Ação ocorreu a 17 milhas náuticas da ponte da Crimeia e foi confirmada por fontes russas –  tráfego de veículos foi interrompido em meio a alertas de ataque iminente à ponte

A BBC noticiou, a partir de fontes russas, que um navio-tanque da Rússia com 11 tripulantes foi atingido por um ataque ucraniano no Mar Negro.

Segundo autoridades russas, o ataque ocorreu no estreito de Kerch e o navio sofreu danos na praça de máquinas, sem feridos.

Ao tempo da publicação da notícia, a Ucrânia não havia comentado oficialmente o assunto, mas uma fonte ucraniana, ligada ao serviço de segurança do país, disse à BBC que um drone marítimo foi usado no ataque.

Drone marítimo ucraniano

Ainda segundo essa fonte, o drone carregava 450 quilos de TNT e a operação foi realizada em conjunto com a Marinha Ucraniana.

Veja abaixo vídeo do provável ataque, publicado pela BBC:

O estreito de Kerch conecta o Mar Negro com o Mar de Azov, separando a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, da península russa de Taman.

A agência russa de transportes marítimos disse que o navio-tanque estava a 17 milhas náuticas (27km) da Ponte da Crimeia.

Mapa mostrando região do ataque de drone ucraniano a navio-tanque russo

Outra fonte russa, a agência estatal TASS, afirmou que rebocadores foram enviados para o local do ataque, e creditou a uma autoridade marítima russa de transporte que o navio-tanque apresenta uma perfuração no casco na área da praça de máquinas a boreste, presumivelmente resultado de um ataque de drone marítimo, mas que o navio está flutuando.

A TASS também informou que as luzes da ponte da crimeia foram desligadas e o tráfego interrompido, em meio a avisos de ataque iminente, sendo depois liberado.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Fico imaginando se em uma guerra marítima como essa a Rússia já perdeu alguns navios o outro lado não tendo marinha, imagina uma guerra contra uma super potência ou média potência o dano que não causaria a marinha Rússia? Sei não, mas a Rússia mesmo ganhando essa guerra, acontece coisas que fica difícil de acreditar por parecer muito amadorismo. Sabemos que nada se tornam infalível, mas chegam noticias contra nós que são estranhas pela facilidade…

Felipe

Uma coisa é essa guerra assimétrica (onde ate os EUA ja tiveram desteoyer Aegis atingido por bote com explosivos), outra coisa é uma guerra envolvendo meios de maior proporção.

NEMOrevoltado

Oi, sua escrita esta confusa, por favor corrija!

Sblogniev

Tens razão, as perdas dos Russos seriam exponencialmente maiores. Se na Guerra convencional na Ucrânia os patéticos russos passam vergonha diariamente o que pensar contra USA, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Polônia, Turquia, Japão, Austrália, Canada e outros países da Europa…tens razão… sorte dos Russos que a Guerra é bem assimétrica

Sblogniev

“não atira na cara para não estragar o enterro”… fico a imaginar a Marinha Chinesa (mais conhecida como Marinha Alvo) a lutar de verdade contra Americanos e Inglese…

Moriah

Guerra da Ucrânia gerando lições importantes no teatro de operações navais com o uso de drones. Já é o segundo ataque bem-sucedido e muito longe das águas que seriam “controladas” pelos ucranianos.

Felipe

2 ataques sucedido em meios de não muita importância, contra pelo menos uns 20 a 30 drones que já foram abatidos antes de atingirem os alvos. Tem que por na balança.

Carlos Crispim

O que vale mais à pena, perder 20 drones ou perder um Moskva da vida?

A6MZero

Claro 20 drones de algumas centenas de dólares ou meios que custam milhões, não precisa pensar muito né…

Alex Barreto Cypriano

Sejamos precisos com a informação disponível liberada: cada drone desses tem raio de ação máximo de 400 km (ou alcance máximo de 800 km), velocidade máxima de 80 km/h, autonomia máxima de 60 horas e custaria 250 mil dólares a unidade (e seu sistema de controle remoto). Esse drone não é tão baratinho assim, mas de toda forma é uma fração do custo de um ASCM/ASM/torpedo pesado convencional. Outra vantagem é que o drone é mais difícil de detectar que um míssil (ele se confunde com o mar), embora seja fácil de destruir com defesa de ponto alerta.

Sblogniev

Tens razão, colocamos os mais de 500 dias na balança e deu umas duas toneladas de vexames e vergonhas que os patéticos russos passam na Ucrânia.

Paulo

E dá -lhe vergonha na rùssia (em minúsculo mesmo), vão ter que sair da Ucrânia ou lutar para sempre como os EUA no Afeganistão, compraram um guerra que não podem ganhar.

Felipe

A midia faz parecer que a Ucrânia que está ganhando, mas faz esconder uma notícia divulgada pelos próprios EUA de que 240 a 300 mil soldados Ucrânianos já perderam a vida.

Carlos Crispim

Ninguém sabe ao certo quantos mortos, mas de tudo que eu li a Russia perdeu muita mais que a Ucrania.

Ramon

E a Rússia não tá tendo perda nenhuma né, o exército russo é composto por super soldados os caras param até mísseis no peito, pra eu te falar a verdade nessa guerra ambos os lados estão tendo perdas devastadoras e isso não tem como negar.

MARS

“Para a Rússia, qualquer navio rumo aos portos ucranianos será considerado como transportador de carga militar”
https://www.naval.com.br/blog/2023/07/19/para-a-russia-qualquer-navio-rumo-aos-portos-ucranianos-sera-considerado-como-transportador-de-carga-militar/

Parece que o outro lado levou a ameça ao pé da letra, não é mesmo?!
Pau que tentou bater no Chico, foi usado para bater no tal de Francisco!

Sblogniev

O russos são patéticos. Que vexame, que vergonha.

Jagdverband#44

Pelo visto, em um embate naval USN x VMF, a marinha russa iria toda para o fundo do mar, e rapidinho !

Felipe

Fonte?

Jagder#44

Amigo, a fonte são os fatos.
Um cruzador foi afundado, e, ultimamente, vários meios de superfície foram atingidos no mar negro, quintal da marinha russa, por um país que nem marinha tem.
Imagina um combate naval entre a rússia e a USN??
Na boa, não precisa de fonte, apenas de análise da realidade, a qual se sobrepõe a qualquer narrativa, como sempre.

Jagder#44

Complementando, acho que o amigo não tem noção das capacidades da USN, e falando mais francamente, desde 1941.

Sblogniev

Contra Fatos não há argumentos. Os russos são patéticos… 3 dias em Kiev, 15 dias em Paris… hahahahahahahaha…

Macgaren

Um conflito entre russia x EUA ou Otan, seria um replay de EUA vs Japão na segunda guerra.

Com armamento convencional as chances são próximas de zero da Russia vencer.

Sblogniev

Seria muito parecido com as Guerras do Iraque (I e II)… Maciço bombardeio de infraestruturas, força aérea russa destruída em 5 dias, colunas do exercito se desdobrando, infantaria se locomovendo com rapidez, forca aérea (aviões e helicópteros) sincronizados com as forças de terra, artilharia de precisão brincando de tiro-ao-pato… ops alvo e tudo o mais que já vimos no Iraque… vou mais além, se os Ucranianos possuíssem superioridade aérea a Guerra já tinha acabado. Mas isso nunca irá acontecer… pois o OTAN nunca quis atacar a Rússia, somente o idiota do Putin acredita nisso.

Macgaren

A única coisa que impede ocorrer algo parecido é o armamento nuclear herdado da URSS.

Se não o império russo já teria sido desmanchado em vários países menores.

Sblogniev

A Ucrânia nem Marinha de respeito tem… os russos são vergonhosamente patéticos.

jean

viva a ucraina , lutam conta a tirania pela liberdade

Zé Rato

Os ataques anteriores com este tipo de drones navais tinham sido na costa ocidental da Crimeia.

Contudo este drone parece ter contornado a península, percorrendo o dobro da distância em relação aos ataques anteriores.

Ou estes drones têm maior alcance do que se suponha, ou poderá haver algum navio-base disfarçado a operar no Mar Negro? Se for a segunda hipótese, poderá aumentar a probabilidade de os russos atacarem navios de outras nações a navegarem no Mar Negro, por os considerarem suspeitos?

Fernando Botelho

Pois é, realmente não entendi.

Se fosse na costa de Sebastopol até vai, porque tem território ucraniano logo do lado oposto do Mar Negro.

Mas o navio foi atacado praticamente na costa de Novorossiysk, com terrítório controlado pelos russos em 3 dos 4 lados.

É inadimissível isso acontecer.

Last edited 8 meses atrás by Fernando Botelho
Sblogniev

Há mais de 520 dias não entendemos nada…

Ramon

Pra eu te falar a verdade eu acredito que a Ucrânia deve ter infiltrado homens atrás das linhas russas, primeiro drones atacando Moscou agora esses drones marítimos atingindo navios russos bem no coração da Criméia ocupada.

Sergio

Ora camaradas, relaxem…..é apenas uma operação especial e esta tudo sobre controle. Relaxem com uma poesia feita pela I.A. Nos campos de batalha, uma história se revela, Onde a tragédia e a dor tecem sua novela, Putin perdeu a guerra na terra distante, Onde a Ucrânia resistiu, bravamente, a todo instante. Sob o céu cinzento, ecoam os ecos da luta, Onde vidas se perderam, e a esperança se encurta, Dois navios russos, orgulhos da frota, Atingidos por drones, a resistência não se solta. Na Ucrânia, corações pulsam com coragem, Contra a opressão, persistem na viagem, Com o ímpeto da liberdade… Read more »

Sblogniev

Rússia passando vergonha a debito e a credito… patéticos na Terra, Ar e Mar (Trilogia Patética… dos russos é claro).

Gilson Elano

O que fica mais cristalino, todos os dias, a Rússia teria sérios problemas em um embate convencional com a OTAN.
Um embate envolvendo meios navais, certamente a força de superfície russa, iria para nas profundezas.

Carvalho2008

Guerra oceanica ehuma coisa, guerra litoranea eh outra absurdamente diferente…. parece que ate hoje ninguem aprendeu ou reaprendeu a guerra litoranea costeira…. show de horrores….e vai ficar pior…. navios capitais sequer podem se aproximar ou ficar parados….

isto tudo logo logo fara uma onda febril de retorno a midgets submarines, tripulados ou nao…

Alex Barreto Cypriano

Várias fontes citam que o drone pesaria até 1 tonelada, incluindo uma carga explosiva de até 200 quilogramas (bem distante dos assustadores 450 quilogramas que se lê por aí…). Desinformação se baseia em trocar a unidade de medida mantendo os algarismos onde for interessante; não que 200 kg (450 lb) de alto explosivo não seja apreciável, ainda mais na linha d’água.
Aqui:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraines-shadowy-kamikaze-drone-boats-officially-break-cover