Na Royal Navy, todos os oficiais navais aprendem uma compreensão básica do impacto da distribuição de peso e das condições externas na estabilidade de um navio de guerra.

Em caso de entrada de água no casco, por acidente ou resultado de um combate, esse conhecimento é crucial para tentar salvar o navio, antes que ele comece a adernar perigosamente.

Como exemplos, temos o ataque com mísseis Exocet à fragata USS Stark da US Navy, em 1987, e a explosão de mina sob a fragata USS Samuel B. Roberts, em 1988. A habilidade das tripulações no controle de avarias impediu o afundamento dos navios.

Em um caso mais recente, a fragata norueguesa HNoMS Helge Ingstad colidiu com um petroleiro em novembro de 2018, provocando um rasgo no casco. A fragata adernou e acabou afundando.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Tem algo similar na MB?

Marcelo

Tem na Escola Politécnica da USP, que tem convênio com a Marinha do Brasil para formar engenheiros navais.

João

Na MB este tema faz parte de cursos para praças e oficiais, como o FICAV

rommelqe

No âmbito da area da cidade universitaria da USP há varias instalações voltadas para atividades navais, não necessariamente vinculadas à MB. Por exemplo, ha o Instituto Oceanografico que opera navio proprio; o presidente Besnard, por exemplo, foi o primeiro de seus navios – e que hoje esta sendo sucateado – e atuou nas primeiras pesquisas desenvolvidas na base antartica, sendo o auxilio mútuo entre a USP e a MB fundamental para o êxito ha dezenas de anos nestas atividades e a garantia do reconhecimento de posse do território nacional lá nestas áreas geladas. Há também o Instituto de Pesquisas Tecnológicas… Read more »

Marcelo Andrade

Aqui na UFRJ, no Campus da Ilha do Fundão tem um laboratório em convenio com a Petrobras onde há uma piscina que simula condições de mar. Não sei se fazem estas simulações tb, mas infraestrutura existe pois simulam essas condições com modelos de navios e plataformas.

Fernando Vieira

É o Laboceano, se não me engano tem a piscina mais profunda do Brasil

Humilde Brasileiro

Achei o laboratório bem legal, parece coisa de universidade.

rommelqe

Olha eu conheço a OLD ROYAL NAVAL COLLEGE. Realmente é simplesmente fantástica! Essa foto aí reflete apenas um momento nas atividades pedagógicas passíveis de divulgação para o público em geral. Imagina o resto…..

Humilde Brasileiro

Entã,o deve ser fantástica e cumprir as expectativas em torno da tradição naval britânica.