A China revelou seu primeiro Veículo Subaquático Autônomo (AUV) de grande porte no 70º aniversário da República Popular da China (RPC) em Pequim, em 1º de outubro de 2019. O novo UUV tem aproximadamente o mesmo tamanho dos projetos LDUUV da Marinha dos EUA, sugerindo que é grande o suficiente para transportar UUVs menores ou, potencialmente, sensores ou minas

Uma ilustração de uma publicação mostrando como a China espera que seja o futuro da guerra submarina.

Envolve o uso extensivo de veículos subaquáticos não tripulados (UUVs) como multiplicadores de força nas funções de vigilância e ataque, enquanto os submarinos tripulados ficam na retaguarda e atuam mais como um nó de comando que direciona remotamente os UUVs.

Curiosamente, carregadores de armas subaquáticas (com torpedos, minas e mísseis) são pré-instalados em locais estratégicos e podem ser ativados remotamente e direcionados para emboscar alvos próximos. Também é interessante o sistema de comunicação a laser entre UAVs e submarinos submersos.

Clique no gráfico para ampliar
Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
glasquis7

Os avanços tecnológicos que os chineses vem implementando são. Já os Power Point, esses são macabros.

Alex Barreto Cypriano

 Também é interessante o sistema de comunicação a laser entre UAVs e submarinos submersos.” Como é que funciona isso? É line-of-sight embaixo d’água? Qual o alcance?
Até aparecer alguém pra explicar adequadamente…

sergio

Se vc levar em conta que a luz do sol consegue penetrar 100 metros de profundidade em águas normais e 600 metros em águas tropicais, dependendo da potencia do laser podemos ter algo como 200 metros ou mais, o que esta de bom tamanho.

Alex Barreto Cypriano

Você tem alguma fonte que cite resultado de pesquisas neste âmbito?
Andei lendo e fiquei com a pulga atrás da orelha: muito chinês falando sobre o assunto mas quase nenhum norte-americano; estudos muito incipientes no MIT ainda muito longe da eficácia de uso militar (alcance curtíssimo da ordem de poucos metros, turbidez da água impeditiva, sistema de alinhamento posicional emissor-receptor dependente de escaneamento, perda de nitidez e erros crescentes exponencialmente em função da frequência, etc). Não conheço nenhum programa militar R&D da USNavy sobre isso.

Fagundes

Saudações.O laser é uma energia dirigida de ondas eletromagnéticas, estas são divididas em espectros eletromagnéticos.Quanto maior a frequência dessas ondas maior a capacidade de atravessar um meio material.Referente a isso, sei da existência de laser de infravermelho e raios x.Quem conseguir o laser de raios gama ganha o nobel, com aplicação na medicina, computação quântica e setor espacial etc.O alcance destes depende do índice de refração do meio(n=c/v) e da energia do fóton (e=h.f) que é o produto de constante de Plank pela frequência.Agora se vai ser usado em baixo da água, ou usar um satélite ou avião para triangular… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O problema é comunicação por laser entre submarino e UAV. Tem um problema grave: é preciso que o receptor esteja alinhado com o feixe do emissor. Como conseguir isso embaixo d’água? Outro problema é a perda de nitidez da informação pela turbidez da água. Bom, lembra do porta-aviões chinês com turbinas a gás e um sistema elétrico revolucionário? Então…

Ten Murphy

Caro, parece-me que estás pressupondo a existência de tal sistema ou de pesquisas avançadas sobre ele. Entretanto creio que esta é a visão do futuro da guerra submarina pelos chineses. É o que preveem e desejam. E não está longe dos americanos. Não significa que tenham tecnologia para isso, nem que estejam mais avançados que os americanos, sequer que isso seja viável algum dia. Todavia aceite minhas escusas se te interpretei erroneamente. Li “Até aparecer alguém pra explicar adequadamente…” e pensei: sim, as coisas estão exatamente nesse pé, como o título da matéria diz. A coisa não existe ainda.

Dalton

Só para clarificar, os veículos mostrados na foto, não representam o modelo chinês que é
comparável em tamanho e peso ao “projeto americano”. Ambos são muito maiores e não caberiam na carroceria do caminhão transportador.

naval762

Interessante o fluxo de notícias sobre a China por aqui essa semana. Lembrei de uma reportagem do new york times sobre propaganda chinesa que apareceu dias atrás.

Maurício.

New York Times falando de propaganda chinesa é como o sujo falando do mal lavado…rsrsrs.

Carlos Campos

como funciona essa comunicação por laser? já vi isso em terra para veículos aéreos, entre satélites como os da Starlink e etc, mas não debaixo d’água

Bardini

Eu acho que no nosso mundinho de discussões navais, muitas vezes surge uma falsa premissa de que a arma submarina por si só, será a garantidora de nossa capacidade de dissuasão no mar, onde este tipo de meio por ter a capacidade de operar por conta própria, deve operar desta forma, como um “lobo solitário” e no caso do SSN mais destacado, sendo ainda uma “bala de prata”. . Como se pode observar na ilustração dos chineses (e por óbvio nos seus planejamentos), em termos de operações defensivas, o conjunto é o que é importante. Desta forma, submarinos devem operar… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira

…respeito sua opinião na questão da dissuasão, mas acredito que deveríamos estreitar as relações conjuntas para diminuir o GAP tecnológico com os principais players para manter a doutrina atualizada e a falta de verba e meios limitados só nos tem afastado desses convites, talvez esse submarino será o único meio a ter velocidade suficiente para operar junto com a NATO…nesse caso a “bala de prata” está mais para um “caderno de prata”.

L Grande

Mestre Bardini. Mestre Bardini. Mestre Bardini. Acabou de entrar no clube de mestres. Agora temos Bosco, Bardini, Esteves, Dalton e Camargoer. O doutor Fernando de Martini, Nunao é o único. Pôr ter poder de veto no conselho de segurança.

Fernando "Nunão" De Martini

Protesto.
Camargo é doutor há muito mais tempo.

L Grande

O GT grupo de trabalho da trilogia não entra na análise se é direita ou de esquerda. Análise apenas dos melhores comentários para melhorar as forças armadas do Brasil. Todos podem virar mestre.

Fernando "Nunão" De Martini

Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo…
…que mico!

L Grande

Kkk. Pode ser China Rússia ou EUA OTAN. Pra cima pra baixo. De banda de lado. O importante são os comentários. Rsrs.

Bardini

Achista…
Mestre, só para aporrinhações acadêmicas.

Eugenio

Por gentileza, qual a classe da primeira embarcação utilizada na ilustração?

Bardini

Meko A300.
comment image

L Grande

Mestre Bardini, isso é um TCC. Parabéns.

Alex Barreto Cypriano

Nosso mundinho de discussões navais está ficando pra trás: é no ForTe que sai a notícia sobre um ASCM ucraniano (um Neptune modificado) tendo auxiliado a destruição de um S-400 russo. Lá ninguém se perguntou como um míssil guiado por inércia e radar ativo terminal adquiriu um alvo tão pequeno quanto um caminhão (seja o do míssil ou do radar), nem qual foi a modificação no míssil (que possivelmente se aproximou abaixo do nível mínimo de vigilância do S-400) em que os ucranianos tinham dificuldade de produzir a guiagem. Recebeu ele algum dispositivo de busca passiva, antiradiação? Não sendo autóctone,… Read more »

Bardini

Isso aí de que empregaram o Neptune, segue o rumo da especulação.
.
No entanto, existe um punhado de mísseis antinavio que pode ser utilizado como míssil de cruzeiro, para ataque terrestre. Exocet Block 3, RBS-15, Harpoon, como os que a Dinamarca forneceu a Ucrânia e que poderia ter sido empregado nesta situação…
.
Aparentemente, os componentes do sistema S-400 não estavam sendo movimentados. Sabendo-se das coordenadas, é um abraço.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Bardini, o míssil se guia em fase terminal com navegador inercial? Aqui, o Neptune da LUCH no NN, seis dias atrás:
https://youtu.be/wa38T9FHV7w?si=qtkCCjAbQLcd8Zuk
Se foi especulação, então serviu, pela sincronicidade, como propaganda…

Bardini

O INS desenvolve um erro de posicionamento depois de um certo tempo, que em algumas fontes abertas de estudo, pode ficar na casa de 1 nm por hora de vôo… Para corrigir os erros, se empregam dados de outras fontes, como o processamento de imagens do terreno ou GPS, por exemplo. O MTC-300 é INS e GPS… . Se boa parte do trajeto foi realizado sobre o mar, que é o que tudo indica, não teriam muito o que verificar para correção. E as unidades não estavam em profundidade no terreno, logo, não teriam muito tempo de vôo sobre áreas… Read more »

ChinEs

A situação da Ucrânia abriu uma caixa de pandora , a China agora vai se tornar mais beligerante por causa de Taiwan… Voltaremos a ter conflito entre grandes Potências?

Angelo

Esse mercado de pequenos submersiveis, digo em relação aos submarinos que são bem maiores , deverão ter muita demanda ,se a base da marinha após fazer os seus submarinos pudesse fazer os cascos desses uuvs para outros países que não tem estrutura para construir submarinos colocarem o recheio talvez pudesse ser bem rentável .Ex: cliente encomenda o submersivel a base de construção de submarinos faz o casco e por exemplo sei lá as empresas israelenses fazem o recheio ” sistema de controle, combate , propulsão e entregam pro cliente. No mundo acredito que são poucos os países que não constroem… Read more »

Fabio Mayer

Provavelmente o AUV foi copiado do LDUUV…

Rafa

O portal está com mais propaganda que site pornô. MDS

L Grande

Sem propaganda como vc irá postar seus comentários diariamente na democracia. É o jogo.

L Grande

Parece que em um dos filmes dos Transformes, tem um navio desses lançando um ataque com armas lazer. É isso?

JPonte

O fato é que a China está assumindo a dianteira nesta corrida tecnológica por FOCO e a sua eficiente rede de espionagem industrial tanto na Rússia , Japão assim como nos EUA e Europa Ocidental …
A guerra do Iraque e Afeganistão consumiu homens e recursos valiosos dos ocidentais , irreparável tempo e energia ….. custará muito alto …
A nova guerra a ser lutada ainda não foi apresentada … vê se uma premonição na Ucrânia hoje , poucos mas muitos poucos mesmos são capazes de luta lá e vence lá .