• Coberturas foram retiradas de todas as três catapultas eletromagnéticas no convés do Fujian, mostram fotos de mídia social postadas por fãs militares
  • As imagens indicam prontidão para testes no mar e testes de sistemas, com o navio de guerra provavelmente se juntando à PLA Navy dentro de dois anos, conforme programado, dizem os observadores

O terceiro e mais avançado porta-aviões da China está perto de passar pelos seus primeiros testes no mar, sugerem as últimas fotos publicadas online por entusiastas militares, levando o gigante navio de guerra um passo mais perto de se tornar uma verdadeira plataforma de combate.

O ritmo do progresso indica que o Fujian, um superporta-aviões de 1.037 pés (316 m), está pronto para testar seus sistemas de lançamento de aeronaves e ingressará na Marinha Chinesa em 2025, conforme programado, disseram especialistas militares.

Imagens postadas por entusiastas militares no site de microblog chinês Weibo no início desta semana mostraram que as coberturas foram removidas de todas as três catapultas eletromagnéticas avançadas no convés do Fujian – oferecendo aos estrangeiros um vislumbre de todo o seu sistema de lançamento de aeronaves pela primeira vez.

Uma das coberturas  também foi removida há cerca de dois meses, sugerindo testes de decolagem iminentes.

“A remoção de todas as coberturas protetoras significa que o trabalho de depuração das catapultas eletromagnéticas foi concluído, permitindo que os sistemas de lançamento de aeronaves funcionem durante os testes no mar”, disse Song Zhongping, ex-instrutor do Exército de Libertação Popular.

Imagens que circularam nas plataformas de redes sociais chinesas durante o fim de semana também mostraram fumaça saindo da chaminé do navio de guerra, indicando que testes intensivos do sistema de propulsão principal e de outros equipamentos estavam em andamento.

Song disse que os primeiros testes no mar ocorreriam apenas em águas costeiras e que o processo poderia durar pelo menos um ano.

É provável que envolva seis meses de testes no mar, seguidos de mais um ano de testes de equipamentos e sistemas de armas específicos, disse ele.

“Os testes no mar se concentrarão principalmente em testar os sistemas de propulsão, navegação e comunicação do porta-aviões, e então ele poderá entrar na segunda fase para passar [pelos testes] de outros equipamentos transportados pelo navio”, disse Song.

Lu Li-shih, ex-instrutor da academia naval de Taiwan em Kaohsiung, disse esperar que o Fujian testasse o J-15T – um caça a jato para decolagem por catapulta baseado em porta-aviões.

J-15T em testes de catapulta em terra

“A remoção das coberturas significa que as catapultas eletromagnéticas estão prontas para lançar o J-15T, porque o sistema de lançamento não é novidade para o PLA”, disse Lu.

Ele disse que imagens de satélite da base de treinamento da Marinha perto de Xingcheng, no nordeste da província de Liaoning, mostraram que as tropas do PLA estavam passando por treinamento de simulação para operações de decolagem e pouso do J-15T em um sistema de catapulta terrestre desde 2016.

O J-15T é uma versão atualizada para decolagem com catapulta do J-15 “Flying Shark”, uma aeronave de quarta geração e o único caça a jato da China.

J-15T com haste no trem de pouso frontal para decolagem por catapulta

O J-15 original está agora operando nos dois porta-aviões ativos da China, o Liaoning e o Shandong. Tanto o Liaoning, um navio ex-soviético reformado que se tornou o primeiro porta-aviões da China, quanto o Shandong, construído na China, apresentam a rampa ski-jump menos avançada, projetada pela Rússia, para decolagens.

A China também está desenvolvendo um caça stealth de nova geração baseado em porta-aviões que poderia competir com o jato F-35C da Marinha dos EUA.

O Fujian apresentava originalmente três catapultas convencionais movidas a vapor, uma vez que a China não possui um reator nuclear embarcado – como todos os porta-aviões dos EUA têm.

Mas o projeto foi alterado em 2017, na sequência de uma decisão do Presidente Xi Jinping, que também preside a todo-poderosa Comissão Militar Central, informou o Post anteriormente. Em vez de catapultas a vapor, o Fujian foi então equipado com um novo sistema de propulsão integrado capaz de alimentar sistemas avançados de lançamento eletromagnético.

Com um deslocamento de mais de 80.000 toneladas – cerca de 20.000 toneladas a mais do que o Liaoning ou o Shandong – o Fujian de propulsão convencional é o primeiro dos navios de guerra da classe Type 003 da Marinha do PLA.

É também o segundo porta-aviões do mundo a usar um sistema de catapulta eletromagnética para lançamentos do convés de voo, depois da classe “Gerald R. Ford”, movida a energia nuclear, da Marinha dos EUA.

Lançado em junho do ano passado, o Fujian vem passando por testes de amarração e propulsão desde março no estaleiro de Xangai onde foi construído. Fotos de mídia social em julho mostrando uma de suas três catapultas descobertas também revelaram uma série de sistemas de radar instalados na ilha do Fujian.

Zhou Chenming, pesquisador do think tank militar de ciência e tecnologia Yuan Wang, com sede em Pequim, também disse que o Fujian precisaria passar por outra rodada de avaliações de equipamentos operacionais específicos após os primeiros testes no mar.

Isso incluiria verificações de controle de danos, tubulações de combustível, circuitos, comunicações, radar e sonar e outros sistemas, disse ele.

“Se nada estiver errado, o navio será entregue à Marinha do PLA em 2025, conforme programado.”

O USS Gerald Ford (CVN-78) comparado com o porta-aviões Fujian (CV-18) da Marinha Chinesa

VÍDEO: Animação em 3D mostrando o futuro porta-aviões Fujian (CV-18) em operação

FONTE: South China Morning Post

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ChinEs

É uma honra ser o primeiro a comentar, os chineses acertaram na mosca ao escolher o EMALS em detrimento da catapulta a vapor, já dominam a tecnologia do EMALS no mundo civil, a China constroi varios trens bala com levitação magnetica, nesse momento ainda não dominam a propulsão nuclear para navios de superficie, mas acredito ser uma questão de tempo… Mais ainda estão longe da mestria americana nesse dominio.

Jadson S. Cabral

Não acho que um reator nuclear de um submarino seja muito diferente do reator nuclear de um navio de superfície não

Bosco

Um reator nuclear naval por ser menor tem que ter uma combustível nuclear (U) mais enriquecido do que um terrestre. E um reator nuclear de submarino por ser menor ainda tem que ter um combustível nuclear ainda mais enriquecido que o de um navio de superfície.
*O combustível nuclear utilizado em submarinos costuma ter o nível de enriquecimento próximo ao das armas nucleares.

Gainete

Imagina o Brasil ter que fabricar um combustível desse nível? Não vão deixar.

Bosco

Creio que o subnuc do Brasil vai utilizar (se ficar pronto um dia) urânio fracamente enriquecido (até 20%), o que fica longe do enriquecimento para uma arma nuclear (em geral acima de 80%). Mas não tenho certeza.
Os americanos e britânicos utilizam em seus submarinos urânio enriquecido a 93%.
Franceses e chineses utilizam U fracamente enriquecido.
Já os russos utilizam uma média (50%)

Augusto

Mas estão melhores que os porta aviões da terra da rainha, kkkkk.

Fantástico esse navio. Inveja saudável dos chineses, kkkkk.

Alecs

Sim, concordo. Também estão anos luz à frente dos russos.

ChinEs

Mas eles inicialmente copiram do NAE Russo Lioning , tudo começou de um modelo Russo, talvez esse Type 003 é um aperfeiçoamento do modelo Russo ,so que ao invez de ser VSTOL ou STOBAR é CATOBAR , e dada epoca já não faz sentido usar catapultas a vapor, faz todo sentido usar e desenvolver o EMALS, igual agora, qualquer país que se preze de ter drones, a 50 anos atrás eram as maquinas a vapor, agora é tudo eletrico e eletronico.

Ciclope

Ainda mais com uma forte relação com a Rússia, que tem experiência justamente onde a China não tem, reatores nucleares, em navios de superfície. Além dos Kirov, 2 em modernização, eles constroem navios quebra-gelo com propulsão nuclear.
Se bombear, pode surgir uma troca de favores aí, a China constroem dois PA para a Rússia e a Rússia fornece os reatores para os PA deles é dos Chineses.

Robson

EDITADO
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Henrique

Que eu saiba essa cooperação era só pra tribulação… pq pelo mais loco que parece o Brasil entende mais de gerenciamento de tripulação em PA (com destaque pra CATOBAR) do que a China kkkk

Carlos Crispim

íncrível o avanço chinês, já queimei a língua de falando mal dos produtos chineses, e já me retratei, agora vou falar uma coisa: no futuro as pessoas vão fazer questão de só comprar produtos made in China, ao invés de made in EUA , Germany, England…

fewoz

E quais produtos as pessoas encontram made in USA, Germany, England? Raras as vezes que vi produtos feitos nestes países.

Fernando Vieira

“Componente russo, componente americano, é tudo feito em Taiwan!” Lev Andropov, cosmonauta.

Brasileiro acima de tudo

perdão. Mas não em Taiwan, e sim na China continental…. em Taiwan, costumam ficar apenas os escritórios administrativos, alguns dos centros de pesquisa, e em uma ou outra, algum HUB logístico. A produção mesmo, ocorre no continente (salvo algumas poucas exceções).

leonidas

É simplesmente incrível o que politica de estado (não de governo) consegue realizar.
A China já tinha decidido chegar neste nível no final dos anos 80…rs
Se o Brasil tivesse politica de estado nos hoje já teríamos um caça nacional, uma marinha de guerra (não do tamanho ou capacidade chinesa) mas com pelo menos 45 navios de porte com um Nae Nacional junto com SSNs e um motor aeronáutico bem como um veiculo lançador de bom porte.
A Engesa, e a Embraer junto com a Avibrás seriam potências.
Mas é aquela né?
Uns falam e vivem disso, outros fazem…

Marxos

Pessoal tá falando que Aki deveria ter uma marinha forte com pá e submarino nuclear, ainda bem se tivéssemos esse programa sairia mais caro e demorado do mundo, já pensou em quanto dinheiro seria desviado daria pra compra a marinha chinesa e americana juntas aonde exemplo o que e a usina de angra 1 e 2 e ainda produz menos que um PA americano. Aki e vergonha na certa
Hahahaahaahhaha

Daniel Ricardo Alves

O Brasil tem dois sérios problemas que o impedem de dar certo: um judiciário ineficiente e um povo desonesto. Infelizmente, um influencia no outro. O judiciário finge que trabalha e o brasileiro finge que cobra . . .

Dalton

A foto do F-35C está invertida. Trata-se de unidade do Esquadrão de Testes e Avaliação VX-32, durante testes a bordo do USS George Washington em 2016, que teria sua modernização de meia vida iniciada no ano seguinte e que por conta da pandemia sofreu considerável atraso de quase 2 anos finalmente completada em junho passado. . O USS George Washington retornará ao Japão dentro de alguns meses, tendo sido baseado lá entre 2008 e 2015 e substituirá o USS Ronald Reagan mantendo a rotina de duas “patrulhas anuais” de cerca de 3 meses cada seguidas por um período de manutenção… Read more »

Dalton

A foto invertida confundiu-me. Trata-se do Esquadrão VX-23, não “32” !

Adriano

A China investiu em educação e tecnologia, esta colhendo os frutos. Além disso sabe que precisa do domínio do mar do Sul da China. Somente uma marinha de águas azuis poderá fazer a diferença. Nossos governos deveriam priorizar nossa marinha em detrimento do exército. E o almirantado priorizar uma força eficiente de submarinos, fragatas e lanchas com mísseis anti navios. Gastou se tempo e dinheiro com porta aviões e com uma política que prioriza o EB.

ChinEs

A China fez o que fez porque teve ajuda americana e europeia nos anos 80, souberam capitalizar a tecnologia, o Brasil esta fazendo isso agora, existe uma forte diasporá brasileira na europa e nos Estados unidos, no dia que esses Brasileiros regressarem, ninguém vai ter como parar a gente, os Brazieliros que estão no exterior vão trazer o conhecimento e a tecnologia que vão ajudar a catapultar a economia.

Srs

Você tá de brincadeira, Brasil faz intercâmbio com outros países a séculos , os brasileiros que estão vão ficar por lá mesmo, nosso país não tem política de Estado nem sequer de nação.
O que vale aqui é a lei Gerson , quero levar vantagem em tudo, eu me lembro que a uns 10 anos atrás muitas pessoas aqui ficavam debochando dos aviões, navios e armamentos chineses , quando vão enxergar que os bobos do mundo somos nós.

fewoz

Tudo já era bastante evidente, mas estas críticas ridículas e sem fundamento à China (do tipo “solta pecinha”) eram muito comuns, não apenas aqui na Trilogia, mas na internet em geral. Avançamos alguns anos e a China criou uma das mais poderosas Forças Armadas do mundo; uma indústria dominante em todos os setores; um programa que criou Estação Espacial e que foi a Marte e à Lua; desenvolveu caças de quinta-geração; mísseis hipersônicos; dominou a tecnologia 5G (e já caminha para o desenvolvimento do 6G); criou a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo (com 42.000 quilômetros, prevendo expandir… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Eita. Vou mexer na matéria.
Que site porco, dados totalmente diferentes no descritivo e na brochura.

fewoz

Seu comentário não faz qualquer sentido. Quem vai querer voltar ao país recordista de homicídios e roubos? Quem vai querer voltar para um país que não investe em ciência e tecnologia? Os chineses altamente qualificados voltam pra China pois sabem que lá terão condições de ganhar bem trabalhando em sua área e terão segurança.

bitten

Alguém falou aí em “política de estado” – seria exatamente a questão posta pelo compadre Adriano. Não se cria forças armadas sem saber o q se espera delas. Se não me engano (alguém pode corrigir) em efetivo militares estamos entre os 15 maiores. Isso por acaso significa q somos potência militar? E não se cria forças armadas sem uma infraestrutura por trás. Em algumas quadras históricas, chega até a parecer q tal infra irá surgir e se consolidar, mas na primeira crise os planejadores decidem deixar indústrias estratégicas sumirem como se fossem fábricas de biscoito. Basta lembrar a Engesa planejando… Read more »

Miguel

Vamos assistir a mais uma máquina que funciona 1 vez, como tudo o que é chinês. Especialistas em copy-paste e mesmo assim fabricam sempre com má qualidade.

André Macedo

Vocês querem pagar 5 vezes mais barato e esperam um produto de qualidade, tenho um Xiaomi e nunca tive problemas com ele, nem escuto isso de outros usuários.

naval762

Vão ser 3 porta aviões convencionais chineses contra aproximadamente 12 nucleares americanos, é melhor a PLA NAVY investir mais em submarinos se quiser fazer alguma diferença na guerra que virá.

Dalton

Nem tanto…embora 11 o número atual que não prevê aumento, seja aproximadamente 12 há “apenas” 9 Alas Aéreas por conta de sempre haver um NAe em modernização de meia vida, durando múltiplos anos entre a fase preparatória até os testes de mar e outro que pode estar indisponível por 2 anos ou seja é quase como se um fosse “reserva” o que também é bom no caso de avarias graves que demandariam muito tempo de conserto ou perda total de um dos “ativos”. . Também tem que se levar em conta que “apenas” 5 NAes da US Navy normalmente estão… Read more »

ChinEs

Mas a PLA Navy não tende a ser uma Marinha Global, a China quer dominar o seu quintal (Mar do Sul da China, Mar da China Meridional, Mar Amarelo e Pacifico), dai que a China têm apenas 3 Frotas, cada Frota dessas terá pelo menos 3 NAEs (1 Nuclear Type 004, 2 Convencionais Type 003), logo serão 9 NAEs (3 Nucleares, 6 Convencionais), falando de Submarinos , lá em 2035 a China vai estar com 24 SSGN Type 93B e Type 95, e para dissuasão terá 14 SSBN com 192 SLBM JL-3, 6 SSBN Type 96 com 16 SLBM e… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Lêdo engano. A China já está se tornando uma marinha global full fledged, quer ela queira ou não, já que que têm bases navais bem além de seus mares próximos e se move diplomaticamente pra auferir ainda mais bases. A propósito, que enormidade é a modéstia de dominar o Pacífico, não é?

ChinEs

No Mar do Sul da China passa 40% do comercio global, quem dominar esse mar , vai dominar o mundo… Tudo passa pela estreito de Malaca (Singapura e Malasia), quem dominar o Mar do Sul da China vai dominar o mundo…

Dalton

Não precisa 9 NAes – pelo visto você nem considerou os 2 primeiros – para “dominar quintal” e você também é bastante otimista quando escreve “logo serão 9 NAes” – certamente não verei tudo isso que você descreveu, se é que isso tudo se concretizará. . Quanto ao “AUKUS” ele é “perfeito” no “papel” já que ainda não se sabe como de fato se tornará prático, mesmo com investimento australiano, fazer contas é muito fácil: 3 SSNs da US Navy transferidos, depois construir mais 5, etc, etc. . Quanto a ter 8 submarinos em patrulha permanente que acredito você esteja… Read more »

Bosco

Dalton,
Um dado interessante sobre os radares do CVN-78 e do CVN-79.
O CVN-78 tem os radares AESA SPY-3 (banda X) e SPY-4 (banda S), com 3 faces cada.
O CVN-79 tem os radares AESA SPY-3 e o SPY-6 (esse de NaG, banda S) , ambos com 3 faces cada.
*O único navio da USN que tem o SPY-4 é o CVN-78.

Dalton

Exato Bosco, talvez futuramente seja substituído, como aconteceu
com o “SCANFAR” que você conhece instalado no CVN 65 e CGN 9 mas, para o “Gerald Ford” a prioridade será capacita-lo para operar o F-35C em um próximo período de manutenção.

Bosco

Bem lembrado, Dalton.
Esse foi outro caso de um radar pouco utilizado.
O SPY-4 iria ser instalado na classe Zumwalt mas não o foi nem nos únicos 3 da classe. Ficou só no CVN-78. Esse bateu o recorde. Só um navio no mundo, e com o SPY-6 as chances deles acabaram definitivamente.

Alex Barreto Cypriano

Daqui a uns anos, se eu vir vaporzinho saindo das catapult tracks vou ficar chatedo porque terei sido feito de bobo pela propaganda chinesa. Então, em nome da minha vaidade, melhor que sejam mesmo catapultas eletromagnéticas… 😉

Gabriel BR

Disciplina , trabalho duro e governança nacional competente …é cada vez mais difícil, para não dizer impossível, fazer isso no Ocidente!

Severino P. Carollo F.

Não esquecer que com mão de obra “quase escrava”, dessindicalizada e se fizer qq movimento trabalhista e/ou greve TÁ FU , é fácil atingir objetivos que muitas vezes interessam apenas aos Dirigentes Ditadores!!!

André Macedo

Balela. A Huawei, por exemplo. é uma das maiores do mundo no ramo, só se pode adquirir ações da empresa se trabalhar nela, o próprio fundador detém apenas 1,14% das ações e os trabalhadores-acionistas podem votar igualmente para eleger a administração. Essa história de quase escrava acabou há pelo menos 2 décadas, hoje o salário médio de um chinês é maior que o de um brasileiro.

Gabriel BR

Chinês ganha mais que você

Marcelo Soares

Simplesmente impressionante a evolução das forças armadas chinesa e a sua indústria naval. Pena que o Brasil não é assim.

Ricardo Teixeira da Cruz Rios

Mantenho minha opinião. Os americanos possuem o melhor equipamento de guerra do mundo. O CVN 78, Gerald Ford, é inconparavelmente superior ao porta aviões chinês que entrará em serviço no ano de 2025. O primeiro, é nuclear, e o segundo, é convencional. Por aí, já se tiram as primeiras conclusões. Se a China chegar a dominar o mundo, será o fim da liberdade. Tomara que esse dia não chegue nunca.

André Macedo

Verdade, até pq existem muitos casos em que os chineses espionaram, sabotaram comercialmente ou patrocinaram um golpe de Estado no Brasil, enquanto os americanos que prezam pela liberdade nunca fizeram isso, kkkkkkkkkkkkkkk

Bosco

Os chineses podem não ter feito isso no Brasil porque aqui era um país alinhado com os EUA na época da Guerra Fria , mas fez com outros países.
Aqui, os chineses não se metiam não porque eram “bonzinhos” , praticantes da contemplação pacifista budista e do Tai Chi Chuan mas porque estavam na coleira americana.
Não se iluda com o ser humano e muito menos com ideologias que afirmam que conquistaremos o paraíso na Terra se liderados por seres iluminados.

André Macedo

Eu nunca disse que os chineses são santos, eu disse que é totalmente tosca a ideia de que o mundo só é livre pq é liderador pelos EUA. E nós nos alinhamos com os EUA justamente pelo golpe apoiado pela Brother Sam.

João Moita Jr

Que tristeza me dá, só de lembrar que foi justamente ao Brasil que os chineses anos atrás foram aprender como operar um Nae. Agora são os brasileiros que um dia chegarão lá para pedir emprestado…

Dalton

Eles não aprenderam nada, o que houve foi apenas especulação quanto à haver um compartilhamento de experiências.

Além do mais os chineses seguiram outro caminho com o “Liaoning” incorporado em 2012 – o “São Paulo” quando muito operou até 2005 – tendo uma rampa na parte dianteira do convoo ao invés de catapultas, outra doutrina.
.
E os chineses nem mesmo utilizarão catapultas a vapor e sim eletromagnéticas já instaladas a bordo do “Fujian”.

Cansado

Estou bem curioso para conhecer a nova aeronave AEW embarcada deles. Até agora, só imagens ruins.

Marcio

China é um câncer, copia tudo e destrói muitas economias mundo a fora com seus produtos xing ling baratos e sem qualidade

Jorge

Procure informar melhor, a fase da cópia já ficou para trás, a China está a frente dos EUA, em número de registro de patentes, só a Huawei tem mais patentes em 5G que somados Europa, Japão e Coreia do Sul. Em IA inteligência artificial, computação quantica, fissão nuclear, a China está a frente dos EUA. A China tem mais de 4.000 km de rede ferroviária de trem bala, os EUA tem zero. A China consumiu em 3 anos mais concreto que o EUA em um século, até o Bill Gates ficou chocado quando soube. Metade dos navios produzidos no mundo,… Read more »