Barcos de abastecimento filipinos furam o bloqueio da guarda costeira chinesa no disputado Mar da China Meridional

47

A Guarda Costeira das Filipinas (PCG – Philippine Coast Guard) enviou dois navios de resposta multifuncional (MRRV) de 44 metros para apoiar a missão de rotação e reabastecimento (RoRe) das Forças Armadas das Filipinas (AFP) em Ayungin Shoal (Second Thomas Shoal), em 22 de agosto.

Navios da PCG – BRP Cabra e BRP Sindangan escoltaram os barcos nacionais utilizados pela AFP (Forças Armadas das Filipinas) como navios de abastecimento para transportar provisões essenciais para nossas tropas a bordo do BRP Sierra Madre em Ayungin Shoal, completando a missão em 22 de agosto de 2023, apesar das tentativas de navios da Guarda Costeira da China (CCG) e barcos da Milícia Marítima Chinesa (CMM) para bloquear, assediar e interferir com os navios de abastecimento. Os navios da PCG facilitaram a entrega segura de provisões ao nosso corajoso pessoal de serviço estacionado em Ayungin Shoal.

Os navios da Marinha das Filipinas também ficaram de prontidão durante a missão.

Second Thomas Shoal é um recife submerso localizado nas Ilhas Spratly. As Filipinas tomaram posse do recurso pela primeira vez em 1999. O posto avançado filipino em Second Thomas Shoal é o BRP Sierra Madre, um LST da Marinha das Filipinas intencionalmente encalhado no recife e mantido por um contingente de fuzileiros navais. O Sierra Madre pode ser visto abaixo
BRP Sierra Madre encalhado

A PCG orgulha-se de ter apoiado a AFP no seu esforço para sustentar a nossa presença em Ayungin Shoal. O Almirante da Guarda Costeira Artemio Abu, Comandante da PCG, observou que os esforços de colaboração e a unidade de propósito com a AFP demonstram fortemente a determinação do nosso governo em fazer valer os nossos direitos soberanos e jurisdição no Mar das Filipinas Ocidental.

A PCG continuará a cumprir as suas obrigações ao abrigo da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) de 1982, da Decisão Arbitral de 2016, do COLREGS e de outros instrumentos internacionais relevantes sobre segurança e proteção marítima, e apela a todas as partes para que cessem as atividades ilegais. nas zonas marítimas das Filipinas.

VÍDEOS: Guarda Costeira da China bloqueia Guarda Costeira das Filipinas, mas navio de abastecimento consegue escapar

FONTE: Philippine Coast Guard

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

A China está sendo, no mínimo, abusadinha.

Até chegar uma fragata ou destroier de uma nação amiga.

Sblogniev

Não acho que o termo correto seja abusadinha… mas sim patética. Pudemos ver situação semelhante a pelo menos 500 dias na Ucrânia onde os patético russos se lançaram em uma tresloucada aventura contra uma verdadeira muralha composta pela população Ucraniana e um show de armas do ocidente.

Skyhawk

O ocidente está enviando além de armamentos também soldados, pq basta vc ver no youtube e ver que tem soldados americanos, ingleses, alemães e outros da otan tudo falando nas linguas nativas deles. Eles falam que são mercenários só pra tirar esses paises da reta com a Russia e o safado do Putin.

naval762

Isso vai terminar com a guarda costeira chinesa metralhando os fuzileiros filipinos, como fez com os vietnamitas na década de oitenta. Mas aí teriamos a terceira guerra.

Maurício.

Ué, é só os filipinos atirarem de volta. Quanto a terceira guerra, tinha um pessoal falando isso desde a invasão da Ucrânia pelos russos, e até agora nada, ou seja, não começaram a terceira guerra para ajudar os ucrânianos, duvido que comecem para ajudar os filipinos.

Sblogniev

Irão ajudar, pode ter certeza… basta reparar que os Chineses ficaram com cara de tacho vendo o barco Filipino passar. Quem tem… tem medo. Os Chineses não sabem o que é lutar desde a Guerra da Coreia há mais de 70 anos… e como se diz no futebol… treino é treino e jogo é jogo… o Ocidente vem jogando esse jogo de Guerra umas 70 vezes mais que os Chineses.

Maurício.

“Os Chineses não sabem o que é lutar desde a Guerra da Coreia há mais de 70 anos…”

E por acaso o tal “ocidente” sabe o que é lutar? Desde a segunda guerra só chutaram cachorro morto, o parâmetro de “luta” do ocidente é extremamente baixo.

“Irão ajudar, pode ter certeza…”

Claro, vão ajudar, como estão ajudando a Ucrânia, hoje mesmo eu vi os batalhões no campo de batalha…

Carlos Campos

pois pelo visto vai ter, pq os filipinos já estão perdendo a paciência, claro que eles não vão vencer, se bem que o Vietnã venceu, mas vai incomodar a China, e deixar os outros países na regiao mais atentos ao perigo que é a China.

Sblogniev

Esses vietnamitas sempre foram um capachos os comunistas, tanto é que hoje em dia sua ligação com o Ocidente é gigantesca. Ha poucos anos atras os alto-falantes de nossos Corolas aqui no Brasil eram fabricados no Vietnan.

Sblogniev

“Não atira na cara para não estragar o enterro”… hahahah Essa frase do Tropa de Elite sempre é aplicável no caso de um post tão certeiro quanto o seu… Abração.

Victor F

A China tem um único interesse nessa região, garantir o total controle do Mar do Sul da China desconsiderando totalmente as aguas territoriais de outros países. ou seja, o mais puro suco de imperialismo. Já os outros países da região tem um interesse em comum, garantir a segurança de suas aguas e garantir o livre trafego de navios na região para o comercio global sem que eles tenham que pedir licença para passar em águas “chinesas” Por isso que eu acho engraçado quando comentam que uma guerra na região seria um EUA vs China quando o que mais se aproxima… Read more »

WSilva

Tudo isso para dizer que os EUA tem medo de enfrentar a China no mano a mano? rs

Victor F

A sua interpretação de texto é tão bom quanto a de um _________. parabéns.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Campos

sim, e é por isso que se acontecer assim, a China perde.

WSilva

China x EUA no mano a mano no quintal chinês?

Se os EUA conseguirem um empate pode agradecer, só que a última vez que os EUA conseguiram um empate contra a China eles lutaram contra uma China agrária.

De qualquer forma não acredito em guerra entre eles, essa história de guerra serve apenas para tornar individuos famosos na internet ou vender livros(ruins por sinal).

Carlos

Lembro-me de Rodrigo Duterte fechar as duas bases que os EUA tinham nas Filipinas e agora o presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos Jr. já disponibilizou quatro bases para quando os EUA quiserem ocupar, ou seja a China gosta muito de ter os EUA por perto

Sblogniev

Morrendo de meda… gostaria apenas de analisar o volume de alvos chineses que a frota de submarinos americano iria colocar para o fundo do mar… seria interessante. Até aquelas ilhas fake seriam implodidas. Esses Chineses são patéticos ao construir esse volume avassalador de alvos.

Fernando

Mais ou menos o mesmo volume de alvos americanos que a frota de submarinos chineses irão colocar no fundo do mar.

WSilva

Numa guerra mano mano no quintal chinês os EUA teriam a maioria de seus assets obliterados pela China e por isso a necessidade de arrastar ou usar como escudo seus vassalos para assim dividir dano e atenção.

Ainda assim eu duvido que esses países arrisquem o pescoço pelos EUA, com exceção do Japão pois esse não tem escolha, o Japão faz aquilo que os EUA ordenam e ponto final.

”Esses Chineses são patéticos ao construir esse volume avassalador de alvos.”

Alvos? Como diria crianças aqui da rua ”Dãããããã”.

Não são alvos são marcadores de território,

WSilva

”Navios da Guarda Costeira da China bloqueiam navio da Guarda Costeira das Filipinas, mas navio de abastecimento consegue escapar”.

A versão chinesa é que os navios de abastecimentos tiveram permissão e não que escaparam o que faz total sentido.

De qualquer forma já passou da hora de alguém alguém dar um fim nesse monte de ferro velho chamado BRP Sierra Madre.

Mars

Não existe um acordo de defesa mútua entre EUA e Filipinas? Se existe, não era para ele ter sido invocado quando os chineses ocuparam essas ilhas, e violaram a soberania das Filipinas.

Dalton

Pelo que sei Mars e admito que não sei muito por falta de interesse, basicamente trata-se de área em litígio e a China apresenta razões históricas por ter descoberto, enquanto às Filipinas estariam mais próximas e outros países também disputam parte da área.

Mars

Entendo Dalton, eu também não procurei me aprofundar nesse assunto. Eu levei em consideração que essa disputa chegou em Haia e as Filipinas saíram vencedoras.
Mas acredito que o tribunal só decidiu depois que os chineses já tinham ocupado as ilhas e ninguém teve coragem de tirar eles até agora. rs

Carlos Campos

a china achou essas ilhotas e depois de séculos ocupou elas, e para fazer isso criou ilhas e alargou artificialmente outras.

WSilva

O Tribunal Internacional também julgou que as ilhas do pacifico ocupadas pelos EUA e Inglaterra não pertencem a eles e que precisam ser devolvidas.

A China irá respeitar a decisão do Tribunal em Haia quando os EUA respeitarem a decisão do Tribunal Internacional.

rs

Fernando

Exatamente!

Fernando

mais ou menos o que ocorre entre a Argentina e o Reino Unido sobre as Malvinas?

Dalton

Diria que não Fernando. As “Malvinas” ou “Falklands” são habitadas e a população quer continuar britânica.
.
No caso da matéria há apenas um velho navio encalhado propositalmente
ou seja, não constitui “território habitado”, é apenas uma região “pesqueira”
reivindicada historicamente pela China dentro da “ZEE” filipina.

Gabriel BR

Os Filipinos estão de parabéns

Jagder#44

A China só quer o bem e o desenvolvimento das nações vizinhas.

jean

claro viva os novos dominadores do mundo

Fernando

Assim como os americanos e britanicos.

jean

britanico sei nao ,nao concheco ainda nao tinha nascido quando dominavam .dominacao americanos nao e nada mau , agora china russia .vai nessa

Bruno Vinícius

Se o objetivo dos chineses é jogar as nações do sudeste asiático no colo dos americanos, estão de parabéns.

Carlos Campos

Parabéns à Filipinas, lutaram como puderam contra os Americanos, e agora contra os Chineses, não pode baixar a cabeça para potência nenhuma, pq elas gostam de humilhar países mais fracos, espero que comprem navios do Japão para reforçar sua marinha

Rui Mendes

A primeira potência contra quem lutaram, foi com a Espanha, a antiga potência colonial das Filipinas.

Carlos Campos

sim

Ralfo Penteado

A china tem orgulho de ser humilde

Rsmith

Pó… não entendo esse Filipinos chatos e os Americanos… Afinal o Mar em questão não é o Mar DA CHINA!? se é da China os Chineses são naturalmente os dono do mar…. 😉

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa

Os Chineses só estão demonstrando sua inveja porque sabem que o Mar das Filipinas é maior…

jean

isso e para os chino torcedores ,nacao bandita

adriano Madureira

“nação bandida”… E qual não é?! Alguns parecem acreditar em “mocinho e bandido”,”herói e vilão” ou até em “eixo do mal”…

Sblogniev

Temos uma Guerra no Mar da China??? Primeiramente temos que lembrar que o nome Mar da China não quer dizer – aguas legais territoriais da China -. O resto é balela, se a China afundar um barco desses ai sim cortara um dobrado com todo o Ocidente.

Orivaldo

Teve um fato muito divertido que presenciei nesse blog. Um camarada Sino Brasileiro dizendo que a China estava certa em reeinvindicar todo o mar da China, Pois se o Mar se Chama China, con lindo é da China kkkk

adriano Madureira

BRP Sierra Madre ? meu deus,eles ainda usam esse bloco de tétano ambulante como base?!

jean

sim e uma maneira de nao sairem de la , parabens pelo filipinos

jean

os novos imperialistas china e russia , para quem achou que os americanos sao rui querem dominar ,impor . espero nao ver um mundo onde a china e russia domina ,diferente ter uma democracia como potenca dominante e ditaduras sanguinarias como russia e china