Autoridade ucraniana afirma que corveta russa foi danificada em ataque com drones na semana passada

34

Na noite de 14 de setembro, no Mar Negro, as Forças de Defesa atacaram a corveta russa “Sergei Kotov”. Isto foi relatado pelo representante da inteligência militar ucraniana, Andriy Yusov, em comentário ao LIGA.net .

Segundo ele, os próprios russos confirmam o ataque efetivo ao navio – no relatório informativo sobre a situação de 13 a 14 de setembro, o chefe do departamento de inteligência da sede distrital, coronel Filatov, afirmou que os navios foram danificados.
Filatov escreveu que em 14 de setembro, às 04h40, os navios patrulha “Vasily Bykov” e “Sergei Kotov” foram atacados.

No segundo navio, o hélice está danificado, há um buraco  no costado por bombordo de 50 por 100 cm acima da linha d’água.

“Ambos os danos são bastante graves. Isto significa que durante um longo período o “Sergei Kotov” estará em reparação e não participará nas ações agressivas do Estado agressor contra a Ucrânia”, disse Yusov.

Ambos os navios pertencem à classe Projec 22160 e são de construção recente. O Sergei Kotov foi incorporado ao setor operativo pouco mais de um ano atrás.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues
IvanF

Tem que ver com a seguradora se vai cobrir o conserto ou pagar indenização integral, será que tá segurado 100% da FIPE? Ou tem penalidade pq tá em guerra? kkkkkkkk

Mas falando das fotos, que baita rombo!

Rodrigo

Perda total, menos uma para os orc usarem em seu ataque covarde a democracia.

Felipe

Pais que sofre golpe de estado proposital e ataca (genocida) sua propria população (pois tem etnia diferente) e dá voz para partidos e grupos extremistas, não pode ser chamado de “democracia”.

Rodrigo

Democracia e Rússia então que diz algo diferente cai de sacada, toma chá com polônio…tá bom mano.

Edu

Eleição de fachada que o Putin ganha há décadas e os opositores são presos.

Edu

Realmente, o golpe do Prigozhin e a forma que o Putin elimina as minorias, mandando pra frente de combate sem treinamento, fazem da Rússia uma ditadura.

Sergio

Isso é porque é apenas uma operação militar especial e esta tudo sobre controle…… imagina se fosse uma guerra, o quanto a russia não teria perdido.

737-800RJ

Essa última imagem com as embarcações russas danificadas e afundadas impressionam pelo fato de a Ucrânia estar sem esquadra e de como hoje, apenas com drones, pelo ar e pelo mar, dá pra fazer um estrago bonito numa potência naval. Claro que imagens de satélite e mísseis antinavio ajudam, mas o leque de possibilidades aumentou bastante para marinhas com menor poder de investimento.

Esteves

Partisans.

Henrique A

O mar negro é um mar fechado, isso aumenta a vulnerabilidade dos meios navais, ainda mais pela proximidada da principal base naval russa com o território controlado pela Ucrânia.

IvanF

Acho que é a mesma lógica dos MBTs, a maior ameaça contra eles são drones e ATGMs. Contra embarcações, ao menos relativamente próximas à costa, a maior ameaça a elas são drones e mísseis lançados de terra…

ChinEs

Marinha não é o forte da Rússia, o que conta são as forças Terrestres, e em Terra esta ficando mais dificil para a Ucrania recuperar 20% do seu território… A Ucrânia pode até acabar a frota toda, sem tomar o seu território é mesma coisa que nada.

Bosco

Uma guerra se dá em várias frentes. Inocência (ou má fé) sua acreditar nisso aí que você falou.
Nem toda ação ucraniana é baseada na contraofensiva em terra.
Um dos objetivos estratégicos é cobrar um alto preço do agressor. Os ucranianos têm as mãos atadas e não podem atacar livremente o território ucraniano mas em atacando seus navios é uma forma de levar a guerra até eles e com isso, enfraquecer o esforço de guerra de modo geral, seja do ponto de vista econômico, seja do logístico, seja do psicológico, seja político.

Bosco

correção: território russo…

ChinEs

Até pode doer no orgulho russo perder esses navios, mas fica cada vez mais duro para a Ucrania desalojar os Russos dá terra deles, cada aldeia ucraniana a ser reconquistada é sempre com um preço muito alto em vidas humanas, a Guerra terrestre é um autêntico moedor de carne humana, é pura carnificina e os Russos já estão habituados a isso, é a nação que mais perdeu soldados durante a 2GM e não vai mudar muito, acredito que as operações terrestres terão sempre mais relevância do que as operações navais e aero-navais no mar negro.

Dalton

A geração é outra, milhares abandonaram a Rússia ,não por serem covardes, até acho que se a Pátria estivesse em jogo, teriam ficado, além do mais há muito soldado mercenário e muitos convocados que estão lá contra a vontade, não se trata mais da “Grande Guerra Patriótica” de 1941 a 1945. . E claro tratando-se de países com fronteiras terrestres as operações terrestres serão mais relevantes e a Ucrânia também tem um histórico de ” estar habituada a isso” como parte da URSS durante a II Guerra o que também pesa aí é a perda e/ou diminuição da saída para… Read more »

ChinEs

Dai o reforço da OTAN de tropas na Polonia + Letonia + Lituania + Romenia , os Russos podem acabar tomando a Ucrania toda para si, não apenas o Sul da Ucrania (onde já controlam 20%), essa é claramente uma Guerra entre a OTAN e a Rússia usando a Ucrânia como campo de batalha, Essa Guerra é decisiva para a Geo-Politica mundial, praticamente desde a 2GM que não se movimentavam tantos meios na Europa, todo mundo aguarda pela entrada da China na Guerra , tomando Taiwan, fazendo disso um conflito em cadeia, conflito que começou na Pandemia com a Tomada… Read more »

Edu

E a Ucrânia não lutou na 2 guerra?

Underground

A Marinha Russa já foi uma das mais poderosas do Mundo.
De outro lado os navios russos tem sido usados para atacar território ucraniano, levando os mesmos a terem de se preocupar com os ataques. Eliminando esses navios, podem se concentrar em atacar áreas terrestres.
De resto, lenta e gradativamente, os ucranianos têm tomado pequenas de território, mas com gigantescas perdas de soldados aos russos.

ChinEs

A Rússia nunca foi e nunca será uma potência naval, assim como nenhuma nação do centro da Europa, o mar sempre foi dominado pelos Europeus Atlânticos (Inglaterra, Espanha, Portugal, França, e talvez a Holanda), e agora pelos Americanos, os Americanos dominam todos os Oceânos, mas não todos os Mares, dai a dificuldade de conter os Russos no Artico e no Mar Negro, o resto é pura balela, o forte das nações do centro da Europa sempre foram exercitos (Rússia, Alemanha,Polonia, Imperio Austro-Hungaro), a Rússia quer tomar o território, esse é o objetivo da Rússia e sempre foi a sua especialidade,… Read more »

No One

A Rússia para se afirmar como potência na Europa teve que derrotar Suécia no Báltico e a Turquia no Mar Negro, além de tomar a Criméia para sì. Foram passagens chaves para a prosperidade do seu império. Dois adversários estratégicos nessas respectivas áreas que limitavam as aspirações russas e o livre acesso a Europa. Outro momento que fez florescer novamente o poder naval russo foi durante a guerra fria, entendendo a necessidade de buscar uma paridade e equilíbrio com o poder marítimo americano . A Marinha é a rainha das forças armadas. As forças navais podem ser utilizadas eficazmente na… Read more »

ChinEs

Mesmo assim não se afirmou da Mesma forma do que depois da 2GM quando derrotou o Exercito Alemão, a Rússia se afirmou com Potência Europeia e Mundial apenas nessa ocasião, quando capturou Berlim em 1945, do resto nunca teve uma grande façanha a nivel global, sempre jogou na defensiva, lembro que a no campo naval a Rússia já foi humilhada pelo Japão, dai que eu digo que o campo naval nunca foi e nunca será o forte dos Russos, isso é histórico, os ocidentais são superiores aos Russos nesse campo, mas são inferiores ao Russos no campo terrestre.

Felipe

esqueceu de ver quantos submarinos eles possuem, ou não?

ChinEs

Igual a Alemanha , nações não Atlanticas são obrigadas a ter muitos submarinos, senão não têm como sair para o Mar…

Underground

De novo?

jean fran

viva a ucraina

Henrique A

O mar Negro é um verdadeiro aquário para a marinha russa, seus navios ficam muito vulneráveis a meios assimétricos..

ChinEs

É repetição da Guerra da Crimeia , tudo igual…

Macgaren

Esse infrografo é para espressar o tamanho da vergonha alheia

Felipe

Se ler direito vai ver que apenas 2 realmente foram perdido (afundaram). O resto será/foram reparados.

Edu

Reparado onde se a doca foi pro saco?

Carvalho2008

Ausencia de artilharia de boca da nisto….

Os velhos bofors 40mm que temos foram desenhados para isto….ja os deles nao…..

veja a cadencia de disparo, mesmo quando os tiros estao atingndo o que deve ser o drone aquatico que filma toda a acao enquanto se dirige ao navio.

40 mm 3Presolve isto de forma muito mais eficaz

Jadson S. Cabral

Deixa ver se eu entendi, a segunda maior potência do mundo perdeu 8 navios de guerra incluindo um submarino para um país dito de terceira classe e que nem marinha tem???