A fragata Liberal (F43) da Marinha do Brasil chegou a Lagos com mais de 200 oficiais e soldados.

A Liberal é uma fragata da classe “Niterói” da Marinha do Brasil. Foi o quarto navio de sua classe encomendado pela Marinha do Brasil, em 20 de setembro de 1970. O navio foi lançado em 7 de fevereiro de 1977 e comissionado em 18 de novembro de 1978.

A fragata deixou a Base Naval do Rio de Janeiro no dia 6 de agosto para participar da Operação Guinex III. Com previsão para ocorrer até o dia 14 de outubro, o exercício visa incrementar a participação da MB no Golfo da Guiné, na costa ocidental do continente africano, promovendo a interoperabilidade entre as forças navais e guardas costeiras da região, além de elevar o nível de adestramento dos meios envolvidos.

FONTE: sunnewsonline.com

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

“Incrementar a participação da MB no Golfo da Guiné.”

Sim. Recuperar o comércio e os negócios entre os dois países (Brasil e Nigéria) que foi superior a 10 bilhões de dólares. Hoje é 20% desse valor. Retomando e superando os patamares dos anos 2010 devemos construir a presença da MB porque obviamente mais negócios = mais pirataria e mais crimes.

Esse é o nosso interesse lá. Negócios.

Camargoer.

Olá Esteves… gosto muito dos bons economistas liberais brasileiros, da velha guarda, como Delfin, Simonsen e Roberto Campos. Os atuais fracos e essencialmente financistas. Nenhum deles gosta de graxa e parafuso. Lembro de uma lição do Delfin e do Bob Fields. “È melhor um comércio de 100 milhões com um superavit de 1 milhão que um comércio de 10 milhões com superávit de 2 milhões”

Esteves

Pois é. Vamos remar de novo para recuperar 80% do comércio e dos negócios perdidos na Nigéria.

Saímos de lá…quem entrou?

Esteves

“Com o apoio do governo dos EUA, a Tomato Jos arrecadou US$ 4,4 milhões em investimentos para apoiar uma nova instalação de processamento e equipamentos modernos a fim de atender ao mercado local. Mira, que é americana, espera aumentar a equipe de 50 para 70 funcionários e trabalhar com milhares de agricultores, angariando mais de US$ 1 milhão em aumento de receita para os produtores de tomate nigerianos a cada ano. Os agricultores que trabalham com a Tomato Jos ganham de cinco a seis vezes o que fariam sem a parceria, diz Mira.” “Uma tese de doutorado da Escola de Pós-Graduação… Read more »

Dalton

O USS Hershel Williams (ESB 4) está na região, então, talvez, se tenha um “PASSEX” ou “PHOTOEX”, não me canso de ver fotos desse impressionante e útil navio.

Esteves
Gabrieltito23

Não era essa que seria desativada esse ano?

Fernando "Nunão" De Martini

Não, era a Constituição.

A Liberal, assim como a União e Independência passaram por algumas atualizações para mais alguns anos de serviço. Além dessas 3, a Defensora saiu recentemente de um longo PMG e a princípio também deverá operar por mais uns bons anos.

Gabrieltito23

Ah show. Valeu a informação

Augusto José de Souza

A constituição também vai navegar bastante um tripulante me confirmou,ela abriu para visitação em Vitória e participou da parada naval do dia da marinha e na troca de bandeira das ilhas trindade e Martins Vaz,além de ter lançado a Mansup,provavelmente recebeu peças canibalizadas da pioneira Niterói e passou pela. modernização.

Ricardo Rademacker

A Constituição e que deverá ser descomissionada

Augusto José de Souza

Vai navegar bastante ainda,um membro da tripulação me confirmou que ela está em excelentes condições quando esteve em Vitória. A MB provavelmente vai segurar ao máximo todas as Niterói até as Tamandaré entrarem em serviço e ter quantidade o suficiente para substituir elas.

Dalton

Opiniões de tripulantes devem ser consideradas, ao menos, com os que tive oportunidade de conversar, acertaram perguntas que fiz, mas, minha dúvida é o que se considera “excelentes condições” . . A “Defensora” recentemente esteve no Pacífico, “Independência” e “União” desceram o Atlântico para treinamento com à marinha argentina e a “Liberal” atravessou o Atlântico. . Será que a “Constituição” pode ir tão longe ? Em janeiro passado o “PN” anunciou que a baixa dela seria postergada em 18 meses para que ela desse apoio aos testes dos novos submarinos ou mesmo outros tipos de testes o que é importante,… Read more »

Fernando Vieira

Aquela história de utilizar os Ticonderoga retirados de serviço como defesa contra mísseis norte coreanos e chineses no Pacífico não vingou não?

Os Ticonderoga podem não estar em tão boas condições para navegar mas seus mísseis e sensores ainda tem grande valia e é algo existente ou seja, seria rápido e barato para posicionar no local.

Dalton

Essa ideia tem alguns problemas como ainda se ter que manter o navio “ativo” com sistemas funcionando e também para o bem estar da tripulação remanescente e eventualmente o casco necessitaria de reparos até mesmo em um dique seco, não é tão barato. . O estoque de mísseis é limitado então forçosamente se tem que aposentar navios antigos para que haja mísseis suficientes para os mais novos e mísseis também necessitam de manutenção o que exige extras, então também não é barato. . Quanto a sensores, apenas 5 “Ticonderogas” foram capacitados com defesa de mísseis balísticos e nenhum deles com… Read more »

Augusto José de Souza

Se você ver a constituição ela está brilhando é bem conservada,tanto que abriu para visitação em Vitória e esteve nas ilhas Trindade e Martim Vaz e em Julho eu vi ela no Arsenal recebendo algum equipamento provavelmente Mansup para mais um teste.

Dalton

Acredito em você, Augusto, que “visualmente” ela esteja muito bem mas, não conhecemos os pormenores e a decisão da marinha de adiar sua baixa para apoiar testes de submarinos e outros aponta que das 5 unidades da classe é ela que está em piores condições quanto a propulsão e sistemas coisa que não é mostrada para nós visitantes. . Aparentemente pelas fotos o USS Lake Champlain (CG 57) estava “bem conservado” quando de sua baixa dias atrás, mas, além de missões de rotina e relativamente próximas da base ele nada fez de muito importante nesse último ano e meio. .… Read more »

Augusto José de Souza

Como está a situação da Nigéria atualmente em relação ao Boko Haran? Eles compraram vários equipamentos chineses para combater esse grupo.

Santamariense

A Liberal passou por outros portos antes de chegar na Nigéria? O navio saiu do Brasil há um mês e não demora tanto assim essa travessia.

Augusto José de Souza

Passou na Guiné e no Níger

Marcos

O Níger? Mas não possui litoral….

Esteves

Vai ver Mestre Carvalho fez adaptações tipo navio que voa.

Tuxedo

É, essa Fragata já passou do tempo de operação, pelo menos serve pra passeios… Que venham as 04 Fragatas Tamandaré!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Missão em outro continente não é passeio.
Mas concordo que está fazendo hora extra.

fewoz

Que bom ver o Brasil se aproximando novamente dos países africanos, especialmente da Nigéria, que é a maior economia do continente. Há muitas oportunidades para a indústria brasileira nestes países. Quanto antes o Brasil fincar suas “raízes” lá, melhor será, pois eles podem crescer muito a longo prazo. Sobre o país citado, é importante lembrar que a Air Peace opera aviões Embraer, incluindo 5 E195-E2. E que a Angola parece ter interesse no KC-390.