A imprensa da Indonésia divulgou com grande destaque, no dia 11/10, o lançamento de um dois dos dois Navios Caça-Minas da classe MHV 60 no Estaleiro Alemão Abeking & Rasmussen (o mesmo construtor dos Navios-Varredores classe “Aratu” da Marinha do Brasil na década de 70).

No evento, foi lançado ao mar o KRI Pulau Fani (731) e apresentado no hall do estaleiro o Pulau Fanildo, em fase final de acabamento.

Ambos os navios são hoje o que existe de mais moderno na tecnologia na Guerra de Minas e, segundo a imprensa, serão dotados dos mais avançados equipamentos existentes.

Também foi divulgado para breve o início da construção de mais dois navios em um estaleiro na Indonésia, com transferência total de tecnologia para a construção de navios com casco de aço amagnético naquele país.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Angelo

Boa tarde , qual é o melhor esse casco de aço amagnetico ou o da SAAB ? Ou são semelhantes?

Underground

Se você se refere a classe Visby, esta é fabricada a partir de material composto, fibra de carbono, vinil e pvc, requerendo que periodicamente o navio seja retirado da água para inspeção e repintura, de modo a evitar a penetração de umidade no casco.
A vantagem do material compósito é que é muuuuito mais leve. Veja que a classe Visby é maior que essa classe de navios (55 x 70m), deslocando aproximadamente a mesma coisa (650 ton).

Jessiel De Jesus

Na verdade a Visby é Corveta

Essa comparação de peso vc tem que fazer com a também caca-minas da saab classe Koster. A visby deveria ser comparada com a Corveta Meko a100

sub urbano

Na duvida vai no “made in germany”.

Satyricon

A minha dúvida mesmo é se seria possível construir algo antiminas com o material composto desenvolvido pela DGS brasileira, a mesma das raptors

Angelo

Acho que agora é um bom momento para marinha do Brasil definir qual o próximo passo pós tamandare, se encomendar mais unidades, outra classe de navio ou se faltar verba fazer as unidades de 500 toneladas, o importante é aproveitar a transferência de conhecimento e a mão de obra qualificada.

Angelo

OFF Topic: Tem alguma classe de navio hoje que poderia substituir o monitor Parnaiba ou precisa fazer um projeto específico?
Aquele radar israelense que encherga através da folhagem se instalado em um eventual substituto do Monitor Parnaiba poderia ser útil no caso de estar navegando em um rio com floresta densa nas margens e ao ser atacado conseguir localizar com precisão os atacantes ou é muita viagem na maionese?

Last edited 1 ano atrás by Angelo
Vovozao

15/10/22 – sábado, btarde, hoje vejo muitas marinhas se atualizando com novos caça-minas, e nós, ainda com alguns da classe Aratu. Gastamos uma verdadeira fortuna na construção de uma nova base naval, e, não possuimos nenhum equipamento para fazer uma varredura no local; transferiram a base de submarimos para essa nova base, a pergunta e: Caso alguma nação faça um bloqueio minando a entrada da nova base, que faremos, ficaremos com nossos POUCOS submarinos retidos????

Marcelo

Vejo a marinha do Brasil comprando todo tipo de equipamento de guerra, mais nao se toca no assunto dos navios caça minas, chega a ser ate engraçado !!!!

Hellen

Tenho a impressão que a Marinha do brasil esta aguardando a marinha Américana ou inglesa dar baixa no seus navios varredores para a marinha do Brasil adquirir esses navios e diminuir a Gap tecnológica para o que tem de mais moderno atualmente !!!!!

Nemo

A US Navy tem menos de dez MCMV em seu inventário e nenhum em base no continente americano, a naribha britânica também tem menos de dez e muito usados. A MB deve estar estudando outra solução.

Vovozao

16/10/22 – domingo, bdia, Nemo, só existem 2 opções: comprar de oportunidade ou construir; porém, pelo que vemos hoje, a MB optou por ter somente 03 da classe Aratu, que acredito não estarem 100 0/0, AS VEZES, navegando graças aos esforços do pessoal das maquinas……. Usam do artificio que estamos muito longe dos conflitos, então não fazem os investimentos necessários; e, este pensamento nos causará muitas dores de cabeça no futuro….. porém, como sempre usarão da velha desculpa….. AS ADMINISTRAÇÕES ANTERIORES NADA FIZERAM. Verdadeiro jogo de empurra.

Dalton

Exato Nemo, 4 baseados no Japão e 4 no Golfo Pérsico, além do mais o plano de aposentar os 4 do Golfo ou mesmo todos os 8 em 2024 caiu por terra já que não foram mais mencionados como possíveis candidatos a baixa nesse ano até por conta dos atrasos e fiascos com o LCS, decidindo-se por manter todos os 8 e aprovando-se um contrato com a ” Fincantieri ” para mais manutenção permitindo estender a vida desses já cansados navios por um pouco mais de tempo.

ADM

A MB passou da fase de estudo para aquisição de MCMV a muito tempo, estando agora na fase da reza…

Henrique A

Quanto custou?