O Conselho OTAN-Ucrânia reuniu-se na quarta-feira (26 de julho de 2023) para abordar a grave situação de segurança na região do Mar Negro após o término unilateral da Rússia da Iniciativa de Grãos do Mar Negro mediada pelas Nações Unidas e Turquia. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, convocou a reunião após um pedido de consulta de crise do presidente Volodymyr Zelenskyy. O vice-secretário-geral Mircea Geoană presidiu o Conselho

Os aliados e a Ucrânia condenaram fortemente a decisão da Rússia de se retirar do acordo de grãos do Mar Negro e suas tentativas deliberadas de interromper as exportações agrícolas da Ucrânia, das quais centenas de milhões de pessoas em todo o mundo dependem. Eles também condenaram os recentes ataques de mísseis da Rússia em Odesa, Mykolaiv e outras cidades portuárias, incluindo o cínico ataque de drones de Moscou às instalações ucranianas de armazenamento de grãos na cidade portuária de Reni, no Danúbio, muito perto da fronteira romena. Os aliados observaram que a nova área de alerta da Rússia no Mar Negro, dentro da zona econômica exclusiva da Bulgária, criou novos riscos de erro de cálculo e escalada, bem como sérios impedimentos à liberdade de navegação.

O vice-secretário-geral Mircea Geoană disse: “A Rússia continua a mostrar total desrespeito pelo direito internacional e pelas pessoas em todo o mundo que dependem dos grãos ucranianos. A Rússia está ameaçando navios civis, aterrorizando cidades pacíficas e destruindo partes do patrimônio cultural do mundo com seus ataques brutais. A OTAN está unida. Somos solidários com nossos aliados do Mar Negro, continuaremos a proteger uns aos outros e continuaremos a apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário”.

O secretário-geral Jens Stoltenberg disse: “A Rússia assume total responsabilidade por suas ações perigosas e escalonadas na região do Mar Negro. A Rússia deve parar de armar a fome e ameaçar as pessoas mais vulneráveis do mundo com instabilidade alimentar. As ações da Rússia também representam riscos substanciais para a estabilidade da região do Mar Negro, que é de importância estratégica para a OTAN. Os aliados estão intensificando o apoio à Ucrânia e aumentando nossa vigilância. Continuamos prontos para defender cada centímetro do território aliado de qualquer agressão.”

Os aliados saudaram os esforços contínuos de Turquia para revitalizar o acordo de grãos e os esforços de outros aliados – incluindo Bulgária e Romênia – bem como da União Européia e das Nações Unidas para permitir a exportação contínua de grãos ucranianos por terra e mar. Os aliados também deixaram claro que continuariam a fornecer à Ucrânia grande assistência militar, econômica e humanitária.

A OTAN e os Aliados estão intensificando a vigilância e o reconhecimento na região do Mar Negro, inclusive com aeronaves de patrulha marítima e drones. Desde o ano passado, em resposta à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, a OTAN aumentou significativamente sua presença na região, inclusive com dois novos grupos de batalha multinacionais na Bulgária e na Romênia.

O dia de hoje marcou a segunda reunião do Conselho OTAN-Ucrânia, após a sua reunião inaugural na Cimeira de Vilnius no início de julho. Os embaixadores da OTAN e a Suécia convidada foram acompanhados por videoconferência por Oleksandr Kubrakov, vice-primeiro-ministro ucraniano e ministro das Comunidades, Territórios e Infraestrutura; e o Brigadeiro-General Oleksii Hromov, Subchefe da Direção Operacional Principal (J3) do Estado-Maior das Forças Armadas.

FONTE: nato.int

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

É só não se juntar com uma aliança militar contra a russia que vc não é destruído pela Russia. É simples assim… Se a ucrania nao tivesse se engraçado pela OTAN, nada disso teria acontecido.

Leandro Costa

Três pontos: 1- Ninguém estava realmente considerando deixar a Ucrânia entrar na OTAN; 2- A Ucrânia ainda não foi destruída, e; 3- A Ucrânia nem poderia entrar na Ucrânia, pelo menos até 2017, e depois de 2014, nem assim poderia, mesmo que ela quisesse muito. Esse argumento é vaporware. Acho mais ameaçador para Putin uma entrada da Ucrânia para a União Européia, e ainda acho que esse foi o maior motivo para a Invasão tanto em 2014 quanto em 2022.

leonidas

Claro que não.
O objetivo da Otan de “Não se expandir em direção ao leste” fica claro a partir do momento que a gente observa quantas nações a Otan tinha quando havia a URSS e o Pacto de Varsóvia.
E quantas ela tinha (quando em tese sequer deveria continuar existindo) em 2012.
Neste momento realmente fica claríssimo que a Otan jamais cogitou em se instalar literalmente ao lado da Russia…rs
Obs: Favor reparar que estamos falando em 2012 bem antes da Rússia retomar o que sempre foi dela que é a Criméia…rs

Last edited 8 meses atrás by leonidas
Leandro Costa

Você parte de uma premissa errada. Nunca houe qualquer objetivo de ‘não expansão’ da OTAN. Até porque a OTAN só cresce conforme existam países que desejam ingressar nela. E haviam. E sobre a própria OTAN, haviam muitos aqui, acho até que você era um deles, que diziam que ela estava sem propósito, dividida, com baixa eficácia, etc. E realmente a OTAN era uma sombra do que fora um dia. Haviam inclusive dúvidas se ela seria substituída por alguma instituição nova apenas Européia ou não. Diversas controvérsias surgindo devido à membros não contribuindo da forma como previa a carta da organização,… Read more »

leonidas

Velho, melhor reavaliar o contexto. O Putin vem desde 2012 alertando para que a Otan não dê continuidade a sua expansão em direção a Rússia. A razão disso nem é necessário frisar todos nós sabemos o que uma potência pensa de ter um inimigo militar formal dentro de seu quintal. Então assim, a Otan se expandiu e iria se expandir muito mais não fosse a Rússia iniciar esta guerra, pois o objetivo dela (e não foi descartado ainda) é cercear a China e a Rússia pelo leste. E neste processo de cerceamento a Rússia esta incluso o item que diz… Read more »

Carlos

Cara tu ainda acreditas no Papai Noel? Como podes acreditar nesse jargão da propaganda russa? Um pequeno recordar da história recente: a Ucrânia quis entrar na OTAN em 2008, por oposição da França e da Alemanha que fizeram um favor à Rússia, embora tenham dito que a corrupção na Ucrânia era muito elevada, impediram a entrada da Ucrânia na OTAN, mas hoje a Rússia não vai ter essa ajuda mesmo pensando na Hungria que não tem o poder de influência da França ou da Alemanha. Putin é um estratega dos grandes, mas saí tudo ao contrário

Carlos Gallani

Esqueceu a invasão da Crimeia em 2014 ou tá se fazendo de bobo?

Fernando "Nunão" De Martini

“A OTAN e os Aliados estão intensificando a vigilância e o reconhecimento na região do Mar Negro, inclusive com aeronaves de patrulha marítima e drones. ”

Essa é a parte mais importante da declaração da OTAN.

Bueno

acompanhando..
na verdade já estavam monitorando , como disse , vão intensificar e deve elevar o nível de engajamento para se defender ou atacar caso os Russos tente derrubar outra aeronave cmo o MQ-9 Reaper ou um navio militar.

será que os Rússos derrubariam um P-8 Poseidon…?
  
https://www.radarbox.com/@44.87319,26.07523,z9

leonidas

Eu acho engraçada a Otan, ela cria o problema e depois fica fazendo reuniões extraordinárias para discutir o “agravamento do quadro de segurança em algum lugar rs”
Seria o mesmo que a China começasse a enviar navios de guerra e forças ao redor do mar do Caribe (se isso fosse possivel) e depois fizesse reuniões para estudar o “agravamento” das tensões com a US Navy…

Jefferson Ferreira

…”Moscou havia bombardeado com drones dois portos de grãos ucranianos em um ponto ultrassensível, o estuário do rio Danúbio. As explosões ocorreram a 200 metros da Romênia, país que é membro da Otan…”
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/07/otan-aumenta-presenca-no-mar-negro-contra-a-russia.shtml

Esse bloqueio russo no mar negro ao que parece foi uma escalada que a Otan não estava prevendo…

Vinicius Momesso

E nessa área “ultra sensível” há um aeródromo no qual a Ucrânia se utilizava como plataforma de lançamento(Su-24) dos mísseis Storm Shadow. A proximidade com a Romênia o deixava até então, livre de ataques por parte da força aérea russa.

Esteves

“garantias de que fertilizantes russos e exportações de alimentos poderiam chegar ao mercado global readmissão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT retomada das exportações de máquinas agrícolas e peças de reposição para a Rússia remoção de restrições de seguro e acesso a portos para navios e cargas russos restauração de um oleoduto de exportação de amônia, agora danificado, de Togliatti, na Rússia, a Odesa, na Ucrânia” Putin quer negociar. Ao menos na mídia que de tudo sabe, ele quer. Esteves daria alguma coisa. Mas parece que as condições estão impostas. A Senhora dos Ventos Estava lá com… Read more »

Bueno

kkk
foi saudar a mandioca…
Brasil , país da piada pronta

Filipe Prestes

Lembro disso como se fosse ontem maaaaas por mais que a oratória seja estranha, o cálculo tava certo, bem aproximado na verdade. Não sei se ela decorou aqueles números ou fez de cabeça, mas é matemática básica na verdade e nesse ponto específico ela estava certa kekekekekeke

Carlos Gallani

Está na hora de promover mais um grande meio de superfície russo para submarino!

Felipe

Estão tentando, mas não é tão fácil

Agressor's

Mas foi muita bobeada mesmo, aquilo que deixaram acontecer com o Moskva…

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Agressor's

Ficou exposto que não se garantem, da forma como fazem parecer…

Last edited 9 meses atrás by Agressor's
Macgaren

Concordo, Moskva está ai no fundo do mar para não deixar duvidas

Burgos

A OTAN é truculenta !!!
Só quer levar no grito, o certo era a ONU convocar em emergência os outros 7 Países ricos e começarem a executar algum plano Paz para a região.
Como ela fez para Israel e Líbano no passado que tavam se “pegando” também, e quem se lembra foi as FFAAS do EUA e França que “empurraram” as tropas Israelense de volta ao seu território impedindo o aumento e a escalada da violência na região e mais derramamento de sangue.

Dalton

A Rússia está em outro patamar, caro Burgos, é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, tem armas atômicas e conta com um apoio mesmo que discreto da China.
.
Ficar convocando países para “discutir a paz”, incluir o Papa, etc, não tem efeito prático nenhum pois os dois beligerantes não querem ou não podem ceder sem grande prejuízo político e econômico.

Esteves

Não entendo nada disso mas penso que acho isso.

A Rússia é grande demais para pressionarem. Negociem e terão a paz.

Burgos

Bom dia Dalton; Há controvérsias !!! Países membros da ONU (G8) que é o caso da Rússia não deixa seu povo passando fome que é o que está acontecendo agora lá. Passível até de suspensão de permanência no grupo de veto do G8 não defendo atitudes tanto por parte de Rússia, Ucrânia e OTAN, acredito que seja caso mais para ONU reaver a Paz na região aliás esse órgão foi criado para isso se não conseguirem então fecha e pede sair. A OTAN só está esperando a Rússia da uma escorregada na banana pra entrar nessa briga que não vai… Read more »

Satyricon

Bombardeios indiscriminados em todo território ucraniano, e a truculência vem da OTAN? É sério isso?

A turma aqui não tá fácil hj não…

E outra: O Enxadrista RASGOU todos os acordos que assinou com a Ucrânia, não respeitando nenhum. Foram usados meramente como um engodo, para ganhar tempo, e escalar ainda mais a agressão ao povo ucraniano posteriormente.
Não há como negociar com gente assim. (Tenham como exemplo as desastrosas negociações de Chamberlain com Hitler)

Satyricon

“E os russos são especialistas nisso”.

Vê-se.