PEQUIM – Um grupo-tarefa da Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA Navy), liderado pelo destróier Nanning, chegou à Nigéria no dia 2 de julho para uma rara visita de militares chineses à costa atlântica da África, onde Pequim há muito se esforça para crescer sua influência.

O embaixador chinês na Nigéria saudou a visita de cinco dias como um marco nos laços, e a Marinha Nigeriana expressou vontade de trabalhar com a China para enfrentar as ameaças à segurança marítima e manter a estabilidade no Golfo da Guiné, informou a embaixada chinesa em comunicado noodia 3 de julho.

O destróier e a fragata que o acompanhava, Sanya, juntamente com um navio de abastecimento, Weishanhu, chegaram ao porto de Lagos, com o Nanning atracando para uma escala no porto até 6 de julho, informou a marinha nigeriana em comunicado.

A África Ocidental, rica em petróleo, é um importante exportador global de petróleo bruto. A região, principalmente Angola e Nigéria, está entre os principais fornecedores de petróleo da China. O principal explorador de petróleo chinês CNOOC Ltd também se dedica à produção em alto mar na costa da Nigéria.

Em janeiro, a Nigéria inaugurou um porto marítimo profundo de bilhões de dólares construído pela China em Lagos. O novo porto marítimo de Lekki, um dos maiores da região, é 75% de propriedade da estatal China Harbour Engineering Co. e do grupo Tolaram, com sede em Singapura.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Ainda veremos uma base chinesa no Atlântico sul e não vai demorar

Emmanuel

Argentina.

Ciclope

A África Ocidental também e no Atlântico Sul.

Willber Rodrigues

Quanto a isso, não tenho dúvida alguma.
A questão é aonde será primeiro, se na Argentina, ou na costa africana.
Estão errados? Não. Eles apenas se aproveitam do vacuo de poder na região.

Ciclope

África, ali cabe 4 bases, duas voltadas para o oceano indico e duas para o Atlântico Sul.
E se bombear, uma ali na região do Marrocos e Saara ocidental, estão praticamente no mar mediterraneo.
Aliás, cuja a Rússia tem uma base naval ali na Siria.

Last edited 9 meses atrás by Ciclope
Wagner Figueiredo

Deixa meu Sahara Ocidental fora disso,,,,, Sahara libre…. independência já!!!!

Gabriel BR

O Marrocos é um forte aliado dos americanos e não existe indicio nenhum de que vão mudar. Talvez Mauritânia …

Machado

Tomara. Tomara mesmo

No one

Mas é assim, o maior rival e ameaça para o Marrocos é a Argélia. Quando o seu rival encontra um sponsor, você procura um patrocinador do mesmo porte e antagônico. A Argélia procurou a Rússia, agora que a Rússia não tem muito fôlego, busca fornecedores chineses para as suas FA . O Marrocos faz o contrário, procura os EUA e a OTAN, inclusive por meio da mediação e intercessão de Israel, está buscando uma postura mais benevolente dos EUA que permita a aquisição de equipamentos mais sofisticados e acesso a tecnologias sensíveis, como o F-35. ISRAEL, para mostrar ao Marrocos… Read more »

Last edited 9 meses atrás by No one
André Macedo

A OTAN é Atlântico NORTE, não faz nenhuma diferença pra China, a não ser que ela tente atacar os EUA, o que é improvável.

Jagder#44

Bem vindos ao atlântico guerreiros da liberdade e da democracia!

Esteves

Você dizer que a China está atraindo centenas de bilhões de dólares em investimentos para a própria China eu entendo.

A China proporcionar emprego, renda e desenvolvimento para outros lugares que não a própria China eu não entendo.

Um negócio, uma empresa, atravessa o globo para faturar. Para ganhar grana. Ou não vai. Para tomar o local. Para apropriar-se das riquezas. Ou não vai.

Alex Barreto Cypriano

Exato, Esteves. O mais chato é a desconversa que nos toma por trouxas, como as frases de amizade testada no tempo e fidelidade perene. O assunto é África ocidental mas pra quem quiser números sobre investimentos chineses na América Latina e Caribe, podem olhar aqui: https://news.usni.org/2023/06/28/report-to-congress-on-chinas-engagement-with-latin-america-and-the-caribbean-2

Esteves

Conversinha.

Inimigo público

Qual seria a vantagem da Nigéria receber empresas chinesas então? Isso não faz nenhum sentido. Nem todos os funcionários serão chineses, assim como os impostos recolhidos ainda ficarão na Nigéria, o que ainda gerará divisas no país. Pensamento pequeno esse seu, espero que seja ironia.

Felipe

Veja quantas empresas Chinesas estão se instalando, por exemplo no Brasil, em lugares onde empresas Ocidentais se foram e demitiram muitas pessoas. Vai dizer que não proporciona renda, emprego e desenvolvimento? BYD em Camaçari, GWM em Iracemápolis são alguns exemplos.

Esteves

Elas repetem o modelo de quem partiu.

BVR

Esteves,
A China não está focada num mundo multipolar. Seja no softpower ou no hard.

Esteves

A China Estará sempre focada na China. Dentro ou fora da China.

jairo

Me espantaria se não viessem. Sem pagar impostos sobre dividendos e remessas de lucros..
Ainda mais que tem alguns milhões de otários pra pagar preço de apartamento em carros de qualidade duvidosa.
A solução é alugar o Brasil, já diria Raul. mas agora o contrato vem em mandarim e não in english.

Sds,

jairo

Esteves

Não somos otarios. Carros estão com esses preços no mundo.

Ontem subiu. Novamente.

jairo

somos sim..downgrade não ocorre apenas nos produtos militares rs

Guizmo

Você com certeza não conhece a Africa. Eu tive a oportunidade de ir algumas vezes, à trabalho, desde 2009…..e posso te dizer que desenvolvimento e renda NÃO SÃO destinados aos africanos. Esa “parceria” é só de um lado

Jagder#44

Também estive na áfrica (ocidental) e tive a mesma percepção que você.

Deni Macedo

Então dá um pulinho em Adis Abeba, e pergunta para os etiopes se eles estão descontentes com a cidade industrial que a China está construindo lá perto.

Jagder#44

Só você acha que os chineses são amigos e querem o bem e o desenvolvimento de outras nações.
Primeira aula na ESG aprendemos que não há países amigos, mas interesses comuns.
Olha a reportagem no FORTE.JOR do dia 12/07.
Talvez você se surpreenda, t_o_n_h_o.

Jagderband#44

E vamos continuar pobres nas mãos dos chinas, bobinho.

Burgos

Já era esperado !!!
Parece que eles tem interesse em montar uma base na região do Atlântico agora ainda não definido (ou em uma ilha ou em algum país da Costa da África).
Vamos aguardar
Boa noite a todos

Esteves

Ilhabela…será?

Jagdverband#44

Salvador, Bahia.

Esteves

Esteves não é chinês para aconselhar chinês. Nem discípulo de Confúcio Esteves foi.

Mas Esteves não recomendaria aos chineses ir ter com baianos. Eles são legais…mas é gente forte. Povo enraizado.

Burgos

👀🤣
Esse seu senso de humor ainda vai te complicar com a fofinha !!!
Boa tarde Istivis 👍

Esteves

Saúde, Burgos. Muita saúde para todos.

BVR

Putz Esteves !!
Não fale em ilha pq se tem uma coisa que os chineses sabem fazer é ilha.

Esteves

Tem uma lá que vem dando encrenca. Uma tal de Tai, Yuan.

BVR

😆😆😆

Alex Barreto Cypriano

Existem quatro definições dos limites geográficos do Golfo da Guiné e em apenas uma delas Angola seria uma nação do Golfo. Pra fins imperiais é sempre mais fácil usar a classificação mais generalizante e abstrata no tratamento dos ‘amigos’ a tutelar. Mas impérios precisam portar o feixe lictor (do qual, hoje, o poder militar é apenas um componente), sem o qual não mandam nem em casa. Xi Jinping recomenda aos jovens educados e desempregados que ‘comam amargura’, dediquem-se a trabalhos manuais nas cidades ou voltem pro campo. A China já decidiu uma vez que não iria crescer, nos tempos de… Read more »

Esteves

O mundo viu isso várias vezes. Vai escalando, vai escalando…

Baterias, semicondutores, pandemias, satélites, IA…o poder militar é um added. Quem diria que fariam guerra por sal, por ópio? Ao pó retornareis.

Dizem que no Rio já vendem nas feiras livres.

Last edited 9 meses atrás by Esteves
Esteves

“Pelo menos, vai criar um polo de desenvolvimento, atrair outras empresas, escolas técnicas, universidades e etc. É uma excelente perspectiva para quem não tem nada.” Empregos e impostos. Algumas escolas. Muita burocracia. Demandas sociais para os trabalhadores…postos de saúde e merenda. Foi isso que a Ford deixou aqui. E sindicatos, claro. Aprendemos a fazer o que nessas décadas desde 1919 quando a Ford chegou até 2021 quando a Ford partiu? O que? A China tem um modelo diferente? Tem nada. A China evidentemente é mais perversa até quando anuncia perdão de dívidas. A China faria uma jointventure conosco como a… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Esteves
Alex Barreto Cypriano

Pura realidade. Desde muito tempo, a realidade confrange a verdade e a esperança desenhando um futuro sombrio, implacável e impiedoso. Mas a verdade não tem parte na estroinice da realidade, ela permanece silenciosa e interrogante aguardando a geração adequada para desvelá-la. Let the Sunshine In. https://youtu.be/6RmXXTPrOgA

Esteves

https://agranjatotalagro.com.br/veja-as-maquinas-mais-vendidas-da-agrishow-2023/#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20assessoria,vendidas%20durante%20a%20Agrishow%202023. Essa foi a máquina mais vendida na Agrishow 2023. Fabricada aqui ou fabricada na Holanda tanto faz. Mostra nossa dependência. A sede da empresa fica em Londres. A decisão de onde fabricar é logística e lobista. A China faz, também, um caminho diferente oferecendo automações para agricultura familiar apesar de 6 entre os 10 maiores fabricantes de máquinas agrícolas já…já…e eles tem em média somente 30 anos de vida, serem chineses. Mas nesse mercado de grandes máquinas existem gigantes como John Deere, CNH (Case), AGCO (Massey) CLAAS da Alemanha. Provavelmente os chineses irão pelo mesmo caminho na África oferecendo… Read more »

Jagdverband#44

Boa! Não existe amigo…

Esteves

Quântico.

A turma de Maceió diria. Quântico. Se os chineses desembarcarem em Maceió ouvirão isso too.

— Quântico cês são?
— Bilhões, dirão os chineses.
— Quântico seis são de gente. Não de chinês.
— Levem-nos ao seu líder…diria o comandante chinês que veio aprendendo javanês, ops, português no caminho da China até Maceió.

Essa é uma frase que tenho vontade de pronunciar no Naval quando sou intercorrido e contestado nos comentários e…ainda colocam populações entre as palavras do Esteves.

— Basta. Leve-me ao seu líder!

jairo

hahahahahha muito bom

Esteves

“Qual seria a vantagem da Nigéria receber empresas chinesas então? Isso não faz nenhum sentido. Nem todos os funcionários serão chineses, assim como os impostos recolhidos ainda ficarão na Nigéria, o que ainda gerará divisas no país. Pensamento pequeno esse seu, espero que seja ironia.” A Nigéria não tem opção. Porque a Nigéria sofre do mal dos países que não deram certo. Baixa tecnologia, mão de obra grosseira, falta de capital humano e financeiro, falta de capital de giro, ausências de financiamentos, baixo valor agregado nas exportações, elite tribal. A língua oficial na Nigéria é o inglês para desespero daqueles… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Ainda tem aquele bacalhau na Rua Barra Funda?”

Firme e forte, o restaurante.

Esteves

Grelhado com brócolis.

Um dia um português pediu um sem tempero cozido no leite. Pra temperar na mesa com alho frito e azeite. Não sei. Não provei desse um.

Tinha outro no Belém. Bom também.

Fernando "Nunão" De Martini

Cozido no leite é especialidade da minha sogra, mas vai azeite também durante o cozimento no forno. E anchovas. Excelente.

Mas chega de off topic culinário (desculpável pois no momento em que escrevo este comentário a hora do almoço se aproxima), pois bacalhau no jargão militar significa outra coisa.

Esteves

Você já contou isso. Eu também. A idade não está fazendo bem ao Esteves.

A mãe da Fofinha foi convencida pela tia da Fofinha (irmã da mãe). Em julho uma nave espacial de Saturno que já está lá em cima (não pergunta, por favor, aonde é lá em cima) será revelada, trazendo mesas radionicas para curar a humanidade.

Uma nave gigante. Gigante como a paciência do Esteves.

Fernando "Nunão" De Martini

Uau!

Faltam só duas semanas pra acabar o mês! Será que o mundo vai acabar junto? Será o início do tal do quinto império do Daniel, vindo do espaco? Eram os sertanejos astronautas? Ou será que vão servir bacalhau nessas mesas radiônicas?
Espero que sua sogra esteja errada, porque senão o comentarista L G estará certo.
Vamos bacalhoar, pessoal.
Enquanto ainda temos tempo!

Esteves

Brinca não. Daniel é o filho da Fofinha. Ele acredita em promessa de político.

Sblogniev

Excelente treinamento. Recomendo da próxima vez um Cruzeiro com os navios da Linea C. São mais luxuosos e a comida é bem boa. Chineses copiando os russos, patéticos

António Rodrigues

A China está construindo fábricas na Etiópia para fugir das Medidas anti-dumping da união europeia e dos estados unidos(foi descoberto que o estado chinês dava fundos perdidos aos fabricantes de calçados na China para provocar o colapso da fábricas europeis). Ao fazerem calçado na Etiópia vai com o made Etiópia não o made RPC.
No fundo uma manobra de espertos.
Deu uma reportagem na TV em que se via o chefe de secção ser etíope mas totalmente controlados por superiores chineses.
Não estão lá por bondade mas por interesses.

Gilmar Leal

Bom dia
O último parágrafo ficou um tanto quanto confuso “Em janeiro, a Nigéria inaugurou um porto marítimo profundo de bilhões de dólares construído na China em Lagos. 

Alexandre Galante

Corrigimos, obrigado!