Marinha dos EUA desativa o navio de combate litorâneo USS ‘Sioux City’, com menos de 5 anos de serviço

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O USS Sioux City LCS 11

A Marinha dos EUA desativou o navio de combate litorâneo USS Sioux City (LCS 11), da variante Freedom (LCS), em Mayport, Flórida, depois de menos de cinco anos em serviço.
Comissionado oficialmente em novembro de 2018 em Annapolis, Maryland, o navio foi fabricado pela Fincantieri Marinette Marine em Wisconsin.

Ele teve um dos períodos mais curtos de serviço ativo da Marinha dos EUA após a Segunda Guerra Mundial devido a “falhas de projeto” na classe do navio.

Legado

O USS Sioux City (LCS 11) custou US$ 362 milhões

“Embora o serviço de nosso navio termine hoje, seu legado não. Nos próximos anos, os marinheiros que serviram a bordo levarão adiante as lições aprendidas e as experiências de carreira adquiridas”, disse o Comandante do Littoral Combat Ship Training Facility, Capitão Daniel Reiher, na cerimônia de descomissionamento, em 14 de agosto.

“À medida que essas lições e experiências são usadas para forjar aqueles que nos seguem, o legado de Sioux City fortalecerá nossa Marinha nas próximas gerações”, acrescentou.

Entre dezembro de 2020 e outubro de 2022, o USS Sioux City teve quatro desdobramentos: com a Quarta, Quinta e Sexta Frota dos EUA. Também conduziu missões de segurança marítima e fluxo comercial e participou de exercícios conjuntos.

O navio também ajudou nas operações de combate ao narcotráfico da Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Assolado por problemas operacionais

Em 2022, a US Navy anunciou planos de aposentar todos os nove navios da variante LCS da classe “Freedom” neste ano, bem antes do fim do serviço programado, originalmente 25 anos após o comissionamento.

Os navios de combate litorâneos da classe Freedom foram assolados por problemas operacionais desde que começaram a entrar em serviço.

Os dois principais problemas foram na caixa de engrenagens combinada, impedindo que os navios atingissem a velocidade máxima e atrasos no desenvolvimento do pacote de missão que lhes permitiria conduzir contramedidas de minas, guerra de superfície ou missões antissubmarino.

Em abril, a Marinha lançou o futuro USS Cleveland (LCS 31) — o último navio da classe Freedom — concluindo a fabricação da série LCS.

FONTE: The Defense Post / AFP

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Emmanuel

MB…pede um FMS.

Se brincar, vem de graça.

Fernando Botelho

Isso dai só se a US Navy pagar, porque a manutenção…

MMerlin

Nem pagando esse aí.
Esse aí consegue bater até nosso finado São Paulo em se tratando de furada.

Camargoer.

Caro. Nem os herois do AMRJ, que fazem milagres com ajuda de todos os orixás e com a proteção de Yemanjá, conseguiriam fazer estes navios operarem como NaPaOC.

Gerson Carvalho

Vão mandar três para a Argentina!

KKce

Argentina não conseguiria manter eles nem pra servir de museu kk

zhirinovsky EX horatio nelson

kkkkkkkkkkkkkk

IvanF

É o famoso “até de graça é caro”.

Melhor depenar e vender o que sobrar no kg.

Gilson Elano

Seria possível utilizá-los como navio de patrulha aceânica?

Emmanuel

Coloca um motor MTU.
Deixa ele “pelado”, retirando a maioria dos problemas.
Coloca um canhão 20 ou 30mm. Duas .50.
Para nós seria o “filé” .

cerberosph

Coloca dois motores de opala e pronto.

Emmanuel

Aí você apelou. Vai ser mais rápido que míssil hipersônico da Rússia.

kkkkkkkkkkkk

Fernando Vieira

Se botar as naceles de dobra, digo escadas da Uno combinadas acho que ele pode atingir fator de dobra 5.

Marcos Silva

Nada! Dois APzão turbinado com comando de válvulas roletado e dois carburadores Webber…

Camargoer.

Arranja a propulsão, arranca as armas, arranca os sistemas. Deixa só o caso. Ainda assim…

Camargoer.

Talvez sejam apropriados para servir atracados em uma foz de algum rio.

Rafaelsrs

Pra ficar indo do Rio a Santos, está de bom tamanho.

Camargoer.

Olá Rafa. RIso. Boa. De preferência, sendo puxado por um rebocador.. riso

Marcos Silva

Então fechou! A mb mantém eles ali perto da Rio-Niterói vai ficar show.

Gabriel

A questão é: 75% da velocidade máxima desse navio já é mais rápido que uma Tamandaré? Se ele operar com segurança com “velocidade reduzida” e fossem alocados mais armamentos nele, como misseis antinavios e torpedos, não seria ruim. É um navio de 05 anos, novo, que poderia operar em curto prazo, sendo que a MB já não possui escoltas…e igual a ele tem alguns…

Willber Rodrigues

Se tem problema na caixa de engrenagem, presupõe-se que ele também tinha problema de ruído em excesso, dificultando seu trabalho em ASW.
No mais, se nem a poderosa USNavy achou que esses navios tinham salvação e que não valia a pena despejar Deus sabe quantos bilhões de dólares pra resolver o problema, que dirá a MB…

Fernando "Nunão" De Martini

Gabriel,
Mesmo para manter velocidades moderadas (em relação ao seu potencial original), o navio tem uma série de procedimentos e limitações na propulsão. Não pode usar motores diesel e turbinas juntas para velocidade de pico, mas também não pode usar só os motores diesel para aceleração…

Gabriel

Olá Nunão. Ele usa uma turbina a gás? Outros navios usam apenas esses tipo de propulsão, correto? Se não me engano, as próprias Type 22 da MB usavam. Poderia operar apenas com esse tipo de propulsão e ser funcional?.Outra coisa que me vem na cabeça é o grau de perfeição que é exigido da USNavy…o fato deles não quererem o navio não significa que ele seja ruim, mesmo porquê as condições do mundo mudaram. Eles investem hoje em fragatas mais armadas, mesmo porquê há 10 anos a China não era uma ameaça do tamanho que é hoje para os EUA.

Fernando "Nunão" De Martini

Gabriel, A propulsão COGOG das fragatas Type 22 tem duas turbinas de baixa potência para velocidade de cruzeiro ou duas de alta potência para velocidade de pico. No caso da classe Freedon, as turbinas são só de alta potência. Elas se somam a dois motores diesel (CODAG), usados para velocidade de cruzeiro, para atingir a velocidade de pico, numa complicada engrenagem que precisa compatibilizar a rotação mais elevada das turbinas com a rotação mais baixa dos motores diesel. Teoricamente, usar só as turbinas como vc diz seria possível, acoplando aos eixos só uma turbina para velocidade de cruzeiro e duas… Read more »

Daniel Ricardo Alves

Fernando, supondo que a MB consiga algumas delas via FMS . . . Não existe nenhuma forma de torna-las operacionais com um bom custo-benefício?

Fernando "Nunão" De Martini

Prefiro nem pensar nisso.

Marcelo

Pra acabar com o problema da propulsão. ….abre o casco…remove esse sistema maluco e caríssimo… E coloca dois motores diesel… para yma velocidade máxima de 20 nos….que já tá bom…
Só o casco… sem armamentos.. e com esses dois motores diesel…
Passa a valer a pena…. pode comprar uns 6 deles….

Mas tem que gastar….né….

Coisa….que pode impactar….na reducao
ração de lagosta…..de uns poucos…né…

Camargoer.

Sem a propulsão, sem as armas e sem o sistema, só vai servir para levar as crianças do ensino fundamental para dar passerio na baia de Guanabara

Marcelo

Mas a br navy…não precisa de barcos armados….E só pra fazer uma presença na Amazônia azul….que fica bonito com esses barcões nervosos….

Welington S.

É surreal a preguiça de arrumarem o problema, né. Eles poderiam resolver esse problema facilmente, dinheiro é o que não falta. Isso chega ser um absurdo perante a sociedade americana; se encaixa no que chamamos de ”dinheiro jogado no lixo”.

Esteves

Muitos debates foram feitos aqui sobre esse tema. Não existe solução no mundo das obras vivas.

Talvez no mundo das obras mortas. Esteves pode consultar os espíritos. Mas não. Esteves não fará porque Esteves respeita quem foi vivo.

Talvez com uma contribuição de algumas…alguns milhares de dólares. Mas aviso que o Tarot não funciona nesses casos.

Terei que ir lá. Sacudir os cocares.

Macgaren

boa Estevão!

Quando falta grana não tem milagre kkk

Dalton

Alguns dos últimos entregues foram reparados e os últimos sairão de fábrica sem estes problemas, mas, a US Navy não vê mais necessidade de manter “tantos” em serviço por conta de novos desafios impostos principalmente pela China daí reduzir o número deles
especialmente os da versão Freedom daí o cancelamento dos reparos no referido USS Sioux City e investir nas fragatas da classe Constellation.
.

Welington S.

Discordo respeitosamente e penso diferente. Se a US Navy quer esse desafio contra a China, eles deveriam manter ou solucionar esse problema. Quanto mais meios, melhor. Não concorda? Como dito, dinheiro, é o que não falta.

Dalton

Dinheiro falta sim, até para períodos de manutenções e falta até espaço em estaleiros, daí mais atrasos na entrega, então é preciso priorizar o que é mais necessário e parar de investir no que deixou de ser tão necessário ainda mais com NAes custando 14 bilhões e novos SSBNs custando 8…de dólares! . O “LCS” foi pensado para um tipo de ameaça que gradativamente deixou de existir e navios mais capazes – fragatas classe Constellation – terão que assumir esse papel e também é preciso pensar em como tripula-las, já que os recursos humanos também não são ilimitados. . Isso… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Os LCSs (Littoral Combat Ship) não têm a capacidade de absorver dano de combate que uma fragata têm. Refiro-me à survivability embutida no design. Coloque todos os Freedom contra uma marinha de meios aptos ao atrito e eles vão ao fundo mesmo com NSM (Naval Strike Missile). Mais uma vez: eles foram pensados pra combater meios (assimétricos) de rogue states inferiores (principalmente, no Oriente Médio) e não os meios de um competidor páreo. Mesmo a idéia de Operações Navais Distribuídas (DMO) tem pouco uso pras quantidades de LCSs; e os Marines querem outra coisa pro seu EABO (Expeditionary Advanced Base… Read more »

Alfredo Araujo

Surreal é a prepotência de quem “apenas lê notícias” achar q sabe mais do q quem está envolvido com o problema…

Welington S.

Se eu achasse eu teria comentado diferente do que comentei. Vai negar, agora, o fato deles terem a capacidade de solucionar esse problema e que não é de hoje que há ”dinheiro jogado no lixo” por parte deles? E me desculpe se você é ________ dos EUA. Meu comentário está e foi bem claro!

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Gallani

Não é apenas uma falha de projeto, é uma mudança de doutrina, “LITORAL” combat ship, assim como o Zumwalt, que tinha grande foco em suporte de fogo próximo a costa, é um projeto para um mundo que não existe mais, o inimigo agora é a China que avança a passos largos no que tange ser uma marinha de águas azuis, não vale a pena gastar recursos para sustentar uma doutrina legada!

ANTONIO SANTOS

Porque todos meus comentários estão sendo retidos ?

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE VÁRIOS NOMES DE USUÁRIO E OFENSAS AO STAFF.

Fabio

Um desses ai na MB é 50 anos no mínimo de operação, mesmo cheio de pau

Satyricon

Pra quem operou A-12, isso aí é fichinha…

Esteves

Maldição Shawnee. Isso é que é. É isso que é. Tecnicamente não existe explicação ou motivos para ter dado errado. A explicação, se não sabem, vem do mundo espiritual ligado aos ancestrais Sioux. Tecumseh chamou a morte para várias gerações dos líderes da nova terra em vingança ao sofrimento que o povo Sioux enfrentou. Matança. 7 mortes marcam a presidência dos EUA vindas dessa maldição. Em Dakota do Sul, cerca de 400 índios Sioux, mulheres e crianças, foram massacrados a golpes de armas brancas…exterminadas em 29 de dezembro de 1890. Esse foi o Massacre de Wounded Knee. Enquanto não fizerem oferendas… Read more »

AMX

Nossa… tudo a ver…

Dalton

Esteves sempre surpreende ! Só não sei de onde ele tirou “golpes de armas brancas”
pois foram carabinas springfield e metralhadoras que ceifaram vidas naquele trágico dia, coincidentemente, data de meu aniversário o que ajuda a lembrar, além do interesse que tenho pelo período.

João

Mas Tecumseh NÃO ERA sioux…

PY3TO - Rudi

Que fiasco!

FERNANDO

Ixi, vai começar, 1,2,3,4,5,…………………….
Carissimo!!!

Leandro Costa

Um milionário visionário poderia transformar isso num baita iate se praticamente arrancar quase tudo que tiver dentro, começando pelos motores.

Moriah

Elon?

Leandro Costa

Nada tão dramático. Talvez até um Tio Patinhas se estiver em um dia inspirado 😛

Fernando Vieira

Bom, para vender para civis os EUA já teriam que desmilitarizar todo o navio, isso já tira boa parte do custo do comprador.

Aliás me veio uma dúvida: Praticamente todos os navios militares são pintados na cor desse navio, o que parece ser bem óbvio pois essa cor dificulta visualizar o navio no horizonte. Navios mercantes e de cruzeiro em geral levam outras cores.

Se eu fosse um bilionário e quisesse pintar meu iate como um navio militar, eu poderia ou existe alguma lei que me proíba?

Leandro Costa

Acho que depende de cada país. Não acho que há uma legislação internacional para isso.

Eu pintaria o meu em ‘dazzle cammo,’ só para ser exótico hehehehe

comment image

Dalton

Navios militares inclusive auxiliares que fornecem apoio direto à Frota como Navios Tanque, são pintados de cinza, alguns mais escuros outros mais claros conforme à marinha e navios auxiliares que fornecem apoio indireto à Frota são pintados de branco como navios de pesquisa e isso é padrão facilitando a identificação da função então acredito que não seja permitida confusão. . Agora, se o seu hipotético iate fosse requisitado para fornecer apoio direto à Frota ele seria pintado de cinza ainda mais em tempo de guerra como o foram vários navios civis usados como transporte de tropas como o famoso “Queen… Read more »

Moriah

Nem deu tempo de juntar craca…

Charlie-Alfa-Zebra

Navios de custo operacional proibitivo como chegou a ser avaliado o único NA de propulsão convencional que a MB na surdina fez uma prévia…um Atlântico a cada dois anos! Estás bombas aí de LCS são navios frutos da imaginação de algum almirante de gabinete uma coisa misteriosa. Outra coisa amigos: de lá não resolveram o “câmbio automático” dele aqui e que muito menos…

Vovozao

17/08/2023 – quinta-feira, bnoite, a pergunta que fica no ar: as maiores publicações militares Americanas, falam que o fator que mais influenciou o descomissionamento dessa classe foi o atraso no pacote de medidas: armas, sistemas, etc; quanto as engrenagens os problemas poderia ser resoĺvido, inclusive ja existia tratativas nesse sentido. Fala-se muito que alguns congressistas pressionam para que sejam doados para algumas marinhas, principalmente na America do Sul. Devemos ficar atentos ao desenrolar dessa história.

Willber Rodrigues

Fala-se muito que alguns congressistas pressionam para que sejam doados para algumas marinhas, principalmente na America do Sul.´´

Acho que nem as Marinhas da América do Sul, famintas por meios usados, irão querer isso aí…

Burgos

Boa noite Vovozao !!!
Não da ideia errada não !!!🙏

Vovozao

Burgos, bnoite, são postagens de grandes sites de defesa dos USA, quando comecou toda essa estoria de desativacao das LCS, ouve varios congressistas se manifestaram sobre essas “”doações “” ou vendas atraves da FMS. Inclusive se não me engano foi inclusive falado aqui no site.

Esteves

Podem ter sugerido.

Certamente congressistas desinformados. Existe muita tecnologia nesses navios e…não faz sentido doarem inteligência.

Vamos de coisas simples. MTU e nada mais.

Bardini

O conjunto da obra pode não prestas, mas que tem um punhado de sistemas neste navio que poderiam ser usados para dar uma bela de uma levantada na Barroso, isso tem…

Emmanuel

Só os sistemas já valem.

Esteves

Sistemas são ligados a plataformas. Navegação e combate. Software e hardware. Ligados à manobrabilidade da propulsão. Sistemas fazem a gestão do navio…fazem parte de uma projeto concebido juntamente com as armas. Esses navios LCS foram pensados como caçadores de submarinos.

Se as Tamandarés fracassarem…os sistemas de gestão da navegação/combate que pertencem à Atlas Elektronik poderiam serem transferidos para outros navios de concepção totalmente diferente e adversa como Barroso ou Niterói?

Creio que não. Uma coisa é pegar um canhão e fazer um tira e põe. Outra coisa é mudar a cabeça do Frankstein.

https://youtu.be/bgweHQboAko

rommelqe

Realmente caixas de engrenagens são uma contínua causa de dores de cabeça, Propulsão hibrida tipo CODOG (ver https://www.youtube.com/watch?v=ssUdWNjFZwA) não é nada fácil.
Por outro lado, os navios da MB são utilizados em velocidades muito inferiores a 40 nos+. Seria um quebra galho aceitável? poderia ser analisado…

rommelqe

CODAG
Ver também chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5371757/mod_resource/content/1/Aula%20Motores%2C%20Propulsores%20e%20Integra%C3%A7%C3%A3o%20-%202aulas.pdf

Esteves

Não é só. “A Lockheed afirma que a classe Freedom é realmente mais sobrevivente do que os FFGs porque os requisitos da Marinha para vários níveis de sobrevivência mudaram desde que os FFGs foram avaliados, e porque os cascos da classe Freedom são feitos de aço de alta resistência e baixo peso”. Milwaukee foi o primeiro navio da classe Freedom a ser equipado com jatos de água de desempenho de cavitação (Rolls-Royce Axial-Flow Waterjet Mk-1. Os jatos criam aspiradores parciais em líquido usando um design aprimorado da lâmina do impulsor. Os jatos de cavitação não aumentam a velocidade máxima do… Read more »

Hélio Eduardo

Obrigado.
Eu já estava para perguntar o que mais os LCS tinham de especial.
Acho difícil que repassem sem mais aquela tantas tecnologias, é improvável que desmanchem meio navio para fazê-lo.

rommelqe

Meu caro Esteves, concordo com o que vc falou no que tange ao conjunto da obra. Propulsores supercavitantes são mais eficientes em grandes velocidades mantidas continuamente em determinados períodos(como seria o caso…); ja estudei isso aí…. Proteção catódica com injeção de corrente impressa é um sistema muito interessante em muitos caso (já projetei e coloquei em operação…). Aços de alta resistência reduzem o peso (estruturas mais esbeltas…) e envolvem processos de soldagem mais críticos. Enfim é uma bela concepção. Mas o que levou o projeto à derrocada, são altos custos e caixas de engrenagens muito complicadas e frageis. E ruidosas… Read more »

Esteves

Dakota.

Alex Barreto Cypriano

Proteção catódica de corrente impressa… Os Burkes não usam anodos de sacrifício, o casco sofre uma eletrificação a partir dos geradores do navio. Genial. Os Burkes são anteriores aos LCSs. Os LCSs Freedom usam o mesmo sistema.

orivaldo

quem vai pagar por isso todos sabem, agora pra quem foi a grana não

LeoRezende

Faz isso,faz aquilo…muda,tira,corta,põe isso e aquilo,como sugerem alguns,para usar assim ou assado.
Mas aí vira outra embarcação,distinta da sua idealização.
Isso seria realmente factível? Não é sempre melhor ter uma nau adequada e planejada,nova ou velha,para a necessidade existente? Outra coisa não seria comumente chamada de “gambiarra”?

RDX

A explicação é simples: até a US Navy precisa remanejar recursos e efetivo para a aquisição de navios mais capazes. Navios capazes de enfrentar a esquadra chinesa no pacífico.

Esteves

Essa classe foi construída exatamente para isso.

Orçamento público é idêntico em quase todo o mundo. Grana para pessoal é grana para pessoal. Dinheiro para investimentos é dinheiro para investirem. Orçamento para manutenções pode ser insuficiente mas se foi destinado à manutenção será assim.

A Marinha recebe o quinhão para custear a despesa com pessoal. Dinheiro sagrado.

ChinEs

Alguma coisa extranha esta ocorrendo nos EUA.

Esteves

O que seria?

Carvalho2008

Excesso de gasto com pouco retorno…ou melhor, otimos equipamentos mas que o o delta de custo nao eh diretamente proposcional ao delta agregado de beneficio.

Nelson Junior

Isso ai não serve para o Brasil, porque nunca vai gerar propina para adquirir !
então melhor esquecer

Cláudio

Prefiro um Fiat Marea

Marcelo Soares

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ralfo Penteado

Navio xing ling mande in usa. Que decadência, olha só a corrupção destruindo um país.

Dalton

Não que faça diferença, cada um pensa como quiser, mas, é interessante lembrar que 20 anos atrás a US Navy começou a retirar os lança mísseis de suas fragatas Oliver Perry e no lugar de muitas delas até colocou um canhão de 25 mm e o paiol para 40 mísseis foi convertido em depósito para drogas apreendidas. . Decidiu-se que apenas um submarino classe Vírginia seria encomendado por ano e um dos estaleiros pararia de construir Arleigh Burkes dedicando-se à classe Zumwalt para citar apenas 3 exemplos de como a US Navy buscava um rumo ainda com os atentados terroristas… Read more »

Alex Tiago

Pergunta ao Sr Dalton. O Sr teria alguma noção de custo para corrigir os problemas para a última versão já que foi corrigido? Talvez se vim a baixo custo e incluir a correção se valer a pena o navio é relativamente novo.

Dalton

Pelo que entendi Alex, uns 3 milhões de dólares, mas, independente disso não é porque é novo que é adequado para as necessidades táticas e orçamentárias da marinha brasileira no presente momento.
.
abraços

Toro

Temos que passar bem longe desse projeto… nem para Passex serve!!

Jonathan Pôrto

Usado Zerão para os padrões da nossa agonizante MB!!

RDX

Nem de graça. A aquisição dessa ou de qualquer outra escolta (por melhor que seja) mataria o segundo lote da classe Tamandaré.

Nemo

O Capitão Daniel que me perdoe, mas o “legado” dessa classe é um desastre. Tudo bem que o orçamento é de U$ 800Bi, mas o prejuízo foi enorme. Quanto à MB é melhor fugir desse mico.

cipinha

Isso dai é o lixo do rico, você compra, mas não consegue manter e vai casar com essa bomba.
Talvez a US Navy tenha dado baixa nesses navios não porque eles não tenham solução ou não seja economicamente viável, mas eles tem dinheiro (condições) para partir para algo melhor e sem a necessidade de ficar quebrando cabeça com esses navios que são levemente armados