Nota Oficial: Dois mortos em acidente com helicóptero UH-15 Super Cougar da Marinha do Brasil em Formosa (GO)
Brasília – DF
Em 08 de agosto de 2023
A Marinha do Brasil (MB) informa a ocorrência, na tarde desta terça-feira (08/08), de um acidente com uma aeronave UH-15 Super Cougar, pertencente ao 2o Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, durante exercício operativo realizado na região de Formosa (GO).
Por meio do apoio imediato da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, no local, dois militares foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas e quatro ao Hospital Regional de Brasília.
Lamentavelmente, dois militares vieram a óbito no momento do acidente. A MB informa, ainda, que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido.
A MB está prestando todo o apoio aos militares e familiares envolvidos.
DIVULGAÇÃO: Marinha do Brasil
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Nota da Marinha do Brasil sobre acidente com aeronave UH-15 Super Cougar em Formosa (GO)
Que lástima!
Muito triste… A atividade militar reveste-se de enorme risco… Para um exercício, é feita uma minuciosa análise de risco, resultando em um bom gerenciamento deste, com diversas medidas e ações preliminares, testes, reconhecimentos e dispondo de aparato de segurança, para caso haja incidente. Aos olhos de um leigo, parece até exagero, mas é o motivo de haver tão poucos acidentes em instruções e exercícios, e não por não haver risco. Antigamente, não sei como está hj, havia 1 acidente para cada 10.000 hrs de voo com asas rotativas. O EB, por exemplo, foi alertado q a Av militar de asas… Read more »
2 semanas atrás, a Austrália teve um acidente parecido em um exercício combinado.
Meus pêsames as famílias dos militares
Triste notícia.
Infelizmente morreram 2 militares,mas chama a atenção que o helicóptero é novo.
Não é o fato de ser novo, o problema é outro, e já amplamente debatido no passado.
Para né, vc por acaso já periciou a aeronave? Só se acidenta ela? Qtas horas de vôo sem problemas? Fazendo uma paródia do “ter não é operar”, agora teremos o “se voa, vai”?
Que problema é esse?
O pai Dinah já meteu que soltou a hélice do pirocoptero
Só pra não gerar mais desentendimentos, peço que deixem a rixa entre comentaristas de lado nesta matéria.
E aproveito para evitar outro desentendimento: helicóptero não tem hélice, tem rotores. O que, conceitualmente, são asas rotativas.
Em inglês temos rotor (o conjunto) e blades (as “asas rotativas”)…interessante como o idioma deles simplifica tudo e todo mundo se entende.
Os portugas não facilitaram pra ninguém.
Me lembra que tempos atrás, se alguém falava “tanque” ou “porta-aviões” era verbalmente admoestado…o correto era “carro de combate” e “navio-aeródromo”. Mas no idioma do Shakespeare, ainda se diz “tank” e “aircraft carrier”…simples e funcional.
Enfim…lamento pelos dois que perderam a vida, meus sentimentos aos familiares.
Cansado,
Sem prejuízo dos argumentos e outros exemplos, no caso asas rotativas é mais o conceito (tanto que se fala em Aviação de Asas Rotativas).
O rotor aqui no Brasil é chamado de rotor mesmo. E blades são pás.
Falha de projeto na MGB.
Salve Juarez!
Talvez a “síndrome” da luz âmbar?
Saudações índio velho
Qualquer hora é hora pra alguns. Quando deveria ser hora de calar, respeitar e se solidarizar com aqueles que foram de forma tão violenta, tais preferem destilar ódio ideológico. Lamentável e triste .
Novo ou velho não importa muito, são muitas outras circunstâncias envolvidas em qualquer acidente aéreo.
Ainda é cedo para se fazer um juízo de causa do acidente.
Meus pêsames aos envolvidos.
Tomara que essa investigação não aponte para os problemas já debatidos aqui no passado, hoje o H225 representa nossa espinha dorsal.
Essa tbm é a minha esperança por que caso contrário, será um tapa na cara de muitos infelizmente!! Espero que não tenha que ter sido pelo sacrifício de bons homens que esse emblemático problema venha a tona para o povo em geral!!
Do mais que Deus conforte os familiares e receba os dois bons homens que querendo ou não morreram pelo bem do País em treinamento ou em guerra o idela máximo que é o bem do país está em 1° lugar!!
Que triste. Desejo paz aos corações dos familiares e amigos dos falecidos e uma pronta recuperação para os outros tripulantes.
Pelos vídeos que circulam por aí, a aeronave já era.
Espero que seja feita uma investigação minuciosa. Sei que o risco sempre existe, mas é o segundo acidente com helicópteros da Marinha esse ano. Alguma conclusão sobre o UH-17? Espero que a sorte melhore.
Realmente
Eles estão repercutindo em vários portais de notícias, não mostram a aeronave em si mas bastante fumaça escura e, talvez, uns pedaços pequenos cinzas, talvez da fuselagem ou pás, não sei.
https://youtube.com/shorts/x_Txm8kx7Mk?feature=share
Vi em um comentário no twitter que poderia ter sido um erro, pois parece que um igla S foi disparado durante o exercício.
Ja foi dito que isso nao ocorreu
Menos mal então, na correria só li por cima, uma fatalidade. Que tenham o descanso merecido esses combatentes.
Dia triste pra todos meus pêsames, estranho duas aeronaves esse ano e novas , vamos aguardar a investigação.
Meus pêsames aos familiares. Espero que a investigação aponte as causas do acidente.
A Bruxa tá solta na MB. Meses atrás um UH-17 (H135) também se acidentou.
Lamentável !!!!😞
Apresento as minhas sinceras condolências aos familiares dos mortos em missão pela MB em Formosa.
Rip ao nossos Guerreiros !!!🙏
Poderiam fazer alguma matéria sobre alguns relatórios de acidentes desses tipo.Os editores do site tem capacidade de fazer uma obra de arte jornalística com isso
Tem várias desse tipo no Poder Aéreo e a Trilogia teve também uma série especial do saudoso coronel Franco Ferreira, que foi nosso colaborador por alguns anos, sobre investigação de acidentes aeronáuticos.
A Marinha chama o H225M de Super Cougar e a FAB chama de Caracal. Trata-se da versão militar do H225 civil.
Já o Super Puma hoje é designado H215 pela Airbus Helicopters, na versão civil, e H215M na militar.
Ok. Agradeço por compartilhar informações sobre o histórico do exercício.
Mas, apenas por curiosidade, o que isso tem a ver com a resposta que escrevi à sua pergunta?
Uh15 não tem nada haver com o caracal?
Ambos são H225M, cada força tem seus próprios nomes mas são a mesma aeronave.
H225M da Marinha = UH-15 Super Cougar
H225M da FAB = H-36 Caracal
Já no Exército
H225M do EB = HM-4 Jaguar
Na minha opinião essa falta de padronização de nomes é só a ponta do iceberg da disputa de egos de cada força
Zero77,
A nova designação do fabricante para o Super Puma é H215M (sem M ao final no caso de versão civil).
Super Cougar / Caracal é H225M.
Independentemente do que cada força no Brasil e no mundo usa como “apelido”, hoje ou historicamente, e o quanto isso corresponda ou não às designações do tempo da Aerospatiale e Eurocopter, em resumo é isso:
O menor da família atualmente em produção é o H215 e o maior é o H225.
É só checar no site da Airbus Helicopters:
https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/civil-helicopters
https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/military-helicopters
https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/military-helicopters/h215m
https://www.airbus.com/en/products-services/helicopters/military-helicopters/h225m
Muito se falou do Igla. Sei que é bobeira. Mas qual a chance real de um dia acontecer um fogo amigo nesse tipo de treinamento?
Praticamente nula. Tem que querer e muito que isto ocorra.
Há medidas muito precisas e “mandatórias”de coordenação e controle do espaço aéreo, que evitam esse tipo de situação. Para exercício, além dessas medidas, q definem corredores pras aeronaves, há uma coordenação do exercício, acima dos exercitados, com quadro horários, controladores etc que deixam nula essa possibilidade.
Durante o gerenciamento de risco, se for verificado q uma aeronave tripulada estará voando ao mesmo tempo que um míssil, q persegue calor de aeronave, for ser disparado, simplesmente o horário de um dos dois será alterado pela coordenaçao do exercício.
Nesse momento o que temos que fazer é lamentar o sofrimento de todos os envolvidos, querer tirar conclusões sobre as causas é uma atitude totalmente absurda. Existem tantas possibilidades desde as mais óbvias até as mais improváveis, por exemplo recentemente foi publicado que o acidente de um Boeing CH-47D Chinook nos EUA em 2022 pode ter sido causado por iPad que teria caído e travado um dos pedais, ou pelo menos isso pode ter contribuído decisivamente p/ a perda de controle da aeronave – a investigação ainda está em curso.
No Afeganistão, eles perderam um tbm, atingido por uma granada de RPG.
Isso é mostrado no livro Lone Survivor.
A aeronave era o UH-15 N-7106, a primeira célula de H225M a passar por todas as etapas de produção no Brasil. Foi entregue pela Helibrás à MB em junho de 2015. Passou por inspeção Alfa no Grupo Aeronaval de Manutenção da MB entre março e setembro de 2021.
Tenho uma dúvida, que pode parecer boba aos especialistas, mas, as aeronaves da Marinha possuem seguro?
Que eu saiba, nenhum veículo militar, seja aéreo, terrestre ou naval possui seguro.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Que deus possa confortar o coração dos familiares de alguma maneira e os feridos possam ter uma recuperação rápida e plena.
Vi em algum lugar que os militares eram Comanfs, meus sentimentos aos familiares que os guerreiros descansem em paz.
Lamentável, não podemos tirar, nesse momento, conclusões precipitadas a respeito da segurança da aeronave. Que os demais guerreiros vitimados por esse infeliz acidente possam se recuperar plenamente.
Lamentável a informação de que o acidente ocasionou a morte de dois militares… Quanto às causas, nos resta esperar as investigações. Se, de fato, foi por causa da MGB, mais medidas devem ser tomadas junto a fabricante, determinando a substituição por um novo modelo de MGB.
Agora, não sendo (contrariando os urubus de plantão que anseiam que seja isso), tomar as medidas necessárias para a não repetição do ocorrido.
Meus pêsames aos familiares.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Prezados editores.
Que eu me recorde, eu usei um único nome antes: “Arthur”.
Mas outro camarada começou a usar o mesmo, então para diferenciar, mudei para este.
Se possível, peço a reconsideração dos senhores.
ANOTADO:
O PESSOAL DO IT IRÁ LIBERAR O “DRAGONFLY” E BLOQUEAR O “ARTHUR”.
GRATO POR NOTIFICAR.
Sentimentos pelas perdas de vidas no acidente…
Qualquer conclusão sobre as causas é totalmente precipitada nesse momento e espero que seja uma investigação minuciosa, já temos poucos meios e ter que “aterrar” esses poucos devido a alguma falha, não seria nada produtivo. De todo modo, infelizmente ou felizmente esses equipamentos são colocados à prova diariamente, seja em treinamento militar, seja em apoio a desastres…
A MB deve ser recordista mundial em perda de helicópteros…
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Mundial eu não sei , mais esse ano já foram dois e esse infelizmente com vítimas.
Em 1989, eu estava no NAEL Minas Gerais e caiu um SH-3A.
Os pilotos conseguiram sair da aeronave, mas dois outros tripulantes afundaram com o SH-3A.
A profundidade na área era de 2600m.
Acho que era um Super Puma do HU-2, que perdeu a bieleta do rotor de cauda, e o rotor seccionou o boom de cauda. Não foi esse? Eu servia na 2a ELO. O acidente foi filmado. Posso estar enganado, pois não me recordo desse do HS-1.
Era SH-3A mesmo.
O Guerreiro Uno Três.
Foi em 1989.
Um sargento e um cabo (ambos AV), afundaram com o helicóptero.
Um cabo chamado Luis Travassos, se não me falha a memória.
Não lembro desse caso. Sabe a causa da queda?
Não faço ideia.
Ninguém disse nada a respeito.
Que eu saiba, foram perdidos 2 SH-3: em 1970, após acidente, o N-3009 foi perdido e em 1976 foi perdido, também em acidente, o N-3008.
Talvez, você tenha se confundido com o ano e o modelo de helicóptero: em 18 de setembro de 1990, o Super Puma UH-14 N-7072 acidentou-se, com perda total, quando operava a bordo do A-11 Minas Gerais.
E um dos pilotos faleceu. Fuzileiro Naval. Conheci, mas esqueci o nome. E um dos fiéis (mecânico).
O cmt do HU-2 era o CF (FN) Fonseca, pai do VA Fonseca, caçador do VF-1, que acabou de passar o comando da FORAERNAV pra assumir o comando do 5° DN.
Ah, que triste coincidência. O VA Fonseca foi um dos primeiros primeiros pilotos de AF-1 na MB.
O pai do Fonseca não estava a bordo. O outro piloto sobreviveu.
Menos mal. Me confundi. Obrigado, Rinaldo.
Em servi no Minas Gerais de setembro de 1982 até janeiro de 1990.
Quando caiu esse Super Puma, eu não estava mais lá.
Infelizmente uma tragédia anunciada , em um equipamento com diversos problemas crônicos e que matou a aviação de asas rotativas nas 3 forças por uma geração inteira. É esse helicóptero que em tese seria utilizado em guerra ASW, mesmo sem poder pairar por mais de 10min. Esse mesmo que deveria ter capacidade de lançar Exocet (se lançar, mais tragédia anunciada). Esse mesmo Heli caríssimo também deveria ser apto para CSAR. E também voa “armado” nessa missão com metralhadoras 7,62. Não foi o primeiro nem será o último, um lobby perigoso e ineficiente de um equipamento imprestável nas 3 forças e… Read more »
“É esse helicóptero que em tese seria utilizado em guerra ASW, mesmo sem poder pairar por mais de 10min. ” Bavaria, só dois reparos, sem prejuízo de boa parte de suas críticas: desconheço essa “tese”, tanto que não tem versão do H225M para guerra antissubmarino (ASW) na MB. Desconheço que tenham cogitato seriamente investir pesado para desenvolver uma variante ASW da aeronave, tanto que a substituição do Sea King foi pelo Sea Hawk, em contrato assinado em 2008 (mesmo ano do contrato dos 50 EC725 / H225M) e anos antes da nova fábrica da Helibras ser inaugurada. “Esse mesmo que… Read more »
Perfeito Nunão.
Vi uma matéria sobre o desenvolvimento da versão ASW aqui inclusive, e torci muito para que não fosse adotada por aqui. Pesquisando na imprensa internacional, vi que essa versão tinha sido desenvolvida para a Polônia, a qual recuou na compra, e continuará a utilizar antigos vetores soviéticos nesta missão.
O Sea Hawk tem um belíssimo histórico operacional e tem se mostrado um vetor confiável em grandes forças para essa (ASW) e outras missões.(como o BattleHawk).
Só resta esperar por dias melhores.
Mas você já sabe que a causa do acidente foi mecânica? Antes do relatório final? E se a falha foi humana? O que a máquina teria a ver com isso?
Fez curso de investigação de acidentes com o “Lito”?
Boa noite estimado Coronel.
Não sei quem é Lito, mas as informações que tenho são dos relatórios de operação do referido helicóptero em várias forças no mundo.
Mas claro, a partir dessas informações, estou supondo que a falha foi mecânica, jamais querendo emitir laudo técnico sobre uma coisa da qual não faço nem idéia do procedimento.
Exato. Então, sugiro não iniciar um comentário com “tragédia anunciada”. Ninguém anunciou nada. Só o relatório final vai divulgar as reais causas do acidente. Pode até ser falha da MGB, ou não.
Lito é um imbecil que possui um canal no You Tube sobre aviação. Só fala bobagem e o CENIPA ainda deu um prêmio pro caboclo. Absurdo.
Senhores,
Mais uma vez solicitamos que críticas a outros sites e canais sejam feitas neles mesmos, para que possam ser devidamente lidas e respondidas pelos seus editores.
Não acesso o canal dele. Só recebo algumas bobagens pelo zap.
Dois. UH 15 da Msrinha No aeroporto da Pampulha antes de seguir para Formosa N7106 e N7107 este com pane.
Talvez o ultimo vídeo do que sinistrou.
https://youtu.be/q4BZeoQJtgM