destroços e para pesquisar o fundo do mar ao redor do Titanic.

O contato com a embarcação foi perdido cerca de uma hora e 45 minutos após o mergulho, quase uma semana atrás. Os destroços do Titanic estão a cerca de 700 km ao sul de St John’s, Newfoundland.

A bordo do navio estava o empresário bilionário britânico Hamish Harding, que havia escrito nas redes sociais antes do mergulho que estava ocorrendo porque uma “janela meteorológica” havia se aberto.

Ele disse que por causa do “pior inverno na Terra Nova em 40 anos” a missão “provavelmente será a primeira e única missão tripulada ao Titanic em 2023″.

Pai e filho britânicos Shahzada e Suleman Dawood também faziam parte da tripulação. Eles eram de uma das famílias mais ricas do Paquistão.

O CEO da OceanGate, Stockton Rush, também morreu em Titan, ao lado do ex-mergulhador da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet.

FONTE: BBC

NOTA DA REDAÇÃO: Abaixo, o folheto promocional do submersível Titan da OceanGate.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dr. Mundico

Não tenho dúvidas que o som da implosão tenha sido detectado pela Guarda Costeira, por se tratar de zona de segurança e sujeita a monitoramento intensivo.
Mas talvez por isso mesmo e para não dar pistas de tecnologias e métodos empregados, a divulgação do fato tenha sido “adiada” até posterior confirmação.

Alex Barreto Cypriano

O SoSuS (que, hoje, tem até outro nome) não é segredo faz tempo. Aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/SOSUS
Este é um daqueles casos em que mesmo sabendo que seria uma missão apenas de recuperação, ela teve que ser iniciada e divulgada como sendo de resgate e salvamento. Apenas depois da obtenção de evidências materiais inequívocas (usou-se triangulação pelo SoSuS pra redução da AoU…), se admitiu que o esforço agora seria apenas de recuperação.

Groosp

Tão especulando que foi para ofuscar o julgamento do filho do Biden. Faz sentido pra mim.

Willber Rodrigues

Se foi isso mesmo, então “pelo menos” os tripulantes morreram instantaneamente, o que é misericordioso, considerando-se a situação deles.

Guilherme

Celular, Corpos? Na implosão instantânea eles viraram uma massa compacta que cabe uma lata de sardinha

70con

Já circulam na Internet vídeos com modelagem 3D simulando como poderia ter ocorrido a implosão do submersível.
Aparenta ser uma tragédia anunciada, se confirmada a precariedade de condições técnicas e de segurança da nave.
Não tinha respaldo de engenharia segundo alguns dos poucos fabricantes desse tipo de equipamento (sujeito à alta tecnologia); nem tampouco certificação confiável.
Parece que o interesse – business – prevaleceu sobre a segurança nessa empreitada aventureira.

Alex Barreto Cypriano

Foi o SoSuS que registrou o som da implosão. Segundo o Cameron (diretor) a comunidade de submersão profunda já sabia do destino do Titan poucas horas depois do sinistro. Ainda, segundo Cameron, que tem conhecimento do assunto, a falha fundamental de design do Titan foi o uso de fibra de carbono no casco: este submetido a vários ciclos de compressão corria o risco de delaminação e penetração de água por alguma rachadura. Parece razoável – laminados funcionam melhor sob tração, que tende a manter as lâminas paralelas na sua posição, do que sob compressão, que tende a flambar as lâminas… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Uma última palavra: Cameron se engana ao comparar Stockton Rush com Edward John Smith em temeridade e ‘bad seamanship’: Smith era empregado, Rush, patrão. Novamente, o espírito (porcino) capitalista se limpa da sua sujeira imputando-a a meros indivíduos. Cameron, se falasse pelo espírito da verdade teria comparado o Titan não com o produto da sua lavra (auto propaganda indireta) mas com o Pequod de Melville, Rush não com Smith mas com Ahab, a audiência manipulada e aprisionada no ‘prolonged nightmarish charade’ com Ismael, o negócio temerário e lucrativo com Moby Dick. Clássicos literários falam mais fundo, são mais significativos, são… Read more »

Zezão

A administração Biden sabia que o submersível Titan tinha implodido no domingo, será que seguraram a informação para que o público americano ficasse distraído com o drama ?
Afinal, no mesmo momento que acontecia a tentativa de resgate, Hunter Biden (o filho do presidente), era acusado de diversos crimes, mas pra sorte de Joe Biden, pra grande mídia o assunto sobre o desesperado resgate dos tripulantes era muito mais interessante…

Felipe

Claro que detectou. Depois todo mundo sabe o que aconteceu, todo mundo detectou…