Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul é reconhecida como referência em sustentabilidade em SC

6

Estaleiro Brasil Sul - ThyssenKrupp

  • Empresa é o único estaleiro da região certificado pelo programa Selo Social de Itajaí
  • Projeto “Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O Caminho do Aterro Zero” foi um dos vencedores do 24º Prêmio Fritz Müller

Um dos mais modernos estaleiros do Brasil, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul anuncia a conquista de dois importantes reconhecimentos ao seu trabalho de gestão socioambiental: a certificação pelo programa Selo Social da Prefeitura de Itajaí e o Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina.

Realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e resultam em benefícios para o desenvolvimento sustentável. Na 24ª edição da premiação, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foi reconhecida na categoria Reciclagem pelo projeto “Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O Caminho do Aterro Zero”, que começou em 2022 e segue na busca pela melhoria da disposição ambiental dos resíduos.

O projeto foi dividido em cinco fases: identificação dos resíduos gerados; busca e implementação de técnicas de reciclagem; treinamento com colaboradores; estabelecimento de metas de reciclagem e acompanhamento do indicador; otimização das técnicas de reciclagem e redução de resíduos.

“Por meio de pesquisas de mercado, caracterização e classificação dos resíduos e conversas com possíveis fornecedores, conseguimos destinar para reciclagem e reutilização materiais como resíduos abrasivos, eletrodos de solda e granalha de aço, entre outros”, afirma Sandro Rogerio Urban, gerente de Sustentabilidade da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul. Atualmente, cerca de 90% dos resíduos gerados no estaleiro são reciclados ou reaproveitados, e não mais dispostos em aterros sanitários.

O treinamento sobre a segregação adequada dos resíduos acontece na integração, antes mesmo do colaborador iniciar suas atividades na empresa, e conta com a participação dos setores operacionais, administrativos e dos subcontratados. “Nesse treinamento, é destacada a importância da segregação no quesito ambiental, social e econômico. Também são mostrados os resultados alcançados com a correta separação do resíduo e as respectivas metas de reciclagem, assim como exemplos de geração de resíduo em cada área e sua respectiva disposição no contentor ou lixeira para que o colaborador entenda como realizar a separação”, explica Urban.

Arte em 3D da fragata Tamandaré, em construção no Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul

Programa Selo Social de Itajaí

Em agosto, a thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul também foi certificada pelo programa Selo Social da Prefeitura de Itajaí, que reconhece e valoriza publicamente as iniciativas de organizações que promovam o desenvolvimento socioeconômico de seus funcionários e colaboradores e da comunidade na qual está inserida. A empresa foi o único estaleiro a receber o reconhecimento, cujos selos estão diretamente relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao todo, 16 projetos socioambientais da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul foram considerados para a concessão do certificado. Um exemplo é a redução da pegada de carbono por meio da aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre a partir de fontes renováveis. Graças a essa iniciativa, a planta deixou de emitir quase 140 toneladas de CO2 equivalente em um ano, o que equivale ao plantio de cerca de 1.000 árvores em um projeto de reflorestamento de 20 anos.

Outro número que chama a atenção diz respeito à redução do consumo de descartáveis. Com a distribuição de copos reutilizáveis de silicone, o estaleiro consegue evitar, todo mês, o descarte de cerca de 100.000 unidades de copos de plástico.

A thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul também é referência em gestão ambiental graças ao trabalho de educação que promove junto à comunidade de Itajaí. Por meio da distribuição de cartilhas e de visitas a moradores que vivem no entorno do estaleiro, a companhia ajuda a conscientizar a população sobre questões fundamentais para proteção, conservação e recuperação do meio ambiente.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é uma empresa industrial e de tecnologia internacional que emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Suas atividades comerciais foram agrupadas em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems e Multi Tracks. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. A thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, a empresa cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e contribui para uma vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza a sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, utiliza as suas diversas capacidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde dos seus clientes.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.

DIVULGAÇÃO: RPMA Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel BR

Top ! Por mim pode triplicar a encomenda…

Jagder#44

Tem que levar para o nordeste a produção naval.

Gabriel BR

O Estaleiro do consórcio Villeganon (Naval Group) propunha a construção das Gowind 3000 na Bahia. Era minha proposta favorita, mas a MB optou pelos alemães.

Felipe

Pior salário que existe é dessa empresa

Marcelo

Tudo muito lindo….
Mas aonde está a corveta ou fragata ou seja o que for…..dá tal tamandare???
Tá parecendo tão sigiloso….. que ninguém viu ou não existe sequer uma foto…
nem o site chinês foi capaz de fotografar

Fernando "Nunão" De Martini

O estaleiro não tem divulgado fotos. De vez em quando a Emgepron, que é a empresa contratante, deixa escapar uma ou outra imagem ao falar das comitivas que visitam o local de construção.

As informações mais recentes são relacionadas à instalação dos motores nas praças de máquinas (e para isso os blocos que compõem esses compartimentos, na parte centeal do navio, já precisariam estar unidos), além de estarem em construção 30 dos 55 blocos que compõem o navio.