DGA francesa recebe o submarino nuclear de ataque Duguay-Trouin

13

A Direção Geral de Armamentos (DGA) da França informou o recebimento do segundo submarino nuclear de ataque (SNA) da classe “Suffren”, do programa Barracuda. A informação foi divulgada em nota publicada, na quinta-feira passada, no site do Ministério da Defesa da França.

Trata-se do Duguay-Trouin, entregue à Marinha Francesa na base de Brest após uma campanha de testes realizada ao longo de vários meses. Além do líder que dá nome à classe, o Suffren, entregue em novembro de 2020, e do Duguay-Trouin, há mais quatro submarinos do mesmo tipo em construção.

caldeira nuclear do submarino Duguay Trouin entra em operacao

Segundo a Marinha Francesa, em 30 de setembro de 2022 a caldeira nuclear do  Duguay-Trouin entrou em operação (imagem acima) permitindo que as provas de mar fossem iniciadas alguns meses depois. Estas foram conduzidas pela DGA, juntamente com o Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas, a partir de março de 2023, quando se realizou a primeira imersão. As provas verificaram o funcionamento dos sistemas e equipamentos do submarino, e contaram com a parceria da Marinha Francesa e dos construtores Naval Group e TechnicAtome. Na imagem mais abaixo, o Duguay-Trouin é visto em suas provas de mar.

A série de provas incluiu mergulho estático (sem movimento propulsor, visando verificar a estabilidade), testes de superfície e mergulho, incluindo velocidade,  comportamento em diferentes profundidades, segurança e operação das instalações, como a caldeira nuclear, verificação do funcionamento do sistema de combate para implementar armas e se comunicar, entre outros.

Ainda segundo a nota do Ministério da Defesa da França, a chegada do segundo submarino, desta classe que terá seis exemplares, permite continuar a renovação da frota francesa de SNA e “reforçar o domínio dos espaços marítimos para consolidar a posição francesa de grande potência naval”. A classe “Suffren” é mais rápida, durável ​​e versátil que a geração anterior, a “Rubis”, podendo também executar missões com forças especiais e realizar ataques a objetivos em terra, utilizando o Míssil de Cruzeiro Naval (MdCN), com centenas de quilômetros de alcance.

Dentre as missões da classe “Suffren” (abaixo, foto do líder da classe), estão o apoio à dissuasão, proteção do grupo de batalha centrado em porta-aviões, coleta de informações, guerra submarina e antinavio.

Os demais 4 submarinos da classe, que receberão os nomes Tourville, De Grasse, Rubis e Casabianca  estão atualmente em diferentes estágios de construção. As entregas serão escalonados até 2030, de acordo com a lei de programação militar 2024-2030.

A produção dos submarinos do programa Barracuda foi lançada em 2006, segundo a DGA. O armamento é composto pelo torpedo F21, o míssil antinavio SM39 modernizado e o míssil de cruzeiro naval (MdCN, também conhecido como Scalp naval), podendo também abrigar mergulhadores de combate e seus equipamentos. Os submarinos são equipado com meios de comunicação que permitem a sua integração numa força naval. No domínio específico das caldeiras nucleares, sob a responsabilidade da empresa Areva TA, a Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA) asseguram a gestão do projeto.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Olhando esse Barracuda, ficou imaginando o dia da entrega do Álvaro Alberto… será festa de 3 dias e feriado nacional.

Allan Lemos

A entrega do Álvaro Alberto, de acordo com os planos iniciais, deveria estar acontecendo agora nesse ano. Mas já que aqui nessa republica de bananas as únicas coisas levadas a sério são carnaval, futebol e BBB, esses 3 dias de festa ai só acontecerão daqui a 10 anos e olhe lá.

Willber Rodrigues

Se fosse seguir a risca o PAEMB original ( e não o plano, B, C,D, etc…subsequentes ) dos anos 2000 da MB, o Alvaro Alberto teria sido comissionado…
Em 2022.
E o NaE substituto do São Paulo, com construção nacional e deslocamento de 60.000 toneladas totalmente carregado, seria construído em 2015, pra ser comissionado..
Daqui a dois anos.

109F-4

René Duguay-Trouin, ou suas inúmeras variantes, deu o que falar no Rio de Janeiro em 1711…

Parabellum

Vc também conhece a história? Kkkkk. Faz juz merecida homenagem ao corsário que reunindo 15 naus entrou na baía de guanabara em menos de 1 hora lançou âncora em lugar seguro. Em 3 dias tomou a cidade. Os portugueses apesar de bem armados e fortificados optaram por incendiar seus próprios navios deixando a cargo das forças terrestres a missão de combater. Mas essas tropas provavelmente eram da opinião de que ” a paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor ” e também optaram por abandonar as armas e não combater. Foi talvez a única guerra (guerra????) Que… Read more »

Willber Rodrigues

É meio off-topic, mas algo que sempre aparece em qualquer matéria sobre P&D e aqusição de material militar francês é o DGA.
É um órgão central pra gerir todos projetos e desenvolvimentos das FA´s francesas.

É esse o tipo de coisa que deveria haver no Brasil, junto com um MD mais forte, que não deixe cada FA a revelia, cada um gastando grana que não tem fazendo projetos que não levam a lugar nenhum ( tipo aquele ATGM do EB )

Esteves

“A missão da DGA é preparar o futuro dos sistemas de defesa franceses, equipar as Forças Armadas Francesas, bem como promover as exportações da indústria de defesa francesa.”

Algo como uma Emgepron para as 3 Armas.

ChinEs

Esse é o irmão do Alvaro Alberto que esta em construção , igualzinho…

Dalton

Todas as representações que vi do “Alvaro Alberto” mostram os lemes dianteiros colocados na “vela”, como nos classe Riachuelo, arranjo diferente adotado pelos novos submarinos franceses.

MIGUEL

O Desenho final do Alváro Alberto ainda é desconhecido, existem apenas esboços, nesse momento é um segredo de estado, o que se sabe é que vai ter 6000 Toneladas, 100 metros e um PWR de 48 MW….

Dalton

Verdade, mas se ele vier a ter 6000 toneladas acredito eu submerso não será “igualzinho” ao novo submarino francês como acredita o comentarista acima já que este desloca submerso 5.300 toneladas.

DanielJr

Os Franceses estão orgulhosos lançando o seu SNA – SUBMARINO NUCLEAR DE ATAQUE.

Aqui, os _________________ ficam com os sentimentos machucados por ter o Álvaro Alberto, e descontam isso o chamando de Submarino bonzinho que cheira a lavanda, monitora as correntes marítimas e ajuda os idosos a atravessar a rua na faixa de pedestres.

Essa é a diferença, simples assim.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jonathan Pôrto

E o Brasil sempre vacilando não importa qual presidente !!