O NRP Arpão zarpou no dia 27 de junho de Luanda com destino a Casablanca, numa jornada de 29 dias em que navegará sem vir à superfície

O submarino Arpão foi o primeiro submarino português a cruzar a linha do Equador e agora parte para novo feito na sua história de 13 anos ao serviço da Marinha e de Portugal.

O Submarino com guarnição de 35 militares, comandada pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto, está em missão no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, que tem sido muito relevante no aprofundamento e na manutenção das relações de cooperação, bem como na satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE).​

O NRP Arpão é o segundo submarino da classe “Tridente”, classificada como U-209PN, uma versão modificada do projeto alemão U-214, com propulsão independente da atmosfera (AIP), de células de combustível. Para alimentar este sistema dispõe de depósitos de hidrogênio e de oxigênio.

O submarino chegou ao Rio de Janeiro no dia 7 de maio de 2023, após 20 dias de travessia do Atlântico. Na foto abaixo, NRP Arpão (S161) navegando com o submarino Tikuna (S34) da Marinha do Brasil, na tarde de 12 de maio de 2023, a cerca de 13 km ao sul da Barra de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

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Luiz Trindade

Parabéns a Marinha Portuguesa. Mais uma missão que foi dada e tenho certeza que será cumprida.

Camargoer.

Play it Sam, Play “as time goes by”

Esteves

Esse filme nunca me deixou..

José Luiz

Pelo artigo o sub já se encontra há 13 anos operando. Eu não tinha percebido como passou o tempo. Lembro que teve uma edição da Revista Tecnologia & Defesa com um sub alemão na capa e uma matéria sobre o novo sub da Marinha Brasileira e iríamos fechar com os alemães para duas unidades. Então depois houve a virada para os franceses e o projeto do PROSUB. Bem naquela época Portugal comprou na Alemanha seus submarinos. Construídos na Alemanha. Duas histórias diferentes e custos bem diferentes.

Camargoer.

Caro José. Pelo que lembro, a MB iria construir 2 submarinos 214 convencionais, sem AIP, e reformar os 5 submarinos 209. Pelo que lembro, os submarinos seriam construídos no AMRJ. O custo de fabricação do 212/214 convencional é estimado em torno de US$ 400 milhões. Para comparação, o S80 espanhol custou cerca de US$ 1 bilhão cada com propulsão AIP. Segundo a própria MB, os EUA, a Rússia, Israel e França foram consultados sobre o ProSub em relação ao submarino nuclear, sendo que a escolha do Scorpene esteve ligado ao acordo com a França para a construção do SBN. É… Read more »

Zorann

gastaram 2,7 bi com os submarinos e 4,1 bi com os puxadinhos que agora estão ociosos.

Camargoer.

Caro. 1. Material para a construção dos Scorpenes (Eur$ 1,6 bilhão). 2. Construção dos Scorpenes (Eur$ 750 milhões). 3. Material para o SBN (Eur$ 700 milhões). 4. Construção do SBN (Eur$ 550 mihões). 5. Armaento (Eur$ 100 mihões). 6. Estaleiro e base (Eur$ 1,7 bilhão) 7. Administração do contrato (Eur$ 200 mihões). 8. Contratos de tecnologia (Eur$ 900 milhões). 9 Seguro do financiamento (Eur$ 100 milhões).

Willber Rodrigues

Nessa conta está os juros, multas e correção monetária que tivemos que pagar por causa de atrasos e renegociações dos pagamentos ao longo da década?

Camargoer.

Estes são os valores que aparecem na apresentação da MB para parlamentares. O Senado aprovou o valor de Eur$ 6,8 bilhões para o ProSub, sendo Eur$ 4,3 bilhões financiados com um consórcio de bancos europeus, Eur$ 598 bilhões de contrapartida do governo no financiamento e outros Eur$ 1,8 bilhões com recursos do Tesouro Nacional. Segundo o relatório da MB, existem 9 contratos assinados em torno do ProSub, inclusive o de Offset. Desde 2009, ja foram pagos R$ 9,6 bilhão do programa 123G, R$ 4,4 bilhão do programa 123H, R$ 9,8 bihão do programa 123I, no total certa de R$ 24… Read more »

Camargoer.

Aproveitando. O programa nuclear, incluindo o Labgene já avançou 59%, tendo custado desde 2009 cerca de R$ 3,5 bilhões.

Esteves

35 bilhões. Querem mais 25.

A vírgula está no lugar errado.

Camargoer.

Olá Esteves. Então quem errou foi a MB no relatório. O relatório da ges

Camargoer.

continuando…. o relatório de gestão da MB diz que o Programa Nuclear recebeu desde 2009 cerca de R$ 3,5 bilhões.

Esteves

Se à partir de certo ano gastaram certo dinheiro é parte do todo. Não é a história. “O primeiro submarino atômico do Brasil está sendo produzido desde 1978. O projeto, que deveria ter sido finalizado em 1991, ganhou outra data de entrega, agora para 2029. Os 31 anos de atraso se devem a diversos fatores, como sanções internacionais, a complexidade do projeto e a dificuldade em conseguir a autorização de uso do combustível. Apesar de avançar lentamente, os gastos com o projeto já passaram dos 30 bilhões de reais.” Querem mais 17. Ou 22. Ou 27. Ou 33. 30 anos… Read more »

Camargoer.

Caro Esteves. O ProSub foi lançado em 2008 e os contratos relativos á ele foram assinados em 2009. Expliquei isso com cuidado. Os gastos relativos aos contratos dos ProSub e do programa nuclear estão contabilizados desde então. Os gastos anteriores do programa nuclear estão relacionados com ciclo de combustível e outras coisas. Os gastos com o Labgene, por exemplo, só passam a existir a partir de 2009. Há algum tempo eu coloquei todos os valores do Programa nuclear desde a década de 80 aqui, aproveitando os dados do relatório da CPI e de outros relatórios da MB. Deu trabalho…

Jorge Knoll

A decisão a ser tomada em relação ao país, está diretamente ligada ao “faz me rir”, em todos os contratos firmados durante a construção do submarinos. Isso acontece com todas as Marinhas, e demais Forças Armadas, Veja o caso da Austrália, que mesmo sabendo que é mais vantajoso O avião EMB EC-390 Milleniumm, quem levou o contrato foi a Boieng – através do C-130, avião de tecnologia ultrapassada, que só foi “perfumada”. É que nem o lançamento de um carro , onde de ano para ano, se altera o desenho da grade e ds lanternas, mantendo o resto. Essa é… Read more »

Zorann

Bom saber quer o Tikuna ainda navega

Dalton

Poderá navegar até o fim da década se a marinha assim o desejar enquanto a previsão
de baixa do “Tupi” seria a partir de quando completasse 35 anos ou seja a partir de maio do ano que vem, mas isso poderá ser estendido para 2025.

Pablo

gostaria de saber se alguma boa alma puder responder ;Por que no Brasil as coisas são feitas assim , altos custos , atrasos , falta de pagamentos , juros , péssimas compras produtos obsoletos , mal armados , superfaturamento , desperdício, vantagens etc. , se alguém puder responder a causa disso me falem

Marcelo Andrade

atrasos tem em todo mundo, até nos EUA, veja o F-35 e os novos Nae. Produto obsoleto? Scorpene? KC-390? F-39?, Meko A200? não sei de onde vc tirou isso. Superfaturamento e vantagens, é facil, só analisar o Governo de 2000 a 2015. esse mesmo que recolocaram no poder!!

EduardoSP

Sugiro estudar mais sociologia e politica para entender melhor como a corrupção, em várias dimensões, faz parte sociedade brasileira.
Se fosse só um governo, ou linha política seria ótimo, mas o buraco é muito mais embaixo.

Piassarollo

Corrupção endêmica

Piassarollo

Corrupção

Esteves

“Submarino NRP ‘Arpão’ da Marinha Portuguesa vai navegar em imersão por 29 dias.”
Esse é o tema do debate.

Esteves

“Submarino NRP ‘Arpão’ da Marinha Portuguesa vai navegar em imersão por 29 dias,”
Esse é o tema do debate.

Camargoer.

Caro Pablo. Corrupção é uma característica individual. Pessoas são corruptas ou criminosas. Por isso, as sociedades se organizam em torno do Estado, o qual implementa ferramentas de controle, investigação e punição para os crimes, inclusive os de corrupção. Quanto mais fraco ou desarticulado for o Estado, maior são as chances das pessoas cometerem crimes e ficarem impunes. Geralmente, regimes democráticos possuem estruturas de controle, investigação e punição mais eficientes e transparentes. Regimes menos democráticos geralmente protegem quem está no governo e quem os apoia e pune a oposição. Por isso é comum ocorrer violações dos direitos humanos que ficam impunes… Read more »

AMX

Se alguém puder esclarecer minha ignorância:
o título dá a entender que é algo ou inédito ou raro de se conseguir fazer.
É assim mesmo? Ou, perguntando de outra maneira: quantos dias um submarino convencional (e um AIP) pode operar imerso?
Realmente desconheço e, quem puder responder, agradeço.

Camargoer.

Olá AMX. Submarinos convencionais e até mesmo com AIP podem ficar submersos por muitos dias usando sua propulsão a diesel usando o snorkel para renovar o ar e recarregar as baterias. Um submarino convencional tem uma autonomia de uns 30 dias, incluindo ai a alimentação da tripulação e as reservas de diesel. Nada impede de um submarino convencional ficar todo o período submerso, usando o snorkel. Outro ponto é a velocidade de deslocamento porque quanto mais rápido, maior o consumo de energia, seja combustível ou das baterias. A vantagem do AIP é eventualmente adiar o uso do snorkel, aumento do… Read more »

AMX

Obrigado, Camargoer!

AMX

Não é a primeira vez que vejo um comentário desse, puramente técnico, tão negativado. Me pergunto o porquê…

Dalton

Complementando o Camargo, de fato é algo raro, porque não é comum submarinos fazerem viagens tão longas durante suas vidas, mas, no caso brasileiro os “Tupis” foram despachados para os EUA permanecendo meses por lá e também navegando submersos mais de 20 dias. . Um deles o “Timbira” que foi oficialmente inativado poucos meses atrás fez uma interessante viagem ao Peru em 2011 quando aquele país comemorou o centenário da força de submarinos – o Brasil sendo o segundo país da América do Sul a ter submarinos quando aqui chegaram em 1914 os classe “F” – atravessando o Canal do… Read more »

AMX

Obrigado, Dalton!

Underground

Curiosidade: quanto tempo o nosso pode navegar submergido nas mesmas condições?

Esteves

O nosso não é AIP. Mas…qual nosso?

Para esclarecimentos adicionais da assistência, por favor, faça a solicitação no horário comercial.

Underground

Sim, sei que o nosso não tem AIP, por isso mesmo gostaria de ver uma comparativo real. No caso, o Riachuelo S40.

Esteves

Professor Camargo explica abaixo. Não muito abaixo para não afogar.

Esteves
Camargoer.

Olá Under. O S40 é um submarino convencional, então ele tem um limite para permanecer submerso que é determinado pela quantidade de energia estocada nas baterias e pela quantidade de oxigênio para a tripulação. Se o submarino se deslocar rapidamente, essa energia vai ser consumida em um ou dois dias. Se ele se deslocar lentamente, poderá ficar mais tempo. Se ele permanecer parado, poderá ficar mais tempo ainda. Como o submarino tem snorkel, ele pode reabastecer o ar sem precisar ir para a superfície. Também poderá acionar os motores diesel para recarregar as baterias sem ir para a superfície. Então,… Read more »

carvalho2008

E depende do modelo e versão do submarino….os classe Tupi (IKL 209) tem 120 ton de combustivel armazenado…mas o Tikuna é uma versão BR aumentada neste criterio, inclusive numero de baterias e a informação do total de combustivel ainda é classificada….os Skorpenes brasileiros da classe Riachuelo tambem são skorpenes aumentados e a quantidade de combustivel tambem é classificada….

Last edited 9 meses atrás by carvalho2008