Fragata ‘Liberal’ realiza exercícios com Armada Espanhola no Golfo da Guiné

9

Treinamento em alto-mar aconteceu durante a Operação “GUINEX-III”

No último sábado (16), a Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), realizou exercícios em alto-mar com o Navio de Ação Marítima “Tornado”, da Armada Espanhola, durante a Operação “GUINEX-III”. O treinamento busca promover a interoperabilidade entre navios que operam na costa ocidental da África, bem como fortalecer os laços de amizade com as Marinhas comprometidas em incrementar a Segurança Marítima da região.

Os exercícios incluíram a realização de Leap Frog, em que é treinada a manobra de aproximação de navios a curta distância, e Light-line, que consiste na passagem de um dispositivo com a finalidade de manter a posição entre os navios enquanto navegam, a uma distância planejada. Essas ações visam aprimorar o treinamento para a transferência de carga e óleo no mar. Além disso, foram realizados pousos de aeronaves UH-12 Esquilo da MB no navio espanhol.

A ação também possibilitou a demonstração das capacidades operativas da Marinha do Brasil na condução de exercícios que exigem maior grau de planejamento, juntamente a uma Armada relevante no contexto da União Europeia, durante a Operação “GUINEX-III”, de coordenação brasileira.

A Operação “GUINEX”, que está em sua terceira edição e ocorre desde 2021, tem como objetivo fortalecer as relações entre a Marinha do Brasil e as Marinhas e Guardas-Costeiras dos países da costa ocidental da África, além de contribuir para a Segurança Marítima na região do Golfo da Guiné e promover a importância da Zona de Cooperação e Paz do Atlântico Sul. Essa Zona de Cooperação iniciou como um fórum, em 1986, para encorajar o diálogo e a cooperação entre os países costeiros do Atlântico Sul, fomentando a manutenção da paz e a segurança marítima na região. Contudo, a cada ano vem ganhando mais relevância e a convergência dos países envolvidos.

Em continuidade a Operação, no período e 18 a 21 de setembro, a Fragata brasileira estará atracada no Porto de Dacar, no Senegal, onde serão realizados exercícios no porto e workshops para compartilhar experiências operacionais com a marinha local, bem como planejar exercícios no mar após a desatracação.

Navio de Ação Marítima “Tornado”
O Navio de Ação Marítima “Tornado”, que foi incorporado no ano de 2012 à Armada Espanhola, é o quarto e último da Classe “Meteoro”, construído no estaleiro de San Fernando, em Cádiz, Espanha.
Baseado no Arsenal Militar de Las Palmas de Gran Canaria, ele desempenha um papel significativo na Segurança Marítima e tem como missão o controle marítimo contra ameaças assimétricas ou convencionais de pequeno vulto, principalmente em cenário de baixa intensidade, assim como ações limitadas de neutralização no contexto da Segurança Marítima. Sendo assim, o navio de 94 metros de comprimento realiza ações de presença no combate ao tráfico de drogas, pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, bem como atividades antipirataria.

Além de sua participação na Operação brasileira “GUINEX”, ele também participará da Operação “GRAND AFRICAN NEMO”, coordenada pela França, que será realizada em outubro deste ano, em prol da segurança marítima na costa ocidental da África, e contará com a participação do Navio-Patrulha Oceânico “Amazonas”, da MB.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zigg

A foto do MANSUP significa que ele está operacional ou é apenas o contêiner do míssil que foi usado nos testes e está vazio?

Fábio CDC

Não acredito que esteja operacional, apenas pintaram lá e lá ficou.

Franz A. Neeracher

Não tenho 100% de certeza, mas creio que o contêiner esteja vazio.

Gerson Carvalho

Está completamente operacional para testes.

Fernando Vieira

Esse navio espanhol daria um belo patrulha oceânico para a gente hein?

Fábio CDC

Daria Sim Senhor, mas acredito que seria mais interessante comprar mais unidades daquela classe que já operamos e atualizá-la com melhores armamentos e sensores.

Esteves

Nossos marinheiros estão gordos. Bastante.

BraZil

Boa tarde. Infelizmente já vimos esse filme antes, navios bem usados de nossa depauperada marinha, realizando comissões no exterior, normalmente estão dando o “canto do cisne”. Mais desativações e mostras de desarmamento para breve e quando teremos reposições (em quantidade suficiente, digo).