Avião sem piloto pousou e decolou de um porta-aviões da Marinha Real pela primeira vez

O drone WAS (W Autonomous Systems) voou da Península Lizard para o convés do HMS Prince of Wales, na costa da Cornualha, entregou suprimentos e depois voou de volta em uma missão marcante que aponta o caminho para o futuro da aviação naval.

É um passo vital no caminho para operar aeronaves sem tripulação com segurança ao lado dos jatos F-35 Lightning e dos helicópteros navais Merlin e Wildcat, que atualmente são a espinha dorsal do Fleet Air Arm.

O objetivo é implantar drones com um Carrier Strike Group do Reino Unido no futuro, utilizando-os para transferir provisões e suprimentos – como correio ou peças sobressalentes – entre navios, sem a necessidade de lançar helicópteros.

Os drones são mais baratos de operar, eliminam qualquer risco potencial para a tripulação – como em caso de mau tempo – e mantêm os Merlins e Wildcats de alta tecnologia livres para missões operacionais, como a caça de submarinos hostis ou navios de superfície que são ameaças ao grupo de ataque do porta-aviões.

O HMS Prince of Wales já experimentou tecnologia de drones antes – notavelmente pequenos quadricópteros e alvos Banshee (pequenos jatos que são lançados por catapulta e usam paraquedas para pousar quando a missão é concluída).

Mas os testes na Lizard estão em um nível diferente, envolvendo uma aeronave sem piloto muito maior (dez metros de envergadura) e mais capaz.

A Marinha Real uniu forças com a W Autonomous Systems, com sede em Southampton, uma empresa britânica de ponta que está desenvolvendo drones autônomos de longo alcance e de carga pesada para defesa.

Os drones incorporam um sistema de piloto automático inovador, eliminando a necessidade de serem controlados remotamente por pilotos treinados, e são projetados para operar nos ambientes mais desafiadores.

Sua aeronave bimotor HCMC de liga leve e cauda dupla é capaz de transportar uma carga útil de 100 kg por até 1.000 quilômetros (620 milhas). Crucialmente, pode pousar em terreno irregular e precisa de uma pista de apenas 150 metros de comprimento – um pouco mais de metade do comprimento dos conveses de voo dos porta-aviões da classe “Queen Elizabeth” do Reino Unido – para pousar ou descolar.

Após extensos preparativos em terra pela equipe combinada de testes RN e WAS, e obtendo endossos e autorizações da Autoridade de Aviação Civil, o drone HCMC decolou de Predannack, o campo de aviação satélite da RNAS Culdrose, e após um voo de cerca de 20 minutos, pousou em segurança no convoo do HMS Prince of Wales.

VÍDEO: Drone pousa pela primeira vez no HMS Prince of Wales

Depois que sua carga simbólica de memorabilia naval foi removida pela tripulação, a aeronave foi virada e relançada de volta a Predannack.

O capitão Richard Hewitt, comandante do HMS Prince of Wales, disse:

“O HMS Prince of Wales é um porta-aviões de quinta geração e a operação de drones autônomos como este se tornará a norma em todos os futuros grupos de ataque de porta-aviões da Marinha Real em nossa vida útil de 50 anos.

“Estamos todos orgulhosos aqui no HMS Prince of Wales por alcançar isso – um marco fantástico para todos os envolvidos e o primeiro de muitos primeiros neste desdobramento para moldar o futuro da inovação do Royal Naval Carrier Strike enquanto nos preparamos para o desdobramento do nosso grupo de ataque em 2025 .”

O Tenente Ash Loftus, liderando os testes da Marinha Real a bordo do HMS Prince of Wales, acrescentou:

“A demonstração de hoje é o culminar de 18 meses de trabalho árduo de dezenas de pessoas da Marinha Real e da W Autonomous Systems. A aviação de porta-aviões está entre os aspectos mais difíceis da guerra naval e este sucesso é uma prova dos seus esforços.”

Stephen Wright, presidente executivo e fundador da W Autonomous Systems, disse: “Este pouso demonstra a agilidade do nosso drone autônomo. Estamos extremamente orgulhosos de entregar este teste inovador para a Marinha Real e mostrar o futuro da aviação.”

Charles Scales, cofundador da W Autonomous Systems, acrescentou: “Aterrissar em um porta-aviões naval em movimento foi o teste final e nosso drone HCMC de carga pesada autônomo passou com louvor”. Os testes ao largo da Cornualha foram a primeira fase de um programa de outono que expandiu os limites da aviação naval para o maior navio de guerra da Grã-Bretanha.

O HMS Prince of Wales estará operando na costa leste dos EUA até o Natal, enquanto conduz experimentos com caças furtivos F-35 Lightning, tilt-rotors MV Osprey e o drone Mojave.

A demonstração de hoje é o culminar de 18 meses de trabalho árduo de dezenas de pessoas da Marinha Real e da W Autonomous Systems. A aviação de porta-aviões está entre os aspectos mais difíceis da guerra naval e este sucesso é uma prova dos seus esforços. – Tenente Ash Loftus

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

Drone faz história pousando em porta-aviões da Royal Navy no mar”Acho que quem escreveu esse artigo não ficou sabendo das operações do X-47B e do MQ-25.

Alex Barreto Cypriano

História do ponto de vista deles na RN. Não é história universal da operação de UAV autônomo…claro que a elegância demandaria citar os exemplos que o mestre bem lembrou.

Jadson S. Cabral

Esses que você citou pousaram em um porta-aviões da RN?

rui mendes

Não, ele ficou sabendo, pois ele disse ” … porta-aviões da Royal Navy”.

Burgos

Bom dia Bosco;
Se não me falha a memória, esse matéria foi até divulgada aqui no naval que vc mencionou 👍

Burgos
Burgos
Moriah

MB e Stella com Albatroz logo logo a bordo do Atlântico

carvalho2008

Pois é…..ai vem eles….

O que mais deve ficar para reflexão é a questão…..

Que requsitos minimos são necessários para porta drones…..?

Esteves

Eu não vi requisitos mínimos para os próprios drones além de carga, alcance, pista.

Os drones serão operados por pilotos? Como validar o que o drone está vendo? Como essa informação será tratada no navio? Qual o tempo dessa informação? A informação entrará direto no sistema de gerenciamento ou será tratada em lotes separados? Se o drone perder-se no mar? Se o drone for capturado? A comunicação será feita exclusivamente entre navio e drone?

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Alex Barreto Cypriano

Suponha que não houvesse o requerimento de decolar de pista muito rugosa ou pouco acabada. Nesse caso eu teria desenhado o drone de modo diferente: teria feito ele mais parecido com um seaplane da WWII, motores e asas acima do corpo e aparelho de pouso muito mais curto. Mas quem sou eu pra especular sobre a ausência de um requerimento? 😉

Carvalho2008

Assim?

comment image

Carvalho2008

comment image

Dalton

Tenho um modelo do “Giuseppe Miraglia” e… até que são parecidos 🙂

Alex Barreto Cypriano

Que legal isso, hein, mestre Carvalho 2008! Nihil novum sub sole, kkkkk.

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Projeto baseado no Folland Gnat, o matador dos F-86 Sabre. Creio seja de um entusiasta pois não achei referencias deste tal FO-150.

O Gnat chegou a ser inicialmente planejado para uso em Porta Aviões pelos indianos, mas surpreendam-se…o problema é que ele era tão pequeno e leve, que diagnosticaram ser inviavel trabalhar com eles nas catapultas do majestic que possuiam. Como catapultas a vapor, elas não tinham como fazer a regulagem minima de lançamento necessaria para o diminuto avião….a menor carga pressão excedia os limites..

Esteves

“Albatroz oferece o mesmo MTOW e alcance do datalink numa plataforma com dimensões menores (4m de comprimento x 7m de envergadura) e carga paga também menor, de 6kg. Por outro lado, a autonomia é consideravelmente maior, de 28 horas. Ainda segundo a empresa, ambos podem embarcar múltiplos sensores – evidentemente, dentro dos seus respectivos limites de carga paga.” Precisa de pista de 150 metros. “Sua aeronave bimotor HCMC de liga leve e cauda dupla é capaz de transportar uma carga útil de 100 kg por até 1.000 quilômetros (620 milhas). Crucialmente, pode pousar em terreno irregular e precisa de uma… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Eles têm funções diferentes, um é plataforma sensora (digamos pra vigilância e coleta de inteligência) remotamente pilotada o outro é pra entrega de carga com operação autônoma. Um ROV precisa receber o radio-sinal do controlador, ou por linha de visada ou rebatido por atmosfera, relays ou satélites; o autônomo, não. Fui olhar o pdf da Stella sobre o Albatroz e o Atobá; no do Albatroz está escrito que a carga paga é de até 60 kg e a autonomia, 12 horas (a 120 km/hora, ele faz até 1440 km, 787 milhas náuticas). O que eu não entendi é como dois… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Tinha esquecido o acrônimo da capacidade do drone brazuca: é IRS, Intelligence, Reconaissance and Surveillance… é a idade.

Esteves

A diferença do conhecimento é enorme. Funções cada um tem a sua.

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Alex Barreto Cypriano

30 nós (mais de 15 m/s) de vento no convôo prum LPH ou LHA num dia calmo é difícil, hein?

carvalho2008

15+15 não é tanto não…..15 do navio que seria bem lento podendo ser mais…genericamente possuem entre 18knots a 21 knots…..e o vento natural de mar entre 9 a 12 knots….

AMX

Me lembrou o OV-10 Bronco.

carvalho2008
AMX

Legal!
Não sabia dessa!
Obrigado!

carvalho2008

comment image

carvalho2008
AMX

Obrigado!

Eduardo

O Atlântico não poderia operar drones assim?

Fernando "Nunão" De Martini

Vai testar um drone de vigilância de menor porte, decolando e pousando de forma convencional, conforme outra matéria recém-publicada aqui.

Yamamoto

Não consegui identificar no texto, o pouso foi realizado de forma completamente autônoma pelo drone ou foi remotamente pilotado?

Dalton

“The aircraft incorporates an autopilot system developed by British company Distributed Avionics, which eliminates the need for trained individuals to remotely control it.”
.
Segundo o acima, foi completamente autônomo.