O navio-escola Perekop da Marinha Russa chegou a Havana na terça-feira (11/7). Durante uma visita de quatro dias a Cuba, os marinheiros do Perekop “realizarão uma ampla gama de atividades”, de acordo com o serviço de notícias estatal Prensa Latina, e membros do público cubano terão a oportunidade de visitar o navio.

É a primeira visita oficial de um navio da Marinha Russa a Cuba em anos – e outro sinal do fortalecimento da relação entre os dois aliados da era da Guerra Fria, depois que o colapso da União Soviética quase derrubou a economia cubana.

Enquanto a invasão da Ucrânia pela Rússia levou ao ostracismo generalizado, o governo cubano tem defendido cada vez mais Moscou.

“Estamos condenando, estamos rejeitando a expansão da OTAN em direção às fronteiras da Rússia”, disse o presidente cubano Miguel Diaz-Canel à rede controlada pela Rússia, RT, em uma rara entrevista em maio.

Ele também criticou as sanções econômicas dos EUA à Rússia, enquanto anunciava “projetos de cooperação e colaboração” russos em desenvolvimento em Cuba.

Os dois países também anunciaram uma série de acordos e trocaram delegações de alto nível. Os acordos incluem permitir à Rússia arrendar terras em Cuba por até 30 anos, desenvolver instalações turísticas à beira-mar perto de Havana, abrir um supermercado com produtos russos e abastecer a ilha com combustível extremamente necessário.

De acordo com Jorge R. Piñon, pesquisador sênior da Universidade do Texas no Austin Energy Institute, desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia enviou a Cuba mais petróleo do que em qualquer outro momento desde a queda da URSS. Até agora, em 2023, estimou Piñon, a Rússia entregou aproximadamente US$ 167 milhões em petróleo.

O petróleo tem sido uma tábua de salvação crucial para Cuba sem dinheiro este ano, já que a escassez levou a longas esperas para abastecer os carros em toda a ilha.

Reacendendo laços

Durante grande parte da Guerra Fria, Cuba e a ex-União Soviética cultivaram laços profundos.

A URSS estacionou milhares de diplomatas, espiões e conselheiros militares na ilha e construiu uma imponente embaixada em Havana, destinada a simbolizar uma cimitarra no coração do imperialismo dos EUA.

Uma geração de cubanos enfrentou o frio desconhecido para estudar nos países soviéticos. Um popular game show de TV chamado “9550” – para o número de quilômetros que separa Cuba da Rússia – questionou os cubanos sobre a vida soviética com o grande prêmio de uma viagem paga à URSS.

Mas após o colapso da União Soviética, Cuba perdeu seu principal parceiro comercial e entrou em profunda depressão econômica. Desde então, os cubanos consideram sua proximidade com os russos com profunda nostalgia ou com desdém por um casamento fracassado.

Agora, o relacionamento reacendido levou alguns observadores de Cuba a lamentar uma oportunidade perdida para os EUA.

Enquanto o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, restaurou as relações diplomáticas com Cuba e aliviou as sanções econômicas, seu sucessor, o presidente Donald Trump, reverteu grande parte dessa abertura. O atual titular, o presidente Joe Biden, manteve em sua maior parte as sanções da era Trump enquanto exigia que Cuba libertasse prisioneiros presos por terem participado de protestos generalizados há dois anos.

“Parece que sob Trump e seguido por Biden, os EUA praticamente cederam o campo”, disse Ric Herrero, diretor executivo do Cuba Study Group, que promove um maior envolvimento entre os EUA e Cuba.

“Houve uma flexibilização muito modesta das sanções, principalmente citando preocupações humanitárias e abrindo viagens, remessas e reabastecendo a embaixada e o consulado, mas vimos uma Casa Branca que, de outra forma, não se preocupa com Cuba”, disse Herrero.

Mas o principal diplomata dos EUA em Havana disse que a conversa sobre uma maior presença russa em Cuba até agora parece ser apenas da boca para fora.

“Existe uma grande expressão espanhola que diz ‘entre o dito e o feito há uma grande lacuna'”, disse Benjamin Ziff, Encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Havana, à CNN. “Não vimos, conversando com nossos contatos aqui, nenhuma evidência de aumento da Rússia em nada e, francamente, acho que o governo cubano estaria cometendo um grande erro se procurasse seguir esse modelo e não o modelo a 90 milhas de distância que tem 300 anos de história”.

Os russos não são os únicos a exercer poderio militar em Cuba. Na terça-feira, o governo cubano criticou os EUA pela visita de três dias de seu submarino nuclear à base naval dos EUA na Baía de Guantánamo, chamando-a de “uma escalada provocativa”.

Mais de sessenta anos depois que os EUA e a URSS se enfrentaram por causa dos mísseis nucleares soviéticos secretamente colocados em Cuba, o Oriente e o Ocidente ainda parecem estar disputando sobre quem exercerá maior influência sobre a ilha.

Apesar do alto custo da guerra na Ucrânia e das sanções econômicas, as autoridades russas dizem que estão comprometidas com Cuba.

“Cuba foi e continua sendo o aliado mais importante da Rússia na região”, disse o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, durante uma reunião com seu colega cubano, Alvaro Lopez Miera, no final de junho em Moscou.

“Estamos prontos para prestar assistência à ilha da liberdade e apoiar nossos amigos cubanos”, disse Shoigu.

FONTE: CNN / FOTOS: @ldejesusreyes

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Silveira

Só a nata…

Esteves
Augusto José de Souza

Navio escola todo armado tanto com canhões e auxiliares quanto com canhão principal,coisa que o navio escola Brasil não possui apenas canhões médios auxiliares para treinamento dos alunos.

Heinz

Cuba ainda está nos anos 60, é só procurar qualquer vídeo meia boca no youtube que você acha várias constatações desse fato, lá falta tudo, a população em geral vive na miséria extrema, o governo lá da um pão por dia, isso mesmo 1 pão por dia para as pessoas, a maioria dos mercados estatais estão fechados, prédios abandonados pelo governo. Lá eles tratam os turistas muito bem, até porque o turismo que dão algum dinheiro a combalida economia cubana. Creio que é algo mais que natural que a Rússia tente uma aproximação maior com Cuba, até mesmo no campo… Read more »

Esteves

Não. “O acesso à água tratada atinge 91% da população, valor acima da média regional e do grupo de renda. O acesso à rede de esgotos atinge 98% da população.” Metade da população brasileira não tem rede de esgoto. A população atendida por água encanada é 85%. “A mortalidade infantil em Cuba foi de 6,04 mortes/1.000 nascidos vivos (no Brasil: 27.62/1.000). Com relação à alimentação, à cota básica, a cesta de alimentos é muito limitada; não é incomum não durar o mês todo.” “Os empregos são 4,3 milhões, sendo 78% no setor estatal e 22% no setor não estatal (2006).… Read more »

leonidas

Cuba é uma ilha peloamordedeus né? Se uma ilha com o mesmo governo desde 1959 não tivesse saneamento básico quase universal…rs Cuba é uma desgraça, igualou todos na miséria, a Venezuela que é muito maior e mais rica alcançou o padrão de miséria cubano sem que Washington tivesse sancionado ela, e quando o fez no governo Obama procurou inicialmente sancionar integrantes do governo venezuelano. Cuba é uma ditadura que sempre viveu da esmola alheia e será assim ad eternum enquanto não der liberdade econômica para seu povo. O Cubano nativo se deixar atravessa a nado para Miami, e os que… Read more »

Camargoer.

IDH Brasil = 0,758. IDH Cuba = 0,764

Heinz

Camargoer, muitas vezes números não exprimem a realidade. Já que Cuba tem um índice de desenvolvimento humano maior que o Brasil, você vê centenas, milhares de brasileiros imigrando para Cuba?
Bem, o contrário eu vejo bastante, inclusive aqui na minha cidade, (trabalho no comércio) e já atendi uns 7 cubanos. O engraçado é que, a conversa deles sobre o seu país e o governo é totalmente igual, eles relatam a desgraça que é viver lá. Principalmente para os trabalhadores.

Piassarollo

“Estamos prontos para prestar assistência à ilha da liberdade e apoiar nossos amigos cubanos”, disse Shoigu.
Liberdade?

Esteves

Liberdade de respirar. O ar pertence à todos.

Jagder#44

Que ano foi lançado ao mar essa belezinha? 1917?