Segundo a Marinha do Brasil, o exercício Solidarex, focado em assistência humanitária e apoio a desastres, ocorreu em proveito da Operação Unitas LXIV-2023

Nesta sexta-feira, 14 de julho, a Agência Marinha de Notícias divulgou nota sobre a participação da fragata Defensora (F 41) na Operação Unitas LXIV-2023. Entre as atividades que estão sendo realizadas na operação, a fragata participou do Exercício Multinacional de Assistência Humanitária e Apoio a Desastres Solidarex-2023, na Colômbia. Na imagem acima, a fragata brasileira é vista ao centro da foto onde também aparecem outros navios participantes.

O objetivo do Solidarex é permitir uma resposta adequada e imediata diante de desastres naturais de grande magnitude no litoral do mar do Caribe, por meio do fortalecimento da interoperabilidade de uma Força-Tarefa Multinacional. Segundo a nota, esse exercício ocorre a cada dois anos e esta foi a 3ª edição, realizada de 8 a 10 de julho no Golfo de Morrisquillo, próximo à cidade colombiana de Coveñas.

O Solidarex 2023 contou com a participação de oficiais observadores da Espanha e dos EUA, além de 12 navios dos seguintes países: Brasil, Colômbia, Equador, México, Panamá e Peru. A Agência Marinha de Notícias informou a participação do Destacamento de Mergulhadores de Combate embarcado na Defensora, atuando em ações de coordenação e de limpeza de canal de acesso à praia (foto abaixo). Essas ações permitiram a abicagem de embarcações para o desembarque de equipes USAR (sigla em inglês para Urban Search and Rescue), especializadas em resgate e salvamento de vítimas afetadas em áreas urbanas.

Ainda segundo a nota, a comissão da fragata Defensora na Operação Unitas LXIV-2023 iniciou na última terça-feira (11 de julho) e se estenderá até o dia 25 deste mês. Trata-se do exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos norte-americanos, desde 1960, com objetivo de testar e aperfeiçoar a interoperabilidade entre as marinhas participantes. Nesta edição participam 18 países.

Após a Unitas, a fragata brasileira participará da Operação Camex Delta Amazonas, na foz do rio Amazonas, onde realizará operações e ações de guerra naval, focadas no controle de área marítima da região.

FONTE / FOTOS: Agência Marinha de NotíciasMarinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
Burgos

Complicado !!!
A Argentina tá vendendo o almoço pra comprar a janta e vem participando desses exercícios embarcando seus oficiais a convite de outras Marinhas em seus respectivos navios.

Willber Rodrigues

Engraçado que, na UNITAS de 2022, a Argentina deu a mesma desculpa, que não participaria, por causa da participação britânica no exercício, como se os argentinos não soubessem de antemão que os ingleses participariam.
A verdade é que eles estão até cancelando exercícios em campo, por falta de grana:

https://www.zona-militar.com/2023/07/14/el-ministro-de-defensa-confirmo-que-por-el-momento-no-se-realizaran-ejercicios-conjuntos-en-la-zona-de-vaca-muerta/

Welington S.

Li ontem essa matéria. A situação nas forças deles não tá nada bom.

Henrique A

As FFAA argentinas já não existem à décadas, pode chamar de guarda nacional, e ainda assim uma bem inoperante.

Last edited 9 meses atrás by Henrique A
Augusto José de Souza

Essa fragata quase provocou uma tragédia em Santos no ano passado quando teve uma pane elétrica dos sistema de navegação e chegou pertinho do píer dos pescadores no canal precisando jogar âncora nas pedras para poder parar já próximo da avenida. O susto para quem estava na região deve ter sido enorme,imagino que eles devem ter resolvido o problema do sistema de navegação e dos controles para não acontecer mais nenhum susto como aconteceu em Santos.

Leo Barreiro

Esse incidente mostrou o profissionalismos da equipe embarcada! Eles souberam rapidamente o que fazer e o fizeram! Muito bom! Uma pena os recursos estarem a quem da equipe do navio.

Augusto José de Souza

Sim,eles fizeram um verdadeiro milagre ao manobrarem essa fragata sobre as pedras. A anciedade deles em operar uma Tamandaré novinha deve estar a mil. Espero que depois dessas quatro primeiras,venham mais delas para ter uma esquadra decente com navios modernos,pelo menos 8 a 10 fragatas Tamandaré.

Marcelo R

Coragem….. arrastar um casco com quase 50 anos…. com todos os desgastes evidenciados… manutenção muito deficiente…com peças recuperadas das outras ….