Den Helder, 29 de junho de 2023 – O Ministério da Defesa Holandês, a Damen e a Thales assinaram o contrato para o projeto, construção e entrega de quatro Fragatas de Guerra Anti-Submarino (ASW); dois para a Holanda e dois para a Bélgica. O acordo foi assinado no HNLMS Karel Doorman pelo Secretário de Estado da Defesa, Christophe van der Maat, pelo CEO do Damen Shipyards Group, Arnout Damen, pelo Damen Naval Managing Director, Roland Briene, e pelo CEO da Thales Netherlands, Gerben Edelijn, durante o primeiro dia do festival marítimo Sail Den Helder.

As fragatas ASW são as substitutas das atuais fragatas polivalentes da classe “Karel Doorman”. Eles podem ser implantados para várias tarefas; no entanto, a ênfase será na guerra antissubmarina. Os navios terão propulsão híbrida diesel-elétrica e serão projetados para navegar o mais silenciosamente possível, para evitar ao máximo a detecção por submarinos. A bordo estará um conjunto abrangente de sensores para detectar submarinos.

O secretário de Estado holandês, Christophe van der Maat: “A aquisição das fragatas ASW está ocorrendo da maneira que eu prefiro, por meio de cooperação intensiva, entre países, forças armadas e indústria. Com o tempo, o resultado será um sistema de armas inovador e poderoso. Isso nos beneficiará como usuários diretos, mas também a Europa e a OTAN.”

“Este é um projeto maravilhoso e um novo capítulo especial para nossa divisão Damen Naval”, disse o CEO do Damen Shipyards Group, Arnout Damen. “Estamos orgulhosos de construir essas belas fragatas e esperamos trabalhar com muitos parceiros e fornecedores, principalmente holandeses, neste projeto. Com esses projetos de lançamento de clientes, retemos conhecimento vital em nosso próprio país e, assim, mantemos nosso lugar no nível mundial de construção naval complexa. Mais importante, as tripulações das marinhas holandesa e belga recebem fragatas de última geração para realizar suas tarefas cruciais”.

Den Helder, 29 de junho de 2023 – Assinatura do contrato ASWF (Anti Submarine Warfare Frigates) a bordo do Karel Doorman. Assinado pelo Secretário de Estado, CEO DAMEN e CEO Thales.

“Estamos muito satisfeitos que a Thales tenha sido novamente selecionada para fornecer sistemas de sensor e controle de fogo para uma nova classe de navios para a Marinha Real Holandesa”, disse Gerben Edelijn, CEO da Thales Netherlands. “A tripulação das fragatas ASW poderá contar com nosso ultramoderno Sistema de Guerra Acima da Água, que fornece defesa eficaz contra ameaças atuais e futuras. Juntamente com os navios alemães F126, as fragatas belgas e holandesas ASW usarão tecnologia idêntica e avançada para defesa e proteção de objetos de alto valor”.

As fragatas terão 145 metros de comprimento e 18 metros de boca. Eles terão um calado de 5,5 metros e um deslocamento de 6.400 toneladas. A bordo, haverá espaço para 117 tripulantes e capacidade para pessoal adicional navegar com eles. Entre outras coisas, as fragatas ASW serão equipadas com um Under Water Warfare Suite (UWWS), um Above Water Warfare System (AWWS) e chamarizes subaquáticos. Os navios serão armados com um canhão de 76 mm, torpedos MK54, Rolling Airframe Missiles (RAM) e o Naval Strike Missile. A fragata também pode acomodar outras armas, como mísseis mais poderosos e lasers de alta energia. Há também embarcações e aeronaves não tripuladas a bordo para uso na água e debaixo d’água, bem como no ar.

Todo o projeto é uma operação conjunta com o Ministério da Defesa holandês, com parte do trabalho a ser realizado pelo próprio Ministério. Arnout Damen continua: “Temos quase 150 anos de conhecimento, habilidade e tecnologia para coordenar e executar o projeto e a construção de embarcações navais complexas. Isso é feito não apenas na Holanda, mas também em nosso estaleiro na Romênia, onde os cascos serão parcialmente construídos.” Esses cascos vêm para Vlissingen para posterior conclusão, instalação e integração de sistemas de armas e, finalmente, comissionamento das fragatas para implantação nas marinhas belga e holandesa.

As atuais fragatas multiuso da classe Karel Doorman foram construídas a partir de 1985 pela Damen Naval (então chamada Koninklijke Maatschappij de Schelde). Entre 1991 e 1995, oito fragatas da classe M foram entregues, seis das quais foram vendidas para outros países, incluindo duas para a Bélgica. Com o fim da vida útil desses navios à vista, a Holanda e a Bélgica decidiram substituir conjuntamente os navios por essas fragatas ASW. O primeiro navio está previsto para ser entregue em 2029.

Damen Shipyards Group – Oceanos de Possibilidades

O Damen Shipyards Group está em operação há mais de noventa anos e oferece soluções marítimas em todo o mundo, por meio de projeto, construção, conversão e reparo de navios e componentes de navios. Ao integrar sistemas, criamos plataformas inovadoras e de alta qualidade, que fornecem aos nossos clientes o máximo valor agregado.

Nossos valores fundamentais são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e mordomia. Nosso objetivo é nos tornarmos o construtor naval mais sustentável do mundo, por meio da digitalização, padronização e construção em série de nossas embarcações.

A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, apoiados por uma rede mundial de vendas e serviços. O Damen Shipyards Group oferece emprego direto para cerca de 12.500 pessoas.

DIVULGAÇÃO: Damen

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Esteves

Navio de 1 bilhão de euros. Investimentos de construção. Não é preço de venda.

Last edited 9 meses atrás by Esteves
Jadson Cabral

Que no Brasil custariam 2

Esteves

Não temos estaleiros capazes e capitalizados para receberem uma encomenda dessa complexidade. Somente o investimento em sistemas passa de 500 milhões de euros.

Isso mostra nossa incompetência construtiva que inclui o que debatemos aqui: sistemas, armas, compartilhamentos e olhando para o refino do design dos cascos…está tudo integrado à capacidade da mão de obra em entregar o que se planejou.

Aliás, o SINAVAL reclama de falta de mão de obra.

Vamos com o que é possível fazer. Nosso atraso tecnológico aumenta diariamente.

Gabriel BR

Damen é Show!

Marcelo Andrade

Não custa sonhar mas junto com a MEKO 360, essas seriam uma boa na solução Low-Hi – Tamandarés com Meko/Damen, navios de 6.000 ton? Vai que cola…. rsrs

Jean

Acho que a Meko 200 atualizada faria um par perfeito com as Almirante Tamandaré… Aster 30 + Captas …

J R

acho que se for mudar de plataforma, que seja a A300.

Esteves

“O MEKO 360 foi a primeira versão da família MEKO de embarcações construídas por Blohm und Voss. Fizeram duas variantes, MEKO 360H1, composto por um navio, e MEKO 360H2, composto por quatro navios.”

tango-echo

Qual a diferença entre as MEKO que embasa a mudança de numeração (200, 100, 360)? Tonelagem?

Fernando "Nunão" De Martini

Olha, eu até li muito tempo atrás (ou acho que li) que tinha algo a ver com deslocamento nos primeiros projetos Meko (caso das Meko 360 e Meko 140 – embora não faça muito sentido pois num caso, aumentando um zero, é mais do que o deslocamento de cerca de 3.500t das fragatas Meko 360 e, no outro caso, é menos que os 1.700t da Meko 140). Depois veio o sucesso comercial da Meko 200 (cujo deslocamento ao redor de 3.600 t na maioria dos navios nada tem a ver com esse número), sucedida agora da Meko A200, em que… Read more »