O grande exercício naval Northern Coasts 2023 acontece de 9 a 23 de setembro de 2023 nas costas da Letônia e da Estônia, bem como nas partes oriental e central do Mar Báltico. Os preparativos estão em fase final

Durante a série de exercícios Northern Coasts (NOCO), a Marinha Alemã está praticando a cooperação com parceiros na região do Mar Báltico para proteger a importante área marítima. Um total de 14 nações participam. Com cerca de 3.200 soldados, 30 navios e submarinos, até 15 aeronaves e diversas unidades terrestres, é um dos maiores exercícios navais da região.

Almirante da Flotilha Stephan Haisch, gerente de exercício e vice-comandante das Forças Marítimas Alemãs (DEU MARFOR): “Com o NOCO 23 estamos dando um grande passo em direção à plena prontidão operacional de nosso pessoal DEU MARFOR das Forças Marítimas Alemãs em Rostock. É também a primeira vez que nós, como DEU MARFOR, Forças Marítimas Alemãs, planejamos e lideramos uma manobra de tal magnitude. Pela primeira vez desde a estreia da manobra, em 2007, um cenário realista será praticado este ano como parte da defesa da aliança. Outra novidade é que uma manobra será conduzida pelo meu pessoal e por mim a partir de Rostock, embora tenha lugar ao largo da costa e no território da Letônia e da Estônia. Estamos prontos com nossa experiência para assumir responsabilidades.”

O Northern Coasts foi lançado pela Marinha Alemã em 2007. É o principal exercício do Inspetor da Marinha Alemã. A Alemanha, a Dinamarca, a Suécia e a Finlândia são responsáveis pela implementação, que muda todos os anos. Este ano, Itália, França, Finlândia, Estónia, Dinamarca, Canadá, Bélgica, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Suécia, EUA e Alemanha participam no exercício.

O Standing Mine Countermeasures Group 1 da OTAN 1 (SNMCMG1) está participando da Costa Norte de 2023. Aqui, no trânsito para Riga

FONTE: Bundeswehr

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

O “Learjet” visto na foto sobrevoando uma fragata classe Bremen – a última foi retirada de serviço em dezembro do ano passado – é de uma cia. civil alemã que coopera com a Força Aérea, simulando um “alvo”.

Willber Rodrigues

Obrigado.
Achei que era um AlphaJet, ou outro treinador avançado.

JOSE DE PADUA VIEIRA

O que são os pods sobre a asa do jato?

Dalton

Pelo que entendi é para treinamento de “guerra eletrônica” simulando tipos de aeronaves e mesmo mísseis dirigindo-se contra um navio.

L Grande

Parece um Xavante. Será que o Brasil deixa os aviões, navios e blindados na reserva igual a Rússia?

Dalton

Não que eu saiba e mesmo que alguns aviões e blindados estejam na reserva ainda assim não seriam de quantidade significativa, diferente da Rússia que ainda se vale de estoques da guerra fria, quando a URSS os produziu em grande número. . Quanto a navios, os submarinos Timbira e Tapajó passaram alguns poucos anos na reserva, podendo ser reativados, desde que recursos fossem disponibilizados para torna-los navegáveis novamente e foram definitivamente descartados esse ano. . Normalmente nem tudo que está na reserva pode ser reativado, muito permanece como fontes de peças e navios e submarinos exigem mais recursos e tempo… Read more »

L Grande

E os canhões, fuzil Fal e FAP, etc. O Brasil mantém na reserva como a Rússia faz?

Dalton

Me parece ser a mesma coisa, mas, reitero que “reserva” não significa necessariamente poder reativar, ainda mais facilmente, como por exemplo ogivas nucleares que a Rússia tem na “reserva” em maior número que as que estão na “reserva” dos EUA. . Veja por exemplo os 2 navios anfíbios russos da classe Ivan Rogov bem maiores que os classe “Ropucha” como o da matéria que foram mantidos na reserva por muitos anos após 2006 e chegou-se até a cogitar que seriam reativados depois que o acordo com a França para adquirir os classe Mistral foi cancelado. . No fim das contas… Read more »

mago

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO BAIXO NÍVEL DOS COMENTÁRIOS E OFENSAS.

Henrique

tinha que chamar a Finlândia tb

Alexandre Galante

A Finlândia está participando.

AMX

Que foto (a do learjet)!!