SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte lançou seu primeiro “submarino tático de ataque nuclear” operacional e o designou para a frota que patrulha as águas entre a península coreana e o Japão, informou a mídia estatal nesta sexta-feira.

O submarino nº 841 – batizado de Herói Kim Kun Ok em homenagem a uma figura histórica norte-coreana – será um dos principais “meios ofensivos subaquáticos da força naval” da Coreia do Norte, disse o líder Kim Jong Un na cerimônia de lançamento na quarta-feira.

Analistas disseram que o navio parece ser um submarino modificado da classe Romeo da era soviética, que a Coreia do Norte adquiriu da China na década de 1970 e começou a produzir internamente. Seu projeto, com 10 escotilhas de tubos de lançamento, mostrou que provavelmente estava armado com mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro, disseram analistas.

Mas essas armas não acrescentarão muito valor às forças nucleares terrestres mais robustas do Norte, porque os submarinos antigos usados como núcleo do novo design são relativamente barulhentos, lentos e têm alcance limitado, o que significa que podem não sobreviver durante tanto tempo em uma guerra, disse Vann Van Diepen, ex-especialista em armas do governo dos EUA que trabalha no projeto 38 Norte em Washington.

“Quando esta coisa for desdobrada em campo, ficará bastante vulnerável à guerra antissubmarino aliada”, disse ele. “Portanto, acho que, de um ponto de vista militar obstinado, isso não faz muito sentido.”

Os militares da Coreia do Sul disseram que o submarino não parecia pronto para operações normais e que havia sinais de que a Coreia do Norte estava tentando exagerar as suas capacidades.

Shin Seung-ki, pesquisador do Instituto Coreano de Análises de Defesa (KIDA), alertou que não é possível garantir que a Coreia do Sul e os Estados Unidos detectem e destruam submarinos submersos.

“É evidente que a Coreia do Norte expandiu e fortaleceu significativamente as capacidades operacionais das suas forças navais em comparação com antes”, disse ele.

Na cerimônia de lançamento, Kim disse que armar a Marinha com armas nucleares era uma tarefa urgente e prometeu mais embarcações subaquáticas e de superfície equipadas com armas nucleares táticas para as forças navais, informou a agência de notícias KCNA.

“A cerimônia de lançamento do submarino marcou o início de um novo capítulo para reforçar a força naval da RPDC”, disse a KCNA, usando as iniciais do nome oficial do Norte, República Popular Democrática da Coreia.

A Coreia do Norte planeja transformar outros submarinos existentes em embarcações com armas nucleares e acelerar o seu esforço para eventualmente construir submarinos com propulsão nuclear, disse Kim.

“Alcançar um rápido desenvolvimento de nossas forças navais… é uma prioridade que não pode ser adiada, dados… os recentes movimentos agressivos e atos militares dos inimigos”, disse o líder norte-coreano em um discurso, aparentemente referindo-se aos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Os programas de armas nucleares e mísseis balísticos da Coreia do Norte são proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e o lançamento do submarino atraiu a condenação da Coreia do Sul e do Japão.

“A atividade militar da Coreia do Norte representa uma ameaça mais grave e iminente à segurança do nosso país do que antes”, disse o secretário-chefe de gabinete japonês, Hirokazu Matsuno, em um briefing.

SUBMARINO DE ATAQUE NUCLEAR
A designação como submarino “tático” sugere que ele não carrega mísseis balísticos lançados por submarino (SLBM) que podem atingir o continente dos EUA, mas sim SLBMs menores de curto alcance ou mísseis de cruzeiro lançados por submarino (SLCM) capazes de atingir a Coreia do Sul. Japão, ou outros alvos regionais, disse Choi Il, capitão reformado de submarino sul-coreano.

A parte traseira da vela do submarino – a torre que se projeta no topo do casco – foi ampliada e 10 tubos de lançamento verticais, 4 grandes e 6 pequenos, foram instalados, provavelmente para SLBMs e SLCMs, disse ele.

A Coreia do Norte testou SLBMs e SLCMs.

Shin disse que pode levar um ano ou mais para avaliar um novo navio no mar, portanto o desdobramento imediato pode ser limitado.

Não está claro se a Coreia do Norte desenvolveu totalmente as ogivas nucleares miniaturizadas necessárias para tais mísseis. Analistas dizem que o aperfeiçoamento de ogivas menores seria provavelmente um objetivo fundamental se o Norte retomar os testes nucleares.

A Coreia do Norte tem cerca de 20 submarinos da classe Romeo, movidos por motores diesel-elétricos e obsoletos para os padrões modernos, sendo que a maioria dos outros países os opera apenas como navios de treinamento.

Os analistas detectaram pela primeira vez sinais de que pelo menos um novo submarino estava sendo construído em 2016 e, em 2019, a mídia estatal mostrou Kim inspecionando um submarino anteriormente não relatado, construído sob “sua atenção especial”, que operaria na costa leste.

A Coreia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas apenas o submarino experimental de mísseis balísticos 24.8 Yongung (Herói de 24 de Agosto) é conhecido por ter disparado um míssil.

A cerimônia de lançamento ocorre no momento em que a Coreia do Norte marca o 75º aniversário de sua fundação, no sábado, e segue relatos de que Kim planeja viajar à Rússia este mês para se encontrar com o presidente Vladimir Putin para discutir o fornecimento de armas a Moscou.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, reuniu-se na quinta-feira com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, em Jacarta, e pediu a Pequim que faça mais, como membro do Conselho de Segurança da ONU, para enfrentar a ameaça nuclear da Coreia do Norte.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

125 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago

Embora possa parecer inúteis, lembrem que em 2010, um submarino norte-coreano torpedeou a corveta sul-coreana. Então mesmo ruidosos, ainda causam algum estrago.

Maurício.

Concordo, achei esse “especialista” Vann Van Diepen meio prepotente. Um submarino nunca deve ser subestimado, por mais velho que seja.

“são relativamente barulhentos, lentos e têm alcance limitado, o que significa que podem não sobreviver durante tanto tempo em uma guerra.”

“Quando esta coisa for desdobrada em campo, ficará bastante vulnerável à guerra antissubmarino aliada”

Vai, vai ficar bastante vulnerável mesmo, confia!

carvalho2008

O especialista propositadamente esquece, que este submarino se mantido no limite litoraneo, alcança qualquer vizinho e tambem qualquer frota invasora da Asia….

porque esquecer de algo tão obvio….?

Como localizar e destruir um sub com misseis nucleares que esta escondido na faixa litoranea?

Maurício.

Carvalho, em se tratando de submarinos, eu não subestimo nem aqueles mini submarinos do Irã, o que dirá um que possa lançar SLBMs.

rui mendes

E como sai da doca para a sua faixa litoral, sem ligar os motores e como se mantém escondido, sem ser detectado, se não é AIP ou nuclear???
Especialistas Sul Coreanos e Norte-Americanos são citados, mas parece que quando alguns não gostam do que eles dizem, é porque estão a exagerar.
Não basta ser submarino, para ser perigoso.

carvalho2008

exemplifique como um vetor aereo ou submarino poderia localiza-lo dentro de sua faixa litoranea de 20 km? ou 10km ou 5km….o amigo percebe que esta faixa é dentro da Coreia do Norte?? Como um Heli ou avião ASUW conseguiria ficar horas dentro do territorio Norte coreano? Compreende que no dia que isto ocorresse é porque a invasão estaria em andamento? que combates já estariam acontecendo? e que acontecendo é justamente ai que o Submarino deles ja teria disparado suas armas nucleares? Não há comolocalizar ssks em zonas litoraneas proximo a costa, exceto tudo no ar ja estivesse destruido e a… Read more »

Bardini

ASWUUV…
.
É plenamente possível operar dentro daquelas águas. Não existem regras de engajamento claras e definidas, para veículos sem tripulação.

carvalho2008

Por isto, mesmo alocando um novo item nunca testado, é altamente improvavel….o sensor de um UUV dificilmente seja mais capaz que um Los Angeles, o unico ingrediente que o amigo tenta incluir, é um drone submarino capaz de caças, achar e destruir um ssk…falta-lhe autonomia e sensores….um drone submarino esta mais proximo a equipes SAS de sabotagem e submarinos anoes que possam se infiltrar em portos mais ai, é tanto se, quanto para qualquer um….e recai na categoria do improvavel…. Devemos entender o seguinte…..no dia que os lançadores movel terrestre, que as bases fixas de lançamentos terrestres de misseis, ou… Read more »

Bardini

“o unico ingrediente que o amigo tenta incluir” . Incluí o óbvio o caminho óbvio. . “o sensor de um UUV dificilmente seja mais capaz que um Los Angeles” . E precisa ser mais capaz? . “falta-lhe autonomia” . Tu argumenta que o submarino do gordinho vai ficar colado nas águas territoriais da Korea, logo, os deslocamentos são infímos. Sendo que um ASWUUV não tem tripulação para manter, em termos autonomia, projetos divulgados trazem números enormes e semelhantes aos de um SSK. Os própios sul Koreanos tem um projeto bem avançado que já foi testado, onde seu endurance divulgado é… Read more »

Carvalho2008

Nao disse impossivel…disse altamente improvavel….e altamento improvevel signifca baixissima taxa de sucesso… Nao torco nemum pouco a eles, sao uma ditadura das piores no globo….mas mnha afiramacao e eh coerente com a tese que desenvolvi a algum tempo, sobre outras aplicacoes a submarinos costeiros, mais especifcamente como plataforma de apiio de fogo sustentado ou MRLS, em face das miniaturizacoes e avancos de municoes nteligemtea de baixo custo. O modus operandi eh o mesmo que pregava, mas a diferenca eu que este Norte Coreano oeva misseis nucleares….ele eh entao classificado como arma de dissuasao, pois nao se destina a sair de… Read more »

Antonio Cançado

E também pode ser detectado, atacado e afundado por qualquer um mais moderno que ele, não se esqueça…

carvalho2008

Extremamente improvavel….vc acha que a US Navy colocaria um Los Angeles no raso e proximo das praias onde ficaria cego e surdo e sujeito a ser atacado? Esta zona citada, é territorio Norte Coreano, onde seus helis e aviões e patrulhas ASUW tem a total liberdade de atuação….está entendendo que esta zona é dentro da Coreia do Norte?? Como vc evita qe os Helis e meios Antisubmarinos deles não atuem em seu territorio proprio e localize o classe Los Angeles ali sozinho tentando achar este submarino? vc acha que um Avião americano ASUW iria invadir o territorio para lançar sonoboias?… Read more »

cerberosph

E se ele ja estiver posicionado e disparar justamente dando o início da guerra??????? Vai ser afundado mas aí já é tarde.

carvalho2008

Nem precisa se posicionar ou aproximar de nada…dentro da zona litoranea e praiana dos Norte Coreanos, seus misseis alcançam os paises vizinhos ou frotas invasoras…

Rafa

Rs, em caso de guerra, ele já vai estar longe das docas, amigo.

carvalho2008

Mestre Sblogniev….entenda….não há como localizar e destruir este sub por mais barulhento que seja se estiver a 20 km de sua propria costa….um avião anti submarino não conseguiria voar lá, pois estaria ao alcance das defesa anti aereas mais elementares….um subnuke americano idem….pois a região litoranea é rasa e de altissima periculosidade para um meio tão caro….encarem este submarino norte coreano como uma base de misseis ICBM submersivel dentro do proprio territorio norte coreano quase impossivel de ser detectado. A zona praiana do litoral é suja, absurdamente suja de sinais e infestada de contatos dos mais diversos tipos e ruidos….raza….é… Read more »

Ciclope

Numa guerra, não viverá muito!
Mas e se viver muito não for o objetivo? Afinal e um submarino lançador de mísseis nucleares, se ele for usado, ele não terá para onde ir, mesmo de continuar operando por muito tempo

carvalho2008

Mestre ciclope…entendam que ele não precisa ir a lugar algum….de dentro da Coreia seus misseis alcançam todos os objetivos dentro da Asia….este é o problema….não tem como vc entrar lá dentro e ficar procurando ele….

Rafael Pinheiro Machado

Se ele vai ficar colado na costa, qual a sua utilidade. Poderia ser substituído por veículos terrestres muito mais baratos e fáceis de esconder. Detectar submarinos, mesmo imersos, por satélites, já se fazia na guerra das Malvinas..

Leandro Costa

É, mas a fragata sul coreana estava procurando por submarinos? Eu realmente não lembro dos pormenores, mas lembro que inicialmente nem sabiam o que havia acontecido quando finalmente perceberam que foi um torpedo. Isso me leva à crer que foi um ataque sorrateiro em que a Fragata nem ao menos deveria estar monitorando os sistemas de detecção.

André Macedo

Estava numa zona quente bem conhecida, depois de um confronto semelhante no ano anterior, se não estavam atentos foi vacilo deles.

Leandro Costa

Eu concordo. Se não estavam à postos foi um vacilo enorme.

Ciclope

No texto ele meio que se contradiz, diz que o submarino parece um classe romeu da eta soviética comprado nos anos 70 da China, dando a entender que é um submarino velho, mas logo em seguida, diz que a Coreia do Norte passou a fabricar os submarinos.
Ou seja O projeto do casto e antigo mas vai saber como é o recheio. Se eu só usar o casco, e colocar sensores e motores novos, e outro submarino.
O mesmo se faz por aí, com caças, e tanques. Lembrei dos F-16, F-15, SU-27, Mig-29 E o mirage 2000.

Gerson Carvalho

barulhentos, lentos e têm alcance limitado, o que significa que podem não sobreviver durante tanto tempo em uma guerra, disse Vann Van Diepen, ex-especialista em armas do governo dos EUA que trabalha no projeto 38 Norte em Washington.”

Depois de disparar seus misseis nucleares pouco importa se vão localiza-lo.

carvalho2008

Exato, o pessoal não entende que ele so precisa sobreviver 20 minutos do inicio de uma guerra ou invasão….ele sequer precisa ir a lugar algum…..basta ficar nas margem litoraneas…não há como identifica-lo antes de um ataque preventivo….

JPonte

Olha só , nem sei por onde começar mas vamos lá …. Parabéns a Coreia do Norte pelo sucesso industrial em termos de ser capaz de construir em território próprio este sofisticado artefato de guerra … requer uma inteligência nacional e uma vontade política …. Eu acho incrível o que um país pobre como este ser capaz de construir algo assim . Desejo do Brasil , no mínimo , a mesma determinação e capacidade de realização de um objetivo industrial militar para segurança nacional . Aqui não há consideração sobre o regime político coreano , nenhuma simpatia mesmo , apenas… Read more »

Rodrigo

Enquanto faz isso milhões de civis norte coreanos, morrem de fome, não acesso a necessidades básicas de sobrevivência. Parabenizar país que massacra sua população, que é uma ditadura, que Isa tudo que tem é não tem em algo militar apenas para alongar os período de ditadura é complicado.

leonidas

Velho, o mundo adulto não comporta essa tipo de analise.
O colega deixou claro que o texto se refere ao excepcional esforço norte correano de ter algo assim debaixo de todo tipo de sanção que se possa imaginar.
Peloamordedeus, parece que isso aqui virou cha de fim de tarde com senhoras.
Tudo adulto, homens que gostam de assuntos militares e não conseguem fazer separação de algo tão básico?
afff…

rui mendes

Faz essa separação quem quer, se não te faz importância, siga é sempre em frente, nem ligues a comentários de quem lhe faz, agora nunca vou admirar uma liderança, que para desenvolver armas com grande poder de destruíção, mesmo que grande parte dessas armas, comparando com as melhores da classe, sejam rústicas, estejam dispostos a fazer a quase totalidade da população, viver quase na miséria, a ter um país atrasadíssimo, sem infraestruturas, com altos indíces de mortalidade infantil, um país cinzentão, só em nome de manter uma familia no poder ad eternum. Já um país moderno, rico, infra-estruturado, com uma… Read more »

leonidas

Mas quem esta falando em admirar liderança dessa pseudo monarquia comunista…

Ildo

Pois então…

Só repetem o que veem na mídia mainstream ocidental sobre a Coreia Popular…

Underground

É um submarino usado e que foi reformado. Não é novo.
É como os “novos” F-5 iranianos, “construídos” no Irã.

Bruno Vinícius

A escolha entre pujança econômica e fazer o que faz a Coreia do Norte está disponível para praticamente qualquer país. O Brasil escolheu o primeiro; a CN, o segundo.

Em minha opinião, fizemos a escolha certa (e palavras não são capazes de expressar minha felicidade em viver aqui ao invés de lá). Porém, claro, há quem discorde e preferiria que tivéssemos optado pela segunda.

Esteves

Sinceramente?

Ta tão amassado e tão pregado que parece feito na marreta.

Alex Barreto Cypriano

Eles não conhecem o martelinho de ouro…

leonidas

Eles fazem, a gente fala…

Underground

Eles não fizeram nada.

Jadson S. Cabral

Então devem ter sido os Aliens. Independente disso, ales têm, a gente não. A menos que você diga que eles não têm, que aquilo é photoshop

Rafa

Assim como o Irã não fez os drones. A Coréia tb não fez suas ogivas. São países que não possuem (ou melhor – possuem) uma capacidade industrial melhor do que o Brasil. Coréia do Norte é menor que o Ceará, tem uma população equivalente ao estado de Minas Gerais e construíram ogivas nucleares, ICBM, submarinos nucleares, mísseis, etc.. Tudo isso sob um pesado esquema de sanções.
Deveríamos ser 20x mais potente que eles. Se eu falar da Coréia do Sul então, aí que vamos perder pesado mesmo.

Santamariense

Submarinos nucleares, não. Esse submarino da matéria é uma geringonça da década de 50, diesel-elétrico, que recebeu uma “recauchutagem” e lança, segundo o Nhônho, mísseis nucleares. Submarino nuclear é aquele movido por energia nuclear.

Rafa

Verdade amigo. Erro meu.

Bruno Vinícius

Entre aquilo ali e nossos Scorpènes, prefiro os nossos

Rafa

É igual ter uma TR4 4×4 velha ou ter um HB20 zero km.
Vc está preferindo o HB20, mas no fundo a gente fica com aquela inveja de poder pegar uma trilha, subir uma montanha, atravessar um rio. Kkk

Santamariense

Comparando apenas o veículo (submarino x submarino), o Scorpene está anos-luz à frente desse sub norte-coreano.

carvalho2008

Correto….os Classe Riachuelo estão a anos luz, o problema é o tipo de emprego de cada….o Riachuelo tem de ser um caçador Oceanico….e o Norte Coreano não…..basta ficar mergulhado dentro da zona de cobertura e aguas Norte coreanas….é isto que o pessoal não entende….ele absolutamente não precisa nem pretende sair para o Oceano aberto….não é esta a função dele….

carvalho2008

não há termo de comparação tão dispares são as funções de cada modelo….Os Riachelos são moderno submarinos de ataque que para tal, contam com armas e sistemas de combate anti submarino e anti superficie, é um caçador. Já o Norte Coreano para todos entenderem, poderia ate ser uma balsa submersivel de baixissima tecnologia de sistemas embarcados, pois sua missão não é caçar ninguem, bem ter alcance, manobrabilidade, etc, sua função é ficar escondido na agua para exclusivamente lançar misseis nucleares contra uma frota ou paises vizinhos adversários se o conflito estourar….ele sequer precisa sair de suas aguas territorias para isto,… Read more »

francisco

Tudo baixinho e barrigudinho, sinais da subnutrição.

Bosco

Mas todos alegres batendo palminhas para o líder iluminado com poder absoluto colocado na direção do país pelo Cosmos. Que lindio!!!

Nativo

Pois é! Em banarnia apareceu um ser assim no último governo kkkkkkkk

Santamariense

Sem entrar no mérito de se é bom ou não, o ex-presidente foi eleito em 2018 e não o foi em 2022, tendo por isso, deixado o poder. O Nhônho chegou lá como? E quando termina o mandato dele? Ora, que comparação esdrúxula…

Nativo

Esdrúxula nada que vocês o adoram quase no mesmo nível dos norte coreanos .

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Calma…inspira…respira…não pira…..huehuehuehue

Ficou put*, me xingou e não respondeu minha pergunta….hahahahaha

Ah, ia me esquecendo: não tenho bandido nem político de estimação.

Tutor

O Kim deveria prender o Estilista/Alfaiate responsável pelos uniformes da Forças Armadas Norte-Coreana. Parecem umas fantasias das pernas largas.

Afonso Bebiano

Eu já deveria ter me acostumado, mas ainda sinto vergonha desses militares norte-coreanos, vendo seus quepes tentando lhes dar uma altura fictícia, e essas medalhas cobrindo todo o uniforme.

leonidas

Quando vejo esse branco cheio de tazzo (quer dizer medalhas) lembro da geladeira aqui de casa cheia de imãs…

Marcos

Realmente são uns gostos muito duvidosos…

Santamariense

Mas, são fantasias!! Olha a maneira patética como eles ostentam as medalhas, espalhadas pelo peito e abdômen … os aplausos efusivos, ensaiados e automatizados … pobres palhaços em suas fantasias.

Tutor

Verdade, Santamariense.

Gabriel

E o Brasil aposentando submarinos da década de 90…surreal.

Jadson S. Cabral

Porque agora teremos uma incrível frota de 4 submarinos modernos, não tá vendo? Pra que mais que isso?

Nemo

O Brasil necessitaria de 15 convencionais e 6 nucleares (PAEMB)

Jadson S. Cabral

Tem que lembrar isso à MB e convencer os políticos dessa necessidade

Allan Lemos

E ainda discordaram de mim quando falei no Forte que a Coreia do Norte era militarmente, mais avançada do que o Brasil, olha o que os caras têm, SLBM, fazem ideia de a quantos anos-luz o Brasil está de chegar perto de ter uma tecnologia dessas?

“Ah mas o Brasil faz IFF e Super Tucano”

Tenha a santa paciência, os caras conseguiriam riscar várias capitais do país do mapa só com esse brinquedinho ai.

Jadson S. Cabral

Eu discordo. Eles não estão tecnologicamente mais avançados que a gente. Quer dizer, em um coisa ou outra, como mísseis e armas nucleares, dada a experiência, até que sim, bastante, eu diria. Mas no geral não. Sabe por que eles consegue fazer tudo isso? Porque é do interesse deles. Já nós não fazemos porque não é do nosso, não porque não temos capacidade. Esse país tem capacidade de fazer tudo, temos mais gente capacitada, temos mais industrias e mais recursos, mas sempre esbarramos no mesmo problema, o maior deles. Falta de verbas por falta de interesse.

EduardoSP

Na terminologia brasuca, Submarino Convencionalmente Propulsado com Armamento Nuclear.

sub urbano

Esse é uma modificação do Romeo chinês (o Type 33). Esse é o segundo, o primeiro foi usado para testar os mesmos SLBM para o classe Sinpo/Gorae (de desenho novo, baseado de projetos adquiridos da Yuguslavia). Os Sinpo são diferentes, novos, tem 3 sendo fabricados e 1 foi lançado. Não duvido q os norte coreanos cruzariam o pacifico com um Romeo e tentariam lançar um SLBM no territorio americano se tivesse guerra. As taticas deles sao muito pouco convencionais. Por exemplo, nos anos 90s e 2000s a doutrina deles previa usar minusubmarinos para cruzar o mar do japão, desembarcar frogmens… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Kim Jong Un se guia pela máxima dO Coiso em Rainha lira de Schwarz: “tenho por regra pular a regra e ir direto à rapadura”. Nós, entretanto, aqui, tropeçamos e patinamos na regra incremental (primeiro, submarino nuclear de ataque) há décadas. Pensando bem, nós somos os mocinhos, temos que fazer a coisa certa – certo?

Dr. Mundico

Regra número 1: ao aproximar-se do Supremo e Eterno Líder, sorria, aplauda e anote tudo que ele disser…só por via das dúvidas…..

Kornet

E nunca durma num discurso do pequeno e “grande lider”,pode ser fatal.

ChinEs

Acho que o especialista tem razão, isso é Frankestain da Coreia do Norte, é um submarino ruidoso e facilmente será abatido pelos aviões P-8A Poseidon da US Navy bem como facilmente será torpediado por um torpedo MK54 dos navios SSGN Virginia, mas com essa relação estreita com a Rússia , rápidamente iremos ver a Coreia do Norte com Submarinos Nucleares com SLBM , ainda estão usando SSK adaptados a função, mas não tarda teremos SSBN Norte Coreanos no Mar Amarelo.

leonidas

Imagine o interesse de Teerã neste projeto!!! É simplesmente inacreditável o grau de inconsequência dos gestores do Depto de Estado Norte Americano. Conseguiram garantir a China no mínimo a neutralidade russa para assuntos de interesse Chinês que poderiam unir Moscou ao Ocidente pelo simples fato que há infinitamente mais coisas em comum entre Russos e o Ocidente do que Pequim. Com essa lambança na Ucrânia deram passe livre a Pequim no oriente médio (via submissão de Moscou) Agora terão que lidar com um Irã com armas nucleares (pois todo mundo sabe que esse é o objeto iraniano) e com o… Read more »

André Macedo

O que o Departamento de Estado dos EUA deveria ter feito? Talvez se não tivessem desestabilizado a democracia no Irã, não teriam os atuais extremistas no poder… O problema é o que o Departamento FAZ, não o que deixa de fazer kkkkkkkkkk

leonidas

Exato, faz errado… rs

adriano Madureira

Deram um golpe em Mohammed Mossadegh, eleito primeiro-ministro do país em 1951mas em Em 15 de agosto de 1953, instigado pela CIA, o xá demitiu Mossadegh, o que provocou tumultos populares a favor do primeiro-ministro. O xá foi obrigado a abandonar o Irã, refugiando-se em Roma. Mossadegh permaneceu no seu cargo até 19 de Agosto, quando um golpe de estado instalou o general Fazlollah Zahedi como novo primeiro-ministro. Os EUA destruíram o Irã em nome do imperialismo britânico.A Grã-Bretanha persuadiu os Estados Unidos a apoiar um golpe, argumentando que era necessário não apenas para preservar o monopólio britânico do petróleo, mas também para evitar… Read more »

rui mendes

O departamento de estado Norte-Americano, faz o que se espera de um departamento de uma super-potência, que é uma democracia estável e confiável, ajuda quen foi agredido e exige a total retirada do invasor, nada mais a dizer.

leonidas

Como fizeram no Iraque, na Libia e na Servia… kkkkkkk

André Macedo

Assinado: Funcionário do Departamento de Estado dos EUA. Ainda bem que não tem nada mais a dizer kkkkkkkk

carvalho2008

Esta sim é a questão que vale um milhão……o Irá tem grandes intercambios com eles…os gahdir vieram de lá….e mergulhar cisas do genero no golfo Persico inviabiliza ataques preventivos….isto é complicado e arriscado….

carvalho2008

Mestre, direto ao ponto….. Não importa se é projeto velho e ruidoso, nem desdenhar sem correlacionar corretamente os objetivos…. Sim, os missies ainda não enormes e dificeis de acondicionar no submarino, por isto sua estrutura ainda da decada de 70. Pode ser ruidoso, e na realidade verdadeira, pouco importa diante do risco que apresenta. Risco de se aproximar da costa americana e disparar? Sim, pequeno pelo alcance quer seja do sub ou do missil…. Risco de disparar e alcançar qualquer força de invasão na Asia e paises proximos??? Sim, totalmente…risco muito grande e de altissimo impacto. Poder disparar este missil… Read more »

Romão

Na terminologia brasuca, Submarino Convencionalmente Propulsado com Armamento Nuclear.”
.
Negativo!
Em terminologia da MB ele seria chamado de projeto SCMD (Submarino Convencional Multipropósito e Dissuasório). kkkkk

Romão

SEPPNR: Submarino Especial para Projeção de Poder Regional.comment image

Leandro Costa

Hahahaha uma biboca baseada num Romeo, da década de 1950! Isso é um Golf moderno metido à besta!

Jadson S. Cabral

Pra quem ainda anda de Chevette ou nem veículo tem, um Golf moderno tá muito bom. Eu queria um

Leandro Costa

Um amigo teve um golf. Era um tanque. Tinha alguns probleminhas crônicos, principalmente de elétrica, mas o carro não parava por absolutamente nada. Foi até roubado e encontrado dois dias depois. E não tinha seguro. Pegou estrada, lamaçal, estrada de terra, era relativamente mal cuidado e continuava dando partida e rodava tranquilo. Mas falo da classe de submarinos soviética cuja desginação da OTAN é Golf. Projeto antigo de lançador de mísseis cuja tecnologia remonta ao Tipo XXI alemão. Acho que a única forma de isso ser remotamente eficaz é quase que exatamente como o Carvalho descreveu. Ele sai do porto,… Read more »

Santamariense

O carro VW Golf é excelente!!

Elintoor-_

Então o do gordinho é um Chevetão nuclear, rs

Maurício.

Leandro, esses tempos eu disse que os mísseis Hawk doados para a Ucrânia eram umas velharias, pois eram projetos lá da década de 50 também, eu sugeri mísseis Stinger, teve um pessoal que não gostou muito…rsrsrs. Mas na minha opinião, não dá para comparar o Hawk com esse submarino, por mais velho que seja o seu projeto. Já pensou alguns submarinos desses com os ucrânianos? Lançando SLCMs e torpedeando os navios russos? Se com drones navais suicidas a Ucrânia já toca o terror, imagina com submarinos.

Leandro Costa

Uma coisa é você colocar uma bateria de Hawk e jogar munição para cima. Afinal de contas, tá aí, tá pronto, tem para pronta entrega. Se acertar alguma coisa, show de bola, se errar, bem, já era meio esperado. Pelo menos dão ao outro lado algo com que se preocupar. Hawks e Stingers são categorias de mísseis diferentes e não podem ser comparados. Stinger é MANPAD curto alcance, e Hawk é algo bem maior com alcance maior. O que importa é que o lado negativo de se utilizar Hawks é basicamente nulo. Não existe problema. O que vier de bom… Read more »

carvalho2008

Mestre Leandro…o problema é que o SSK Norte coreano não precisa se aproximar de nada…..aqueles misseis alcançam os paises vizinhos ou qualquer frota agressora….ele so precisa se movimentar dentro de casa para ficar escondido…..e satelite para pega-lo….olha….é muito complicado isto ai….muita sorte mesmo dentro das areas restritas norte coreanas….

teno

parabêns…, ao pequeno homem foguete coragem e determinação.
enquanto isso os covardes desfilam para os psicopatas

Oseias

Agora a chapa começa a esquentar para o EUA, os caras podem levar armas nucleares bem perto de seu litoral.

Macgaren

Gordinho pelo menos tem carisma ao contrário do Putin.

Reforço russo, esse submarino vai salvar a guerra kkk

Adriano

Se não me engano um diesel elétrico brasileiro, em exercícios de guerra com a frota da OTAM conseguiu afundar um porta aviões americano. Então arrogância e prepotência não cabem na análise norte americana.

Dalton

Não se trata disso e sim disso:
.
” Mas essas armas não acrescentarão muito valor às forças nucleares terrestres mais robustas do Norte, porque os submarinos antigos usados como núcleo do novo design são relativamente barulhentos, lentos e têm alcance limitado…”
.

carvalho2008

Mestre dalton, o amigo conseguiria exemplificar como seria factivel identificar este submarino dentro das aguas Norte coreanas? Se ele sequer precisa sair delas para seus misseis alcançarem os paises vizinhos, ou frotas de ataque que se aproximem para invadir? é um sub antigo, em que sua unica função é manter os misseis mergulhados e escondidos…ele não é caçador e nem precisa ser….

Dalton

O que coloquei entre aspas Carvalho e o que entendi é que este submarino não
acrescenta muita coisa ao que a Coreia do Norte já tem em matéria de armas
atômicas, justamente por não precisar e/ou não poder ir muito distante.
.
A comparação que o Adriano fez, na minha concepção, foi equivocada, pois não se trata de um submarino “caçador” e sim um submarino que deverá permanecer em águas monitoradas pela própria Coreia do Norte como mais um meio de dissuasão, talvez redundante, mas também com alto valor propagandisstico.
.
abraços

bitten

Acho simples entender essas tretas: Kim Jong Un é um patife, mas é o patife deles. Assim, nem o país é 10º nível do inferno q dizem (conheço 3 pessoas q estiveram lá, com as bençãos do gov brasileiro), nem é a potência demoníaca pintada em certos blogues. Interessa à China e à Rússia – e diria q interessa até à Coréia do Sul ter uma treta geopolítica dessas na região. Assim, não é tão estranho q tenham forças armadas imensas fazendo o papel de “unha encravada: dói pra caramba, pq mais ainda mas não mata. A C do S… Read more »

Sblogniev

Esses Norte coreanos não cansam de construir alvos. Eles acham que vão encontrar moleza contra USA, Inglaterra, Austrália, Japão, Coreia do Sul e Índia juntas??? Nem a toda poderosa China sai de suas águas territoriais contra essa parede aliada.

Marcos

Considerando a situação de pária internacional, os bloqueios econômicos e de acesso a tecnologias, é admirável o que esse pequeno país consegue fazer e como atemoriza os campeões do mundo livre…
Conseguem isso a um custo social altíssimo e dentro de um dos regimes mais rígidos do planeta, mas conseguem…

carvalho2008

A difusao da tecnologia de uma arma nuclear já não é um desafio tecnologio a muitas decadas….o desafio é quase exclusivamente politico…e somente isto….

De resto, basta esforçar-se no desenvolvimento de plataformas inerciais pois com elas, consegue-se guiar misseis intercontinentais,,,,ou de longo alcance….

O VLS Brasileiro era muito mal visto internacionalmente, pois ele era potencialmente o exato missil intercontinental…só que apenas estavamos apontando ele para cima…..mas se apontasse para os lados…iria…. ele era de combustivel solido, tais como os misseis, enquanto que lançadores de satelites civis são de combustivel liquido….

Joaquim Neemias Epalanga

Ok

Antonio Cançado

Gostaria de saber com que dinheiro o gordinho psicopata tá bancando essa farra…

adriano Madureira

Kim Kun Ok “…

Esse nome é bom para tirar onda, ao menos aqui no Brasil !

comment image

mas deixando as gracinhas, os norte coreanos não estão brincando, parabéns a eles que mesmo com as dezenas e dezenas de sanções, não deixam de investir em suas armas nucleares, que agora está ganhando um carrier submarino…

não duvidaria se daqui a alguns anos a frente, eles pusessem uma plataforma no espaço.

Nemo

A principal forma de dissuasão da Coreia do Norte são os milhares de obuses e mísseis convencionais apontados para Seul. A precisão no caso pouco importa. A Região Metropolitana de Seul é o centro econômico da Coreia do Sul onde vivem 25 milhões dos 50 milhões de coreanos. Eu não entendo porque a Coreia do Sul abandonou a política de distensão com a Coreia do Norte.

paulo lahr

A corveta Cheonan descurtiu esta materia.

paulo lahr

Parabéns a Coreia do Norte

Fabio

Oxe, e tão morrendo de medo porquê? Os americanos falaram que não influencia em nada esse submarino, então pra quê esse alvoroço? Os ocidentais não podem ouvir uma bombinha de são João estalar que já pensam que é os inimigos atacando, aff povo frouxo.

Nacionalista brasileiro

Chama a atenção o corte improvisado para que o periscópio pudesse passar rs Nada comparado ao galpões sob medida padrão das demais marinhas, sobretudo ocidentais, russa e chinesa, como por exemplo, no caso da brasileira, seja para os IKL no Arsenal de Marinha, seja nos novos galpões para os scorpene na Base de Itaguaí.

Alex Barreto Cypriano

Só tiraram material de vedação da empena. As portas corrediças não sentiram falta do trecho aberto em improviso. A estrutura da cobertura, ao que parece, está está intocada. Nada de muito problemático ali.

Ricardo Teixeira da Cruz Rios

Equipamento militar Norte coreano parece piada. O resto, todos os dias, para os Estados Unidos esmagaram essa Coréia do Norte e seu ditador.

Ricardo Teixeira da Cruz Rios

Perdão. Eu rezo.

JPonte

Volto aqui , moto no site a existência de pessoas muito experientes e bem informada no tema marinha e suas tecnologias , não é o meu caso , sou só um leitor e entusiasta Ms de fato me falta conhecimento e experiência . Então a Coreia do Norte , Irã , Rússia , China ( antes de Deng Xiaoping ….. devem servir aos nossos militares de fonte de aprendizagem . Aos olhos de americanos e europeus não somos brancos , não somos da turma e seremos sempre olhados com desconfiança e como país de segunda classe e pouco confiável ….… Read more »

Marcelo CE.

O Brasil pouco se importa com sua proteção, em sua maioria a população é muita leiga pra entender os riscos que corremos, e os políticos muito menos, o que deveria ser o papel das forças armadas pressionarem o congresso, mas não o fazem, enfim Brasil ficando pra trás a cada ano que passa.

Bruno Vinícius

A discussão acima está focada em se os EUA e a Coreia do Sul são capazes de destruir o submarino antes dele lançar seus mísseis, porém, vale lembrar que, uma vez lançados, os próprios mísseis podem ser interceptados. Até porque estes SLBMs não estão nem próximos das capacidades de um Trident II ou Bulava (ou sequer de um Polaris) e o que não falta por lá é defesa contra mísseis balísticos, SM-3, SM-6, THAAD, Patriot PAC-3…

carvalho2008

Ai sim a discussão de valor . Ou seja, a capacidade anti-missil balisticos que Coreia do Sul, Japão ou a frota americana podem ter….

Dalton

Fiquei curioso sobre esse “herói” norte coreano que deu nome ao submarino e descobri que ele, líder naval, teria anunciado o afundamento do cruzador Baltimore em 1950, início da guerra da Coreia, vítima de embarcações lança torpedos.
.
Ocorre que o “Baltimore” passou o período da guerra como unidade da Frota do Atlântico
e enquanto uma ação naval de fato ocorreu em 1950 o protagonista foi outro cruzador o “Juneau” que destruiu algumas embarcações lança torpedos.
.
O “Baltimore” permanece em uma gaveta em minha casa.

Alex Barreto Cypriano

Hehehe.

Jagder#44

Será que a soldagem desse casco está de acordo com os padrões exigidos, de acordo com as curvas de fadiga deste tipo de aço?

rommelqe

De um ponto de vista de engenharia do casco, pelo menos dois fatos me parecem notaveis. As perfuraçoes do casco original, tal que seja possivel a instalaçao dos tubos de proteçao da porçao superior dos misseis, requer com que sejam previstos reforços adicionais. Em outras palavras, na melhor das hipoteses esse submersivel nao pode operar em profundidades sequer equivalentes a original. Certamente, portanto, seguindo toda a argumentaçao do meu amigo CARVALHO2008, ele esta limitado a operar na costa, sob pequena profundidade. Ja a carenagem adicionada para prover um minimo de desempenho hidrodinamico para translado prejudica, certamente, manobras em curvas (mesmo… Read more »

rommelqe

Mais um, dentre inumeros outros aspectos. A total reformulaçao do lay out certamente comprometeu varias funçoes originais, tais como alojamento da tripulaçao, geradores de enegia eletrica, area de baterias etc etc Nem ha como saber quanto o dowsising do desempenho operacional isso representa. E realmente uma estaçao de misseis costeira, mais camuflavel do que baterias de missies sobre caminhoes pesados.

Carvalho2008

Boa analise….eh por ai….

Alex Barreto Cypriano

Mestre Rommelque, ao que parece a proa foi encurtada/remodelada e recebeu uma ponta em domo sem abertura de torpedos. Talvez se tenham excluído justamente os tubos de vante pra acomodar melhor ambientes de comando e de tripulação nessa seção. À ré da vela, com poucas modificações, ficariam ambientes de motores e talvez os torpedos defensivos. Dessa maneira, os pesos se equilibrariam. Não se deve confundir esse novo com o Sinpo-C anterior. Aqui uma boa análise, ainda que meramente inicial:
https://www.navalnews.com/naval-news/2023/09/north-koreas-new-submarine-carries-10-nuclear-missiles/

Carvalho2008

Pois eh…e coerente com a analise dos mestre Rommelqe e Cypriano…blz pessoal…ninguem vai duvidar do Meatre HSutton certo???? ele eh uma das maiores referencias mundiais de analista das armas submarinas….

Miguel Carvalho

Não era corveta. Era um simples navio patrulha sem capacidades de luta anti submarino.

Gilson Elano

Tá passando da hora da CS e Japão se armarem com armamento nuclear tatico e estratégico.