Comando do 2º Distrito Naval divulgou duas notas relacionadas a exercícios recentes realizados por navios da Força de Minagem e Varredura

Nesta quarta-feira 2 de agosto, o Comando do 2º Distrito Naval divulgou nota sobre exercício de Light Line realizado, em 31 de julho, por dois navios-varredores (NV) subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar). Participaram do exercício, realizado na Baía de Todos os Santos, os NV Atalaia e Araçatuba.

Segundo a nota, o exercício integra a comissão VARREDEX VI, na qual as tripulações dos navios recebeu adestramento em Operações de Contramedidas de Minagem. Também foram realizados exercícios de varredura mecânica dupla, lançamento e recolhimento do boias de demarcação de canal varrido, guiagem, fundeio de precisão e manobras táticas.

Sobre o exercício de Light Line, especificamente, o objetivo foi adestrar os oficiais de manobra dos navios na aproximação e na manutenção da posição a contrabordo e preparar a tripulação as seguintes fainas:

  • Transferência de Carga Leve
  • Transferência de Carga Pesada
  • Transferência de Óleo no Mar

Ainda sobre um dos navios que participaram do Light Line, em outra nota o Comando do 2º Distrito Naval informou que o NV Araçatuba realizou, dias antes, exercício de tiro com o canhão de 40mm L/70.

Segundo a nota, o exercício foi realizado nas proximidades da cidade de Salvador-BA, com o disparo de 25 tiros em rajadas duplas. Ao longo do ano passado, o navio destacou-se por ter realizado 182 tiros sem “negas” ou avarias.

O informe também destacou a missão da Força de Minagem e Varredura: “planejar e executar Operações de Contramedidas de Minagem, que tem o objetivo de eliminar ou reduzir a ameaça de minas submarinas e campos minados marítimos, a denominada Guerra de Minas. A mina submarina é o armamento que mais afundou navios desde a Segunda Guerra Mundial. Nela, de cada três navios afundados, um ocorreu em virtude de uma mina. Esses artefatos explosivos caracterizam-se pelo baixo custo e grande poder de destruição e a simples disseminação de que uma área foi minada é o suficiente para imobilizar ou atrasar o deslocamento de uma Força Naval inteira.”

Em 2010, o Poder Naval embarcou em navios da ForMinVar e publicou matéria especial, em 2 partes, sobre os exercícios realizados e assuntos relacionados. Clique nos links abaixo para acessar:

 

 

 

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ciclope

Meu Deus, eles dispararam 182 tiros no ano passado! Não sei se falo que e uma merreca ou se falo que e uma ostentação.

Zorann

Não é possivel que a MB não consiga construir um navio desse, semelhante a este a um custo que caiba no orçamento.

Construindo aí 1 a cada 2 anos, em 1 década, teremos uma força de varredura mais adequada.

Jadson Cabral

Consegue não. Tem que comprar de fora, pra ser construído aqui, com transferência de tecnologia, tem que custar muito mais do que deveria e demorar muito para ficar pronto. Senão, como alguns vão garantir aquele cascalho por fora?

Augusto José de Souza

Tem a SAAB que já ofereceu os caças minas deles já prontos e a proposta francesa de construir navios usando Itaguaí e caça minas está na opção.

Zorann

Não é disso que estou falando. Estou dizendo de termos a capacidade de construir navios semelhantes, com a integração de algumas capacidades mais modernas, sem a necessidade de transferência de tecnologia

Willber Rodrigues

Pergunta séria aqui:

Esses navios da classe Aratu teriam alguma efetividade numa situação real contra minas modernas, do tipo utilizadas na guerra da Ucrânia, ou nem isso?

Augusto José de Souza

Acho que mesmo modernizadas elas não dão conta de minas modernas por serem bem antigas,a MB já pode olhar para os navios varredores onde já tem proposta da SAAB e da França.

Jadson Cabral

Da pra chamar isso de força? De imponente a MB só tem nomes e salários mesmo

Heinz

salários? Só os de oficiais né, porque os praças ganham uma mixaria.

Augusto José de Souza

Já está na hora da MB também começar a renovar a frota de navios varredores e a SAAB já ofereceu os dela para o Brasil e também tem a proposta francesa de construir navios usando Itaguaí ou a Thyssenkrupp também pode ter opções de caça minas.

Marcelo R

Pois é…. Negligenciaram de forma alarmante…. todo o poder naval deste pais….

Foram 40 anos sem um planejamento serio.. ou com alguma continuidade…

Nas decadas final de 60 e de 70…. sim houveram trabalhos sérios visando a renovação e ampliação do que era considerado uma esquadra representativa…

Agora…Qualquer “vontade” de se construir algo…. ou renovar essa… ou que sobrou desta frota… será muito caro…

As consequências desta negligencia (ou talvez com outro nome…) se apresentarão nos próximos anos….infelizmente….

Last edited 8 meses atrás by Marcelo R
Augusto José de Souza

Parece que já está havendo solução onde a marinha já está negociando a construção de mais submarinos Riachuelo e também deve vir mais fragatas Tamandaré onde o estaleiro está contratando mais pessoas para agilizar sua entrega e consequentemente mais lotes,agora é segurar os meios navais atuais até chegarem as suas substitutas.

Pedro

Que conversa para boi dormir, o almirantado, generalato sempre procurou benesses a seu favor, apenas e somente!

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bardini

Chega a ser cômico ver esse tipo de “adestramento”, enquanto países desenvolvem UUVs com capacidade de operar como uma mina ou realizar minagem de forma autônoma.
.
Essa…. Essa é a Marinha que sacrificou, sacrifica e sacrificará todo restante, para ter, operar e manter um Submarino de Ataque Nuclear, rsrsrsrs!
.
Com a evolução tecnológica, se a alucinação nuclear for pra água, daqui mais de uma década e meia, vai ser uma baba enfiar no seu percurso um UUV voltado a realizar uma sabotagem. E sendo assim, segue a linha do causo do VLS: nunca mais vão fazer outro.

Heinz

Sinceramente da até desgosto de ver notícias da MB, vulgo guarda costeira do RJ, 90% da notícias são ruins, e acho que vai demorar até que melhore. A situação é alarmante! Em caso de um ataque vindo pelo mar, estaríamos perdidos!

Augusto José de Souza

Tem notícia boa em relação a compra de mais submarinos Riachuelo e acredito que logo teremos sobre as fragatas Tamandaré e o novo NPA 500 toneladas BR.

Zé bombinha

O maior desgosto é ver exercícios da MB.. francamente é triste. Navios com 40/50 anos que não fazem mais com excelência mínima os trabalhos ao qual foram feitos para fazer. Podem fala que faz o serviço. Vexatório são os planos da MB, asqueroso; A4, SK105 CFN, NITERÓI, TYPE 22, INHAÚMA, esses caça minas, os planos futuros. Nossa marinha está repleta de “Kikos”, com a responsabilidade de guiar a força pra um futuro melhor, somente tem a roupinha de marinheiro🙃… Quisera eu crer que se tivesse prata seria diferente.. eu não acredito. Senhores, perdão.

jose benedito

Esses navios da MB com canhões artilhados sao absolutamente ridiculos, isso não tem mais valor na guerra moderna. Basta a um simples pirata/organizaçao criminosa mandar tiro de arma longa contra o convés que anula a suposta capacidade militar desses navios, uma vez que o artilheiro não vai ficar lá esperando um tiro acertá-lo. Ficou claro isso, quando os Urutus no Haiti tiveram que receber uma proteçao extra para a metralhadora .50, pois o artilheiro ficava muito exposto ao fogo das armas longas das gangues haitianas. Lamentavel que o Exercito não se deu conta disso antes, ou seja, aqui fica evidente… Read more »

Jagderband#44

Lamentável a condição da nossa marinha (ou guarda costeira de luxo, tanto faz).

adriano Madureira

Que força?!

Gepeto

Vida longa ao dragão!!!

Last edited 8 meses atrás by Gepeto
Lucas Emanuel

A China tem navios de contra-minagem? Não lembro de ter lido nada a respeito