Segundo relatos russos, o Estaleiro Sebastopol – local de construção e reparo de navios da Frota Russa do Mar Negro – estava em chamas

O estaleiro Sevastopol, na península da Crimeia, pegou fogo na manhã de quarta-feira e dois navios foram danificados depois que a Ucrânia lançou 10 mísseis e três ataques de lancha ao porto, disse o Ministério da Defesa da Rússia.

Sete mísseis foram abatidos pelos sistemas de defesa aérea da Rússia e todos os três barcos foram destruídos por um navio patrulha, informou o ministério em comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.

“Como resultado de serem atingidos por mísseis de cruzeiro inimigos, dois navios em reparação foram danificados”, disse o ministério.

Os  ataques com mísseis teriam acertado o submarino russo B-237 Rostov-on-Don e um navio anfíbio da classe “Ropucha” em doca seca em Sebastopol, na Crimeia.

Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo quatro pacientes cuja condição é moderadamente grave, escreveu o governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhayev, no Telegram.

O submarino Rostov-on-Don que estava em reparos foi atingido no ataque

SAIBA MAIS:

Su-24M ucranianos atacam base de Sebastopol na Crimeia com mísseis de cruzeiro e atingem dois navios russos

Subscribe
Notify of
guest

127 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson B

Que belo presentinho!

Marcelo

Os russos começaram a lançar agora a pouco drones contra os países da Otan,agora o caldo vai entornar !!!

RPiletti

Segundo nosso comentarista direto do front, kingxins, isto não passa de fake news de russos corrompidos pelo ocidente. Mas, 30% do ataque de mísseis passou pelas defesas e o estrago foi considerável…incrível que mesmo um local provável de ser atacado, com defesas ON não conseguem impedir que algo atinja o alvo…

Esteves

Ninguém está 100% seguro em estado de guerra. Principalmente quando a guerra é ali pertinho.

Camargoer.

Olá Esteves. Estive no IPEN ontem em uma banca sobre o uso de radiação gama para descontaminação de objetos de museus. Muito legal

Esteves

Olá Mestre.

Que a boa sorte e a saúde sejam contaminantes em vós e em vossos.

São os votos do Esteves.

Angelo

Que a saúde, paz, alegria, sucesso, prosperidade e sabedoria continuem a irradia-lo com alto percentual de concentração.

Nilo

Sucesso mestre.
Uma leitura obrigatoria. “SECRETÁRIO BLINKEN” – 13/09/23. Escola de Estudos Internacionais Avançados da Johns Hopkins. Bom se editores publicasse.https://www.state.gov/secretary-antony-j-blinken-remarks-to-the-johns-hopkins-school-of-advanced-international-studies-sais-the-power-and-purpose-of-american-diplomacy-in-a-new-era/
O que alguns de nos tem dito e agora não da para desmentir: ….ordem pós-Guerra Fria. É o fim de tudo.” Que se esplique: como cantava Maisa “meu mundo caiu”. Nutriu o filhote de serpente, agora adeus ao unilateralismo.

IvanF

Pois é, mas alguns aqui acham que se passa alguma coisa, o sistema de defesa não presta pra nada e tem que jogar fora… povo estranho.

No mais, basta um míssil passar que, dependendo de onde acerte, o estrago pode ser enorme!

Esteves

Meu amigo,

Na guerra se Tiver F5 vai de F5. Se da pra “grudar” míssil em F5, vai de F5.

Passou…corta o bolo.

Nilo

Ataque que até Elon Musk já tinha avisado que aconteceria, na tentativa dos ucranianos de usarem o sistema Starlink.
Dos misseis lançados, Três mísseis Storm Shadow/SCALP conseguiram atingiram o alvo, da maior base de reparos, cinco bombardeiros Su-24M da Força Aérea Ucraniana, possivelmente utilizaram drones para ludibriar a defesa russa.
Lição para casa, entre eles aumentar a os limites perimetrais de defesa.
Um ataque direto com ajuda britanica e americana. Ainda bem que Prigozhin, lider do Wagner, está morte rsrsrsrsrs.

Esteves

Submarino B-237 Rostov-on-Don lançado em 21 de novembro de 2011 no Estaleiro do Almirantado, São Petersburgo (estaleiro No.01671), lançado ao mar em 26 de junho de 2014, comissionado em 26 de dezembro de 2014.

Navio novo. Os norte-americanos chamam de blackhole porque é todo emborrachado.

Alex Barreto Cypriano

Um classe Varshavyanka ou Improved-Kilo 633.3 .Coberto de anechoic tiles, revestimento anecóico, pra reduzir e distorcer o reflexo do sonar, reduzindo a distância de detecção. Os da classe Lada são ainda mais furtivos.

Leandro Costa

Só sendo os submarinnos mesmo, porque Lada a gente escutava chegando de longe hehehehehe

Rodrigo

Se é que chega lada faz barulho mas não chega…ķkkk

Leandro Costa

O pai de um amigo tinha um. Sempre que ele chegava, a gente sabia. Toda vez que ele virava o volante todo para um lado, a buzina tocava. Era fácil saber quando estava manobrando para entrar em uma vaga.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkk…boa!

No one

São? Talvez serão ! Por enquanto nenhum operacional …. Tá osso para os russos . Vou atualizar minha lista das unidades operacionais da marinha russa … Façam o mesmo, colegas, para não computar na tonelagem total navios fantasmas lol

Rafael Coimbra

SU-24? Ainda me impressiona como a Força Aérea Russa não consegue impedir tipo de ataque. Os A-50 estavam dormindo? SU-27,30,35 Estavam dormindo? S-300, 400 etc… A conta não fecha nesses ataques, era p as FAA Russas saberem imediatamente o momento da decolagem ou disparo dessas armas, nada de inteligência próxima as bases tb?

Felipe

Ataque com misseis “stealth” da Otan (scalp e storm shadow). Passou 3 de 7. Antes houve grande distração com drones e chamarizes. Não foi o primeiro, é que como esse deu certo virou noticia. Vamos ver a retaliação agora (pode ser que a Rússia suba um degrau e comece a atacar sedes de governo e centros, que evitou até agora, rodovias e ferrovias principais que levam a Kiev e Lviv (também tem evitado) ou ate mesmo uma base de onde a Otan está fornecendo os suprimentos, de fora da Ucrânia. Está na hora de dar um recado)

Hcosta

Fase da raiva…

Bruno Vinícius

“ou ate mesmo uma base de onde a Otan está fornecendo os suprimentos, de fora da Ucrânia”

Vão atacar a Polônia? Faz me rir. Se os russos não conseguem se defender sequer de um ataque pequeno desses contra uma de suas principais bases navais, imagine o que aconteceria no caso de um ataque da OTAN com centenas de mísseis de cruzeiro. A frota a do Mar Negro simplesmente deixaria de existir.

Rui Mendes

Esta evitando centros de comando, sedes do governo, ferrovias e rodovias que levam a Kiev e Lviv, claro que evita, não evita escolas, hospitais, estações dos caminhos de ferro, casas de civis, mas evita atacar os centros do governo, estradas e caminhos de ferro, que comédia.

Santamariense

Calma…respira…hehehehe

Santamariense

Ah, os russos vão atacar uma base fora da Ucrânia? Envolvendo diretamente outro país na guerra? E onde seria isso, que não em um país da OTAN, atacando assim, por extensão, todos os países da aliança?

RPiletti

“hora de dar um recado”… a OTAN está junto da Ucrânia antes da invasão começar, se até agora não correram da raia, não vai ser neste momento onde os russos estão solicitando assistência da CN que a OTAN irá temer um recado russo.

Rodrigo

Acalma o coração que donde veio tem mais para vir…para os cara no estádio no jogo do 7×1 chorando quando tava 3×0 para Alemanha…tem mais ainda espera

soldado imperial

kkkkk boa gostei

Nickless

A retaliação russa é sempre a mesma atingir escolas, áreas residenciais, hospitais e etc. gastam milhões de dólares nesses ataques que não mudam absolutamente nada na guerra. já os ucranianos causaram algumas centenas de milhões de dólares hj e dia pós dia reduzem a capacidade militar russa. quanta diferença. mas o choro é livre.

Fernando

É…deve ser a Russia que está com quase 20% do seu territorio ocupado! O choro é livre!

Nickless

Temporariamente ocupado e perdendo terreno dia pós dia. alem claro de estar perdendo seus melhores equipamentos e soldados. não chora não, a vergonha e humilhação do autocrata sera grande.

Fernando Rodrigues Martins

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Fernando Rodrigues Martins

EDITADO:
CALMA, SEM HISTERIA.
O PROBLEMA OCORREU PORQUE HORA VC USA ” FERNANDO” E TB “FERNANDO RODRIGUES MARTINS”.
DECIDA-SE POR UM NOME E O BLOQUEIO NÃO OCORRERÁ NOVAMENTE.

Rui Mendes

Não, claro que não, até porque os Ucranianos não são invasores, nem a OTAN ajudava, um país que fosse invasor.

Fernando Rodrigues Martins

Não… A OTAN AERA O INVASOR.

Fernando Rodrigues Martins

Desculpe, quis dizer a OTAN era o invasor.

Dalton

A OTAN não invadiu nada ! A Rússia sim em 2014 se apossou da Criméia e tentou transformar a Ucrânia em um Estado Cliente. . Essa mesma OTAN negou à entrada da Ucrânia no fim da década de 2010, daí para frente ela foi presidida por um presidente claramente favorável à Rússia que foi deposto justamente em 2014 e depois tentou fazer parte da União Europeia algo que Putin também não estava disposto a tolerar. . A Ucrânia não quer ser uma nova Bielorrússia, se irá conseguir é outra coisa, mas, torço para que se chegue a um compromisso que… Read more »

C G

Ahhh entendi, agora a Rússia vai subir um nível além de atacar mercados, blocos residenciais, hospitais e teatros cheios de crianças, agoooooora tá ficando claro o recado!

Leandro Costa

Eu gostaria que o governo taxasse o que usa para beber. É recreativo, eu entendo, mas esse tipo de taxação pode financiar tratamentos e tal. Acho interessante.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa

Desculpem. Foi difícil de resistir.

Para voltar ao tópico, acho que as probabilidades de a Rússia atacar qualquer local dentro de território de país membora da OTAN são ou minúsculas ou nulas, na melhor das hipóteses.

Satyricon

Fez dodói foi?
Oh dó

Quem procura acha. Reclama com o Enxadrista, que numa hora dessas deve estar no chão, em posição fetal, chorando copiosamente, e se perguntando porque ninguém gosta dele.

A saga do desmonte da máquina de guerra russa segue impassível. Continuará, até que a Rússia acorde e perceba que já não tem saida.
Esses dois navios de desembarque e o submarino já não conseguem sair da doca seca. Vão provavelmente virar espólios de guerra quando da Ucrânia retomar a Crimea.

Segue o baile.

QSL

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Henrique

“Vamos ver a retaliação agora (pode ser que a Rússia suba um degrau e comece a atacar sedes de governo e centros, que evitou até agora, rodovias e ferrovias principais que levam a Kiev e Lviv (também tem evitado) ou ate mesmo uma base de onde a Otan está fornecendo os suprimentos, de fora da Ucrânia. Está na hora de dar um recado)” AUHSuAHSuahsuh Rússia vai jogar mais meia dúzia de míssil barato em algum prédio residencial… +500 dias de guerra e cara não percebeu que a Rússia não ataca a posição militar da Ucrânia pq ela revida o ataque.… Read more »

Diego

Acredito que nesse momento a Rússia não tenha armas pra fazer esse estrago não. As defesas antiaérea da Ucrania estão bem estruturada

Gplacido

Realmente. Não ataca orgãos do governo. Só prédios de apartamento, teatros, restaurantes….alvos militares mesmo, só sonhando.

Hcosta

Os Russos reagiram mas não foi suficiente…

E alguns sistemas de AA foram destruídos nas últimas semanas e nesta semana um radar nas plataformas petrolíferas. Mesmo assim ainda têm as fragatas e outros navios menores.
A área a defender é cada vez maior, já chega à Rússia, e os recursos Russos diminuem a cada dia que passa… E considerando que estes recursos são suficientes em quantidade e qualidade para tal tarefa…

Rodrigo Frizoni

Todo mundo ja sabe a pessima quallidade dos equipamentos russos frente aos ocidentais

C G

Se antes a desculpa eram os operadores agora não é mais!

Pampapoker

Bem lembrado, segue a doutrina errada e blablab

Rafael

tem que tirar os pneus de cima dos aviões pra reagir, demora

Diego

As bases onde os SU-24 opera foi atacada várias vezes mas sem êxito em destruir os mesmo, interessante e que com a ajuda da inteligência ocidental, a Ucrania já sabe muito tempo antes dos provável ataques e coloca seus caças no ar ou em abrigos reforçado.
Interessante e que, nesse momento a Rússia na tem nenhuma opção pra eliminar essa ameaça, pois a mesma deu muito tempo pra Ucrania montar uma defesa anti aérea formidável em seus locais estratégicos, hoje a situação está a favor da Ucrania,ela decide onde atacar e quando atacar.

jean

sim esse e que e um comentario, a iniciativa esta com a ucraina pronto , a russia so se defende.

Carlos Crispim

vôo abaixo da linha do radar, depois q eles lançam os mísseis voltam para baixo e retornam, não tem como nenhum s33/400/500 pegar .ademais, os ucranianos conhecem a geografia, certamente se aproximam escondidos.

Rui Chapéu

A defesa aérea da russa deveria se chamar “Frangueirosviski”, deixa passar tudo !!

C G

O pior lugar para estar em um ataque aéreo na Rússia é próximo à uma defesa aérea! AHHAHAHAHAHAHAHA

Bruno Vinícius

Como dizem, o tempo é o senhor da razão. A cada dia que passa, aquela tese de que a IADS russa seria capaz de negar a enorme superioridade aérea da OTAN em caso de conflito se mostra mais surreal.

C G

É o que eu tenho falado, a Rússia não está nem perto de uma guerra com a Otan, com B-2, F-22, F-35, F-18, Gripens, Rafales, Eurofighter, AWACS e reabastecimento aéreo top de linha à Rússia voltaria para a idade média em menos de um mês!

Koprowski

Se não fosse pelo arsenal nuclear russo, esta guerra já teria terminado, pois é impossível a Rússia vencer numa guerra convencional contra a OTAN.

Jean

Exatamente, os dois perderiam. Otan e Rússia. Ou seja, não vai acontecer.

No one

È evidente, quando eu tiro a tríade nuclear para avaliar as forças convencionais russas os colegas ficam mordidos pensando que é puro despeito contra os russos. Na realidade é a simples constatação que não se projeta poder com o arsenal nuclear, não é um opção na mesa. Não é uma ferramenta válida que pode ser usada no seu entorno estratégico . È um deterrente para garantir a própria existência e sobrevivência, mas é totalmente inútil quando se trata de projetar poder, dirimir conflitos fronteiriços e regionais. Os efeitos colaterais e as consequências são enormes face um benefício irrisório. Ameaçar ataques… Read more »

Macgaren

Sempre falo isso, Russa x EUA ou Otan , seria um replay de EUA x Japão com direito aos EUA entrando em moscow e plantando uma badeira americana.

Com esse nivel de prontidão e amadorismo das FAs americanas, fica claro que passariam muito aperto para França e UK.

Macgaren

*amadorismo das FAs. russas.

Nao consigo editar, algum genio colocou essa feature.

C G

Em um exercício de imaginação desconsiderando armas nucleares se a Ucrânia fosse a França hj teríamos Leclercs estacionados na praça vermelha e croissants sendo servido no Kremlin!

Macgaren

Outra coisa que fica claro, o fato de um país produzir armamentos e ter acesso a tecnologia não significa prontidão e FAs bem treinadas.

Russia mandava fogueta para o espaço mas está pedindo munição para um parea mundial como coreia do norte.

Fernando

Ué… A Ucrania nao esta pedindo munição tambem??

Macgaren

Ucrania nunca foi uma potencia militar, essa é a diferença e alias nunca se vendeu como uma.

Da forma que a Russia sempre se portou seria desafio para os EUA, hoje claramente não é desafio nem para UK e França.

Fernando Rodrigues Martins

Vc acha? A Rússia é apenas a maior potência nuclear do planeta, só isso! E aliás, o histórico militar de França é UK é ainda pior que o da Rússia kkkkkkkkkkk

Fernando

Engraçado… Então por que a OTAN ainda não atacou a Russia? Estranho, né?? Cada uma que a gente lê por aqui….

C G

Pq Fernando, pq será Fernando?

jean

a otan e uma alianca defensiva , porque a otam deveria atacar a russia pergunto

jean

e ate agora da otan so fui empregado o strom shadow e o scal

Underground

Tudo ilusão.
Kim vai ceder seu novo submarino para a Rússia.
Se prepara Lisboa, estamos chegando.

Rodrigo Frizoni

A rússia foi feita de ??? CHA-CO-TA

Burgos

Bom dia Galante/Nunão;
Depois manda por e-mail um endereço pra que possa despachar via Correios o Pen drive com as fotos de Sebastopol e da visita da F42 após a saída da UNIFIL III (Participação da MB das comemorações do aniversário da Marinha Russa).
Por e mail não vou conseguir, virtude as fotos serem em HD e ocupam espaço só consigo enviar 4 por e-mail.
Grande Abraço a todos.

Alexandre Galante

Burgos, por favor, tente enviar as imagens pelos aplicativos Wetransfer ou Sendspace da Web.

Burgos

Ok !!!
Vou tentar pela sua dica 👍

Macgaren

Segue o vexame! hahaha

Heinz

Pessoal, tô com problema em digitar comentários no Forte. Mais alguém?

Heinz

Aparece a mensagem ” Nonce is invalid”

Monarquista

Eu também

Bosco

Eu também!
Achei que o Nunão tinha me bloqueado. Já tava fazendo um bonequinho vodu pra rezar pra ele.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTRJ_-eB2l2AN3ta_7vVEPO1aTuKw8HB1Mw3Q&usqp=CAU

Jefferson B

Kkkkk

Leandro Costa

Idem.

Thunder

Autoridades russas confirmam 11 mortos e 2 navios atingidos por mísseis ucranianos em Sevastopol. Relatos de caos na estratégica base naval na Crimeia: fogo amigo entre polícia e exército. E o Pudim não vai desistir

Rodrigo

Chegou o reforço Kim…

Welington S.

O que está acontecendo com a defesa anti-aérea russa? Está falhando? Erro estratégico? Bases militares, pontos estratégicos do país jamais deviam ficar desguarnecidos. A anti-aérea deveria estar em pleno vapor e pelo visto não está acontecendo na Rússia…

Macgaren

Ou a defesa anti aerea russa não é metade do que eles diziam.

Guilherme Poggio

comment image

Ao que parece foi “perda total” no caso do Misk. Não vale a pena recuperar um navio desses com 40 anos.

Rodrigo

Situação lamentável pra russo, espero que piore muito ainda

Fernando XO

E levando em consideração que estava docado, a situação piora, pois pode ter sido deslocado do picadeiro, exercendo esforços na estrutura das obras vivas ou, em caso extremos, tombando no fundo do dique…

Santamariense

Interessante que todos os navios da classe Ropucha foram construídos no estaleiro Gdańsk Shipyard, em Gdańsk, Polônia.

Henrique

não interessa se estava na terra,

pode contabilizar: 1 navio de desembarque e 1F*** submarino pra Marinha dos caras aushuahsuahs

Heinz

Parece que o submarino também foi bem avariado

soldado imperial

Resumo do andamento da guerra 1- Russia sem armas nucleares é um Irã vitaminado em termos militares. O adversários da Rússia pelo desempenho militar se tinham um pouco de medo, agora não tem nenhum 2-Um alvo mais que obvio, não consegue ser defendido, pegar o resta e levar pra um local bem longe pra se proteger. 3-A força aérea ucraniana ainda conseguindo voar com as velharias da época soviética, um desastre pra reputação da Russia…. 4-Dá estes gostinhos de vitória pros ucranianos ajuda a reforçar sua moral e vontade deles de permanecer lutando. O maior erra da Russia até agora,… Read more »

C G

“não acabar com a moral e a vontade de lutar dos Ucranianos”
Disse que a Rússia perdeu essa guerra quando não conseguiu tomar Kiev com aquela parlapatesca coluna de blindados que empacou, naquele exato ponto o mundo olhou e viu um tipo de fraqueza que não é perdoada entre os grandes, vai todo mundo passar a mão na bnd (imcluindo a China), tudo é questão de tempo!

C G

Incluindo*

C G

A Crimeia é Ucrânia! 🙂

A6MZero

Bom sempre dá pra cobrir os submarinos e embarcações com pneus usados, seguindo a doutrina invejável de defesa da força aérea russa hahahaha

Orivaldo

O interessaante é que esses ataques são sempre em alvos militares. Agora a Rússia, sempre gastando principalmente aqueles drones suicidas em centros urbanos

KKce

O coitado do Rostov-on-Don estava terminando os reparos para ir fazer uma visita ao Moskva. Não foi dessa vez.

Esteves

Como disse o Felipe…veremos a dimensão da resposta.

Thunder

https://x.com/visegrad24/status/1702011455787122748?s=20

Imagens de satélite de boa qualidade do “Rostov-on-Don” e do “Minsk”.

Bernardo

Eitaaa, e tome prejuízo rsrsrs

Eromaster

Tem muita gente felizes e comemorando o ataque como se fosse uma grande vitória da Ucrânia, mas penso que o Zé Lascado está se arriscando demais. Acredito que a Rússia está preparando um belo presente para Ucrânia.

Esse tipo de ataque simplesmente não muda situação da Ucrânia no terreno, pois a Contra Ofensiva da Ucrânia sem sido um fracasso até agora depois de 3 meses , sem conseguir passar da primeira linha defensiva da Rússia.

KKce

Qual presente? Jogar mais mísseis em escola, hospital e mercado?

Eromaster

Vc tá bem animadinho… Relaxa!

Neural

__________na torcida, mas o que gastaram de mísseis vale mais que o navio que foi atingido, e o submarino teve danos leves. Só um comentário sem torcida, perderam 7 dos 20 mísseis lançados, e um míssil acertou uma rua matando civis

COMENTÁRIO EDITADO.
VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Neural

Esses ataques tem mais valor midiático do que efetivo nessa guerra. Destruíram um navio velho de 40 e poucos anos, e o submarino teve danos leves pois estava na doca do lado do navio.

Hcosta

E pouparam dinheiro nas reparações…

E também as docas secas não são essenciais para reparar e manter navios…

Deve até dar lucro a vender a sucata…

KKce

O submarino já era, amigo. Menos um pra jogar míssil em escola, mercado e hospital. Será que se estivesse coberto de pneus teria sobrevivido?

Felipe

Alguma foto das avarias do submarino? Por nao terem divulgado nenhuma, aposto que nem arranhou.

Marcos

Felipe, você viu as fotos? 2 enormes buracos ! Ainda no estado da negação ? Não era você que negava o afundamento do cruzador deles ?

Hcosta

Não sei se reparou mas os seus números, sabe-se lá de onde tirou, dizem que passaram 13 mísseis pela defesa AA, aumentando ainda mais a humilhação provocada por este ataque.

E talvez esses civis sejam os soldados russos que foram mortos por fogo amigo, até deve ter crianças com 30 anos no meio…

Mas sem torcida alguma…

Felipe

passaram 3 nao 13.

Felipe

Exato. E só noticiam quando conseguem algo. Hoje tentaram um segundo ataque contra a Crimeia e 5 drones navais e outros 11 drones ucranianos foram destruídos, mas nem vira noticia. Alguns dias atrás destruiram varios barcos de desembarque tentando chegar na Crimeia (e com certeza muitos “seals” na Ucrânia foram pro espaço junto), mas isso é segredo.

Esteves

Não estou conseguindo comentar aqui.

Esteves

Por que os comentários não aparecem?

deadeye

Cadê os S-400 master blaster? cadê os Pantsir? btw, quando os primeiros Storm Shadows foram entregues não tinha pro-russo falando mal do míssil? hahaah

Juarez

Estão literalmente a “ver navios”….. afundados. .

Esteves

Eu…eu…estou comentando mentalmente e nenhum comentário aparece.

Assim fica difícil.

paulof

nossa que coincidência no dia que a Rússia recebe o tiranete norte-coreano, esse ataque aos territórios ocupados pelo regime russo.

Oráculo

Dessa vez a OTAN entregou um alvo chave pros ucranianos.
E eles aproveitaram.

Se fosse um jogo de futebol, seria um golaço.

Tuacha

Todo soldado ou equipamento pode ser destruído. Agora resta saber se os danos vai se revertido em ganho de território.

Nickless

Não precisa ser muito entendido de estratégias de guerra pra saber que destruindo todos os tipos de equipamentos usados pra ataque ou defesa, depósitos de munição, centros de comando enfraquece o inimigo no front, se enfraquece o inimigo a retomada dos territórios pela logica será mais fácil.

sub urbano

que atrevidos rs

Juarez

A impenetrável, imbatível e imbrochavel defesa AA russa na Crimeia foi para as calêndulas gregas

Jonathan Pôrto

Estão dando um jeito de conseguir a Terceira guerra mundial!!!

jean

redacao porque nao consigo postar nada aqui ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? obrigado