Navios de transporte de carros em construção na China - Foto New York Times

Estaleiros ao longo do rio Yangtze estão construindo uma frota de navios para transporte de carros que funcionam como gigantescos estacionamentos flutuantes, capazes de transportar 5.000 ou mais carros por vez.

O estaleiro Jinling em Yizheng, uma cidade perto de Nanjing, “está ocupado 24 horas por dia, há turnos noturnos todos os dias”, disse Feng Wanyou, soldador naval, durante o intervalo para almoço.

Fabricantes de automóveis chineses como a BYD e a Chery, e as companhias marítimas europeias e singapurianas que transportam automóveis para elas, fizeram quase todas as encomendas atualmente pendentes em todo o mundo para 170 navios de transporte de automóveis.

Antes do boom das exportações de automóveis da China, apenas quatro eram encomendados por ano, disse Daniel Nash, chefe de transportadores de veículos da VesselsValue, uma empresa de dados de transporte marítimo de Londres.

Carros chineses na exposição I.A.A. Mobility em Munich. A China tornou-se líder mundial nas exportações de automóveis nos primeiros seis meses de 2023, ultrapassando o Japão pela primeira vez na marca do semestre, à medida que mais carros elétricos chineses são vendidos em todo o mundo
Embarque carros na China para exportação

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Ferreira Soares

Impressionante o avanço da indústria chinesa. Focaram os investimentos nos carros híbridos e elétricos (combustão tiveram dificuldades pra acompanhar o know how das ocidentais). Hoje nossos amigos orientais oferecem produtos de excelência com preços competitivos. Hoje a BYD disputa de igual pra igual com a Tesla. No Brasil a GWM chegou oferecendo o H6 (maior, mais luxuoso, mais potente) que é um grande sucesso no segmento.

Iwata

Comprei um SongPlus DMI e estou impressionado com o carro,não sei se a longo prazo ele vai apresentar a mesma qualidade na mecânica que o meu antigo Corola.

josebaldo

O inusitado de tudo é que no Brasil, ao mínimo trabalho fora das diretrizes o trabalho é “análogo a escravidão”. Já para os produtos chineses: aplausos.

Vinicius Ferreira Soares

O trabalhador industrial chines ganha muito mais que o brasileiro. Sabia que a China é o maior consumidor de produtos premium (principalmente carros)?

fewoz

Você ainda está nessa propaganda americana de que só há escravos trabalhando na China? Sério?

O Vinicius explicou bem abaixo um pouco sobre a situação chinesa. E também é necessário entender o contexto, cultura e mentalidade chinesas. É verdade que muitas fábricas têm turnos mais longos que 8 horas/dia, mas também é verdade que muitos trabalhadores fazem horas-extra porque simplesmente querem ganhar mais dinheiro. Até onde sei, é uma sociedade bastante materialista.

Ciclope

Aliás, propaganda feita, depois que os supostos escravos, não estavam mais trabalhando em benefício de empresas americanas nê!

Otto Lima

Sua mente travou na década de 1990, quando a China exportava bugigangas de R$ 1,99 pirateadas com uso de mão de obra escravizada. A China hoje é o país que mais forma doutores e o que mais deposita patentes no mundo. O salário médio de um trabalhador industrial chinês hoje é maior do que o de um brasileiro ou mexicano. A China deixou o Ocidente para trás na corrida da internet 5G e já está desenvolvendo a 6G. A China hoje envia pessoas, materiais e equipamentos ao espaço em naves projetadas e construídas localmente. Inclusive, a China está construindo a… Read more »

Alison

São escalas de serviços… não são as mesmas pessoas trabalhando três turnos por dia… acorda.

Esteves

Podem juntar essa matéria com a matéria sobre nossa chegada (Fragata Liberal) no Golfo da Guiné. Nigéria. Nigéria que foi 80% maior que hoje.

Comércio > negócios > navios para levar cargas > rotas > navios para proteger portos > estaleiros para fabricar navios > empregos > atividade econômica > grana > aprendizado.

Deem-me um navio que moverei o mundo,

Underground

Entender as grandes navegações é entender parte da história da humanidade. Foi pelo mar que o mundo cresceu.

Esteves

A China está fazendo o que outros deixaram de fazer.

Willber Rodrigues

Exato.
Como disse, EUA, Europa e o resto do mundo ( Brasil incluso ) sempre c….. e andaram pra África.
A China viu esse vácuo na região e aproveitou pra colocar os 2 pés e uma mão na região, em forma de investimentos, infra-estrutura e empréstimos.
Isso que é visão a longo prazo.

Alecs

Concordo parcialmente. ” EUA, Europa e o resto do mundo ( Brasil incluso ) sempre c….. e andaram pra África.” A China também. Os chineses têm interesses na África. Talvez façam algum investimento, mas a intenção sempre é lucrar de alguma maneira. Assim como os africanos devem ficar espertos com os EUA, Europa e o resto do mundo ( Brasil incluso ), podem ficar espertos com a China também.

fewoz

Eu acompanho bastante geopolítica africana e te garanto que não vejo nenhum africano com ódios dos chineses, pois eles levam infraestrutura crucial a estes países (aeroportos, ferrovias, estradas…), também empregando muitos africanos. Óbvio que sempre são interesses, mas é um pouco diferente do que o Ocidente sempre fez na África. Ou você acha que eles não leem os contratos que assinam? É um win-win situation.

Willber Rodrigues

É óbvio que os chineses querem lucro na África, isso é fato.
Mas esses investimentos chineses tambem vem na forma de estradas, infra-estrutura, metrôs, fábricas, etc.
A única coisa que os europeus fizeram na Africa foram buracos gigantescos pra minas e ferrovias pra levar isso pro porto mais próximo.

Ciclope

No caso do Brasil, uma visao na Africa só teria sentido se fosse como um mercado consumidor de produtos e serviços brasileiros, uma vez que matéria prima temos a nossa em abundância. Pelo lado Chinês, a África serve como mercado consumidor, fornecedor de Matéria-prima e ponto estratégico, tanto militar como comercial. Está literalmente no meio do mundo, baixo da Ásia e Europa e do lado do continente americano, está mais próximo da China que nós, que só temos liderança no fornecimento de Maria prima para a China, devido a nossa infraestrutura, ser melhor que a da África e olha que… Read more »

Mig Kirchner Portela

Sim, acelerando nossa própria hecatombe, é o fim parabéns, vamos se tornar o planeta lixo, em vez da água, parabéns, comprem, comprem, sejam felizes, etc

Mig Kirchner Portela

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Mig Kirchner Portela

EDITADO:
COMENTÁRIO REPETIDO.

Marcos

EDITADO
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

N ZAGO

O esforço chinês em todas as áreas de manufatura causa espanto; planejamento , organização e disciplina, tem sido sua marca e vão tomando espaços das potências centrais tradicionais. Isso se traduz em força econômica, soberania e respeito mundial. As nações neoliberais não têm conseguido acompanhar tamanha produção e mobilização. As leis de mercado ocidentais, visam lucro e retornos rápidos, abominam o trabalho e o esforço duro – a especulação financeira terceirizou à produção e o trabalho para a Ásia.

Gabriel BR

O Futuro do Brasileiro é ser empregado dos Chineses

Clayton Rogério Jaruszewski

É bom,porque assim o mercado interno brasileiro reavalie os preços. É injusto pagar mais por um produto brasileiro,meia boca,sendo que os importados, muito melhores e com avançada tecnologia, bem mais barato. Concordo com a livre concorrência. Que venham os importados!!!

Jagdverband#44

Podem ser bons, mas não troco meu Honda.

Santamariense

Os carros da CAOA Chery foram lançados há poucos anos, com todo um marketing e publicidade enormes, com slogans como “a melhor tecnologia do mundo”, que seus modelos eram os melhores em tudo, etc. Eu disse lá atrás que esperassem alguns anos para ver o que aconteceria. Hoje, os proprietários dos Tiggo xyz sei lá das quantas já enfrentam problemas com fornecimento de peças, tendo que aguardar meses para receberem o que precisam. Os carros são ruins? Não sei. Só sei que não existe milagre em matéria de tecnologia automotiva. As coisas não surgem de repente e com produtos “melhores… Read more »

Vinicius Ferreira Soares

Os proprietários n enfrentam problemas… E a chery tem tecnologia na média do segmento. Referencia hoje é a BYD (que disputa pau a pau com a Tesla e que fornece as baterias para a Toyota) e a GWM oferecendo muito mais por menos (linha H6). Ambas pretendem abrir fábricas no Brasil. As chinesas aproveitaram muito bem a transição energética e investiram na eletromobilidade por isso tem o know how. Hoje só a Tesla tem condições de competir com a Byd e demais marcas chinesas.

Santamariense

Como você diz que os proprietários não enfrentam problemas? A internet está cheia de exemplos, é só procurar. A tecnologia da chery está na média, sim. Portanto, não é nada, mas nada fora do normal. Mas, anunciam como sendo o produto mais top do universo. E o pós-venda é o principal em um produto como o automóvel. Já falando sobre carros elétricos, é algo que ainda precisa amadurecer e se tornar acessível à maioria dos consumidores, realidade ainda distante. O problema do custo das baterias, por exemplo, que representam uma grande parte do custo total do veículo e sua durabilidade… Read more »

Vinicius Ferreira Soares

E vc acha que n tem isso em outras marcas?? Eu trabalho na área… Os problemas da chery estão na média. Amigo, propaganda é assim mesmo. Lembra que a CAOA fazia o mesmo com a Hyunday? Eletrificação esta a passos largos nos EUA e europa e as novas baterias estão durando mais e sendo recicladas. Problema do preço dos carros no Brasil é o baixo poder de compra da população.

Santamariense

Acho que vc trabalha na Chery. Mas, tudo bem. Sua última frase mostra que você não está muito por dentro da realidade. O problema dos preços dos carros no Brasil é a carga tributária!!! Impostos escorchantes. Olha o preço dos carros nos EUA e aqui…é de chorar!! Quanto dura uma bateria hoje? E o que fazer com o carro quando chegar a hora de trocar a bateria? Mas, deixa quieto…deixa o tempo mostrar a realidade…

Vinicius Ferreira Soares

Impostos? As alíquotas são as mesmas de antes da pandemia e a maioria dos modelos dobraram de preço… Lá fora os aumentos foram bem menores. Aqui aproveitaram para aumentar a margem.

Juarez

Bom dia. Vou abrir divergências com as tuas afirmações. Os problemas de pós venda com as montadoras chinesas estão muito acima da média, vindo em seguida a Hyundai, que na verdade no Brasil é um braço da CAOA. Imagina você com um veículo que vai ficar 60 dias parado aguardando um sensor e tu precisando do veículo para trabalhar. Quanto a eletrificação estar a “passos largos”, não é bem assim pois já se deram conta dos custos absurdos com as baterias, o custo maior aínda em termos de produção destas que vai demandar a movimentação de milhões de toneladas de… Read more »

Vinicius Ferreira Soares

Sabia que a MG MOTORS que é líder na Inglaterra vende rebadges de modelos chineses?

Santamariense

Como eu disse, a propaganda é a alma do negócio.

Adauto

Discordo, os chineses estão levantando o sarrafo! Esse será o século chinês e se o Brasil for inteligente e humilde para aprender com eles poderá tbm surfar nessa onda.

Santamariense

Procurem se informar sobre a oferta de peças de reposição no mercado.

Fernando Vieira

A campanha da Chery no Brasil é da CAOA que só reciclou a da Hyundai quando a CAOA vendia a Hyundai. Vendia o Elantra como o “maior sedã (pausa dramática) do mundo” e nem vamos falar do Veloster.

Por isso eu ignoro totalmente a CAOA, eles exageram ao promover os produtos a ponto de tornar a publicidade deles ridícula.

Santamariense

Pois é … mas, funciona. Tem um monte de desavisados comprando essas “maravilhas”.

Fernando Vieira

No caso da Chery eu nem sei dizer a qualidade dos carros deles. Sei que eles tiveram uma primeira passagem desastrosa por aqui quando trouxeram o QQ e o Face. Agora eles só estão trazendo SUVs. Eu não gosto de SUVs e nem estou procurando um carro novo agora então nem tenho visto muita coisa sobre esses carros da Chery. Mas as propagandas são ridículas.

Santamariense

Os que me negativaram o fizeram porque acreditam que escrevi por preconceito com os chineses, mas estão errados. É só uma análise da realidade. E ninguém se torna referência em alguma coisa, no caso indústria automobilística, em 10, 20 ou 30 anos. Essa expertise se conquista na tentativa, com erros e acertos. Eles provavelmente se tornarão expoentes nessa área também, mas ainda não o são, quer vocês queiram ou não. Talvez daqui uns 15, 20 anos eu compre um carro chinês, dependendo do nível de amadurecimento de seus produtos. Até lá, boa sorte à quem comprar Chery e outros.

Geraldo

Guio regularmente um cherry tigo e posso afirmar,como automobilista experiente(+ou- 2 mi km rodados…) que NÃO são máquinas refinadas que mereçam consideração especial. Estão em nível tecnológico da década de 60,o acabamento é “só” razoável e nada impressionante. Apenas mais um carro “xines” com baixa tecnologia.

Vinicius Ferreira Soares

Baixa tecnologia?? Já viu a Byd e a GWM??

Vinicius Ferreira Soares

Híbridos com baixa tecnologia?? Hater é complicado…

Santamariense

Se discorda do que tu pensa é hater???

Alison

Não… mas se fala besteira contra fatos sim ué.

Vinicius Ferreira Soares

Mas os chineses já são referência nos carros elétricos. Inclusive a BYD e a CATL são os principais fornecedores das marcas ocidentais. Concordo qdo vc fala que eles n tem o know how nos veículos a combustão mas nos elétricos eles tem sim.

Santamariense

No dia em que os carros elétricos chegarem no nível de popularidade e acessibilidade dos veículos à combustão, conversamos.

Juarez

São referências pelo que mesmo????

Ahh pelos baixos custos oferecidos.
Via de regra, que opera e mantém e não quem vende ou as projeta sabe que custos baixos e qualidade costumam seguir por caminhos opostos e aí vem o tempo, senhor das verdades e escancara isto e co.o num.oasse de mágica os experts em tecnologias somem…..

Vinicius Ferreira Soares

Já viu a qualidade da BYD e GWM?? São referencias em seus segmentos.

Santamariense

Viu? Não falei? Huehuehuehue

Alison

Nem tenta cara… Todo mundo aqui já te conhece… guarda essa conversinha pra tua bolha…

Barbosa

Eu tenho um JAC JS4, e atualmente com 40 mil km, e nenhum problema! Carro Chinês bonito e com uma manutenção quase de graça! Carro a combustão nunca mais!

Juarez

Quando a bateria der stop, conversaremos novamente

Fernando Vieira

Esses navios de transporte de carros tem o problema de vez em quando virarem enormes fogueiras no mar ainda mais quando levam carros elétricos com baterias feitas com elementos auto oxidantes. Já até caiu avião por causa dessas baterias. Inclusive sobre carros elétricos: Estão sendo vendidos como a solução para o aquecimento global. Tudo bem, se a matriz do seu país não é baseada em carvão, um carro elétrico vai emitir bem menos carbono que um carro a petróleo. O que ninguém vem falando é o que vai ser feito com essas baterias quando elas chegarem ao fim da vida… Read more »