O ex-primeiro-ministro australiano Scott Morrison escondeu planos de abandonar um contrato de submarinos francês por temer que uma Paris furiosa encontrasse uma maneira de “matar” seu novo acordo com os EUA e o Reino Unido, revela ele em um próximo livro, informa The Guardian.

O escândalo, no qual Morrison trabalhou em segredo com Londres e Washington para adquirir submarinos nucleares antes de romper o contrato com Paris, destacou a fragilidade da confiança transatlântica, com laços ainda se recuperando da revelação de 2021.

“Nossa estratégia era que, se vamos fazer isso, não podemos deixar que seja levado ao conhecimento dos franceses – caso isso prejudique o acordo francês. Então, tivemos que construir muralhas da China – com o perdão do trocadilho – em torno de nossas discussões”, disse Morrison sobre os dois anos de subterfúgio.

Morrison foi entrevistado extensivamente para um novo capítulo do livro The Secret History of The Five Eyes pelo jornalista Richard Kerbaj, no qual ele revela novos detalhes de como enganou Macron, mantendo que não contar a ele “não é o mesmo que mentir para ele.”.

Macron foi o primeiro líder estrangeiro a parabenizar Morrison por sua inesperada vitória eleitoral em 2019, um sinal da importância de um acordo de US$ 36,5 bilhões, apelidado de “contrato do século” no qual o Naval Group da França construiria 12 submarinos convencionais para a Austrália.

No entanto, preocupado com os atrasos na produção e uma crescente ameaça da China à segurança no Mar da China Meridional, Morrison disse que percebeu que “se já houve um momento para tentar obter submarinos movidos a energia nuclear, era agora ou nunca”.

E assim, no final de 2019, ele começou a apresentar o que chamou de “Plano B” para formar uma aliança com Londres e Washington para fornecer à Austrália – um estado não nuclear – submarinos movidos a energia nuclear.

“Os técnicos australianos estavam voando de um lado para o outro para Washington” em 2020, disse Morrison.

Ele descreve como um desatento Macron o abordou para discutir o contrato do submarino quando ele saiu de uma reunião secreta sobre o novo acordo com o presidente dos EUA, Joe Biden, e o então primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, à margem de uma reunião do G7 em Junho de 2021.

Em um jantar entre os dois no Palácio do Eliseu alguns dias depois, Morrison disse que estava “bastante claro” sobre suas preocupações com o negócio dos submarinos.

“Não contar a ele não é o mesmo que mentir para ele”, disse ele a Kerbaj.

“Acho que Emmanuel pensou que eu estava… buscando vantagem no contrato. Talvez ele tenha pensado que eu estava blefando”, disse Morrison.

Uma das principais razões pelas quais Morrison não contou a Macron sobre seus planos de desistir do acordo foi uma profunda insegurança de que, apesar de um compromisso verbal, os EUA e a Grã-Bretanha desistiriam do acordo para apaziguar os franceses.

Ele disse a Londres e Washington que não daria tempo à França para “matar o acordo que temos com vocês e depois ficarmos sem nada”.

Morrison disse que foi esse resultado potencial, e não a pandemia de Covid-19 ou incêndios florestais devastadores, que o deixou mais ansioso durante seu mandato.

Na véspera do anúncio trilateral AUKUS, ele enviou uma carta a Macron informando que eles estavam rescindindo o contrato do submarino, mas temia que o presidente francês ainda tivesse tempo de minar o novo acordo.

“Eu diria que foi a noite mais insone que tive em todo o meu mandato como primeiro-ministro”, disse Morrison, citando a “imprevisibilidade” da estreita relação entre Washington e Paris.

“Não me arrependo nem por um minuto”, disse ele sobre sua decisão de quebrar o contrato e enganar Paris.

Na época, Paris criticou a revelação como uma “punhalada nas costas” e retirou seu embaixador da Austrália em protesto.

FONTE: moderndiplomacy.eu

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo curisco

Não tem moça na zona.

Esteves

Vichi. Zona só de moço? Que moderno.

ednardo curisco

kkkkkkkkkkk

Não sei onde moras, mas aqui pelo Ceará ‘moça’ = ‘virgem’

Esteves

No Rio mudou.

Aéreo

________

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ODST

A França achou alguém mais malandro que eles kkkkk

sub urbano

Subnuc? A Australia nao tem base industrial pra absorver essa tecnologia toda. Brasil e India tem dificuldades e são paises q ja tem projetos nucleares a decadas. A australia tem o PIB ppp abaixo do mexico e do Egito. é igual frango de granja, só tem tamanho. A cidade de sao paulo tem quase a população da australia.

Allan Lemos

Sério que você tá comparando a Austrália, país sério, desenvolvido e comprometido com a sua defesa, com essa república bananeira aqui?

Meu caro, o subnuc deles ficará pronto antes do nosso, disso não há a menor dúvida.

Com subnuc ou sem, a MB não aguenta 10 minutos de trocação com a Marinha Australiana.

Matheus

Mas ele está certo, Australia mal tem indústria, não tem experiência com tecnologia nuclear. Eles estão recebendo esses subs praticamente “de gratis” sem nem ter que desenvolver e muito provavelmente quem vai fazer a manutenção desses subs serão os americanos/ingleses. O que deve ter de salvaguardas nesse contrato deles deve ser insano, se não tiver um americano/ingles olhando, não poderão usar.

Mercenário

A RR está ampliando sua estrutura para a produção dos reatores dos submarinos AUKUS.

https://www.rolls-royce.com/media/our-stories/discover/2023/rr-submarines-to-create-jobs-and-expand-site-in-derby.aspx

Matheus

Exato, não adianta apertar parafuso se não tiver know-how e designs próprios.

Palpiteiro

Pela taxa de desindustrialização que estamos tendo. Logo não teremos indústria. Um está aumentando, outro acabando

Esteves

E de onde a Austrália ia tirar quase 60 bilhões de euros para pagar à França?

Matheus

Com o tanto que ferro e minério que exportam pra China, poderiam muito bem pagar. Nunca é falta de dinheiro, nem aqui e nem lá. É só politica.

E digo até que foram espertos, tão “ganhando” um subnuc de bandeija, mas como eu disse, eles provavelmente não vão poder nem lustrar o sub sem a autorização dos EUA/UK.

Esteves

Pois é.

Como nós.

Carvalho2008

Mestre Mateus, esta estrategia nao parece muito produtiva para os australianos….primeiro, que os projetos e grana do AUKUS ja se dilataram….no tempo e orcamento, nao é nem será facil, depois, como o proprio colega enfatizou, a China vai cont8nuar comprando estes minerios e carne australiana para financiar o subnuke contra si????….tenho minhas duvidas….

PS: vejam que é por isto que China aumentou ainda mais nossas exportacoes e AL….Chines nao quer financiar isto…

Dalton

Os 12 grandes submarinos convencionais de projeto francês também
seriam usados “contra a China”. Nessa linha de raciocínio Mestre os
australianos deveriam cancelar tudo o que está sendo planejado até porque o “AUKUS” não se trata apenas de “SSNs” e dobrar-se à China.

Carvalho2008

Mestre Dalton, uma coisa é vc se auto determinar a ser forte….outra coisa, é se alinhar e nominar inimigo…este acordo sai ďa apenas autodeterminacao de ser forte e possuir armas para tal, ele efetivamente escolhe e nomina lado….mas o pior é que nominou a China que é o seu maior parceiro economico…. Um acordo nuclear que abriu os precedentes que abrem, nao se resume a i dustria nuclear, impossivel nao haver clausulas de alienacao de uso….se ate missil ar ar tem clausulas assim, imagina um subnuke? Os australianos debem ter se amarrado incondicionalmente aos EUA no conflito e obvio, Chines… Read more »

Rui Mendes

Se fores por aí, o primeiro mercado das exportações Chinesas, são os EUA e o segundo são a UE.

Nonato

Nós financiamos as forças armadas chinesas ao comprar carro chinês, smartphone chinês, roupa, guarda-chuva…

carvalho2008

Yes, Mestre Nonato, e como um democracia, vc decide de quem compra….milhões de pessoas, milhares de empresas decidindo…

Mas a China não é democracia…..ela numa penada só, de uma unica assinatura, decide de qum toda a China compra….

Cristiano GR

Todos os dias milhões de brasileiros estão enviando milhões de dólares para a China através de pequenas compras do Aliexpress, Alibabá e outros parecidos e de mesma origem.

J R

e mesmo assim temos superavit com eles.

WSilva

”a China vai cont8nuar comprando estes minerios e carne australiana para financiar o subnuke contra si????” Não é Australia, Japão e Coreia do sul que a China se preocupa, a China sabe que esses são apenas lacaios dos EUA, a China nunca vai cortar relações com a Australia por conta desse AUKUS que se trata mais de teatro politico do que algo concreto, é a mesma coisa com o tal de QUAD, enquanto esses caras ficam repetindo retorica anti-China o que podemos ver é que a relação economica entre o QUAD e a China é mais forte do que nunca.… Read more »

Emmanuel

Do PIB,

Jagderband#44

Eu não sei da onde vão tirar o dinheiro.
Só sei dizer que ela é a 13 economia do mundo com um PIB de 1.61 tri de dólares e a classe média ocupa 80% da população.

Esteves

60 ou 70 bilhões de euros é muito dinheiro pra sair de qualquer lugar.

Jagderband#44

Também acho Esteves.
No entanto, neste caso, acho que temos que levar em consideração a origem em comum dos três países envolvidos.
Aliás, poderíamos expandir para Canadá e Nova Zelândia.
Esse quinteto estará junto até o fim dos tempos.

Rui Mendes

Da sua própria conta, da conta de ser um dos países mais ricos do mundo.

Palpiteiro

Meu palpite é que lá a indústria está crescendo. Aqui está diminuindo.

Matheus

Palpite errado, Holden, que era a principal fabricante de carros Australiana fechou alguns anos atrás.
Agora só fabricam carros de marcas americanas.

SGT MAX WOLF FILHO

Enquanto você esta se gabando que eles não tem indústria com dois meses de trabalho com salario mínimo o Australiano compra um carro corola, já o Brasileiro precisa de 138 meses para juntar dinheiro e dar a vista! qual você acha melhor? o orçamento das FA`s Australianas é o mesmo que o nosso, tamanho de pais parecido, eles tem aviões de 5 geração, drones e etc, nós temos pensões de militares, vigra, picanha, festinhas em quarteis e oficiais dede alta patente usando jato da FAB para fazer turismo nas ilhas europeias! E ai você acha que o Brasil é bom… Read more »

Matheus

Aonde eu comparei poder de compra e qualidade de vida? Voce trazer isso pra um assunto de submarinos é complexo de inferioridade sua.

Meu ponto foi, do que adianta conseguir subnucs antes do Brasil, se não terão 100% de autonomia com os mesmos? Acham que os EUA vão deixar eles fazerem o que quiserem com os subs?

Esteves

60% é deserto. 20% é mato. Os 26 milhões de australianos vivem no litoral.

Commodities e serviços. Nada mais.

SGT MAX WOLF FILHO

Concordo, Brasileiro só sabe debochar do outro e fala muito e faz pouco!

M4l4v|t4

A Austrália não tem tamanho populacional, mas em compensação… tem muito mais qualidade do que o Brasil. Você definitivamente não conhece a história da Austrália, a constituição do seu povo e as qualidades geográficas daquele país.

A Austrália é praticamente outro mundo. É só perguntar para qualquer brasileiro que está lá.

Se a Austrália não tem base para produzir alguma coisa por conta de escala, é por conta de escala e só. Porque a nível de recursos humanos, eles estão em outro nível…

Nonato

Recursos humanos nós temos.
Aqui temos fábricas de aviões, montadoras de carros, indústria naval, mesmo que pequena, indústria petrolífera.
Indústria não requer PhD em fisica para ter fábricas (falo da mão de obra, não do setor de engenharia)

Esteves

O Brasil tem vontade. E alguns desenhos.

adriano Madureira

não duvido…

Temos muitos projetos e maquetes…

Esteves

Sabe aqueles vídeos, torneios de aeronaves em escala…remotas no YouTube? Tem de tudo…Migs, Sukhois, F15, F16…perfeitos.

Deveríamos mandar nossa gente.

Willber Rodrigues

Bora comparar a RAN com a MB, pra ver quem tem a marinha mais equipada, pra ver se essa história de “Australia é frango de granja” tem respaldo, rapidão….

Gabriel BR

Que barato é esse que você fumou? kkkkkk

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Emmanuel

O PIB da Austrália em 2021 foi de 1,553 trilhão USD.
O do Brasil, no mesmo ano, foi de 1,609 trilhão USD.

O PIB per capita deles é de 60.443,11 USD ‎(2021).
O nosso de 7.507,16 USD ‎(2021).

Eles podem ter subnuc tranquilamente.
Nós não.

Emmanuel

Não duvido.

Batista

Existem muitas questões para se calcular o PIB do País, inclusive o valor da moeda nacional.
Por paridade, a economia brasileira é mais de duas vezes maior que a australiana.
Dependendo da fonte (FMI, Banco Mundial…) é quase três vezes;

Rui Mendes

A da Indía então, mas depois esse PIB é dividido por muitos milhões, pagar educação, saúde, social e por aí de muitos milhões, no fim ainda falta dinheiro.
PIB total, vê-se o tamanho da economia, PIB per capita a riqueza do país e o resto de pib’s por paridade, preços e tal é só desculpas.

fewoz

Exatamente, Rui. Esse tal PIB por paridade não faz qualquer sentido na vida real. Os seguintes países, por exemplo, estão melhor posicionados que Suíça ou Nova Zelândia, por exemplo: 3 – Índia 6 – Rússia 7 – Indonésia 8 – Brasil 11 – Turquia 13 – México 18 – Egito 25 – Bangladesh 26 – Vietnam 27 – Nigéria 36 – Suíça 62 – Nova Zelândia O PPP basicamente toma em conta o preço local de bens e serviços de cada país, mas é simplesmente fora da realidade dizer que indianos, brasileiros ou nigerianos possuem maior poder de compra que… Read more »

Rui Mendes

Não será arrendado, mas comprado, quem pode, pode.

Rui Mendes

Comparar a Austrália com México, Egipto ou Brasil em termos de riqueza, é demais, pib per capita sem comparação, já agora, vai a Sidney ou outra das grandes cidades Australianas e verás que são cidades de primeiro mundo, nada a ver com por exemplo qualquer cidade Indiana, e no entanto, qualquer uma delas com população igual á Australiana, mas se há um país espectacular no mundo, a Austrália é um deles e do primeiro mundo sem dúvida. Engraçado, vêm sempre que são muito ricos e industriais e tal, mas depois quando é para pagar por conta da poluição industrial e… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Rui Mendes
Luiz Machado

Qual a base industrial nuclear brasileira? Quantas empresas ligadas a energia nuclear o Brasil tem? Quantos equipamentos e reatores nucleares o país desenvolveu e exportou? O Brasil não é aquele país que criou um curso de graduação em engenharia nuclear somente em 2012?

Caiam na realidade, tecnologia nuclear no Brasil sempre foi tocada em microescala, em caráter científico e experimental, nunca foi consolidado uma indústria, não há uma cadeia de fornecedores.Temos mais conhecimento que os australianos em tecnologia nuclear? Talvez, mas não há indústria lá e também não há por aqui.

AMX

Não que isso mude alguma coisa, mas: CDTN – Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, salvo engano, localizado na USP. IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares. Também, a quem interessar, sugiro acessar o site da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e ler o seu periódico de notícias (‘níusléder’), o Fonte Nuclear. Sempre tem muita notícia interessante do setor, no Brasil e no mundo. Salvo engano, também, a França, cuja matriz energética é composta de mais de 70% de energia nuclear, manda seus técnicos pra virem treinar aqui. Não quer dizer que sejamos “os melhores”, mesmo porque, intercâmbios desse… Read more »

Cristiano GR

O tio Sam querendo, transforma até o Parguai numa super potência.

Cristiano GR

O tio Sam e o tio Jacób.

Talisson

Interessante. Se foi 70% disso que ele diz, já é um grande nacionalista ao descontentar o líder de uma potência (e contentar os de outras) e assim buscar algo melhor para seu país. Visão inocente a minha, pois sempre alguns caroços no angú. A charge ficou bacana.

Satyricon

Revoltante!

Mas… pensando bem, foi com o Macron.
Então tudo bem

Esteves

Por que?

Emmanuel

Olha na África subsaariana que você vai ver porque francês tem que se ferrar na vida.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rui Mendes

Vai lá agora, está muito melhor, é o paraíso, mas só para meia dúzia de ditadores, só que agora é ditadores Africanos, mas também Russo e Chino.
Detestam a Europa, mas quando é para ajudar algum país sem nada em troca, a Europa e os EUA que ajudem.
Espero mesmo, que os líderes da Europa e dos EUA comecem a abrir os olhos, para certos países, que lhes dão palmadinhas nas costas, quando precisam, mas verdadeiramente queriam era a miséria dos Europeus e também Norte-Americanos.

fewoz

Você está generalizando um continente inteiro. Assim como em todos os outros continentes, há diversos níveis de desenvolvimento na África. Há ditaduras, mas também há democracias (ainda que algumas mais frágeis que outras ou com diferentes níveis de corrupção). Se há problemas em alguns países, é problema deles e que resolvam entre eles. Europeus e americanos não deveriam se meter em problemas de outros países. Ponto. O colonialismo já acabou (ou deveria ter acabado).

Matheus

E é por isso que a França ultimanente tem desenhado os Americanos no continente Europeu, querendo mais “independência” na Europa (leia: com a França no comando).

Rui Mendes

Não, nada a ver, a França ao tempo que quer isso, mas não quer, ser só ela no comando, mas uma UE unida mas com os grandes países da UE no comando, como França e Alemanha.

fewoz

O conceito e funcionamento da UE são fantásticos, mas ela tem seus limites. Os países membros são diferentes demais (culturalmente, linguistica e economicamente falando) e por isso vão sempre lutar pelos seus próprios interesses. A verdadeira união europeia nunca aconteceu nem nunca acontecerá. É só ver a invasão russa: a guerra bate à porta da Europa, mas os EUA e Reino Unido são os maiores financiadores da Ucrânia… Cada país teve uma postura diferente e protegeu seus interesses no caso, com destaque para a ridícula postura da Alemanha no fornecimento de capacetes à Ucrânia no começo da guerra. Repito: por… Read more »

Esteves

Não acredito em história contada. Existem dois conceitos que precisam sejam dados aos interessados: Duas visões estratégicas. 1) “Do lado dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália, é o conceito de «Free and Open Indo Pacific» (FOIP) — Indopacífico livre e aberto — que prevalece. Um conceito que visa criar alianças para contrariar o poder chinês, uma vez que o FOIP está fortemente focado na liberdade de navegação, particularmente no Mar da China.” O conceito 1 ofende a China. 2) “Do lado europeu, a visão partilhada sobre o Indo-Pacífico é a de um chamado Indo-Pacífico «inclusivo». O princípio é o de… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Esteves

Existe outro lado para sentar e ouvir histórias. O lado de lá. Os norte-americanos apoiaram o Brexit. Trump fez discursos empolgados à favor do Brexit. Provavelmente houveram promessas e compensações. — Saíam. Vamos fazer negócios no Indo Pacífico. Garanto a vocês o apoio das empresas norte-americanas…como sempre. Negócios anglo advantages. Levaremos espelhos e cocares. ”O presidente Donald Trump cancelou nesta semana (23/1/2017), por meio de decreto, a participação dos Estados Unidos do Tratado Transpacífico de Comércio Livre (TPP, na sigla em inglês)…” Aquela região vai dar o que falar. E no Atlântico Sul? Por que não surgem acordos interessantes no… Read more »

Esteves

O mundo tá doidão. Com esses líderes. Biden tropeça nas escadas, Morrison é um covarde e Sunak um alegre conservador de 40 anos que chegou aonde está por desistências dos colegas de partido.

Como o Vasco. Contaram que Léo Pelé é a liderança do/no Vasco pedindo a contratação de Ceni. Léo Pelé que do Rei sei lá o que tem, era reserva no Tricolor. Às vezes reserva do banco.

Lideres. Tá.

Last edited 10 meses atrás by Esteves
Diego

Quando li que os Australianos deu essa pernada nos franceses,da maneira que foi, pensei que ia azedar a relação dos quatro, mas nada que um tempinho não resolva e tudo volta ao normal com um tapinha nas costa, Macron vai ler esse livro com uma sensação ruim rsrsrsrs

Willber Rodrigues

O 1° Ministro australiano viu uma oportunidade de conseguir uma tecnologia que poucos países tem, com prós e contras, as custas de ter “passado a perna” nos franceses.
Quem pode culpá-lo por isso?

Esteves

“Um alto funcionário dos EUA disse que a marinha britânica deveria obter seus navios SSN-AUKUS de “estado da arte” no final da década de 2030 e a Austrália apenas no início da década de 2040.”

Obter, aceitar, incorporar, treinar, equipar, exercitar. Talvez 2045.

Até lá o mundo talvez não exista mais.

Willber Rodrigues

Costumo de dizer que o mundo não vai acabar, ele vai continuar aí, com a gente ou sem a gente.
Quem talvez acabe somos nós.

Esteves

Da na mesma.

Campos339

Países não têm amizades e sim interesses que podem ou não convergirem. Essa história dos subs franceses e a formalização da AUKUS mais uma vez comprova isso.

Esteves

Alianças. Nesse momento a França prefere ter com a Ásia.

Heli

Coitado do contribuinte australiano é que vai pagar a conta. Vai ser interessante ver o quanto esse projeto vai atrasar e principalmente extrapolar o orçamento em bilhões e bilhões

Esteves

O outro já ia. 56, 66, 76 bilhões de euros e nem tinha começado.

Dalton

No caso de alguém estar interessado, o submarino visto na primeira foto é o USS Missouri
SSN 780 baseado em Pearl Harbor no Havaí, não havendo submarinos da classe Virgínia baseados em San Diego onde se deu o encontro dos 3 líderes.
.
O “Missouri” foi a San Diego especialmente para o “AUKUS” mas é comum submarinos baseados no Havaí visitarem San Diego até para participar da última fase de treinamento de NAes e Navios de Assalto Anfíbio tornando-os certificados para missões no exterior.

Esteves

Grato, Dalton.

Dalton

Os 12 grandes submarinos convencionais de projeto francês também seriam usados “contra a China”. Nessa linha de raciocínio Mestre os australianos deveriam cancelar tudo o que está sendo planejado até porque o “AUKUS” não se trata apenas de “SSNs” e dobrar-se à China.

Carvalho2008

Mestre Dalton, e poderiam ser 12, 24 ou 36….a dimensao do acordo escapa da s8mples auto determinacao de ser forte, é antes de mais nada uma alianca militar sem precedentes que inclusive quebrou barreiras mucleares neste tema.

Nominou o inimigo e por obvio este acordo tras e trara vinculacoes de obrigatoriedade de alianca e de uso….

Nao ha como dar a menor comoaracao ao que havia de parceria com a Franca….

Dalton

Mestre, veja que até a população francesa, assim como a americana, segundo pesquisas feitas nos últimos anos tem registrado um aumento gradual de visão negativa quanto à China e a França, apesar do “AUKUS” quer aumentar sua presença na região do Indo Pacífico. . O problema é que franceses e mesmo britânicos não tem muito com o que contribuir sem um enfraquecimento alhures, daí, os australianos não poderem contar tanto assim com eles, então., não se trata apenas de plataformas e sim de presença constante. . O “AUKUS” tem o “SSN” como principal item do portfólio, mas, haverá muito mais… Read more »

Esteves

Então…continuaremos dobados às empresas norte-americanas.

Pra quem vive curvado, tanto faz.

Dalton

A questão aqui Esteves é o “AUKUS” entre 3 países que possuem um mesmo “norte” e não é de hoje.

Carvalho2008

Outro ponto importante que poderiam dar o troco e reposicionamento Frances. A Franca possui clientes que ja sao paises nucleares, como Brasil e India, usiarios de seus Scorpenes. Ela poderia patrocinar junto a estes e alguns outros, o desenvolvimento que seria muito rapido de reatores AMPS para instalar neste mercado e nestes mesmos submarinos. Haveria uma disponibilidade destes submarinos hibridos AMPS muito mais rapida em operacao e de forma orcamentaria duas a tres veses menor….daria um tiro competitivo no AUKUS….nao seriam subnukes puro sangue, mas atenderiam 110% os requisitos de autonomia e principalmente, a guerra litoranea asiatica….tudo ali seria no… Read more »

Esteves

Mestre,

Da uma olhada nas mídias francesas. A França tem mais com o que preocupar-se. Muito mais.

Esteves

Talvez a China não tenha opções. A Austrália é próxima. Tem um comentarista no PN, sabedor, que acredita no possível do Brasil tomar juízo e mostrar-se como alternativa ao mundo.

Mas precisaríamos dos norte-americanos e nesse momento como em outros também, talvez desde os anos Carter, não querem saber de nós nem do nosso imaginário SSN.

O Brasil precisa abrir-se. E modernizar-se. Olha a onda, olha a onda, olha a onda…

Emmanuel

Macron, o bobo da corte europeu.
Fraco como Biden. E agora, Putin.

Esteves

Putin não está no AUKUS.

Emmanuel

Mas virou bobo da corte. Igual Macron.

Esteves

Claro. Dois bobos. Claro.

Maurício.

França oferecendo o Rafale por fora do FX belga: 😤😠😡🤬

França levando uma rasteira de australianos, americanos e ingleses: 🤫

Alex Barreto Cypriano

Então ele manteve segredo para evitar que a França, contrariada por ser escanteada, matasse o AUKUS? A França poderia fazer isso, mesmo? Se não pudesse, mesmo porque o AUKUS é uma determinação dos EUA na sua disputa com China, então toda a argumentação sobre o segredo seria falsa, propaganda de malícia e astúcia de mero peão sem autonomia. O quê é tudo isso, tamanha conversa mole editada e publicada?

Esteves

Sim. Novelinhas.

Nativo

O clube anglo-saxão é forte. Deixar 30 bilhões de doletas para os ________ NEVER.

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Andrade

“Países não são amigos, têm interesses mútuos!”

Daniel Ricardo Alves

Só queria saber se aquela agência nuclear internacional já aprovou o reator nuclear da MB (supondo que esteja pronto) e se ela está fiscalizando esses submarinos australianos também.

Nonato

Varios pontos dignos de nota.
A matéria é tendenciosa e fala em enganar.
Não vejo “engano”.
Houve uma decisão de desistir, mas precisavam de uma alternativa
Segundo: não se fazem mais políticos com ética.
Por que contar os segredos de uma questão tão sensível?
Pior ainda é que é um caso recente.
Para que escrever um livro?
Por que não manter sigilo?
O cargo exige essa liturgia…

Nonato

Essa história é muito estranha Como 12 submarinos convencionais iriam custar 30, 40, 50 bilhões de dólares? Por que estavw demorando? No Brasil já estão concluindo na Índia está dando certo. Qual o problema dos scorpenes na Austrália? Se eles têm pressa e queriam um submarino nuclear por que esse novo submarino só vai sair daqui a 10, 15 anos? E a ameaça chinesa até lá? Se fosse eu, teria tentado uma solução intermediária e amigável. Tentaria resolver o atraso e baixar o preço e só compraria uns 6 scorpene. E para receber logo. E os nucleares ficariam para quando… Read more »

Dalton

“Qual o problema dos scorpenes na Austrália?” Seria um submarino completamente diferente e muito maior que existia apenas no “papel”, pois um “Scorpene” de 2.000 toneladas não atenderia às necessidades australianas. . Mesmo os submarinos japoneses classe “Soryu” de 4.000 toneladas submersos que chegaram a ser analisados acabaram não correspondendo às necessidades por conta da grande distância entre à Austrália e o Teatro de Operações. . Quanto a EUA não poder entregar “logo” trata-se primeiro que apesar de se fazer duas encomendas por ano de submarinos classe Virgínia não se está podendo entregar dois por conta de uma série de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Qual o problema dos scorpenes na Austrália?”

Que Scorpene? Não foi Scorpene o projeto de submarino oferecido para a Austrália.

GRAXAIN

Inrerééésseeesss primeiro! Amigo de amor só Argentina, Venezuela e Brasil.