Declaração da União Europeia sobre Ilhas Malvinas gera atrito entre Reino Unido e Argentina

153
Las Malvinas son Argentinas

“No referendo de 2013, 99,8% dos habitantes das Falklands votaram a favor de serem parte da família britânica. Argentina e UE deveriam ouvir sua escolha democrática”, tuitou o ministro das Relações Exteriores britânico, James Clevery

O Reino Unido censurou, ontem, a União Europeia (UE) por incluir o termo Ilhas Malvinas ao se referir ao arquipélago disputado com a Argentina — denominado Falklands pelos britânicos — na declaração da cúpula com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reprovação acabou gerando um atrito entre os chanceleres dos dois países nas redes sociais.

“No referendo de 2013, 99,8% dos habitantes das Falklands votaram a favor de serem parte da família britânica. Argentina e UE deveriam ouvir sua escolha democrática”, tuitou o ministro das Relações Exteriores britânico, James Clevery.

A resposta do chanceler argentino, Santiago Cafiero, não tardou. “Estimado Secretário @JamesCleverly: o Reino Unido viola a integridade territorial da Argentina há 190 anos”, postou Cafiero, na mesma rede social. “O pretenso ‘referendum’ que (você) invoca não tem valor para o Direito Internacional nem modifica o estipulado pelas mais de 50 resoluções das Nações Unidas, nem a obrigação do Reino Unido de pôr fim ao colonialismo em todas as suas formas e resolver a disputa pacificamente”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente argentino, Alberto Fernández, comemorou o uso do termo Malvinas na declaração. “Demos mais um passo, uma vitória diplomática histórica: um povo inteiro levou as #Malvinas para uma declaração birregional”, destacou.

A declaração final em inglês da cúpula UE-Celac, realizada esta semana, incluiu tanto o termo Malvinas como Falklands para se referir ao arquipélago do Atlântico Sul, por cuja soberania os dois países se enfrentaram militarmente em 1982.

O documento redigido em espanhol, no entanto, mencionou apenas Ilhas Malvinas, no ponto 13: “Quanto à questão da soberania sobre as Ilhas Malvinas, a União Europeia toma nota da posição histórica da Celac, baseada na importância do diálogo e no respeito ao Direito Internacional na solução pacífica de controvérsias”.

O porta-voz do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak havia criticado, ainda na quarta-feira, o que classificou como “lamentável escolha de palavras” usadas pela UE. “Sejamos claros, as Ilhas Falklands são britânicas. Essa é a escolha feita pelos próprios habitantes da ilha (no referendo de 2013)”, observou.

Há 41 anos, o arquipélago do Atlântico Sul, situado a 400km do litoral argentino e a quase 13 mil quilômetros do Reino Unido, foi palco de uma guerra de 74 dias, que deixou quase mil mortos. A Argentina defende que as ilhas, herdadas da coroa espanhola após sua independência, foram ocupadas por tropas britânicas em 1833. Uma resolução da ONU de 1965 reconhece um conflito pela soberania do território e insta ambos os países a negociar.

FONTE: Correio Braziliense

Subscribe
Notify of
guest

153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dagor Dagorath

Eu realmente espero que no futuro o Brasil pare de apoiar a sandice portenha de “Las Malvinas son argentinas”.

Os argentino já cansaram de boicotar pretensões internacionais brasileiras e o Estado brasileiro continuam batendo palma para maluco dançar tango.

Augusto José de Souza

O Brasil vetou agora a venda de blindados Guarani a Argentina,já é um bom começo principalmente pelos calotes deles. Agora é também acabar com essa palhaçada de gasodutos,se o Brasil investir em gasoduto que seja para o nosso país não para os outros.

Inhotep

Quem vetou foi a Alemanha por causa da recusa do Brasil em enviar armas pra Ucrânia, pois os carros de combate tem tecnologia alemã também.

Joseph

Falou pouco mas falou bobagem…

Humilde Brasileiro

Errado, você está confundido os casos, trocando as bolas, a Alemanha vetou a venda para as Filipinas, o caso da Argentina, assim, como da Ucrânia, foi iniciativa brasileira mesmo, se bem que a Inglaterra poderia pressionar a Alemanha ou Itália via OTAN…

J R

A Alemanha já declarou que o embargo é em relação as Filipinas e não tem nada de represália ao Brasil, alíás, o mesmo já caiu e já podemos exportar se o Filipinos ainda quiserem.

J R

O Brasil não vendeu simplesmente por questões financeiras, nada haver com política externa.

Fernando Lemos

A verdade é que não só as Malvinas são Argentinas, como o Suriname e as Guianas são território brasileiro e venezuelano. Não vejo por que Tristão e Cunha devam pertencer a Inglaterra, assim como as diversas ilhas do Caribe a países europeus. Provavelmente o Dagor é a favor da manutenção do colonialismo na América. Paciência!

Esteves

Por que o Suriname seria nosso? Ou as Guianas?

Mercenário

Fernando Lemos,

Pelo jeito você defende a devolução de todo território nacional aos indígenas e seus descendentes.

Ah, e o território argentino, hoje habitado majoritariamente por descendentes de europeus, também deve ser devolvido aos indígenas.

AMX

A diferença básica entre as Malvinas e os exemplos que vc trouxe é a de que na primeira, nunca houve reconhecimento por parte da Argentina de que as ilhas são britânicas.
Desde a expulsão do povoado argentino no século XIX, Argentina nunca deixou de manifestar sua reclamação, e isso é uma premissa tb básica em Direito Internacional para que uma tese (em sentido amplo) seja reconhecida, ainda que não atendida.

Marcelo Andrade

então, recria-se o Tratado de Tordesilhas e reparte essa joça entre Portugal e Espanha, pronto!!

Esteves

O que se dança com palmas é Flamenco.

Radagast, o Castanho

Por isso é que é maluquice maior bater palma para maluco dançar tango. E de maluquice eu entendo.

Emmanuel

1 – não são Malvinas. São Falklands;
2 – não é território argentino. É britânico;
3 – a imprensa brasileira deveria começar a chamar o arquipélago pelo nome que é, não que querem os argentinos;
4 – o choro argentino é livre.

WSilva

Até mesmo uma criança que pegar o mapa-múndi vai perguntar o seguinte ”Papai por que a Inglaterra é dona dessa ilhazinha do lado da Argentina?”

rs rs

Leandro Costa

Ainda bem que é uma criança. Se fosse um adulto seria complicado.

WSilva

A questão é justamente essa, se uma criança não entende o porquê a Inglaterra é dona duma ilha que está quase tão distante da Inglaterra quanto a China está do Brasil é porque alguma coisa nebulosa tem nessa história. rs

Last edited 9 meses atrás by WSilva
Leandro Costa

Vai ver porque a criança ainda não sabe da História, não conhece as navegações, que distância não significa posse, etc. É por isso que isso não é exatamente ensinado no primário. Existe toda uma bagagem que precisam ter antes de chegar lá para poderem compreender o por que.

Um dia ela vai conseguir entender isso. Também vai entender, ou pelo menos tentar entender por que a China considera como suas, parte das Ilhas Spratly, quando está mais distante de outros países mais próximos que dizem que as ilhas são deles, etc.

WSilva

A maioria dos paises são entidades territoriais unicas, as vezes há ilhas separadas do território mas que estão sempre ali ao redor, agora quando você diz que é dono duma ilha que está localizada no outro lado do mundo em relação ao seu território me faz pensar muitas coisas e olha que nem estou entrando no merito sobre quem deveria ser o dono da ilha, isso é outra questão. ”a China considera como suas, parte das Ilhas Spratly, quando está mais distante de outros países mais próximos que dizem que as ilhas são deles, etc.” Bom saber disso, então as… Read more »

Leandro Costa

Vamos então dar a propriedade do Golfo do México para o México por ter seu nome. O Canal da Mancha fica totalmente de propriedade da Inglaterra porque em inglês é ‘The English Channel’ e já é cheio de manchas de qualquer forma. Vamos passar a chamar o Atlântico Sul de Mare Brasilianus para ver se pega, aí todas as ilhas no Atlântico Sul serão nossas, porque afinal de contas somos o maior país da região. A Ilha de Páscoa pode ser repassada ao Coelhinho, aí todos ficam felizes e sorridentes.

Sua infantilidade é entediante.

WSilva

Você precisa se decidir, disse que proximidade não significa posse sendo que essa a norma da maiora dos países, quantos países estão numa situação parecida de Inglaterra-Argentina em pleno 2023? A situação é minimamente estranha, e repito não estou entrando no merito sobre quem deveria ser dono da ilha, mas é a mesma Inglaterra que saia dizendo por aí dizendo que Hong Kong era sua quando na verdade é território chinês no outro lado do mundo por mais 1500 anos. rs Se proximidade não significa posse então a China pode sim reinvidicar as ilhas Spratly e talvez possa ir além… Read more »

Leandro Costa

Acho que é você quem precisa se decidir. Eu disse que distância não é motivo, enquanto esse era todo o seu argumento inicial. Depois você distorceu, se retorceu e ficou na mesma. Existem outros motivos, que dependem de cada caso de acordo com seu contexto histórico, social, político, etc. É você quem quer causar tumulto fazendo uma comparação esdrúxula. Me tira dessa que não estou aqui para entreter maluco que ou não vai entender, ou entende muito bem, mas está apenas querendo avançar uma agenda de visão pessoal de Mundo que não condiz com a realidade, mas sim com o… Read more »

WSilva

O meu argumento inicial é que até mesmo uma criança quando olha o mapa-múndi tem dificuldade de entender porque a Inglaterra se diz dona duma ilha que está quase no outro lado do mundo e que a razão é nebolusa já que essa situação quase não acontece com os outros 193 paises do planeta terra. Minto, existe sim, a mesma Inglaterra pouco tempo atrás dizia que Hong Kong(território chinês por mais de 1500 anos e do outro lado do mundo em relação a Inglaterra) era seu território. Outro exemplo, ocupação britanica(de novo você Inglaterra? rs) de ilhas no pacifico onde… Read more »

Leandro Costa

Espanha, Portugal, Holanda, França, China, Rússia, Japão, Itália, Império Romano, ‘The Sea Peoples’… a lista é longa. Bem longa. Pode terminar lá com os Hititas, Sumérios ou Babilônicos, e talvez vá até bem além.

E sim, realmente disse que a infantilidade dos seus argumentos é como bater palma para maluco. E me deixam muito entediado. Você tem todo o direito de reclamar com os editores se se sentiu ofendido e tenho certeza que meus comentários serão editados caso eles achem que devem ser moderados. Isso não muda em nada o que penso sobre o assunto.

WSilva

Argentina-Inglaterra sobre Malvinas e Inglaterra-EUA-Ilhas no pacifico são situações ATUAIS.

Aliás, não te chama atenção a Inglaterra estar presente nos exemplos já mencionados? rs

Por fim, não há necessidade de me chamar de maluco ou infantil neste debate por mais que você internamente pense isso e por mais que eu possa ser isso tudo(o que não é o caso), você empobrece o debate dessa forma.

Leandro Costa

Claro que não chama a atenção. Se você quer entender um pouco a situação ‘atual’ você precisa entender um pouco o contexto histórico de cada uma. Não são ‘situações atuais’ porque são situações recorrentes na História. Contextualizar tudo faz bem. É interessante lembrar que o que ocorria à míseros 30 a 40 anos atrás, hoje em dia são inaceitáveis. O Mundo mudou de forma violentamente rápida nesses últimos quarenta anos devido à diversos avanços tecnológicos que encurtaram demais as distâncias. Se eu me espantasse pela Inglaterra estar no Atlântico Sul ou no Extremo Oriente, ou onde quer que fosse, seria… Read more »

WSilva

Contexto historico de cada um não, apenas da Inglaterra(e EUA). Você falhou em trazer outros exemplos atuais parecidos num universo de 193 países, apelou para Suméria e quase mencionou caçadores-coletores. Nos exemplos mencionados e ATUAIS a Inglaterra tá em todos e estaria no exemplo de Hong Kong também se fosse qualquer outro país no lugar da China, mas como hoje colonialista apanha na cara e toma borrachada no lombo em Hong Kong ninguém mais tem coragem de dizer que é territorio britanico porque de fato nunca foi assim com as ilhas no pacifico não são britanicas/americanas e a questão sobre… Read more »

Gustavo

_____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE A OUTRO COMENTARISTA. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

PRIMEIRO AVISO.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Samuzim legal

Isso é vdd
Quem está negativando é só argentino e uruguaio

Pablo

sim sim a Amazônia é do mundo , não do Brasil !!!!!!

J R

A Argentina podia reclamar até 1982, depois disso houve a guerra e ela perdeu, ponto final.

Camargoer.

Bem. A partir do momento que a Inglaterra abandonou o União Europeia, também perdeu sua influência diplomática sobre sobre ela. Então….

Carlos Campos

entao logo se entende que são Falklands kkk

Camargoer.

Significa que a União Europeia continuará seguindo um caminho diplomático e econômico que muitas vezes irá contra os interesses da Inglaterra e não há nada que os ingleses possam fazer a não ser protestos diplomáticos retóricos. É o custo “brexit”.

Augusto José de Souza

Mas de qualquer maneira o arquipélago está sob domínio deles que tem bases navais e defesas aéreas espalhadas por ela desde a guerra de 1982,então independente de choro argentino ou opinião de União Europeia que está indo ladeira abaixo as ilhas são inglesas e eles mantêm sua soberania sobre elas.

Camargoer.

Caro. Uma coisa de cada vez. Ao longo da década de 70, o governo inglês promovia uma amplo processo de descolonização, o que incluiria as Malvinas. Havia um ambiente diplomático muito favorável. Então, o governo militar da Argentina começava a enfraquecer em função das dificuldades econômicas decorrentes da crise da dívida externa, decorrente do aumento dos juros nos EUA por causa da crise do petróleo. Esta crise comprometeu a economia de toda a América Latina e outros países em desenvolvimento. Além disso, os crimes cometidos pelo governo argentino, como por exemplo o sequestro de bebês e os horríveis voos da… Read more »

Esteves

“Uma resolução da ONU de 1965 reconhece um conflito pela soberania do território e insta ambos os países a negociar.” O Brasil deve apoiar isso aí de cima. O Brasil deve fazer todo e qualquer negócio bom com a Argentina porque a Argentina, nosso terceiro parceiro comercial, é vizinho de fronteira. Compensações, trocas, vendas, turismo, futebol e churrasqueiras. As carnes deles são ótimas. As nossas carnes são duras. Acalenta. Apoia. Faz discurso junto. Esteves leu que nosso presidente terá o apoio de gente letrada para os discursos. Porque tá saindo tanta bobagem, mas tanta, que é melhor arrumar ghosts pra… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Esteves
Rinaldo Nery

Me disseram que boi que sobe morro endurece a carne. A Argentina (exceto nos Andes) é quase toda plana.

Esteves

O Pantanal também. Mato Grosso, Goiás, Minas. Por isso levam o gado pra lá.

Deve haver algum segredo com os bois argentinos.

Leandro Costa

Temperatura mais baixa.

Esteves

Mas o frio enrijece. No frio Esteves encolhe-se. Tá certo que Esteves come mais no frio e Meu Pai do Céu…5 quilos depositados que serão dificilmente sacados.

Pode ser o Angus deles. Boizinho enjoado esse. O nosso Nelore como de tudo.

Deve ser uma conjunção de coisas. Qualidade do pasto, frio, Angus, terreno.

Baixaram o preço da carne. Fui na Swift. Comprei coração de coxão mole. Olha…Leandro…Esteves já não é do tempo da reclamação. Mas mereciam.

Leandro Costa

Esteves, o tempo mais frio faz com que o gado acumule mais gordura, com os vasos sanguíneos dilatando um pouco. Isso deixa a carne mais ‘marmorizada’ e no final das contas um pouco mais macia, ainda mais em se tratando de planície, sem a massa muscular extra que o gado aqui do Rio, por exemplo, que ‘malha’ subindo morro.

Pelo menos é o meu entendimento sobre isso, mas se quiser eu pergunto para alguns familiares meus que são da área e podem me dar uma explicação certinha.

Esteves

Olha…um assunto que dá fome. O senão é o Trio Calafrio permitir esse entendimento aqui.

Fernando "Nunão" De Martini

Vocês é que não dão folga. Não dá nem pra aproveitar um pouco o descanso de sábado e já tem uma enxurrada de comentários fora do tópico. Sem falar em dois ou três comentaristas que resolveram surtar ontem à noite e xingar meio mundo, levando a uma reunião virtual dos editores hoje de manhã pra decidir o que fazer com os sujeitos. Enfim, terminem o assunto do boi. Só não comecem a se chifrar, por favor. E, se possível, por obséquio, como prova da estima que têm por este espaço, foquem um pouco que seja no tema da matéria… PS:… Read more »

Leandro Costa

Desculpe pelo off road, Nunão, mas o máximo que poderia acontecer entre o Esteves e eu seria fazermos um churrasco e filosofarmos sobre como será o gosto da carne das ovelhas nas Falklands, para tentar salvar pelo menos um pouquinho os comentários hehehehehe

Fernando "Nunão" De Martini

Então bora combinar!!!

(Vocês, é claro, churrasco eu tô fora)

O Esteves vive dizendo que quer ver navios da Marinha, visitar o Rio de Janeiro.

Se eu for, acompanho no chope e na batata frita.

Leandro Costa

Seria um péssimo churrasco se você ficasse apenas no chope e batata, Nunão. Pense num cardápio alternativo que a gente dá um jeito de acomodar. Apesar de não ser mais sócio do CNC, talvez eu ainda consiga dar um jeito de usar a churrasqueira de lá para pelo menos termos um visual agradável.

Fernando "Nunão" De Martini

Queijo coalho, vinagrete, pão e tá bão.

Leandro Costa

Esses não faltariam de qualquer forma hehehehe

Camargoer.

Abacaxi assado na churrasqueira. Pimentão também fica uma delícia. Batata doce também fica ótimo. Milho verde.

Leandro Costa

Esses não são a minha praia, mas também é perfeitamente possível, até porque conheço muita gente que gosta. Eu deveria comer melhor.

Mas se houverem acordos, a gente tenta fazer isso no final do ano, época de férias escolares e de pelo menos uma promessa de sol. Se bem que hoje eu acho que vi apenas uma nuvem no céu o dia inteiro.

Camargoer.

Quando abrir o museu da TAM a gente faz um churrasco por aqui.

Esteves

Churrasco de legumes…

Leandro…Leandro…Leandro.

Nem chamo o Esteves pro Esteves dizer o que pensa porque eu mesmo não me atrevo a dizer o que penso sobre acender churrasqueira pra assar legume.

Leandro…

Esteves

A vida é uma moeda.

Cesar

Se frio provocasse vaso dilatação não se faria compressa fria em contusões/traumas. E se frio ajudasse a acúmulo de gordura o povo esquimó era obeso e os bois almiscarados seriam só a graxa..

Leandro Costa

Nunca vi esquimó magrelo, Cesar. A alimentação foca em ajudar o acúmulo do tecido adiposo para dar mais resistência ao frio. Mas como eu disse, é o meu entendimento, mas posso me informar melhor. Se souber o real motivo, por favor compartilhe com a gente.

Camargoer.

Por décadas, senão por dois a três séculos, os argentinos (antes mesmo da Argentina ser Argentina) criaram seus rebanhos naquela região, selecionando os melhores como matrizes de reprodução. Então, é fato que ocorreu um aprimoramento genético do gado. A prática de melhoramento genético do gado brasileiro é relativamente recente, se comparado com a argentina.

Esteves

Isso explica.

Camargoer.

Olá Esteves. Darwin sempre explica muita coisa.

Esteves

A seleção natural é um processo lento e gradual. Atua de modo permanente.

A abertura será lenta, gradual e segura. Palavras do General Geisel.

Camargoer.

Caro. Seleção natural é lenta, mas aprimoramento genético por meio de seleção artificial (como descrito nos primeiros capítulos de “A origem das espécies”) é bastante rápida e vem sendo utilizada desde que a primeira espécie selvagem foi domesticada há 10 ou 15 mil anos atrás.

Marcos

Argentinos criam gado taurino que possuem mais marmoreio e menos fibras colágenas. Brasileiros criam gado zebuíno com menos marmoreio e mais fibras colágenas. O pouco gado taurino criado no Brasil é tão bom quanto o argentino.

Esteves

Fama. Quem tem fama deita na cama.

Levaram Angus para regiões quentes como o Amapá. Estão adaptando. Penso que demora para produzirmos com qualidade reconhecida.

O Arnold tem burro como pet. No Brasil teriam ido com a polícia na casa do Arnold. Digo isso porque mini bois poderiam fazer parte dos pets.

Esteves não faz objeção. Sendo bons.

Esteves

Vou anotar isso. Gado zebuíno e taurino.

Ed Sanches

O tipo de gado. la é criado gado de origem europeia. No Brasil a maioria é de zebuínos.

Ralfo Penteado

Falklands 👏, malvinas calote

Fernando

A presença britânica nas Malvinas não é do interesse do Brasil. 1. É inaceitável, do ponto de vista do direito internacional, a Inglaterra invadir um território a milhares de quilômetros, sem qualquer relacao com a Inglaterra, introduzir colonos estrangeiros nas Malvinas e achar que esta população tem algum direito sobre o espaço ocupado. O nome disto é limpeza étnica. 2. A Argentina é nossa área de influência. A Argentina não tem condições de projetar poder além de suas fronteiras. Nunca será um rival que ameace nossas fronteiras ou nossos interesses. É um Estado destinado a ser liderado e logicamente pelo… Read more »

Esteves

1.
Quem invadiu foi a Argentina.

2.
Quem vivia lá e ainda vive lá é gente de lá.

3.
A Inglaterra, por princípios e por valores, jamais será ameaça ou inimiga do Brasil.

4.
O Brasil tem muito mar para explorar. O Brasil não precisa de mar alheio.

5.
Soberania existe dentro do nosso território e dentro das nossas fronteiras.

Willber Rodrigues

“A Inglaterra, por princípios e por valores, jamais será ameaça ou inimiga do Brasil.”

Embora o Brasil/MB e Inglaterra/RN tenham um bom relacionamento de séculos, eu evitaria usar a palavra “jamais”, eu diria…”improvável”…

Wilson

Procure questão Christie.

J R

Foi resolvida diplomaticamente, aliás, como todas as questões envolvendo os dois países, nunca precisamos partir para as armas, assim foi na questão Pirara em que perdemos e foi assim em relação a ilha de Trindade em que ganhamos.

Fernando

Prezado Esteves, perdoe mas vou discordar de voce em alguns pontos: 1 – Creio que quem invadiu foi a Inglaterra, Em 1833, a fragata inglesa Clio, comandada pelo capitão Onslow, Chega a uma das ilhas do Arquipélago expulsando todos os aldeões do local e fundando uma colônia inglesa que serviria de entreposto comercial e como ponto de abastecimento para os navios que passavam pelo estreito de Magalhães. Desde então, a coroa britânica passou a manter a soberania das ilhas que chamam de Falklands; 2 – Creio que quem vive lá hoje são exatamente os descendentes dos colonos afixados no territorio pelos ingleses, 3… Read more »

Leandro Costa

Parei de ler no primeiro ponto, com limpeza étnica. Para que limpeza étnica aconteça, seria necessário que houvesse uma população originária no local. Não havia.

Carlos Campos

o grupo que vivia lá é o mesmo que viu o voo dos irmãos wright na carolina do norte.

Marcio Conde

É triste fazer um comentário sem ter estudado um pouquinho sequer, antes a invasão inglesa, desculpem pelo palavrão, existiam argentinos morando lá, já que a Argentina se independizó da Espanha em 1810 e colonização da Inglaterra, novamente desculpem pelo palavrão, em 1833.

Leandro Costa

Não havia assentamento permanente. Nem muito menos povos originários. Várias pessoas de diversas nacionalidades usavam as Falklands como estação baleeira, mas nunca de forma permanente. Apenas sazonal. A Inglaterra retirou pessoas de lá que não tinham permissão Inglesa para usarem o local e essas pessoas não voltaram, seja por terem sido impedidas, seja por incapacidade própria, enquanto que os Ingleses perduraram, reforçando sua propriedade sobre as ilhas. O território já estava em ‘disputa’ antes de as Províncias Unidas existirem. Qual foi o impacto das Guerras Napoleônicas sobre a causa Espanhola sobre as ilhas? E em 1810? Qual era o tamanho… Read more »

Carlos Campos

não tinha ninguém, se for por isso, temos que devolver boa parte do nosso territorio para a Espanha. e não existe limpeza étnica de grupo que não existe kkkk. Argentina fraca é algo recente, quase foi protagonista da região, pode voltar a ser um incomodo, inclusive quer terreno do chile também, Argentina só atrapalha em questões de votações internacionais, são racistas. Inglaterra é uma ameaça, para enfrentá-la precisamos de uma economia forte para sustentar nossos gastos militares, contrapor eles agora é burrice. maior problema da região é a Guiana Francesa, devíamos financiar um movimento separatista ali. Não precisamos daquilo, temos… Read more »

Marcio Conde

Abaixo um link com uma breve resenha escrito por um mestre em história. Apreoveite estude um pouco antes de fazer comentários sobre assuntos que desconhece.

https://www.cafehistoria.com.br/falklands-malvinas-a-historia-de-uma-longa-disputa/#:~:text=As%20ilhas%20teriam%20sido%20avistadas,1592%2C%20por%20um%20explorador%20ingl%C3%AAs.

Carlos Campos

nesse teu texto mesmo, fala que os Britânicos estiveram lá antes de existir argentina, a Espanha tem mais legitimidade que a Argentina, nesse texto mostra o desinteresse dos Argentinos com a ilha. ficando claro que houve pouco interesse pela ilha. e nem prova que existiu uma limpeza étnica, como vc diz.

Marcio Conde

detalhe, esqueci de comentar, onde escreveu “não tinha ninguém, se for por isso, temos que devolver boa parte do nosso territorio para a Espanha”. muita sandice junta, naquele então o “Brasil” não existía e os bravos bandeirantes desbravaram a mata Amazônica.

Esteves

Não teve bandeirante na Amazônia.

Nativo

Sigo o relator doutor Carlos.

Willber Rodrigues

1- a Argentina NUNCA apoiou diplomaticamemte o Brasil em nada, nem quando a gente aspirava a uma cadeira no CS da ONU. 2- a Argentina só não nos ameaça porque eles NÃO PODEM, porque sua economia está em frangalhos e suas FA’s não passam de uma gendarmerie. Não duvido NADA que, se as FA’s deles estivessem na “mesma altura” que as nossas, eles não olhariam feio pra gente. 3- a Argentina teve uma “chance” de pegar as Falkland’s na marra, mas resolveram fazer guerra com um planejamento feito nas coxas, mostrando total incompetência do alto comando. Quem ataca primeiro e… Read more »

Leandro Costa

Só um adendo, Willber. A Argentina teve a chance de conseguir até uma transferência pacífica das ilhas. As conversas estavam lentas, mas caminhando. Os ingleses estavam com ‘mente aberta’ sobre isso. Caso não tivesse tido invasão, existe a possibilidade de, hoje em dia, a situação das ilhas ser completamente diferente, podendo até inclusive estar sob guarda Argentina. Mas jogaram esses avanços diplomáticos todos por água abaixo.

Willber Rodrigues

Sim, eu sei, por isso coloquei como “pegar na marra”.
Os caras tiveram a chance de ouro de conseguir as ilhas de firma pacífica, mas escolheram invadir as ilhas com um plano feito nas coxas, amparado por uma premissa sem nenhum pé na realidade.
O resultado é isso aí…

Macgaren

Perderam no braço agora querem ganhar no grito?

Carlos Campos

no choro

Charlie-Alfa-Zebra

Boa tarde a todos
Ainda bem que verdadeira democracia reina neste site…
Ainda resta esperanças
Cada um vê com seus olhos, sua cultura, ideologia, bom senso.
Mas só que lebre das aulas de Direito Internacional sobre a soberania territorial as Malvinas (ou Falklands) SAO ARGENTINAS pois são pertencentes ao area de Exclusividade Econômica Argentina. E não há como discutir
Mas na prática o DI e letra morta pois se valesse não haveria guerra na Ucrânia pela absoluta ilegalidade já sobre a tomada da Criméia…
Para referência temos no Brasil, Fernando de Noronha, Atol das Docas, S.Pedro e S.Paulo.

Allan Lemos

Só se for nas aulas de direito internacional nas universidades argentinas, porque nas que eu tive, vi que a causa dos hermanos jamais teve força.

As Falklands só serão argentinas no dia que tomarem pela espada, que é o que vale, se eles não se garantem então não é culpa do RU.

Esteves

Errado.

Charlie-Alfa-Zebra

Aliás. Fernando de Noronha esta a 350km e o.arquipelago de São Pedro e São Paulo a quase 1000km de Natal…

Allan Lemos

Esses europeus de Taubaté são uma piada tão grande que os britânicos nem mesmo pensam em deixar uma força militar efetiva na ilha.

Cesar

Vejam bem, ainda que temos uma rixa, ainda que los hermanos sejam arrogantes e tudo mais, mas eles tem razão e assinalo a contradição inglesa ao se opor à invasão russa na Ucrânia e tendo os russos realizado um plebiscito TAMBEM, e não reconhecido pelos ingleses e fazem o mesmo com a Argentina/Malvinas? Fala sério?!

Leandro Costa

Os ‘plebiscitos’ feitos pelos Russos não foram verificáveis, ao mesmo tempo em que puderam escolher quem poderia votar, já que muitos dos habitantes do local ou fugiram de lá ou foram expulsos. E isso para não falar que eles aconteceram após uma invasão, parte de uma ação militar. De que vale um plebiscito se não é legítimo? Eu recomendo que dê uma pesquisada em como eram feitas as eleições na antiga URSS, e como era a cédula usada para votar o Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha em 1938 para demonstrar mais ou menos o que eu quero dizer.… Read more »

Esteves

Eles precisam.

Eles precisam acreditar em retomar as ilhas.

Welington S.

Eles não esquecem dessa _________ de Ilha. Eles não querem conversar e muito menos entender o povo que votou ficar do lado britânico. Vão morrer e vão continuar se remoendo por conta dessa Ilha. E tem gente ainda pra dizer que os britânicos estão errados em evitar que eles adquirem equipamentos militares que possui mão de obra britânica. É lógico, __________! Mesmo com as FAs que a Argentina tem, ficam enchendo o saco, imaginem se estivessem em um estado melhor. Sinceramente, eu não duvido que no futuro a Argentina venha causar problemas, __________, relacionados com essa maldita Ilha. Problema militar… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Welington S.
Thomas

Seria um castigo aos habitantes do arquipélago tornarem-se argentinos. É uma questão de pragmatismo , todas as regiões da Inglaterra que foram colonizados se desenvolveram e prosperaram.
Argentina é a única nação que foi colonizada que ficou atrasada , os povos do arquipélago não merecem este castigo.

Fernando

Fala isso pra Jamaica!

ednardo curisco

todas as regiões da Inglaterra que foram colonizados se desenvolveram e prosperaram”

Oi????????????????????????????

1/3 da África e mais uns 15 países da Ásia e Oceania discordam.

Obs.: Imagino que tenha querido escrever “todas as regiões que foram colonizados pela Inglaterra se desenvolveram e prosperaram”

Camargoer.

Não. As regiões que foram colônias europeias que se desenvolveram são a exceção.

ednardo curisco

as colônias inglesas que prosperaram: Canadá, Austrália, EUA e Nova Zelândia o fizeram basicamente ao custo da quase eliminação das populações locais. Nas demais, as populações locais foram exploradas e a riqueza enviada para a matriz.

Aliás, este modelo é puro modelo colonial.

ednardo ferreira

Se as malvinas são argentinas por causa dessa tomada de terra a 190anos, pelo menos 1/3 dos países terão de rever todas as suas fronteiras.

na lista: China; Império russo; Quase todos os países da África e Oriente Médio; 1/3 da Ásia. na Europa metade dos países.

Por que? esta turma toda teve suas fronteiras feitas e refeitas nos últimos 150 anos e quase sempre na base da força bruta.

Hermanos… perderam amigos…

Esteves

“El artículo 5° de la Ley N° 23.968 establece que La Zona Económica Exclusiva argentina se extiende, más allá del límite exterior del mar territorial, hasta una distancia de DOSCIENTAS (200) millas marinas a partir de las líneas de base que se establecen en el Artículo 11 de la presente ley. En la Zona Económica Exclusiva la Nación Argentina…” Serviço Hidrografia Naval da Argentina. 200 milhas. Em abril de 2009…segue abaixo. “O governo da Argentina solicitou formalmente à Organização das Nações Unidas a ampliação de seu território marítimo em 1,7 milhão de quilômetros quadrados, em uma tentativa de aumentar o limite… Read more »

Rogério

Ainda bem que a Argentina não manda naquela ilha britânica. Do contrário, seria mais um lugar de desemprego, fome, miséria e populismo da esquerda, sem falar no risco de que caísse nas mãos da ditadura chinesa, que se aproxima dos países da América do Sul tentando aumentar sua zona de influência geopolítica.

Esteves

A Itália viveu isso tudo com populismo de direita. Também a Alemanha. A URSS, ditadura, matou milhões de fome. A China, ditadura, tem que alimentar 1,5 bilhões. Stálin teria matado 500 milhões? “O populismo: a relação direta do líder com o povo estabelecida por meio da influência de seu carisma; forte nacionalismo econômico na adoção de medidas econômicas nacionalistas; discurso em defesa da união das castas convenientes e clientelismo.” O que há pelo mundo? Segregacionistas, negacionistas e separatistas. Falência e endividamento dos estados, desprezo pelas instituições, arrotos autoritários, discursos ditos conservadores como repetir que homem é homem e mulher é… Read more »

Antonio Cançado

Se as Falklands forem entregues à Argentina, em muito pouco tempo nem capim crescerá lá mais…

Esteves

Sub arbustos. Tundras resistentes ao vento.

Não tem capim.

Rodolfo

As Malvinas ou Falklands são a maior distração que o governo Argentino usa pra desviar a atenção do seu povo dos problemas internos. A ditadura fez isso e acabou perdendo uma guerra por uma rocha no meio do oceano. Desde a ascensão do Kirchnerismo, o mesmo vem sendo feito enquanto a corrupção e incompetência assolam o país. Honestamente, os Argentinos deveriam desistir dessa ilha e se preocupar em resolver seus problemas que são muitos.

francisco-darci@hotmail.com

A endividada Argentina com inflação acima de 100% sem dinheiro, sem trabalho, sem comida,carente de recursos vai fazer o que com as Falklands? Não sustenta nem a si própria…….fique quietinha e saia no lucro! Nosso Brasil tem pernas fortes e cabeça boa; andemos sozinhos!!!

Nil

Engraçado como o referendo foi a favor da Inglaterra os ingleses reconhece como legal, já os referendos que territórios da Ucrânia quiseram fazer parte da Rússia aí os mesmos ingleses dizem que é ilegal como a geopolítica é ipocrita.

Last edited 9 meses atrás by Nil
Jonathan Pôrto

São Ilhas Brasílianas e fim de papo!

Paulo Inácio

Bela e interessante discussão. Penso que uma coisa é um País (território) , outra é Nação, inclui seu povo, cultura, costumes, etc. O povo que vive na ilha é e quer ser Inglês pois já é há muitos anos.
Os argentinos, por esperteza, toda vez que seu governo transforma seu país num caos total, cria uma cortina de fumaça para chamar seu povo a uma unanimidade. Esta é uma delas novamente….

Inhotep

Só há uma forma da Argentina ter as ilhas à sua soberania, pegando na marra, usando o dobro da força militar britânica. Simples assim.

Esteves

E aonde existe o dobro daquilo que há por lá…na Bretanha?

Larri Gonçalves

Apêndices coloniais deveriam ser estirpados da América do Sul e Caribe, bem como ilhas no meio do Oceano Atlântico nas mãos de ingleses, ou deveriam ser de países da América do Sul ou de países Africanos, uma vez dito isso, pois independe de posições ideológicas é uma questão racional, não somos europeus, nem questionamos as possessões britânicas, francesas, holandesas no mediterrâneo, mar do norte, báltico, Mar Negro, Cáspio, Egeu, Mar de Mármara,etc… nenhuma ilha nas proximidades da Europa, é só uma questão racional. Mais cedo ou mais tarde o poder imperial dos USA, e de países europeus vai acabar, a… Read more »

Esteves

A expansão da China vem acontecendo pela ocupação de ilhas e, até, criação de ilhas artificiais.

Próximas ou distantes, ilhas são importantes.

Luiz Gustavo

Acho que a Argentina deve cuidar primeiro da sua economia e cuidar de suas FAAs para depois sim bargalhar,do jeito que está não pode ficar e lamentável!

Camargoer.

Caro LG. São coisas distintas. É preciso aprofundar a compreensão dos problemas da economia argentina. A questão das forças armadas, tem a ver menos com os problemas estruturais e mais com as demandas sociais que pressionam por orçamento. Quanto mais longa for a crise econômica, maiores são os problemas sociais e maior a necessidade do governo destinar recursos orçamentários para os problemas sociais. A questão da soberania das ilhas é uma questão central na diplomacia argentina, qualquer que seja o governo que seja eleito.

Esteves

Acho que não. A questão da Defesa tem sido uma questão estrutural. Em todos os cantos queixam-se dos gastos militares não como demandas mas como estruturantes e, Professor Camargo frisa e frisou que estruturas anacrônicas e perdulárias são responsáveis. Responsáveis pelo atraso tecnológico, obsolescência, ausência de natividades e despesas com gente absurdas. As despesas não as gentes. Não recordo desse continente sul-americano sem crise. Durante alguns anos ou poucos governos o consumo aumentou. Logo depois caiu. A renda nacional subiu. Imediatamente após o final de certo ajuda aí meu, a renda caiu. O mercado imobiliário segue em crise na China.… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Após a derrota e o fim do regime militar, as lideranças militares argentinas foram processadas, condenadas e presas. Os governos democráticos que os sucederam reduziram os gastos militares na proporção que as demandas sociais cresciam em função de uma crise econômica que se tornou, ela sim, uma crise estrutural na sociedade argentina. As forças armadas argentinas se tornaram irrelevantes no contexto da estrutura governamental (por mérito e esforço próprios). Eu menos entendo que entendo a economia argentina. É um assunto que demandaria muito esforço e estudo. Ainda não deu tempo de me dedicar a isso.

Esteves

Quando e se, tenta também entender a nossa.

Cada dia eu menos. E olha que nunca foi mais. Esses países latinos sofrem de todo mal.

Camargoer.

Olá Esteves. Concordo. No nosso caso, fica mais difícil porque a gente é parte do processo histórico. Lembro de um colega professor de jornalismo cuja tese foi sobre o Nazismo. Lá em 2018, conversamos muito sobre o que estava acontecendo… a única conclusão naquele momento é que não dava mesmo para entender o processo fazendo parte dele.

Esteves

Isso. Por isso Esteves tem alertado Nunão, o Historiador. O mundo, sendo quântico, merece uma interpretação fora da realidade. No caso Brasil, estamos em uma caixa, será? A mãe da Fofinha ligou. Recomendou um filme sobre resgate de crianças na Colômbia. Com o Mel Gibson. Eu disse que se Estiver solto, Mel Gibson nem tá trabalhando. Mas fui ver a filmografia. Não há. — O Elon Musk proibiu. Disseram. Encontrei o filme. É uma produção nanica e não está disponível. Perguntei aonde a mãe tinha visto. — No TikTok. Vincent adoeceu, parece, pela ingestão das tintas. Esteves tem se mantido.… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Cuidado com essa mania de achar que a quântica explica eventos macroscópicos. Quântica só funciona em escala atômica, moléculas, núcleos, prótons, quarks. Qualquer maior que um centésimo de milímetro já é tão grande… coisas que demoram mais que um mlionésimo de segundo são tão longas… grupos que tenham mais de um milhão de moléculas têm tantas possibilidades que precisam ser tratadas de modo estatístico usando as três leis da termodinâmica. Tem gente querendo explicar ciclone em SC pela quântica. Não dá.

Esteves

Mestre,

O Mestre não acredita em como e quanto essa gente fala de quântico. Tá tudo misturado.

Esses círculos que Vincent pintava são parecidos com os círculos celtas aonde (Sul da Espanha) se acredita viveram os atlânticos. Desenterraram uma pedra mística na Escócia: círculos.

Como o inobservável universo quântico. Não visto mas suposto.

Como o universo. Tudo em círculos cêntricos. Esteves gosta de Marte. Também de Júpiter. Esteves acha a Lua estranha.

Ciclones são circulares. Como os círculos de Vincent.

Gente estranha essa que dança em círculos.

Vou lá ver a Lulu. Parece que comeu coco do gato.

Fernando "Nunão" De Martini

Atlânticos quânticos.
Mas e os tais dos atlanticistas?
São também quanticistas?

Esteves

Desde menino…Esteves foi vizinho do Tragtenberg. Os filhos iam chamar Esteves para ler. Menino ainda, Esteves atraiu-se pelos círculos de Vincent. Uma vez… Chamaram Esteves para ajudar e limpar e arrumar a biblioteca. Porque Esteves subia nos telhados e de lá caia. E voava. — Esteves…vem ajudar. Esteves foi. Maravilhado com centenas de livros…bateu a cabeção no batente. Corre corre com o Esteves até a Pharmacia do Luiz porque naqueles anos a Pharmacia do Seu Luiz era o pronto-socorro. — É somente um corte. Deixa o menino voar. Mas não pode pular. E lá foi o menino atrever-se a mexer… Read more »

Esteves

Tu não tem ideia do que é viver entre eles.

Abraço.

Camargoer.

Oi Nunão. Para encerrar este assunto porque está ficando fora de controle. A quântica só faz sentido em sistemas extremamente pequenos (do tamanho de átomos ou moléculas) e em situações de confinamento. Alienígenas do passado, mantras do Cacique Cobra Coral e teoria das cordas quânticas servem para explicar qualquer coisa.

Esteves

Menores que átomos. Ai está o problema.

Esteves

Nesse caso, aqui houveram células. Impressionante como após décadas e com o desaparecimento das pessoas, o pensamento nazista é persistente.

Vi um documentário que pareceu sério sobre a quantidade absurda de drogas aplicadas. Hitler era um zumbi. Desde os anos primeiros fazia uso.

Não sei dizer os males disso no genoma das pessoas alemães que naqueles anos fizeram uso intenso de drogas.

Camargoer.

Olá Esteves. Pelo que tenho visto, Hitler se tornou um dependente químico APÒS chegar ao poder. Então, acho que seria um erro imaginar que o nazismo ou fascismo só aparece na cabeça de gente “viajando”. Aliás, se ao invés de anfetamina ou cocaína, esta gente tivesse usado maconha, todo mundo virava amigo ainda que aumentasse o número de famintos.

Esteves

Faz sentido. Mas a indústria química alemã foi coisa de outro mundo. Não sei se avançadinha mas pioneira de fato.

Acredito que aquela gente fazia uso ainda que as patentes tenham sido registradas depois. Até que ponto foram cobaias?

Até que ponto a juventude foi convocada ou alienada somente pelo nacionalismo? Frenesins nas multidões tem origem.

Quem puxa as cordas?

Esteves

Os Historiadores que ao que parece estão sem história pra contar, poderiam pesquisar sobre a disseminação de mentiras e a relação dos governos disseminadores de mentiras com governos disseminadores de drogas como foi a Alemanha.

A Inglaterra precisou reagir. Com drogas offshore…off course.

Fernando "Nunão" De Martini

Vai lá Esteves, esses tais de historiadores sem histórias contam com você:

https://www.deutschland.de/pt-br/topic/conhecimento/estudar-historia-na-alemanha-universidades-de-ponta

Esteves

Nunão,

Você tem o meu apoio.

Marquês de São Vicente

Las Malvinas no son Argentinas. Las Malvinas son Brasileñas. La sudamérica es de Brasil.

Gabriel

Sinceramente eu gostaria de entender essa sibserviência gratuita em relação aos ingleses.
As Malvinas foram invadidas na cara dura. Condenam com tanto fervor a Russia ter entrado na Ucrânia, mas defendem com todos amores a invasão inglesa nas Malvinas…

Last edited 9 meses atrás by Gabriel
Esteves
Esteves

Ok. Foi um final de semana legal. Sol. Fizeram churrasco de cenoura. Outros, de carne que é o jeito certo de fazer: faca, fogo, carne e sal.

Deu praia. Bich tênis. Levaram cachorro no parque pra taca bolinha.

Matérias. Postagens materiais mostrando conteúdo. Ok. A turma não é forte na interpretação e na compreensão dos escritos. Mas o mundo tá girando em 2023 não em 1982.

Esteves quer uma semana de 7 pra compensar essa última de menos.

Deu no History que Vicent Van Gogh pode ter ficado gengendem por molhar os pincéis na boca. Um hábito. Será?

Camargoer.

Olá Esteves. Uma vez, retornando de um congresso, fiz escala em Amisterdã. Aproveitei um fim de semana lá. Tinha uma exposição especial no Museu Van Gogh. Juntaram 6 das 7 pinturas de girassóis. A sétima está em exposição em Tokyo. Já tinha visto. Tive sorte na vida de ver todos os girassóis. Van Gogh foi um gênio a despeito da doença, não por causa dela. Se tivesse os mendicamentos de hoje, teria vivido muito mais e teria produzido muito mais. Milhões de pessoas adoecem todo ano.. quase nenhum deles consegue fazer uma obra prima.

Esteves

Parabéns Professor. Parabéns Professor Camargo.

A arma foi a leilão. Os suspeitos não foram acusados. As tintas que deram vida à vida de Vincent mostradas como responsáveis.

Esteves, certa vez, foi ver uma prima. Bela obra.

Ótima semana ao Mestre.

Camargoer.

Todo mundo deveria ter uma bela prima mais velha quando se tem 13 anos.

Astolfo

É tudo muito simples. Não existe nem nunca existiu “direito internacional”. Direito existe dentro de uma mesma nação, geralmente democrática, para manter a ordem na sociedade e promover na medida do possível a justiça de acordo com um código previamente acordado. Isso não existe entre países. Países só entendem uma língua: a da força. Seja militar, seja econômica, seja tecnológica ou política, qualquer uma das versões da “força” são a única forma de expressão do tal “direito internacional”. Na Segunda Guerra, os vencedores foram aqueles que tiveram mais força militar e econômica. Na Guerra Fria (e nas guerras menores originárias… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Astolfo
Leandro Costa

Tadinho de Grotius.

Esteves

Pra que viver em paz? O judeu perguntou a Deus. — O que você quer que eu faça? Deus disse. — Vai lá e mata ele. Tá no Tora. — Mas agora p*. Eu tô jantando. Disse o judeu Deus ficou de s* cheio e foi falar com o cristão. — Pega o Velho Testamento, muda o que você quiser, vai lá e mata ele. — Mas tá escrito não mataras. Pode mudar? Deus ficou p* da vida. Chamou o árabe. — Mata esses dois. E não sejas ingrato, tá no Corão. Não foi fácil pra Deus lidar com esses… Read more »

Zeca

Toda essa discussão não faz sentido. Os argentinos podem chamar aquele conjunto de ilhas do jeito que quiserem, mas ela continuará sendo parte do Reino Unido enquanto esse país existir e a Argentina continuar sendo Argentina.

Glasquis7

As Malvinas sempre foram argentinas. Já Falklands, essas sim são britânicas.

Esteves

Faça piada não que eles querem um naco da ZEE de vocês. Tu até explicou com mapas (preferência do No One explicar com mapas) o que é e o que eles querem que seja.

Ria não.

Gustavo

A Inglaterra ainda mantêm os Eurofighter por lá? Lembro de ter lido que ficavam de 2 a 4 destacados lá, mas não sei se era um destacamento temporário ou um rodizio constante de aeronaves e pilotos…

Franz A. Neeracher

São seis aeronaves.

SGT MAX WOLF FILHO

Eu vou falar uma coisa, acho que é só Deus para explicar viu, pq não sei ate hoje como temos a ilha de Fernando de Noronha! Pq se fosse depender das FA’s de hoje perderíamos ela em um dia de batalha! é o ponto mais sensível do Brasil para um pais querer invadir aqui, se um dia o Brasil for invadido vai começar por lá, pra depois de uns anos instalado ali, vir em coalizão!