Submarino Type 093G

Vários relatos surgiram ontem no X (ex-Twitter) informando que um submarino nuclear de ataque da classe “Shang” (Type 093) da Marinha Chinesa teria sofrido um acidente catastrófico no estreito de Taiwan, com perda total da tripulação.

Os posts foram replicados de um primeiro post da conta @lude_media, sem verificação. Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente.

A classe “Shang” é a mais recente classe de submarinos de ataque nucleares da China, deslocando cerca de 6.000 toneladas. Seis desses submarinos estão agora em operação.

Type 093G
Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
naval762

Se tal coisa aconteceu, ninguém na China vai confirmar, claro!

MARS

Os caras prenderam médicos que tentaram avisar sobre o tal vírus…

Quem é que vai ter coragem para sair alardeando uma informação militar desse nível?

Jagder#44

Onde tem fumaça tem fogo, ou radioatividade…

No one

Se aconteceu e houve algum tipo vazamento, não demorará muito para descobrirem… Talvez não seja divulgado ao público, mas será suficiente despachar na região um farejador WC-135R para coletar amostras dos níveis de radiação.

737-800RJ

Se aquele país tivesse imprensa livre, Internet não regulada pelo Estado e liberdade de expressão, já estaríamos sabendo de tudo e com detalhes.

Maurício.

“já estaríamos sabendo de tudo e com detalhes.”

Também não é bem assim, aqui mesmo no Brasil, em tese é um país livre, e por acaso sabemos os detalhes daquele acidente entre os Skyhawk ou o incidente com o novo submarino que aconteceu um tempo atrás? A própria marinha americana não gostou nada quando aquele soldado lá liberou imagens do acidente do F-35. Então não é bem assim que “já estaríamos sabendo de tudo e com detalhes”. Detalhes, detalhes mesmo, fica só entre os militares.

Rafael

Exatamente. A liberdade e transparência do “mundo livre” ocidental é discurso para tolo aplaudir. Óbvio que nenhum país do planeta será transparente em tais casos.

No one

Tão tolo que a maioria do que sabes e conheces é graças a essa “liberdade”. Ficaste sabendo da maioria dos podres através dessa imprensa que vocês tanto criticam. Onde leste sobre abu graib e Guantanamo ? Quantas matérias de jornais leste defendendo Assange ou Snowden ? Quantas divulgando o conteúdo de Wikileaks?

Se não gostas de uma linha editorial é só procurar aquela que mais lhe agrada… Eles têm essa possibilidade ou jornais são fechados antes mesmo de abrir boca ?

Me poupem

Maurício.

No one, claro que não dá para comparar a liberdade que os EUA tem com a China. Agora, não é todo essa liberdade de “já estaríamos sabendo de tudo e com detalhes” que o colega 737 dá a entender. Se fosse re

Maurício.

Eu cliquei para postar sem querer e não consegui editar por causa do novo sistema do site.

Continuando…

Se realmente fosse como o colega 737 dá a entender. Se fosse realmente tudo isso, nós saberíamos os detalhes do acidente com os Skyhawk, o incidente com o novo submarino, e Assange e Snowden não estariam na situação que estão. Aliás, tu sabe exatamente o que aconteceu e as reais consequências daquele acidente de trem com produtos tóxicos que aconteceu em Ohio? Tu sabe os detalhes ou só o que contaram na mídia? É só um exemplo.

No one

Eu não deveria explicar isso para uma pessoa com mais de vinte anos, soa até arrogante e pretensioso. Vivemos em democracias ( falhas, como qualquer obra do ser humano) guiadas pelo o Estado de Direito, ou seja, é tudo pautado no Direito, regulamentado pela Constituição e pelas leis em geral. É tudo definido e regulamentado, se a liberdade fosse total e sem limites viveríamos em uma Anarquia, não em uma democracia fundada sobre o Direito. Me parece bastante óbvio, mas até agora, com todos os limites e falhas, ninguém criou um sistema melhor. Quem sabe um dia evoluiremos, por enquanto… Read more »

Maurício.

Ou seja, não “sabemos de tudo e com detalhes”, sabemos aquilo que divulgam, e que nem sempre é a verdade, esse é o ponto. Em nenhum momento eu disse que era um sistema ruim, mas também não é essa transparência toda que alguns dão a entender, simples assim.

Bosco

O sistema democrático ocidental por não ser perfeito é odiado por alguns e aí eles optam por um sistema totalitário perfeito.
É igual um sujeito que vai no açougue e vê uma mosca andando na carne e aí fica com nojo do açougue e vai buscar carne estragado no lixão da cidade.

Carlos Crispim

Errado. Liberdade se tem, os órgãos militares é que não liberam informações, no caso de acidentes militares, por óbvio, apenas os militares sabem primeiro o q aconteceu, e podem decidir não compartilhar , mas as pessoas podem postar e acessar qualquer conteúde livremente, o que não acontece na China, lá o governo não libera dados, fotos, informações e etc. e o povo não pode acessar a internet.

Carlos Crispim

Errado. Liberdade se tem, não é discurso, não se precisa de autorização,
os órgãos militares é que não liberam informações, no caso de acidentes
militares, por óbvio, apenas eles sabem primeiro o q aconteceu, e podem
decidir não compartilhar por questões de segurança, mas os cidadãos
podem postar e acessar a internet, os jornais podem noticiar livremente,
qualquer conteúdo , o que não acontece na China, lá o governo não
libera os dados, fotos, informações e etc. e o povo não pode acessar a
internet, nem os jornais , que são estatais, só podem publicar o q o
governo autorizar.

glasquis7

É, no mundo livre, a única liberdade garantida é a liberdade de proibir. A imprensa não escapa a isso. Só se publica o que é do interesse próprio.

A grande diferença entre Liberdade de imprensa e TRANSPARÊNCIA de imprensa.

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Crispim

Aqui a nossa imprensa é tão livre que pode ser comprada, passam o dia inventado fatos e criando narrativas, todos os dias comentando bobagens e chamando “especialistas” para falar com que eles querem, só mostram um lado, o deles, mas dias depois a gente constata que é tudo falso e tudo é desmentido, os heróis são condenados e fica pór isso mesmo.

Marcelo

“No Brasil, a imprensa é muito séria. Se você pagar,eles até publicam a verdade.”

Juca chaves.

sub urbano

vc acredita em papai noel tbm? Todas as redes sociais do ocidente sao praticamente um monopolio de 2 indivíduos kkk

Maurício.

Sub, teve um pessoal que se doeu por uma simples constatação de um fato, fato esse que o tal ocidente não é essa transparência toda como alguns iludidos dão a entender…rsrsrs.

AMX

Só porque uma alma não sabe o que é força de expressão, deturpou o seu comentário e resultou numa enxurrada de outros.
Triste quando o sujeito polemiza ou finge não entender algo.

sergio

“Você pode enganar muita gente por pouco tempo, ou pouca gente por muito tempo, mais não pode enganar todo mundo o tempo todo” Abraham Lincon.
Da mesma forma que nos sabemos que eles prenderam os médicos que tentaram avisar sobre a pande. se tiver acontecido mesmo o acidente, vamos saber mais cedo ou mais tarde.

gordo

Não seria o primeiro, temos vários relatos de acidentes que vão desde banalidades aos extremamente graves. No mais quem quer operar um subNuc que se prepare muito porque isso aí não é para amadores ou políticos.

Fernando "Nunão" De Martini

Em tempo: o porta-voz do MD de Taiwan afirmou que mesmo eles não detectaram nada a respeito, e que são apenas rumores, segundo o Taipei Times.

https://www.taipeitimes.com/News/taiwan/archives/2023/08/22/2003805127

Esteves

Porta-vozes…

Fernando

Vozes nas cabeças deles.

Carlos Crispim

Só vamos saber daqui a alguns dias, até lá…

L Grande

Se o acidente aconteceu e todos os tripulantes morreram. Não será a mídia China que irá confirmar. Só a imprensa ou serviço secreto de outros países que poderão descobrir.

Willber Rodrigues

Alguem lembra do “farejador nuclear” norte-americano que estava rondando a costa BR no começo do ano?
Se houve acidente com subnuc, descobrir isso vai ser bem fácil. É quase impossível esconder vestígio de vazamento de radiação.

Marcelo

O aviao farejador nuclear americano esteve aqui no brasil investigado e medindo a radiacao do vazamento de agua radioativa de angra 1 que foi escondido pelo governo bolsonaro.
https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/o-obscuro-episodio-de-vazamento-em-uma-usina-nuclear-de-angra

L Grande

Hum hum. Parabéns.parabens. até que enfim algum comentarista fala um top secret aqui. Parabéns.

Bosco

Não necessariamente um acidente com um submarino nuclear irá fazer vasar o vaso de pressão e haver fuga radioativa.

Esteves

Esteves está na área. Traje de chumbo, dosímetro. O que mais necessário for Esteves compra lá.

Só depende dos editores liberarem. Esteves vai, encontra, faz a matéria e…ainda divide os louros de uma matéria premiada.

Bora. Aproveitem a agenda abençoada do Esteves para os próximos dias.

No one

Já fiz o pedido do escafandro no SHEIN, agora manda o pix para comprar a passagem.

Esteves

Nunão deixa não. PIX deixa não. Melhor comprar as passagens, fazer as reservas e comprarem dólares. 20 ou 25 mil deve dar.

ChinEs

Fake News , há sempre esse tipo de noticia relacionada a PLA Navy, já perdeu um SSBN Type 92, agora perde um SSN Type 93, a PLA Navy não opera Submarinos Nucleares em Taiwan, esses são operados bem proximos do Japão e da Coreia do Norte, para Taiwan as aguas são muito rasas , ai existe a necessidade de usar SSK Type 39.

Dalton

“Alguém” precipitou-se ao dar tal notícia, fosse de boa ou má fé, mas, apesar de raso
um submarino de propulsão nuclear poderia passar por lá em trânsito, como submarinos da US Navy eventualmente o fazem em águas rasas, lembrando que o hoje primitivo “Nautilus” em sua jornada pelo Polo Norte mais de 60 anos atrás navegou submerso por águas bem rasas também mesmo que por pouco tempo, então, talvez, quem vazou esse mirabolante relato teria ao menos uma base cientifica para apoiar tal versão.

ECosta

O Type 093 merecia uma matéria aqui no blog.

Luiz Trindade

concordo com @naval762… Se aconteceu, isso nunca será confirmado pela China. Assim como os acidentes também do lado do ocidente durante a guerra fria nunca foram confirmados! Normal!