Reproduzimos abaixo matéria que publicamos em 2008, sobre a aquisição pela China do ex-Varyag, navio-aeródromo da mesma classe do Admiral Kuznetsov

“O mundo não deveria ficar surpreso se a China construir um porta-aviões, mas Pequim só vai usar o navio para defesa do seu território”, disse um alto funcionário do Ministério da Defesa Nacional chinês, ao Financial Times.

Os comentários do Major General Qian Lihua, diretor do ministério dos Negócios Estrangeiros, vieram aquecer mais ainda as especulações na China e no exterior, sobre o cada vez mais potente braço naval do Exército Popular de Libertação (PLAN), que agora tomou a decisão de desenvolver e construir seu primeiro navio-aeródromo. Tradicionalmente, esse tipo de navio iria acompanhar e proteger uma força-tarefa com outros navio de guerra.

O Pentágono afirmou, este ano, que a China está ativamente engajada nas pesquisas sobre navios-aeródromos e seria capaz de iniciar a construção de um até ao final desta década, enquanto o Jane’s Defense Weekly relatou no mês passado que a PLAN iniciou a formação de 50 alunos para se tornarem pilotos navais capazes de operar aeronaves de asa fixa, a partir de um navio.

“A marinha de qualquer grande potência… tem o sonho de ter um ou mais porta-aviões”, disse ele na entrevista, que foi o primeira organizada pelo ministério da defesa em suas próprias premissas. “A questão não é se você tem um porta-aviões, mas o que você vai fazer com seu porta-aviões.”

Embora ele não tenha mencionado os EUA, o Maj Gen Qian contrastou nitidamente a função de um possível navio-aeródromo chinês com a forma como a Marinha dos EUA usa seus 11 navios-aeródromos. “Marinhas das grandes potências, com mais de 10 grupos de batalha de navios-aeródromos com objetivos militares estratégicos, têm um objetivo diferente de países com apenas um ou dois navios-aeródromos usados para defesa terrestre”, disse ele. “Mesmo que um dia tenhamos um porta-aviões, ao contrário de um outro país, não iremos utilizá-lo para emprego global ou alcance global.”

É pouco provável que essa promessa irá tranquilizar aqueles que na região estão preocupados com o surgimento da PLAN como uma força naval de águas azuis. Um efetivo navio-aeródromo chinês poderia provocar sérias implicações em qualquer conflito que envolva Taiwan, mediante o reforço da capacidade do continente para combater a força aérea da ilha e o controle das suas rotas marítimas.

Pequim reclama a soberania sobre Taiwan e ameaça com uma ação militar contra a ilha se ela tentar ainda formalizar a sua atual independência de fato. O separatismo de Taiwan é “a maior ameaça” que a China enfrenta atualmente, disse o Maj Gen Qian.

O almirante Timothy Keating, chefe do Comando do Pacífico da US Navy, disse em Pequim no ano passado, que o desenvolvimento de um navio-aeródromo chinês não deve ser a causa de qualquer tensão desnecessária, e que os EUA estariam dispostos até a prestar algum auxílio.

NOTA DO BLOG: Nas fotos, o ex-Varyag, navio-aeródromo da mesma classe do Admiral Kuznetsov, que foi comprado da Ucrânia incompleto pela China. Não se sabe ainda se a reforma que está sendo feita no navio visa colocá-lo em operação ou é apenas para familiarização dos engenheiros e técnicos chineses. Há quem diga que o ex-Varyag será usado para o treinamento dos primeiros pilotos navais chineses, já que seu convés de voo recebeu pintura antiderrapante.

SAIBA MAIS:

A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’

 

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BraZil

Lembrando que pouco antes disso os Chineses consultaram a MB sobre a possibilidade de exercícios de prontificação para uso de PA por parte dos Chineses e o Brasil acabou sendo “desautorizado” de passar esse “know how” para Pequim. Claro que, como sempre, eles se viraram muito bem sozinhos. Uma pena, quem sabe o que poderia ser construído em conjunto…

leonidas

A 16 anos ela dava sinais… Hoje depois desses anos ela já tem 3 porta aviões sendo o terceiro um Nae equivalente aos navios irmãos do Kitty Hawk. Nós? Bem, me lembro de ler a finada revista Manchete uma matéria (isso em 89) que dali a 10 anos teríamos nosso primeiro submarino nuclear…rs Neste ano também vi na Veja uma matéria sobre o futuro Emb 145 quando as turbinas ainda estavam acima das asas com elas retas. Mas em 96 ele já estava voando! Claro que há uma grande diferença entre um avião comercial de voo regional e um sub… Read more »

Last edited 2 meses atrás by leonidas
Henrique

e parque o Brasil precisaria de uma PA de rampa se nem navio patrulha ela tem?

Fernando "Nunão" De Martini

O que mais tem na Marinha hoje é justamente navio-patrulha.

Contando apenas os principais que operam em mar aberto, são 23 navios-patrulha ou similares: 3 de 2000t (classe Amazonas), 1 de 1000t (classe Imperial Marinheiro), 4 de 700t (classe Bracuí), 3 de 500t (classe Macaé) e 12 de 200t (classe Grajaú). Sem falar em cinco navios de apoio oceânico e dois rebocadores de alto-mar, que também cumprem missões de patrulha, o que eleva a soma a quase 30 navios, fora os de patrulha fluvial.

O que anda em falta é escolta.

Jorge Cardoso

E em 2008 o PN também publicava essa matéria…👇👇

https://www.naval.com.br/blog/2008/09/30/comandante-confirma-data-do-snb-para-2021/

🤷‍♂️🤷‍♂️

Emmanuel

Cômico se não fosse verdade.

Moriah

para ver como as políticas de estado existem ou não… um era uma possibilidade. outroa era promessa… de promessa nós conhecemos bem.

No One

comment image

No One

Esse país não sai do lugar, caramba..

Aislan

Sai sim… só que de ré!!!!

Jorge Cardoso

👏👏

Turatteu

É o submarino nuclear mais furtivo de toda a história humana!

Emmanuel

E 16 anos depois eles saíram de zero porta aviões para três.
Imagina o que a marinha chinesa não fará nos próximos 16 anos.

Moriah

11….

Emmanuel

11?

Samuel Asafe

Podiam fazer 12, só pra tirar uma onda kkkk

Tutor

Está esquecendo os porta helicopteros, que com a presença dos F-35 B (pouso vertical), os chinas terão que construir 21 para tirar essa onda aí.

Emmanuel

Tem isso também…

Nilo

Tem uma solução para MB se reequipar.
Obter recursos através de vaquinha junto a acionistas da Petrobrás, neste cinco anos foram 500 bilhões transferidos aos rentista, afinal quem garante a soberania das bacias petrolíferas são a MB.
Podem, estes acionistas, fazerem um movimento pró MB na utilização das plataformas de petróleo como base de reabastecimento e reposição de pessoas e peças para os navios da MB sem cobrar um tostão.

Last edited 2 meses atrás by Nilo
ln(0)

Acho que nem precisaria vaquinha, a União tem mais de 30% do total de capital da Petrobrás (https://www.investidorpetrobras.com.br/visao-geral/composicao-acionaria/). Se fiezesse o repasse de parte ou do total do valor para as FA, daria para brancar vários projetos.

DanielJr

Me parece que a MB ainda tem direito a alguns recursos, via taxas ou impostos (eu não sei bem) de seguradoras ou empresas de transporte que seriam para custear a patrulha do oceano etc. Mas o governo não faz o repasse.

Pode ser que isso ocorreu e agora não ocorre mais, continua acontecendo ou eu estou errado, mas lembro de ter lido algo assim muito tempo atrás.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Dinheiro não e o problema, a nossa folha de pagamento sim. E não falo dos pensões não, e de tropa na ativa mesmo. Gastamos 1.5% do PIB defesa, o mesmo que muitos países da OTAN que deveriam investir no mínimo 2%, mas não temos o Meo nível de forças que esses. Gastamos 80% com folha de pagamento, se não tivermos cuidado, podíamos até gastar 4% do PIB que ainda gostaríamos 80% com folha de pagamento z teríamos 100 mil homens numa força que só precisaria de 20 mil e por aí vai.

DanielJr

Negativo, basta a MB administrar melhor seu orçamento que terá dinheiro de sobra para comprar navios. Quando foram passar o pires em Brasília (chorar para os políticos, pedindo dinheiro) não tinha um slide falando sobre o dinheiro usado no programa estratégico dos turbo traders e outros programas específicos que seriam ótimos se tivessem mais atenção sobre como administram o orçamento. Os acionistas nada tem a ver com isso, colocaram seu dinheiro nas ações da empresa com o acerto prévio de que haveriam dividendos, tudo muito justo. Outro ponto, não é só acionista “ricaço” que é dono de ações da BR,… Read more »

Nilo

Correto, “Os acionistas nada tem a ver com isso”, tanto faz Petrobrás com ou sem a soberania nacional, tanto faz operando na bolsa de São Paulo ou Nova York ou Chicago ou Londres. Quanto aos pequenos acionistas, os grandes acionistas das americanas é um bom exemplo do bom capitalismo.

Neto

Gostei da ironia.

DanielJr

A empresa é mal administrada, quebra, é simples. Quem tem ações nela, se deu mal.

Se alguém foi prejudicado, entra com ações judiciais.

Wellington R. Soares

Um pouco mais rápido que o desenvolvimento do nosso subnuc rsrr..

Fábio

Parece que virou um site chinês isso aqui, sinto falta de ler notícias de outros países.

André Macedo

Por causa de duas notícias sobre a China? Que chororô…

Fernando "Nunão" De Martini

As diversas matérias recentes com notícias de outros países estão sentindo sua falta e aguardam seus comentários: Operação Atrina: A verdadeira caçada ao Outubro Vermelho Redação Forças de Defesa 28 de abril de 2024 16 Por Renaud Mayers A partir de 1945, tanto americanos quanto soviéticos começaram a incorporar tecnologia inspirada pelos alemães em seus… USS George Washington parte para o Japão, encerrando estadia problemática no estaleiro que incluiu uma série de suicídios Redação Forças de Defesa 28 de abril de 2024 19 O porta-aviões USS George Washington finalmente partiu para seu novo porto-base no Japão, após seis longos anos… Read more »

Fábio

Não se sinta ofendido, mas parece que qualquer notícia relacionado a China é publicado.

Franz A. Neeracher

Oi Fábio Me intrometendo na discusão…. A gente tem que ver que é normal sair mais matérias de países como a China, os EUA ou a Rússia do que países como Honduras, Albânia ou Senegal…..sem querer menosprezar esses últimos. Ás vezes por coincidência, acontecem vários fatos num mesmo país num curto período de tempo, publica-se então mais matérias…..o que leva a pensar que a Trilogia “promove” um determinado país. Já teve gente reclamando no passado que a Trilogia publica muitos artigos sobre a França ou Israel, por exemplo….mas pode acreditar….é coincidência!! Muitos já nos acusaram de receber dinheiro do PT,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Eu não estou ofendido.

As diversas outras matérias recentes que você ignorou, com notícias de outros países e muito mais numerosas que as da China, é que ficaram magoadas e ainda aguardam a honra de receber seus comentários.

max

Mas não há como evitar, apenas a China continua atualizando seus assuntos navais: novos navios, novas tecnologias, novos exercícios, com muita frequência. Outros países são incompetentes ou ineficazes e não têm tantas novidades. Ou apenas notícias sobre envelhecimento, incêndios, ferrugem, manutenção precária, construção lenta, o que é uma pena ficar fora do noticiário.

Carlos

“Em 2008, publicávamos: ‘China dá sinais de que vai mesmo construir navio-aeródromo’”

Em 2008 alguns diziam: “não tem como, são incapazes…”.

Em 2024 dizem: “vai sucumbir”.

E a partir deste comentário digo: continuem teclando…

E Galante, vão culpar a Trilogia pelo avanço da China.

PS.: antes que digam que é torcida minha, como se a China precisasse, digo: há sorvetes e bancos de praça Brasil afora…

Last edited 2 meses atrás by Carlos
Esteves

Em 2009 a Cherry chegou. Em 2023 a BYD e a GWM chegaram. Os chineses fizeram muitos avanços nesses 15 anos incluindo o anúncio de elétricos com 1.200 quilômetros de autonomia para 2025.

No dá para comparar. Dá para entender que quando existe determinação, foco e necessidade de resultados e…punições para os destoantes, algo acontece.

Desde 1961, marcado pela visita de Oppenheimer, procuramos o conhecimento. O máximo que conseguimos foi achar o ET Bilu.

Last edited 2 meses atrás by Esteves
Esteves

“Tem uma solução para MB se reequipar. Obter recursos através de vaquinha junto a acionistas da Petrobrás, neste cinco anos foram 500 bilhões transferidos aos rentista, afinal quem garante a soberania das bacias petrolíferas são a MB…” Niloooooooooo. É a MB. Mas a MB sonha com águas oceânicas, dissuasão, navios combatentes e coquetéis. Niloooo…eu peço para fazerem caipirinha no copo curto. Esmaga o limão no açúcar. Copo baixo. Bota gelo e….Niloooo…a turma bota Vodka batizada. E manda a caipirinha no copo de suco. Esteves trocou de kiosk 6 vezes. Seis. Esteves ofereceu fazer a caipirinha. Esteves devolveu 12 caipirinhas. O… Read more »

Nilo

…Fazer avião que nada..Mas a MB já a tempos está no estágio navio “que nada”.
Estás atrasado a onda agora é Heineken falsificada, pra não ficar fora da moda os empreendedores gráficologistas super patriotas rentistas irão oferecer uma vaquinha a MB em origami confeccionado por um japonês paraguaio em papel Marché. Na nossa época as altas patentes adoravam nacionalizar essa turma nova adora a turma do mercado financeiro nacional, mas quando fala de pátio de fábrica eles buscam alemães, franceses, israelense, italianos, suecos…

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Esteves

Quem é da indústria…

O EB mandava os MB pra instalar um acessório que chamavam de quinta roda. Precisava furar o chassi…era um conjunto com manivela para o estepe, bem artesanal. Tiveram que enviar para aprovação na Alemanha e voltar como produção alemã.

Nilooooooo…não dá ideia. A Petrobrás derruba presidente e…manda prender. Depois contam que é assim desde 1954. Tradição.

Nilo

Culpado é o Nunao, já já lança outro super navio chines. Como disse um certo comentário, é viciante, eu saío do PN mais o PN não sai de mim, PN vai se chamar: 海军力量

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu… tudo eu…

Esteves

Conto histórias. Pra quem tá enjoado de ler sobre a China, conto histórias. Posso contar do Mãozinha que arrasta uma perna, tem 1 braço aleijado, dois toquinhos de lápis, um apontador e faz desenhos.

No final da hora de histórias que podem ser duas, Mãozinha entrega o desenho. O valor tá no desenho ou tá nas histórias?

Posso contar duas ou três que ouvi…mas demora. Mãozinha foi muito detalhista.

carvalho2008

A Trilogia deveria era editar os sarcasmos mais erraticos do ano de 2008 acerca do assunto…isto sim seria hilário e demonstrar a perda de tempo de comentarios sem conteudo de analise…