Atividade acontece no contexto da Operação GUINEX III

A Fragata “Liberal”, navio-escolta da Marinha do Brasil (MB), que participa da Operação GUINEX III, na costa ocidental do continente africano, realizou, na última quinta-feira (7), exercícios em alto-mar com o Navio de Apoio Logístico “Kada” e o Navio-Patrulha “Kano”, ambos da Marinha da Nigéria.

Os exercícios incluíram manobras táticas, para treinar o posicionamento e evolução dos navios em formaturas diversas, bem como a manutenção de posição em navegação, com o intuito de aprimorar as habilidades operacionais das equipes de passadiço (ponte de comando) dos navios.

Além das manobras táticas, também foram treinadas ações de visita e inspeção, com o embarque da Equipe de Abordagem da Fragata “Liberal” e do Destacamento de Mergulhadores de Combate, no Navio de Apoio Logístico “Kada”.

De acordo com o Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, atual comandante do Grupo-Tarefa brasileiro na GUINEX III, “a realização desses exercícios promove a interoperabilidade entre as Forças, sendo relevante para manter a capacidade operacional da Marinha do Brasil, além de estreitar os laços de confiança com os países do Golfo da Guiné e contribuir para a Segurança Marítima na região”.

A Operação GUINEX III teve início em 6 de agosto, quando a “Liberal” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, e ocorrerá até 14 de outubro. Nesse período, a MB compartilhará conhecimentos operacionais com Marinhas amigas, em proveito da Segurança Marítima no Golfo da Guiné, contribuindo também para o fortalecimento da Zona de Cooperação e Paz de Atlântico Sul (ZOPACAS).

Desde que chegou à costa africana, a Fragata brasileira já visitou os portos de São Tomé (São Tomé e Príncipe), Kribi (Camarões) e Lagos (Nigéria). Ainda estão previstas paradas em Abidjã (Costa do Marfim), Dacar (Senegal) e Mindelo (Cabo Verde).

Equipes de Abordagem das Marinhas do Brasil e Nigéria formadas no convés de voo da Fragata Liberal, com navios nigerianos ao fundo

Golfo da Guiné

O Golfo da Guiné faz parte do entorno estratégico brasileiro. Sua proximidade com o território nacional e o fato de a região ser um dos corredores de comércio internacional aumentam sua importância para o Brasil. A presença da MB no Golfo representa uma importante contribuição ao fortalecimento da cooperação regional e ao desenvolvimento de políticas de segurança marítima mais eficazes, sobretudo ao se considerar que a área tem sido palco de casos de pirataria nos últimos anos.

Por meio de operações como a Guinex, a MB tem buscado garantir a segurança e a proteção das fronteiras marítimas brasileiras, atuando de forma proativa na prevenção e combate a ameaças que possam colocar em risco as atividades relacionadas com o uso do mar.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
bvr

Importante manter esse laço, até porque o “C” do Brics entrou com os dois pés na porta da África.

Mas, softpower é movimentado por $$$ e o Brasil (sociedade, congresso) precisa entender que para garantir esse espaço eventualmente precisaremos financiar; construir; doar; treinar, lidar com déficit comercial…(e outras coisas que se o lado de lá perder acabe gerando também pressão interna para a manutenção do vínculo com o Brasil)…e estar cada vez mais presente. Até porque – posso estar enganado – mas o “C” não deu uma “pernada” na gente lá na Namíbia ?

ednardo curisco

China vai dar balão em todo mundo. Pessoal fica de lorota de ‘não gastar dinheiro nestes países pobres, como os da África’, e perdendo parcerias láaa na frente. A China que nada tem de trouxa sabe que o’futuro’ está na África e quem investir lá agora vai fazer baratinho.

Salomon

O patrulha da Nigéria parece ajeitado. Feito pela Damen e muito vendido, pelo que existe na Internet.

737-800RJ

Seria bacana oferecer 2 Tamandarés com condições amigáveis de pagamento para a Nigéria até o final da década, já que eles operam 3 embarcações com essa faixa de deslocamento — 3.200 – 3.400 toneladas –, porém bem antigas.
Seria uma forma de exercer uma influência na região, além dos treinamentos, que a China já tem feito ao fornecer patrulhas oceânicos para marinhas daquela região.

Fernando Vieira

Se fizermos isso, acho uma boa ideia inclusive, não teríamos que pagar Royalties para os alemães? Afinal o projeto é deles.

Há diversas embarcações que poderíamos ofertar para os africanos, Navios Patrulha, submarinos, fragatas… BNDES tá aí pra isso e manteria nossa indústria naval funcionando.

EduardoSP

Depois de três tentativas e dezenas de bilhões de prejuízos, jogados à conta do governo federal, deveríamos parar de tentar construir uma indústria naval.

Zorann

Não podemos oferecer nada do que vc falou…

  • As fragatas não são de projeto nosso. Não sabemos construi-las. Quem sabe e quem está construindo é a TKMS. Se os alemães quiserem vender.
  • Os submarinos também não são de projeto nosso. Não sabemos construi-los sem os franceses. O índice de nacionalização é muito baixo. Oque realmente importa nesses submarinos, não é fabricado pelo Brasil.
  • Navios de patrulha, temos o projeto da classe Amazonas, mas não temos capacidade de construí-los. Nem os navios de patrulha de 500t de concepção nacional tem seu projeto pronto.

Esquece.

jean

nao temos ne 1 em servico, ne lancada ao mar , e ja queremos vender , tipico da nossa terra

Henrique A

As Tamamdaré são na verdade Meko. É produto alemão que vai ser apenas montado aqui e sofrerá poucas modificações nossas, não faz sentido financiar isto.
E parece que a simples volta do nove dedos fez as pessoas acreditarem de novo nessas aventuras de influência internacional.

AVISO DOS EDITORES: A CONVERSA ESTÁ DESVIANDO PARA O PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alex Barreto Cypriano

É, o foco está mesmo na Nigéria, embora não se diga bem por quê. A população da Nigéria é maior que a do Brasil mas seu PIB é 40% do nosso. Tem um governante novo e neoliberal e deve estar sofrendo pressões pra obstaculizar os rebeldes Níger, Gabão e outros. É o resultado duradouro do colonialismo do XIX mal sacudido: franceses, ingleses, belgas, alemães, portugueses dividiram todo o maciço continente e sua influência imperial ainda existe. O quê o Brasil tem a oferecer? Exercícios e diplomacia. Por enquanto. Quando o laço apertar, veremos o que sobra…

Henrique A

Com o respeito devido mas aquele país é uma bomba relógio. Muito separatismo, pobreza, explosão demográfica, caos e jihadismo.

Alex Barreto Cypriano

Sim, ela é a face do que o mundo todo será depois de amanhã (nossa face, amanhã). Triste. Mas me pego pensando: e Angola e Moçambique? Moçambique deve se sentir tão sozinha do lado Índico da África…

soldado imperial

Esses países tem que parar de jogar a culpa dos seus problemas no colonialismo(que foi ruim sem dúvida) e sentar e começar a fazer o básico. Aliás fazer o básico é muito simples. Respeitar as leis, democracia, alternancia de poder, investir em educação etc…..isso dá pra fazer. Mas sanha de poder e a vontade de se satisfazer com o dinheiro público é muito grande, ato contínuo, dá problemas. Pra justificar as burradas e as malversações a solução é muito simples: o inimigo externo. Pronto falei

Nonato

A MB vai participar da liberação do Níger?

Alex Barreto Cypriano

O engraçado que toda a revolução ali é militar… não sei se os militares brasileiros estão de olho pra aprender em público ou ensinar em particular. Nossa, que paranóia a minha…

Burgos

Off topic
Boa noite Srs Editores do blog;
Peço licença para publicar um assunto fora o da matéria.
Mas já divulgando!!!
Já está em cartaz no streaming da Paramount+ o 4º ano da série de Star Trek Lower Decks (2 episódios entraram na grade dia 07/09/23)
Vida longa e próspera a todos no blog 🖖
Obs: Assistam quem é “Treker” vai gostar

Marcelo Andrade

Obrigado Burgos. Acompanho o Star Trek New Strange Words!!! Vida Longa e Próspera too!!!

Marcelo Andrade

Obrigado Burgos. Acompanho o Star Trek Stranges New Worlds!!! Vida Longa e Próspera too!!!

jean

a nigeria tem marinha? a MB deveria procurar parceiros mais capazes ,com tudo o respeito para a nigeria para fazer manobras e trainamentos

Alex Barreto Cypriano

A Nigéria é o segundo maior PIB da África. Aqui:
https://www.indexmundi.com/map/?v=65&r=af&l=pt

Dalton

A fragata brasileira não está lá para aprimorar suas capacidades de combate, contra submarinos, combatentes de superfície, etc, trata-se de uma presença sútil que está bem especificada no texto, da mesma forma que o USS Hershel Williams, por exemplo – que encontra-se bem próximo – já participou de treinamentos com a Nigéria e outras nações africanas.

Jorge Costa

Se os americanos pensassem dessa maneira não fariam exercícios com a MB.

BVR

Caro Jean, fazendo uma pequena analogia é como se a Nigéria fosse um vizinho de muro com o Brasil. Então por que ter uma relação ruim ou não ter relação com esse vizinho, se podemos ter – no mínimo- uma relação cordial e pró-ativa ? Ainda mais quando na eventualidade de um cenário negativo extremo quem tem mais a perder não é esse vizinho.

Roberto Santos

Gasto de dinheiro público pra nada ! O que têm esses pobres pra nos ensinar ou oferecer ? NADA.

Rafael

Realmente o Brasil é muito rico.
Tem a maior esquadra de viúvas de almirantes da terra!

ednardo curisco

China tá pondo bilhões na África sabendo que em algumas décadas vai ter preferência econômica lá. Investindo na baixa para colher na alta.

Tirando Ucrânia x Rússia, todos os atoleiros militares no mundo são guerra super assimétricas. Os ‘pobres’ da Síria, Afeganistão, Somália, Iraque, Vietnam puseram para correr EUA

Paulo

No caso do Vietnam, sem dúvida.

O resto é exagero, mesmo no caso do Afeganistão.

ednardo curisco

Assad está lá. talibã voltou. Iraque um caos. Somália caos de sempre.

BVR

Roberto Santos, eles tem sim muito a oferecer.

Pensemos unicamente – por exemplo – na questão do comércio (sem levar em consideração os bens de alto valor agregado, os demais estão inclusos).

E no que diz respeito a ensinar, vamos pensar naquilo que podemos aprender (ou não esquecer) do que não devemos fazer enquanto sociedade democrática e legalista.

Mas a questão é teremos condições de transformar essas oportunidades existentes nos países africanos (da costa atlântica) em conquistas efetivas para o Brasil ?🤔🤔

Fabio Araujo

Off _ Nota conjunta Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai!

Comunicado en conjunto de los Gobiernos de Bolivia, Brasil, Paraguay y Uruguay solicitando la suspensión de las restricciones a la libertad de tránsito y la libre navegación impuestas por la República Argentina
https://twitter.com/PresidenciaPy/status/1701034534110667031?t=35n7eGqMy8T9AATkz6LEKA&s=19

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado